GRANDE TRANSFORMAÇÃO - BLOG JL PORTELLA

GRANDE TRANSFORMAÇÃO



O momento em curso é inédito.

Provocará uma grande transformação nas relações todas. Políticas, econômicas, sociais. Na relação de trabalho, de produção. Não é necessário que tanta gente vá ao local de trabalho por tanto tempo. Isso era claro, mas poucos queriam ver, porque sempre é melhor conservar o hábito. Conservar os costumes, mesmo quando a vida aponta para outra direção.

O ser humano pode ter mais tempo para si, sem deixar de produzir. As pessoas mais tempos juntas vão estressar e harmonizar relações, vão perceber como é a melhor forma de conviver. Ninguém tinha tempo para o outro, metia-se numa sequência febril sem olhar o horizonte adiante, sem saber aonde iria chegar. A família se juntava por duas horas, quando muito.

A economia vai ter impacto financeiro, mais fácil de mensurar; e terá impacto nas relações humanas que foram sufocadas, trocadas por algoritmos, contatos virtuais, e que são a fatia mais importante da convivência.

O coronavírus está criando um ambiente, mutatis mutandis, semelhante ao produzido pela Segunda Grande Guerra Mundial. A necessidade de as pessoas engendrarem um mundo mais ameno, mais propício ao usufruto humano, em todas as respectivas dimensões.

Nem tudo vai mudar, algo voltará ao que era antes, outra parte vai se alterar “mais ou menos”, todavia, um considerável segmento vai se transformar de modo significativo. E enquanto se procura superar a crise sanitária, trata-se de pensar nessas grandes e profundas mudanças que virão. Não será como antes. Muitos acreditam que pode ser uma intempérie, que passa, e tudo retoma o leito anterior. Não penso assim. Algo tão forte e marcante produzirá uma grande transformação. É preciso pensar na oportunidade que se oferece. A ver.

 

Comments

comments



MaisRecentes

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO FUTEBOL – DO VÁCUO MORAL AO VÁCUO INSTITUCIONAL



Continue Lendo

O GOL E GIANNI INFANTINO – OPORTUNIDADE DO ILUMINISMO



Continue Lendo

PARA ONDE ESCAPAR?



Continue Lendo