Sair da confusão não é algo a ser comemorado



Não acredito que o Flamengo tenha alguma chance, mesmo que matemática, de cair para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos conquistados, acredito que matematicamente o time já está livre. Isso porque não acredito que o Vitória poderá somar dez pontos em 15 possíveis. Isso é um alento? Óbvio que não. Mas ganhar ou empatar o jogo de ontem pouco mudaria na história do Rubro-Negro.

A temporada 2014 foi muito mal planejada pela atual diretoria. Começou errado quando perdeu Elias, apostou em Elano e começou a trocar alucinadamente de técnicos durante o Campeonato Brasileiro. Chegando no terceiro ano de mandato, Eduardo Bandeira de Mello e seus companheiros de cúpula precisam entender uma coisa: o Rubro-Negro precisa de um time competitivo, que dispute títulos e não passe quase sete meses falando em “sair da confusão” e fugir da Série B.

É importante trazer jogadores que não sintam tanto a pressão como sentiram diante de Atlético-MG e Sport. Incrível como nos dois jogos o time vinha bem até sofrer um gol e ser literalmente engolido pela pressão da torcida adversária. Para jogar pelo Flamengo é preciso entender que a pressão terá de ser uma aliada e não vilã. E acho que no elenco atual poucos jogadores conseguem segurar isso. Além de mudar nomes, o Rubro-Negro precisa mudar alguns conceitos para 2015.

Repito, o Flamengo pode até mesmo não somar mais nenhum ponto nos cinco jogos que resta e talvez nem mesmo assim seja rebaixado. Mas é pouco, muito pouco. Para quem viu o time ser campeão da Copa do Brasil no ano passado, a expectativa era ter uma campanha no mínimo condizente com o tamanho do clube. Erros, no entanto, servem como lição para um futuro um pouco mais promissor.



  • Marcão Mengão

    Galera,

    Estava lendo hoje sobre contratações para 2015 e tive algumas boas ideias do que pode pintar pro Mengão no nosso próximo ano.

    1) O planejamento 2015 passa pela permanência do Luxa. Fato que isso tem que acontecer e lamento a infelicidade de quem pensa o contrário. Quem era o técnico quando fomos pela última vez ao G4, aliás? E quem poderia ser melhor?
    2) Lateral direito: esqueçam o Edílson ex-foguinho. Ele falou que não fecha com nenhum clube do RJ pro ano que vem. Os nomes mais prováveis são Maicon da Roma e Jonathan da Internazionale.
    3) Lateral esquerdo: parece que vão manter tanto o Pico (ok) quanto o JP (discordo), mas vão atrás daquele gêmeo Fábio que era do Manchester United e do Milton Casco e Emmanuel Más, mas nesses teremos concorrência.
    4) Zagueiros: temos as possíveis vindas de Leandro Castán, Naldo e Adaílton, todos boas opções para mesclarmos com Marcelo e Samir, especialmente se Erazo não ficar.
    5) Volantes: estão querendo trazer o quase-bom-sempre-incógnita do Felipe Melo, o excelente Cristian e o possível Diego González do Lanús (que já estaria adiantado nas negociações – Ximenes e Wrobel foram à Argentina).
    6) Meias: Arrascaeta do Defensor do Uruguai e o “tentamos-todo-ano” do Diego (particularmente duvido). Também é fortemente ventilado o nome do Thiago Neves, que já teria sido pedido pelo Luxa. Corre por fora o nome de Cleiton Xavier, mas que não deve vir.
    7) Atacantes: dizem que há uma conversa com o Vágner Love, que seria muito bom, mas não sei se a diretoria voltou atrás na posição dela sobre ele, não sei se ele toparia voltar, pelo menos agora… também soube que há interesse em negociações com o Wellington Nem (que eu acho que preferiria voltar pras tricoletes, se eles procurarem), Lucas Pratto do Vélez e, para minha surpresa, apesar da pulga atrás da orelha, o Luís Fabiano, que está insatisfeito com a reserva nos bambis.

    Claro que existe muita especulação, especialmente agora no fim do ano, quando os campeonatos terminam e a mídia não tem mais nada pra fazer pra vender jornal do que inventar negociações e interesses. E, mais fato ainda, é que, por tudo que envolve o Flamengo, só acredito vendo o cara de contrato assinado, vestindo o Manto e já em campo. Até lá, não passa de boataria…

    Agora, pensando numa perspectiva sonhadora, pensei num possível time:

    Paulo Victor, Maicon, Leandro Castán, Samir e Anderson Pico; Felipe Melo, Cristian, Canteros e Thiago Neves; Vagner Love e Luís Fabiano

    Pode não ser um timaço e pode não ser muito confiável (especialmente um time com Felipe Melo e Luís Fabiano juntos!), mas que o time ficaria sonoramente melhor que o de 2014, isso sem a menor dúvida… sem falar que teríamos outras opções e nosso elenco, logo, nosso banco de reservas, teria uma qualidade bem melhor também. Nesse ano tava difícil olhar pro elenco e pro banco…

    SRNs!

    • Julio

      O Cáceres não entra nesse time? Acho que ele merece.

