Briga de Ricardinho e Bernadinho já esgotou a paciência



De um lado, o mais vitorioso treinador da história do vôlei brasileiro e, tudo indica, mundial; do outro, o levantador mais genial que as nossas quadras já viram em ação, capaz de realizar jogadas brilhantes com uma velocidade de deixar o adversário sem reação.

Juntos, Bernardinho e Ricardinho foram personagens fundamentais na incrível série de conquistas do vôlei masculino brasileiro, que culminou como bicampeonato mundial (2002/06) e a medalha de ouro olímpica (2004). Só que a parceria foi desfeita antes do início do Pan-Americano, sob troca mútua de acusações de ambos os lados. Excesso de cobrança nos treinos, problemas de relacionamento e na divisão de prêmios individuais, tudo de repente veio à tona, mostrando que o “mundo maravilhoso do vôlei” também tem seus dias de barraco.

Ainda tenho a convicção que a “verdadeira” história da briga entre Ricardinho e Bernardinho não foi revelada — nem sei se um dia será. Publicamente, Bernardinho diz que aguarda algum tipo de contato do ex-pupilo, um e-mail que seja, para que eles possam conversar. Reservadamente, ele não se mostra muito preocupado com a ausência de Ricardinho. Já o levantagdor segue sua vida no vôlei italiano e procura não comentar mais sobre o assunto.

O teste final para esta briguinha chata será a Copa do Mundo, em novembro, que vale vaga para as Olimpíadas de Pequim. Se o Brasil se classificar sem problemas, é provável que Ricardinho reveja seus conceitos e tente uma reaproximação. Agora, se a seleção penar para garantir a vaga ou mesmo não se classificar, será a vez de Bernardinho procurar fumar o cachimbo da paz.



  • O mais genial? ele não é melhor que o Maurício.

  • eles brigaram por dinheiro. Aliás, que ser humano dono de todas as faculdades mentais compraria um livro ou pagaria para ouvir uma palestra de bernardinho? Nem o Nicolau

  • Ele é melhor sim, Rubão, e já ouvi isso de gente que entende muito mais de vôlei do que eu…

  • Acho Ricardinho melhor que o Maurício. Mas no vôlei eu sou um mero pitaqueiro.

MaisRecentes

Ao tentar inovar, Fiba cria uma grande confusão no basquete mundial



Continue Lendo

Comissão de Atletas precisar ir além das cartas para buscar seu espaço no COB



Continue Lendo

Do que têm tanto medo os cartolas olímpicos brasileiros?



Continue Lendo