Como será o sorteio do Campeonato Mundial masculino de basquete 2010, na Turquia



Nesta terça-feira, a partir das 7h30 (horário de Brasília), a Fiba (Federação Internacional de Basquete) irá realizar o sorteio dos grupos para o Campeonato Mundial masculino, marcado para a Turquia, entre 28 de agosto e 12 de setembro de 2010.

E a entidade anunciou como será a divisão dos países para o procedimento do sorteio. Com isso, é possível ter uma ideia do grupo que o Brasil terá pela frente no ano que vem.

Na primeira fase do Mundial, os 24 classificados serão divididos em quatro grupos de seis seleções cada um. De acordo com a força esportiva de cada um deles, a Fiba separou os participantes em seis potes, que são os seguintes:

Pote 1 (cabeças de chave): EUA, Argentina, Espanha e Grécia
Pote 2: Sérvia, Eslovênia, França e Turquia
Pote 3: Brasil, Porto Rico, Canadá e Austrália
Pote 4: Croácia, Rússia, Lituânia e Alemanha
Pote 5: Nova Zelândia, China, Irã e Angola
Pote 6: Jordânia, Líbano, Tunísia e Costa do Marfim

O sorteio tem como objetivo dividir os representantes dos cinco continentes em cada um dos grupos. E já se sabe que haverá um grupo com no máximo três europeus ou com duas seleções das Américas.

Diante desta divisão, e tomando por base o ranking mundial da Fiba, o Brasil pode cair numa espécie de “grupo da morte”, ao lado de EUA (2º no ranking), Sérvia (5º), Lituânia (6º), China (9º) e Líbano (24º). Em compensação, se levar sorte, a seleção ficaria em uma chave com Grécia (4º), Eslovênia (20º), Rússia (17º), Irã (21º) e Costa do Marfim (40º), bem mais “amigável”.

Antes que alguém pergunte, o Brasil é o 14º no atual ranking e a Argentina, a primeira colocada. Mas qualquer um com bom senso sabe que se os americanos levarem as estrelas da NBA para o Mundial, qualquer confronto com eles será derrota na certa.



MaisRecentes

Correria japonesa? Brasil já pensa nas oitavas do Mundial de handebol



Continue Lendo

‘Paredão’ Maik deixa Seleção Brasileira viva no Mundial de handebol



Continue Lendo

Rúgbi do Brasil inicia temporada de olho nos Jogos de Tóquio-2020



Continue Lendo