Brasil tem largada invicta na Copa do Mundo de basquete pela sexta vez



Marcelinho Huertas, cestinha na vitória sobre Montenegro, que confirmou a campanha 100% do Brasil na Copa do Mundo de basquete (Crédito: Fiba)

A seleção brasileira masculina de basquete segue em sua campanha empolgante na Copa do Mundo da China. Na madrugada desta quinta-feira (5), o time brasileiro alcançou sua terceira vitória na competição, ao bater Montenegro por 84 a 73. Resultado que confirmou o desempenho 100% do time comandado pelo treinador croata Aleksandar Petrovic, que avançou para a segunda fase com três vitórias em três jogos disputados. Mas essa não foi a primeira vez que o Brasil larga no Mundial de basquete ganhando todos os jogos.

 O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga 

Em outras cinco ocasiões, a seleção também começou invicto. Em nenhuma delas o Brasil ficou com o título. Confira quando e como foram as outras campanhas 100%.

1954 – Brasil

Era apenas a segunda edição do Mundial de basquete, sediado justamente no Brasil. Até por isso os donos da casa não tiveram problemas em superar Filipinas e Paraguai. No final, a seleção ficou com o vice-campeonato.

2 vitórias /2 jogos
Brasil 96 x 62 Filipinas
Paraguai 52 x 61 Brasil

1967 – Uruguai

Em mais um Mundial organizado na América do Sul, o Brasil vinha na condição de bicampeão mundial e não decepcionou a torcida, batendo de cara Paraguai, Polônia e Porto Rico. Após a fase final, a seleção terminou na terceira colocação.

3 vitórias / 3 jogos
Brasil 85 x 41 Paraguai
Brasil 83 x 67 Polônia
Brasil 92 x 56 Porto Rico

1970 – Iugoslávia

Foi o ano da despedida de algumas lendas do basquete brasileiro em Mundiais (Wlamir Marques, Rosa Branca e o técnico Kanela).  Na primeira fase, a seleção superou Coreia do Sul, Itália e Canadá. A equipe terminou com o vice-campeonato .

3 vitórias / 3 jogos
Brasil 82 x 77 Coreia do Sul
Brasil 94 x 93 Itália (2 prorrogações)
Brasil 112 x 59 Canadá

1978 – Filipinas

Mundial que marcou o último pódio do Brasil na competição, quando terminou em terceiro lugar, após bater a Itália com uma cesta espírita de Marcel. Os mesmos italianos que foram derrotados na primeira fase, assim como China e Porto Rico.

3 vitórias / 3 jogos
Brasil 154 x 97 China
Itália 84 x 88 Brasil
Porto Rico 88 x 100 Brasil

2002 – Estados Unidos

A cidade de Indianápolis viu a última largada 100% de uma seleção brasileira em Mundiais de basquete. Por coincidência, três jogadores daquela campanha estão jogando na China: Anderson Varejão, Leandrinho e Alex Garcia. O início perfeito não ajudou muito no resultado final, com o time ficando apenas em 8º lugar.

3 vitórias / 3 jogos
Brasil 102 x 73 Líbano
Turquia 86 x 88 Brasil
Porto Rico 86 x 90 Brasil

VEJA TAMBÉM:

Vitória sobre a Grécia faz p basquete brasileiro sonhar no Mundial 
Copa do Mundo de basquete: relembre como foram as participações do Brasil 
Algo está mudando no basquete brasileiro. E para melhor



MaisRecentes

Todos os campeões da história do Mundial masculino de basquete



Continue Lendo

Brasil no Mundial de basquete merece elogios e profundas reflexões



Continue Lendo