      • Marcão Mengão

        No meu time titular sem “viagens” ele entra com certeza! Estava só querendo dar um exemplo de possível escalação com os reforços que podem aparecer… entraria na vaga do Felipe Melo ali em cima…

      • julio

        Julio meu xará,
        concordo plenamente, hoje no Mengão o Carceres é ele e mais 10, com certeza ele e o Everton são os unicos jogadores de raça, que não poupam uma gota de suor…

    • julio

      kkkkkkkkkkk… eh muita especulação como sempre, aposto e ganho que desses nomes não vem ninguem a não ser o Luiz fabiano que ta comendo banco no são paulo!!! como sempre a promessa de time competitivo, varios nomes e por causa das dificuldades financeiras as promessas de um time forte não são cumpridas pela diretoria…
      Marcão seria muito bom depois de 3 anos com times de serie B mas a realidade é outra, esses jogadores que citou ganham muito, tem muita cocorrencia por eles e a diretoria ja falou que não vai ter jogadores de alto nivel pro ano que vem, mas bem que podia pelo menos uns 3 desses ai pintarem com o manto no ano que vem!!
      Abraço!

    • Carlos Prates

      Amigo Marcão

      Nada mais espetacular que exercer o inusitado. O “faz de conta”, é um barato…

      Caso o Flamengo contrate apenas 6 jogadores, meu “sonho” seria:

      JEFFERSON
      Léo Moura
      LEONARDO SILVA
      Samir
      CARLINHOS

      Cáceres
      Canteros
      THIAGO NEVES

      ERICK
      LUIZ FABIANO
      Éverton

      Acho este time bem po$$ível…

      • Marcão Mengão

        Tem razão, caro Prates… sonhar é importante, mas que, pelo menos no que tange ao Flamengo, que o façamos com parcimônia, gatos escaldados que somos…

        Sua escalação tirou 9,8 só pq tenho algumas ressalvas ao Léo Moura continuar. Não tenho dúvidas de que se trata de um dos melhores laterais direitos do país nos últimos 10 anos, grande profissional que sempre foi, valorizando a sua longa estada no Mais Querido. Não deixarei jamais de reconhecer um ídolo do clube. Porém, minhas ressalvas aparecem não pelo simples fato de achar que ele está velho (tem alguns casos de “velhinhos” jogando em alto nível por aí, vide especialmente Zé Roberto do gaymio e Alex do coxinha, mas, sim, pela atual temporada, onde vimos que ele fica demais preso à defesa, ainda que não comprometa, mas deixa de aparecer no ataque como seria ideal e como sempre foi característica do LM. Sem falar nas contusões recentes.

        E outra: uma hora ele vai se aposentar. Quando vamos tentar, de fato, achar um substituto? Só quando ele for? Até acho que o Léo, se pegar uma sequência, pode voltar a ser aquele lateral insinuante que fomos buscar no patético-pr no ano passado. Precisamos dar esse tempo a ele.

        Mas, fora isso, acho que seria uma ótima escalação. Pena que não acho que o Flamengo conseguiria o Jefferson e o Carlinhos (tem mais gente atrás). Quanto ao Luís Fabiano, é sempre uma incógnita, mas fato é que se trata de um atacante matador, muito necessário no nosso elenco pra 2015. De resto, apoiado!

        SRNs!

        • Carlos Prates

          Muito bom “falar” contigo, grande Marcão.

          NÃO posso deixar de te dar razão, em relação ao Léo Moura.
          Na verdade, estamos falando de um lateral fora de série, que não é lateral…
          Faz tempo que começamos tudo por ele.
          Já com 36 anos, na posição mais difícil e árdua do atual futebol, as idas, já não estão compensando mais as voltas…
          Aquela “pérola” do Mano. “André Santos atacando é uma BMW, defendendo, é um Fusca”…
          Tivemos isso com Leandro e Júnior. Duas avenidas!!!!
          Mas tínhamos Andrade cobrindo tudo, e Lico e Tita ajudando…
          Também tem razão, quando diz que quanto mais ele perdura, mais difícil encontrar alguém.
          Perfeito!
          Nós sabemos, o quanto esta posição é carente.
          Pelo menos 10 anos de Maicon e Daniel Alves…
          Assumo inteiramente meu pragmatismo!
          Outro dia, pesquisando na Bola da Prata, lá está nosso bravo Léo Moura, como o 3º melhor lateral deste Brasileiro.
          Isso, entre 60!!!
          Acho que fiquei MAIS empolgado!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
          Em sua homenagem, vou substituir.
          Tentaria o Patric do Sport. Com 25 anos, pode ser uma ótima aposta…

          Grande abraço no irmão.

          • Marcão Mengão

            Grande Prates,

            Esse Patric do Sport é um dos nomes que pensei serem possíveis e até escrevi por aqui, mas alguém respondeu que esse cara era meio problemático, sei lá o que e fica essa dúvida. Se for pra arrumar merda, claro que não quero que venha… agora, outro nome que eu citei no passado foi o do Victor Ferraz, que era do Coritiba e agora está no Santos e nem sei se tem jogado. Era uma boa aposta, a meu ver.

