Bota: um jogo que vale mais do que uma vaga na fase de grupos da Libertadores



Jair

Conseguir superar o Olimpia, do Paraguai, hoje à noite, vale muito mais do que a vaga na fase de grupos da Libertadores para o Botafogo. Por conta do novo sistema, com duas fases classificatórias, o torneio mudou. Antes, com apenas um mata-mata – e que muitas vezes colocava frente a frente clubes de nível técnico muito distinto -, a primeira fase era praticamente proforme. Quase só para confirmar a lógica.

Isso mudou e mudou bastante. Sobretudo para o Botafogo neste ano. Além de ter de passar por duas ‘prés’, o Fogão ainda foi brindado com cruzamentos pesos-pesados.

E isso pode fazer toda a diferença lá na frente. Se passar pelo Olimpia, o Fogão não apenas irá para o quadrangular como chegará cheio de moral. Terá superado duas pedreiras com tradição no torneio continental. Para se ter uma ideia do tamanho da missão, o Colo Colo, já batido, tem 32 participações na Liberta, com um título em duas finais. O rival de hoje é um bicho-papão ainda maior. O Olimpia tem três títulos do torneio e quatro vices em 39 participações. Para efeito de comparação, o Bota jogou o torneio apenas cinco vezes. Para finalizar, a última vez em que o Olimpia foi eliminado em casa no tempo regulamentar na competição foi em 1969, contra o Peñarol. Ou seja…
E caso o Bota avance, mesmo entrando em um grupo forte, com Estudiantes (ARG), Atlético Nacional (COL), o atual campeão, e o Barcelona (EQU), acredito que o Fogão iniciará a fase de grupos emocionalmente na frente dos rivais. Mais forte, mais calejado, mais cascudo.

E por isso que o jogo de logo mais à noite representa tanto para a nação alvinegra. Pode significar morrer na praia ou ter boas chances de finalmente ir longe na competição.



MaisRecentes

Nova chuteira de Neymar tem linha do tempo com datas históricas da carreira



Continue Lendo

A lembrança e a saudade de Waldir Peres



Continue Lendo

Espera de 18 anos e 74 Majors chegou ao fim para Sergio Garcia: título no Masters!



Continue Lendo