Evento-teste do ciclismo para o Rio 2016 é considerado um sucesso. Mas e o assalto?



Neste domingo, foi realizado o evento-teste do ciclismo estrada para as Olimpíadas do Rio 2016. O Desafio Internacional de ciclismo estrada, que faz parte da série Aquece Rio, competições programadas para testar as instalações e a infra-estrutura para os Jogos Olímpicos. O que não estava programado era um assalto a uma equipe de jornalistas em pleno percurso.

Realizada em um percurso de 165 km, a prova do ciclismo estrada serviu ainda para testar o funcionamento da estrutura para os 80 atletas participantes, representando 15 países, além do público que acompanhou a competição, desde a saída em Copacabana até a chegada em São Conrado. Apesar das críticas de alguns atletas a respeito de trechos com buracos na pista, o evento foi muito elogiado por todos. A prova acabou sendo vencida pelo francês Alexis Vuillermoz, com o tempo de 4h20min27s, seguido pelo belga Serge Pauwels e pelo também francês Romain Bardet. Entre os brasileiros, Kleber da Silva foi o melhor classificado, em sétimo lugar, enquanto João Gaspar terminou em décimo.

Ciclistas passam pela rota da Prainha, durante o evento-teste realizado neste domingo. Crédito: Alex Ferro/Rio 2016

Ciclistas passam pela rota da Prainha, durante o evento-teste realizado neste domingo. Crédito: Alex Ferro/Rio 2016

O que não pode ser aprovado foi um lamentável episódio de violência envolvendo jornalistas. Uma equipe de TV que trabalha para a prefeitura do Rio foi assaltada na Avenida Ministro Ivan Lins, no Joá, por volta das 8h, quando se preparava para registrar a passagem dos ciclistas. Eles foram abordados por dois homens, que chegaram em uma moto, sendo que um deles estava armado. Sem reagir, os jornalistas entregaram um celular e uma câmera fotográfica. Pelo menos ninguém ficou ferido.

>>> E mais: Um vexame a menos: Fiba assegura Brasil no basquete do Rio 2016

O comitê organizador Rio 2016, ao ser questionado sobre o assalto, só disse que a responsabilidade do caso é das forças de segurança, mesmo com o incidente ocorrendo no meio do circuito da prova.

Sinceramente, diante deste fato que felizmente teve apenas danos materiais, não dá para dizer que o evento-teste do ciclismo estrada dos Jogos do Rio 2016 foi um sucesso.



MaisRecentes

Saiba porquê o levantamento de peso corre risco de ser cortado das Olimpíadas



Continue Lendo

Ciclistas olímpicos brasileiros participam de festival em São Paulo



Continue Lendo

Festa para Paris-2024 e LA-2028 é justa, mas não resolve os problemas do COI



Continue Lendo