            Abraço e SRNs!

          • Carlos Prates

            Amigão.

            LEIA ISSO COM MUITA ATENÇÃO…

            BLOG DO PAULINHO

            Portuguesa admite que ex-presidente
            vendeu o clube para segunda divisão

            O presidente da Portuguesa, Ilidio Lico, admitiu hoje, em entrevista ao Yahoo, as informações divulgadas à época, em primeira mão, pelo Blog do Paulinho, de que o ex-presidente Manoel Da Lupa, com a conivência de seu departamento jurídico, vendeu a Lusa em ato de corrupção, ocasionando rebaixamento da equipe à Série B do Brasileirão:

            “Foi coisa premeditada. Não dá para falar muito, porque eu não tenho como provar e ainda vou acabar processado, mas sabemos da participação do departamento jurídico. E agora estamos tentando eliminar o Manuel da Lupa”

            Ilidio sabe também, assim como soube o leitor deste espaço, que o corruptor foi uma empresa de Planos de Saúde, com intuito de beneficiar o Fluminense.

            Mas não declinou a informação por medo de ser processado.

            Cabe agora aos órgãos competentes tomarem as devidas providências.

            https://blogdopaulinho.wordpress.com/2014/11/07/portuguesa-admite-que-ex-presidente-vendeu-o-clube-para-segunda-divisao/

  • sergio lima

    Perfeito!
    A mediocridade começou com a dispensa do Jayme,vou mais longe,com a dispensa do Andrade.
    fomos Campeões Brasileiro e jogadores sairão e nada foi feito para repor com QUALIDADE,depois fomos campeões da copa do brasil e mais uma vez nada foi feito.
    O dinheiro veio a torcida compareceu estes 4 anos aos estádios,fechamos com empresas fechamos com Adidas,nem investimento no time,nem investimento em um estadio.
    na boa falar de ct é brincadeira,moro em Japeri cidade interior do rio e vc passa pela dutra e vê o ct de um clube que nem na terceira divisão esta e tem um ct de formação de jogadores de nível excelente.
    O Flamengo se esforça para pagar suas dividas junto ao governo enquanto que o governo se esforça para dar carta de credito para Bahia Sport Curinthians Palmeiras e por ai vai,todos individados tanto quanto o Flamengo.
    Penso que esta diretoria deveria de parar de engodar os torcedores e parar de criar sofismas para disfarçar fracassos,só vê trabalho sério nesta diretoria os que com ela levam vantagens.vantagens.
    Se fosse a Patricia Amorin,todos já estariam dizendo fora mulher,somos assim barristas e preconceituosos,mas ela deu de 19 nesta diretoria medíocre,aja vista que os contratos que hoje geram dinheiro aos cofres foram todos deixados apontados por ela.
    Ninguem tirou o Cap.léo Gy na época dela,ele era necessário para eles,agora ele é tirado,não se engane quando esta diretoria sair ele volta como aliado dela.
    Esta diretoria parece o PSDB só queriam o poder.
    SRN!!

    • Mauro

      Meu caro Sergio Lima,

      Acho que você esta falando do Flamengo do Piauí, ou não, acorda amigo….

  • Ewerton

    Nesse timeco do Mengo até eu com uns 15 kg acima do peso jogo, é amador demais o time umas pratas da casa que tirando o Samir pode colocar tudo pra fazer salsicha … Não dar para termos em nosso time, jogador como Negueba, Mateus, Muralha e sem falar nos merdinhas de empresários como Elton, Marcio Araújo. Mengo se tiver que revelar jogador coloca jogador pelo menos nivel 5,5 a 6 mas estes que aí estão não servem pra nada. Reformulação rápida em pelo menos 50% do time.

    • julio

      85%

  • NIVALDO PEREIRA

    Não sou e nem tenho pretensão em ser o dono da verdade, mas o comentário do Sérigio tem sentido e deve ser analisado com critério, embora não me permito entrar no mérito da questão política do clube citando nomes antigos atuais, o FLAMENGO é grande demais e a disputa pelo poder e o retorno financeiro e político dessa grandeza agrada muitíssimo a gregos e troianos(os mesmos de sempre).

    Quero ser bem claro que nada tenho contra o Luxemburgo quando digo que não sou a favor da sua permanência, muito pelo alto salário, muito pelo declinio da carreira do Luxa que para mim já teve o auge, seu papel da famosa zona de confusão está prestes a ser cumprido o pf.

    Não fui a favor do retorno do Joel Santana, fui radicalmente contra a contrtação do Dorival Junior e muito mais ainda do Mano Menezes, avisei antecipadamente que não contratassem o Ney Franco sob pena de vir a ser rebaixado, portanto apenas sugerí um apoio maior ao Jayme de Almeida com suporte total para quem sabe um bom trabalho que poderia surgir daqui para frente, mas se sou o Jayme de Almeida somente aceito tudo devidamente escrito e assinado pela direção, apoio, jogadores, divisões de base, centro de treinamento, enfim todo tipo de suporte vindo de gente honesta, gente competente, gente que conheça futebol sobretudo.

