Decisão do COI para Jogos de 2024 e 2028 é a grande vitória de Thomas Bach



O presidente do COI, Thomas Bach, comemora com o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a decisão de definir as sedes dos Jogos de 2024 e 2028 conjuntamente (Crédito: Flickr/COI)

O alemão Thomas Bach comemorou nesta terça-feira sua maior vitória política no comando do COI (Comitê Olímpico Internacional) desde que assumiu o cargo, em 2013.

O resultado da 130ª Sessão da entidade, que decidiu de forma unânime atribuir conjuntamente as sedes dos Jogos de 2024 e 2028, foi resultado de muita negociação entre os membros do COI e mostrou que o prestígio do alemão está mais em alta do que nunca.

Em um momento em que  cada vez menos cidades se interessam em apresentar candidaturas para as edições dos Jogos Olímpicos – de verão e de inverno, Bach se viu numa encruzilhada. O número de desistências em recentes eleições estava colocando em risco o próprio evento. Custos exorbitantes e discutíveis legados olímpicos estão entre as principais justificativas de abdicações das cidades postulantes..

Bach convenceu uma parcela mais conservadora de seu colégio eleitoral que não poderia desperdiçar a chance de premiar duas grandes candidaturas desta vez. Sobreviventes na corrida eleitoral para 2024, Los Angeles e Paris apresentaram propostas consistentes e com grande apoio popular.

Veja os principais locais de competição nas propostas de Los Angeles e Paris para 2024

Aprovada a ideia de premiar as duas cidades na próxima Assembleia geral, marcada para Lima (Peru), em setembro, Bach tem agora um outro desafio: chegar a um acordo para quem irá aguardar até 2028.

Espera-se que uma das duas cidades, de forma voluntária, se apresente para receber a edição de 2028. Paris surge como favorita para ser a sede em 2024, enquanto Los Angeles esperaria a edição seguinte. Se isso se confirmar, um novo processo de avaliação seria iniciado, mas apenas para assegurar que o plano de candidatura seria confirmado.

Se nenhum acordo for alcançado, tudo voltaria a estaca zero e a Assembleia de setembro decidirá apenas pela escolha dos Jogos de 2024.

O largo sorriso de Bach, erguendo no ar os braços de Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles, e Anne Hildalgo, prefeita de Paris, demonstra que tudo agora não passará de mera formalidade.

VEJA TAMBÉM:

Semana decisiva para os Jogos de 2024 
Aumenta chance de acordo na eleição para a Olimpíada de 2024 
O fator Donald Trump na definição dos Jogos de 2024 
Paris 2024: será que desta vez ela leva?
Los Angeles 2024 promete cerimônias em dois estádios. Veja o vídeo 



MaisRecentes

Comissão de Atletas precisar ir além das cartas para buscar seu espaço no COB



Continue Lendo

Do que têm tanto medo os cartolas olímpicos brasileiros?



Continue Lendo

Georgia Dome é demolido e uma parte da história olímpica vai embora com ele



Continue Lendo