Bota: um jogo que vale mais do que uma vaga na fase de grupos da Libertadores



Jair

Conseguir superar o Olimpia, do Paraguai, hoje à noite, vale muito mais do que a vaga na fase de grupos da Libertadores para o Botafogo. Por conta do novo sistema, com duas fases classificatórias, o torneio mudou. Antes, com apenas um mata-mata – e que muitas vezes colocava frente a frente clubes de nível técnico muito distinto -, a primeira fase era praticamente proforme. Quase só para confirmar a lógica.

Isso mudou e mudou bastante. Sobretudo para o Botafogo neste ano. Além de ter de passar por duas ‘prés’, o Fogão ainda foi brindado com cruzamentos pesos-pesados.

E isso pode fazer toda a diferença lá na frente. Se passar pelo Olimpia, o Fogão não apenas irá para o quadrangular como chegará cheio de moral. Terá superado duas pedreiras com tradição no torneio continental. Para se ter uma ideia do tamanho da missão, o Colo Colo, já batido, tem 32 participações na Liberta, com um título em duas finais. O rival de hoje é um bicho-papão ainda maior. O Olimpia tem três títulos do torneio e quatro vices em 39 participações. Para efeito de comparação, o Bota jogou o torneio apenas cinco vezes. Para finalizar, a última vez em que o Olimpia foi eliminado em casa no tempo regulamentar na competição foi em 1969, contra o Peñarol. Ou seja…
E caso o Bota avance, mesmo entrando em um grupo forte, com Estudiantes (ARG), Atlético Nacional (COL), o atual campeão, e o Barcelona (EQU), acredito que o Fogão iniciará a fase de grupos emocionalmente na frente dos rivais. Mais forte, mais calejado, mais cascudo.

E por isso que o jogo de logo mais à noite representa tanto para a nação alvinegra. Pode significar morrer na praia ou ter boas chances de finalmente ir longe na competição.



MaisRecentes

Espera de 18 anos e 74 Majors chegou ao fim para Sergio Garcia: título no Masters!



Continue Lendo

Caso Wellington: erro do jogador e show de hipocrisia por parte da mídia esportiva



Continue Lendo

As lições deixadas pela Taça Guanabara



Continue Lendo