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Meus caros amigos Flamenguistas,

    Cada qual tem o seu pensamento, quanto a questão de “dirigentes” e de jogadores; porém temos que ter certeza no que vamos comentar com respeito aos mesmos. Tenho conversado com um amigo que é Conselheiro no clube, e pelo visto essa diretoria é muito pé no chão, eles não querem fazer loucuras. O nosso endividamento estava altíssimo, e foram bem reduzidos, inclusive a questão trabalhista, foram quitados muitos débitos de vários jogadores e técnicos; e apesar de fazer críticas quanto ao elenco, tenho que mencionar essa nova realidade, pq + a frente com certeza teremos o nosso amado clube + forte no cenário esportivo. Nós já temos o hábito do imediatismo, queremos sempre para “agora”, mas não é possível fazer as duas coisas, pq as receitas já foram comprometidas, e as boas contratações são muito caras.
    Eu digo isso, mas tb quero o meu time muito bom em campo, com vários craques, para que possamos nos divertirmos sem aquelas velhas tensões, e brigarmos lá na ponta pelos títulos.

    ps…E como o Presidente havia dito: “no 1º momento não poderemos fazer o que a torcida exige, pq pegamos o clube com muitos problemas, e vamos tentar equacionar tudo na melhor maneira possível”. E vejam que muitos outros estão passando por verdadeiros “ciclones”, e a devastação está sendo grande, não é meus caros amigos?

    Eu não estou querendo “puxar a sardinha” para os caras, pq tb não estou satisfeito, sou muito crítico tb; mas tenho que ser racional, pq administrar o nosso clube, não é pra qq um, aquilo lá é um “vulcão”, sempre querendo entrar em erupção, creio!

    Portanto vou aguardar o fim de ano, e ver o que poderemos obter de bom para 2015, que pelo disse esse meu amigo, o CRF já está se movimentando na questão das possíveis boas contratações, e que não será fácil, pq o mercado Brasileiro anda ruim, e os que estão lá fora, a pedida é muito alta; mas precisamos de contratações pontuais e de um bom camisa 10, não é?

    abraços e SRN

  • idebrando

    o que nao pode e um time do porte do flamengo,continuar com esse elenco,pmim podemos sim comemorar pque esse time time correu serio riscos de rebaichamento esse ano,e nao aguentamos mais lutar p nao cair,um time tem luiz antonio,muralha,amaral,joa paulo,mateus,elton,nunca passara da metade da tabela,falo isso pque eles sempre foram medianos e sempre sera,espero que nesse ano de eleiçao p clube eles montam um time p concorrer a titulos e nao p lutar na parte de baicho da tabela,acho ate que precizava investir tanto na defeza e sim no meio e ataque,pque time que nao ataca sera atacado e ai defisa nao aguenta

  • FLA D+

    Hoje time que deve pro governo se LASCA, tem que pagar, nao e mais como antigamente que deviam e nao pagavam e nao tinha punicao.
    O FLAMENGO estava pior que o Botafogo qdo essa diretoria assumiu. Se eles nao tivessem sido tao COMPETENTES estariamos rebaixados, endividados e sem patrocinadores. E os adversarios estariam comemorando nossa desgraca.
    Por muito pouco o fla nao perdeu os 25 milhoes da Caixa por que devia pro governo, teve que pagar uma parte pra pelo menos manter os PATROCINADORES.
    90% dos torcedores e muito mal informado so conhecem os nomes dos jogadores e o placar da rodada.
    FORA DE CAMPO FLAMENGO tem sido rebaixado ano apos ano, co uma divida quase impagavel.
    Tem um fulano andando de carro velho por que deve 100 vezes o que ganha ai chegam os GENIOS e dizem para esse fulano comprar um carrao ZERO DE LUXO e dizem pra ele FINANCIAR o carro novo.
    O FLA estava tao endividado que a diretoria esta tentando pelo menos COMPRAR ums pneus usados , pagar o IPVA, as multas e nao deixar o faltar combustivel.
    Isso e a torcida!

    SABE DE NADA INOCENTES !!!!

    • Mauro

      Muito bom……..kkkkkkkkk

  • NIVALDO PEREIRA

    Tudo bem, óbvio que concordo com quase tudo que foi dito quanto ao tamanho do endividamento do clube e não estou aqui questinando o trabalho da atual diretoria está equacionando as dívidas, pagando os fornecedores, quitando as dívidas trablhistas e buscando a melhor alternativa financeira para o clube sem fazer loucuras com contratações de altos valor de salário e multa recisória sem o devído retorno com foi o caso do Carlos Eduardo, não conheço o Balanço do clube portanto não posso falar de algo que desconeço, prefiro acreditar.

    Mas entendo que o torcedor da marca C.R.FLAMENGO conhece e reconhece esta marca através do futebol e se os resultados no futebol não aparece de nada adianta o clube está bem e o futebol mal, imaginemos um Flamengo na segunda divisão do futebol brasileiro.

