Enquanto o Moncho não vem, seleção masculina de basquete vai de Chupeta



Todo mundo já sabe que o espanhol Moncho Monsalve será o técnico da seleção masculina de basquete durante o Pré-Olímpico da Grécia, última chance de classificação para os Jogos de Pequim. Mas antes do Pré-Olímpico haverá o Campeonato Sul-Americano, que será realizado de 1º a 6 de julho no Chile. Só que nesta competição o time não terá ainda o espanhol no banco de reservas. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou o nome de Paulo Teixeira Sampaio como treinador para esta competição. Quem???

Para quem não acompanha tanto o basquete, Paulo Sampaio é o famoso Chupeta, atual técnico do Flamengo. É fato que sob seu comando, o Flamengo fez boa campanha na Liga Sul-Americana, chegando até a decisão, quando perdeu para o Corrientes, da Argentina na quinta partida.

No Nacional (que não conta com a participação de clubes de São Paulo), o time carioca fez a melhor campanha na primeira fase e acabou se de classificar para as semifinais.


Mas, sinceramente, qual o currículo de Chupeta para dirigir a seleção brasileira? O tricampeonato do “forte” Campeonato Carioca (2005/06/07), e o vice-campeonato brasileiro, também pelo Flamengo (como assistente técnico) em 2000 e 2004. É muito, muito pouco.

Na seleção, ele terá como assistente o também “conhecido” Christiano Pereira, que foi assistente de José Neto na campanha do Mundial Sub-19 de 2007, quando o Brasil ficou em quarto lugar.

Só para refrescar a memória, eis alguns dos técnicos que já comandaram a seleção brasileira: Togo Renan Soares, o Kanela, Ary Vidal, Cláudio Mortari, Renato Brito Cunha, Hélio Rubens…será que o Chupeta pode ser comparado a eles?

Tudo bem que até o Ênio Vecchi já treinou o Brasil, mas aí é outra história….

Foto: Chupeta (à esquerda) e Christiano Pereira

Crédito: divulgação/CBB


  • Uma seleção que já teve Lula Ferreira e o Medaglia (?) como técnicos pode chamar qualquer um para treiná-la.

MaisRecentes

Em disputa acirrada, Nuzman tenta presidência da Odepa nesta quarta



Continue Lendo

Em semana decisiva na Odepa, Nuzman ganha cargo em Tóquio-2020, diz site



Continue Lendo