Feliz ano olímpico!



Os arcos olímpicos, em Madureira. Cada vez mais o Rio respira o clima olímpico; Crédito: Divulgação/Rio 2016

Os arcos olímpicos, em Madureira. Cada vez mais o Rio respira o clima olímpico e a ansiedade só irá aumentar daqui em diante. Crédito: Divulgação/Rio 2016

Daqui a pouco mais de 24 horas, estaremos entrando em um novo ano. Mais do que os clichês habituais da data, como estourar o champanhe, vestir roupa branca, pular sete ondas e cantar “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo”, a entrada de 2016 traz um sentimento especial. Começo o ano olímpico, aquele em que pela primeira vez na história moderna dos Jogos, a grande festa do esporte acontecerá na América do Sul, mais especificamente no Rio de Janeiro. E para quem gosta de esportes olímpicos, não tem como não ficar no mínimo ansioso com a expectativa, que só irá acabar quando a festa começar de forma oficial, no dia 5 de agosto, no Maracanã, durante a cerimônia de abertura.

Particularmente para mim, começar a escrever neste espaço às vésperas do ano em que os Jogos Rio 2016 acontecerão, tem um sabor especial. Primeiro, pela honra de ter voltado a integrar a equipe do LANCE! depois de 15 anos, após ter feito parte da equipe que foi a fundadora do maior diário esportivo do país. Depois, por ter recebido o privilégio de poder usar este espaço para falar sobre a preparação brasileira rumo às Olimpíadas, bem como dos grandes astros internacionais, a reta final da construção das arenas, a classificação das equipes e atletas, enfim todos os detalhes para a grande festa do esporte mundial.

Mas o blog pretende também estar atento aos futuros Jogos Olímpicos (de verão e inverno), ao trabalho de formação de novos atletas, ficar de olho também na aplicação correta dos recursos públicos no esporte olímpico, além de outras competições importantes…enfim, assunto é que não vai faltar.

O espaço está aberto, entrem, comentem, ajudem a acabar com a monocultura esportiva que infelizmente ainda existe neste país.

Feliz ano novo olímpico para todos!