    Portanto se é para começar 2015 diminuindo o tamanho da dívida já passa necessariamente pela não permanência do Luxemburgo e porque citei o Jayme de Almeida?
    Presupondo não se tratar de um salário muito acima de mercado, jogadores de nível bom não temos mas o Flamengo tem que espalhar olheiros por este Brasil afora, não é possível um clube do porte do Flamengo não ter um lateral direito reserva para Léo Moura, não ter um lateral esquerda, não ter um jogador de meia que levante a cabeça e jogue com inteligencia, somos quase 200 milhões, somos o país do futebol e não temos grandes jogadores por aí a serem descobertos? para isso é necessário homem de atitude no clube com esta missão.

  • LUCAS

    JUSTAMENTE PELO ELENCO SE FRACO, GOSTARIA DE VER TANTO O CLÁSSICO CARIOCA ACONTECENDO NA 2 DIVISÃO ENTRE BOTA VS VICE DA GAMA INFELIZMENTE NUM SERÁ POSSÍVEL

  • FLA D+

    PENALTY ?
    Sera que todo mundo e cego?
    O Igor Sartori sofreu falta dentro da area naquele lace no jogo de ontem, ele caiu por cima da bola por que o zagueiro do sport deu um RAPA NA PERNA DE APOIO DO Igor Sartori.
    Penalty clarissimo e ainda depois um gol em empedimento, ai foi demais.
    Em relacao ao jayme eu lembrei que uma caracteristica que eu gosto nele e que geralmente ele acertava nas substituicoes e o time melhorava.
    Em relacao ao POFEXO uma caracteristica forte dele e que ele CONTRATA BEM. Conhece bem o mercado da bola e sabe o que quer e o q nao quer pra cada posico.
    Nao teremos uma selecao, mas teremos um time COMPACTO E COMPETITIVO.

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Apesar dos pesares, o nosso clube não deve nada a ninguém; pois mesmo com essa “draga” de elenco, ainda ganhamos alguns títulos. E tem muitos “grandes” por aí que estão na míngua há anos.

    ps…Acabei de saber que o João Paulo não vai ficar no Flamengo para 2015…que notícia maravilhosa, já é o meu 1º presente de Noel..kkkkkkk

    • Marcão Mengão

      Por favor, divida a fonte dessa informação… tô louco pra ver isso se concretizar logo… esse cara não tem futebol nem pra ser reserva do reserva na nossa lateral… o Anderson Pico joga MUITO mais bola que ele, mesmo não sendo um grande craque… e, se for pra contratar outro, certamente também será alguém melhor que ele…

      • FLAPENTATRIHEXATRI

        Marcão, a fonte foi do repórter Sergio Americo da radio Tupi/RJ, viu?

    • Carlos Prates

      Se eu fosse o Luxa, João Paulo jogaria de 2º atacante. Só pelos excelentes centros….

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • FLA D+

    O ENDIVIDAMENTO dos clubes essa e a verdadeira confusao.
    Contratos milionarios e mal feitos onde o clube se enche de obrigacoes para com os contratados e de contrapartida so tem espectativas como garantia de algum retorno e nenhuma garantia.
    Jogadores e tecnicos que as vezes ficam algums MESES TRABALHANDO em um clube, mas PASSAM ANOS RECEBENDO desse clube.

    O endividamento esse e o GRANDE ADVERSARIO dos clubes Brasileiros. Serie B e apenas uma consequencia do ENDIVIDAMENTO.

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Meus caros,

    Hoje estava assistindo a reprise do jogo contra o Galo lá no Mineirão, e em uma mesma jogada, os 2 palhaços: Eduardo da Silva e João Paulo erraram e deram o 2º gol pra eles, é brincadeira!
    E no 4º tb o Canteros empurrou a bola para o Luan, quer dizer: eles tiveram “sorte” por incompetência desses jogadores ruins.
    E no jogo de domingo, o repórter entrevistando o Samir, que de cara virada pro lado, só dizia: “não podemos dar essas bobeiras”…porra!!…E QUEM DEU FOI ELE MESMO… NOS 2 GOLS DO SPORT…PQP!!kkkkkk

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Esse “lance lixo”, como sempre fica inventando notícia, e agora com essa história de L.Fabiano, um jogador “problema”, com salário altíssimo e muitas vezes banco no São Paulo, e com 35 anos.

    ps…Eu tb tenho um pé atrás com esse Tiago Neves, que já fez muitas lambanças, já esteve no CRF, e tb outro problemático, e apesar de precisarmos de um meia de ligação..não o contrataria.

    Eu me lembro que o sonho de consumo do clube era o Montillo, mas que na época bobeou, e o Cruzeiro o comprou por 3 milhões de reais, e agora sumiu!..teve uma contusão séria, e tb não sei se seria uma boa.

  • FLA D+

    No caso do L. F. acho que e mais coisa de empresario querendo empurar jogador pro FLA com um salario daqueles de ums 900 mil.
    Contratar jogador depois de contusao e geralmente uma b…
    Tiago Neves saiu do flu por que ja nao conseguia mais ter sequencia nos jogos com bom desempenho.
    Pra falar bem claramente a grande maioria dos tem uma queda muito grande do desempenho depois dos 28 anos.
    O futebol cada vez mais exige VELOCIDADE 90 minutos.
    Para mim jogador acima de 27 ou 28 so se for pra defesa.
    Para o meio e ataque prefiro sempre a molecada.

