Conheça o Estádio Olímpico de Tóquio



O Estádio Olímpico de Tóquio receberá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos de 2020 (Crédito: Japan Sport Council)

A obra mais imponente da Olimpíada de Tóquio-2020 está pronta. Neste domingo (15), foi entregue pelo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe o novo Estádio Olímpico. A obra custou mais de R$ 5 bilhões e terá sua inauguração oficial em um evento especial para os japoneses. No próximo dia 1º de janeiro, a  decisão da 99ª edição da Copa do Imperador, o tradicional torneio de clubes no Japão. Também servirá como evento-teste do futebol.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Com capacidade para receber 68 mil pessoas, o estádio será palco das cerimônias de abertura e encerramento, além das competições de atletismo e futebol, na Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio. A conclusão das obras foi em 30 de novembro, cerca de oito meses antes da abertura dos Jogos, em julho de 2020.

Conheça mais alguns detalhes do belíssimo estádio japonês:

1) O estádio possuí uma pista de atletismo de nove pistas, dois telões gigantes e uma rede Wi-Fi de última geração;

2) A fachada do estádio olímpico é construída com beirais sobrepostos de várias camadas de madeira, coletados nas 47 prefeituras do Japão. O telhado da arena apresenta uma estrutura de treliça que junta vigas de aço com madeira laminado;

3) Localizado no centro da cidade é chamado por seu criador, o arquiteto Kengo Juma, como uma “árvore viva”. Além da presença onipresente da madeira, na parte externa do piso superior, 20 metros acima do nível do primeiro andar, haverá o chamado “Bosque do Céu”. Mais de 47 mil árvores de pequeno e médio porte foram plantadas dentro da área do estádio;

4) Acessibilidade será um ponto marcante do Estádio Olímpico. Haverá acessos especiais em todas as áreas, garantindo visibilidade e conforto aos usuários de cadeiras de rodas. Há espaço suficiente entre as cadeiras para permitir aos cadeirantes visão completa do campo, mesmo que torcedores à sua frente se levantem.


Veja imagens do Estádio Olímpico de Tóquio:

 

VEJA TAMBÉM:

Confira os classificados do Brasil para a Olimpíada de Tóquio-2020 
Organização de Tóquio-2020 coleciona mais um vexame ético 
COI anuncia mudanças para o desfile de abertura de Tóquio 
Tóquio e COI aprovam local da maratona e marcha atlética em Sapporo