  • FLA D+

    OS gols do galo fora todos no bate-rebate por que a defesa tava uma bagunca todo mundo defendendo feito time de BOYS onde todo mundo vai onde esta a bola. Por isso mesmo Leo fez tanta falta geralmente nessas horas e ele quem tem a MORAL pra gritar GERAL e organizar a bagunca.

  • FLA D+

    ERICK (Goias) alem de estar em ASCENSAO ja se declarou FLAMENGUITA.
    Alem disso vale lembrar do Paulinho ex-selecao e corintians.

    • FLAPENTATRIHEXATRI

      Meu caro Fla D +, um camisa 10 será muito importante, e esses caras tem que correr logo pra trazer esse jogador; pois não podemos ficar só com volantes pra armar, é chover no molhado!
      Meu caro, a molecada do CRF é muito ruim, é muito criticada pelo torcedor, o trabalho da base não emplacou, precisamos urgentemente de um bom “olheiro” para essa categoria, só assim irão aparecer novos bons talentos, que ficaram no tempo, não é?
      E essa Diretoria parece não entender muito disso, e minha preocupação é esse tal de Walin ainda estar lá, pq ele vai querer o poder, e o “bicho” vai pegar; pq acho que o Bandeira não segura isso por + tempo, já que existe um entrave entre eles e oposição.

  • FLA D+

    O futebol e muito dinamico, vale lembrar que a poucos mais de 2 meses o Gabriel era considerado uma decepcao, em poucos jogos a coisa inverteu, nickson comeca a se soltar.
    Tudo depende muito da SINERGIA voce coloca um jogador pra jogar com alguns jogadores e ele some, ai vc pega esse mesmo jogador e coloca com outros e ele DA SHOW.
    Novato se destacar em um time qdo esse time esta nua fase ruim e impossivel.
    Cristiano Ronaldo e um super craque no Real e apenas um jogador mediano na selecao.
    Neymar mesmo depois de ser fenomenal no Santos nao conseguia ser nem sombra dele mesmo na selecao.
    O que falta? Falta aquele momento onde ira acontecer uma SINERGIA entre ele algum/s outro jogador e o esquema do tecnico e nesse momento que o talento APARECE. Ate mesmo craques precisam de tempo pra se achar em um determinado
    Sera q FRED desaprendeu na COPA? Nao, simplesmente a SINERGIA nao aconteceu.
    Essa molecada da base tem muita dificuldade para se firmar por que o time muda a cada jogo, o flamengo teve 1 escalacao a cada jogo.
    Nao e falta de talento e o momento do time.

  • FLA D+

    ADRIANO IMPERADOR no inicio jogava como ZAGUEIRO. Nao era nenhum fenomeno.
    Entao alguem o mudou de posicao e ele virou o IMPERADOR.
    Isso e futbol. Talento e TALENTO na maioria das vezes os talentos sao MAL UTILIZADOS.
    O moleque joga melhor de uma forma e o tecnico MANDA ele jogar de outra. Tecnico adora fazer isso.
    As vezes o forte do jogador e o drible mas o tecnico manda tocar sempre, ai outro tem como ponto forte os lancamentos, mas o tecnico nao gosta de lancamentos prefere o time jogando com passes curtos etc….
    E assim por diante.

  • Marcão Mengão

    carlos castilho saraiva disse:
    10 de novembro de 2014 às 8:34
    Pois é, Nivaldinho, primeiro obrigado pela resposta, mas se em 2013 alguém tinha que cair, esse era o seu framengo que subornou junto com a grobo a pobre lusinha, hj devidamente castigada e indo para na TERCEIRONA, que por falar nela, temos esse belo título,kkk
    Esse golaço do Wilton, Eu estava lá, honestamente nos não sabíamos se comemorávamos ou não, muita indecisão da arbitragem, se não me engano Armando Marques, mas como vcs falam ROUBADO É MAIS GOSTOSO,não é? Um gol para a história do Fra x fru
    Contra o SPORT, percebi que seu time agora tem medo da torcida adversária, é isso mesmo?
    Estão de olho no ERICK (Goiás) , só um aviso , já está apalavrado com o FLUNIMED.
    Abs, Castilho Dom Fredom , o melhor 9 do Brasil

    Responder
    Marcão Mengão disse:
    10 de novembro de 2014 às 8:58
    Continua com o discursinho pronto de anti (na verdade, de tricolor querendo se defender) de meramente repetir o que a corja diz por aí sobre o caso da lusa… provas e fatos, nada!

    Vamos lá: o que aconteceria com o Flamengo em apenas hipotético caso de queda?

    – A cota de TV a ser paga pela Globo diminuiria – bom para a Globo;
    – A audiência não mudaria, desde que a Globo garantisse os direitos de transmissão dos jogos do Flamengo na apenas hipotética série B;
    – A venda de PPW para a apenas hipotética série B bombaria, especialmente se não houvesse a transmissão em TV aberta – bom para a Globo.

    Ou seja: aparentemente, não haveria qualquer vantagem para a Globo em manter o Flamengo na 1ª divisão, não é mesmo? Seria uma queda como qualquer outra… tanto é que os gambás já bateram ponto na série B, a porcada tbm, a galinhada tbm, enfim, times que, apesar de não contarem SOMADOS com METADE do poder da nossa torcida, seriam fontes de audiência e deveriam ter o mesmo tratamento do Flamengo, não acha?

    Talvez vc não ache e venha usar o mesmo tom de seus argumentos do tipo: “Só o Flamengo é beneficiado pela Globo”, não é? Mas, então, me diga do alto de seus devaneios, qual o benefício REAL que o Flamengo tem pelos supostos privilégios com a Globo que vcs antis tanto defecam pela boca?

    Não façamos disso uma discussão, não é meu intuito. Meu intuito é que vc me mostre, NO MÍNIMO, alguma EVIDÊNCIA do que fala, provando, assim, que não se trata meramente de um caso de implicância da sua parte e de outros torcedores de times que são, isso sim, comprovadamente, menores que o Flamengo…

    SRNs!

    Responder
    Carlos Prates disse:
    10 de novembro de 2014 às 11:33
    O Flamengo terminou o campeonato em 10º lugar. Jogando!!!
    E o seu???
    Só um bobo não entende, que o castigo ao André Santos, só existiu por cauda do jogador da Portuguesa.
    Mas qualquer bobo entende, que TODOS os jogadores da Portuguesa estão cadastrados na Unimerd’s, com planos vitalícios.
    O MP averiguou. Celso Barros bancou, e o caso foi esquecido.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PS – Por favor, cole a Taça da Segundona que vocês venceram… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Meus caros Flamenguistas,

    Informações aos amigos: tirem suas conclusões sobre o trabalho que está sendo feito por essa Diretoria; e aqui abaixo o depoimento do BAP.

    Prezado rubro-negro,

    O Departamento de Marketing assumiu em Janeiro/13 com a missão de transformar o Mais Querido em um dos cinco maiores clubes do mundo. Para tanto, o único caminho possível era o da profissionalização, com a implantação de governança corporativa e contratação de executivos de mercado com metas e objetivos definidos. E foi o que fizemos.

    Optamos por dois pilares básicos: o resgate da credibilidade do clube, com o cumprimento de todos os compromissos assumidos (contratos assinados, dívidas contraídas, etc.) e o crescimento acelerado de receitas, para que se pudesse gerar recursos imediatos para investimentos no futebol, esportes olímpicos e na sede social. Dessa forma, temos funcionado prioritariamente com enfoque comercial.

    Usamos o prestígio e credibilidade pessoal de todos os integrantes do Conselho Diretor e do corpo executivo do clube. Fizemos um planejamento detalhado para a busca persistente por parceiros que estivessem dispostos a aportar recursos financeiros acreditando na marca Flamengo e na nova gestão.

    Estabelecemos como prioridade os projetos de marketing que gerassem o máximo de receita recorrente, de forma rápida e sem qualquer tipo de investimento ou risco de capital. Recebemos várias ideias e sugestões de ações por parte de sócios, parceiros e torcedores e demos seguimento somente naquelas que se enquadravam nas três premissas, embora dando apoio às ideias e projetos que não gerassem custo e investimento de tempo.

    Abaixo listamos alguns dos resultados conquistados com muito trabalho duro e seriedade ao longo desses 22 meses:

    Início do trabalho
    Encontramos o seguinte legado de 2012:

    – Total de R$ 212 MM/ano, concentrada em direitos de TV (mais de 54%).
    – O clube não tinha patrocinador master desde 2010
    – Não havia nenhuma receita de sócio-torcedor, ao contrário de outros clubes brasileiros
    – Bilheteria: R$ 12MM/ano
    – Nenhuma receita com lojas oficiais
    – Alta inadimplência de recebimentos de contratos de produtos licenciados
    – Clube não tinha CNDs
    – Custo de financiamento da ordem de 260% do CDI
    – Clube não tinha credibilidade e baixo reconhecimento do mercado

    Realizações 2013-2014
    A retomada rubro-negra exigiu foco, metas agressivas e muito trabalho. As realizações ajudaram a equilibrar as receitas e fortalecer o Mais Querido. Confira todos os produtos e resultados alcançados:

    Reconhecimento do mercado: redução do custo de captação de 260% do CDI para menos de 160% do CDI. O trabalho tornou possível a conquista do prêmio de transparência da Pluri e o reconhecimento de profissionais do mercado em pesquisa feita pelo site Teoria dos Jogos, onde o Flamengo deu um salto das últimas posições para a terceira no quesito credibilidade institucional.

    Baixo custo: os objetivos foram realizados com um custo anual do departamento abaixo de R$ 1,5MM.

    Sócio-torcedor: O Programa Nação Rubro-Negra já é um dos maiores do Brasil com mais de 58 mil sócios- torcedores e o maior crescimento da história dos esportes de todo o mundo em apenas um ano. Tornou-se a segunda maior receita de patrocínio do clube, levantando mais de R$50 MM no período. Projetamos cerca de R$40 MM de receita em 2015. É um programa gerador de receita recorrente com uma série de alicerces sólidos como, por exemplo:

    a) Conveniência e desconto na compra de ingressos

    b) Acesso à rede de descontos do Movimento pelo Futebol Melhor

    c) Participar de experiências com o mais querido

    d) Rede de descontos exclusiva (com lojas como Walmart, Mabe e Centauro).

    e) Acesso a conteúdos exclusivos.

    f) Torcedores já podem converter pontos Multiplus em mensalidades do programa.

    Como meta no longo prazo para o programa, está o case do Benfica. O clube português consegue converter 4% de sua torcida em sócios-torcedores. Se o Flamengo chegar ao mesmo percentual, terá cerca de um milhão e seiscentos mil associados, gerando a receita equivalente a de um clube europeu. Clique aqui para ser também sócio-torcedor e fazer parte deste Flamengo mais forte.

    No curto e médio prazo, temos projetos em fase de desenvolvimento. A visão é sempre criar novas plataformas de relacionamento com a torcida, em novos canais de vendas e recebimento.

    Bilheteria: Em 2013/14 alcançamos R$ 87MM. Projetamos cerca de R$50MM para 2015. Ou seja, a maior receita de bilheteria entre clubes brasileiros. Na final da última Copa do Brasil, o Mais Querido vendeu 100% dos ingressos de forma online, tornando possível também que todos os estados da federação brasileira estivessem representados no Maracanã. Um a verdadeira festa da democracia rubro negra!

    Há também um desafio de melhorar nossas margens líquidas de bilheteria para chegarmos mais próximos aos clubes que competem conosco. Temos cerca de 40% de margem líquida enquanto clubes como o Cruzeiro chegam a ter 75%!!

    O aumento de arrecadação é resultado de uma maior eficiência na precificação dos jogos, além da presença do sócio-torcedor com maior conveniência na compra e utilização de outras praças atrativas para o Flamengo.

    Patrocinadores: Em 2015 devemos triplicar as receitas em relação a 2012, chegando a cerca de R$120MM, com o uniforme mais bem remunerado do Brasil. Hoje, o Manto Sagrado vale mais de R$80MM/ano. As receitas de patrocínio cresceram de cerca de R$40milhões em 2012 para cerca de R$70MM em 2013 e mais de R$90MM em 2014.

    Desde meados de 2013, o clube voltou a contar com patrocínio master, o que não acontecia desde 2010. No mesmo período, outros clubes da série A do Brasileiro, inclusive em São Paulo, vem tendo dificuldades na captação o que, mais uma vez, qualifica o trabalho.

    A equipe também conseguiu captar um volume considerável de recursos incentivados, garantindo apoio aos esportes olímpicos e alguns novos patrocínios em menor escala com entrega em propriedades digitais. É um caminho inovador que pode abrir novas receitas para o clube no futuro.

    Lojas: No início de 2013, o Flamengo não obtinha receita com lojas oficiais. Geramos mais de R$2 MM de receita em 2013, cerca de R$3 MM em 2014 e esperamos chegar a R$4 milhões em 2015. Após extenso trabalho, criamos um modelo de relação comercial entre o clube e lojas. Hoje, temos mais de 50 lojas oficiais espalhadas pelo Brasil. Contratamos uma empresa para impulsionar a expansão, gerenciar o relacionamento dos lojistas com fornecedores e cuidar de todo treinamento e suporte aos lojistas.

    A marca “Nação Rubro-Negra” já chega a vinte praças e queremos ter 300 lojas até o final de 2017. O projeto será uma importante ferramenta de crescimento do programa Sócio-Torcedor e de vendas da adidas e de produtos oficiais licenciados. Recentemente, abrimos a primeira loja oficial de clube de futebol em aeroportos brasileiros: no Aeroporto Santos Dumont, um dos maiores fluxo do pais com mais de oito milhões de passageiros circulando em seus corredores por ano.

    Licenciamento: Conseguimos crescimento de receitas reduzindo a inadimplência dos parceiros e melhorando os controles de cobrança. Houve aumento da receita anual de R$3MM para R$5MM. No momento, procuramos estreitar e tornar mais eficiente as relações com os principais licenciados e com a ajuda da adidas, atacar segmentos que hoje não são abastecidos.

    No geral, tivemos um salto de arrecadação anual projetado de cerca de R$150MM, mas os recursos disponíveis para investimentos ainda são escassos.

    Vamos pagar em 2015 estes R$150 MM apenas para cobrir pendências do passado, como parcelamentos de impostos, acordos, penhoras e dívidas;

    O custo anual de manter o clube e todas as suas atividades levarão outros R$150MM.

    E por fim, manter-se em dia com as obrigações legais,trabalhistas, etc. custarão outros R$ 50MM.

    Fica claro que,independentemente das vendas de jogadores, já somos em apenas 2 anos a maior arrecadação do Brasil entre os clubes de futebol.

    Infelizmente, como temos um altíssimo custo anual para “pagar o passado e custear o presente” (em 2015,R$ 350MM/ano), o desafio de crescimento acelerado de receitas continua a nossa frente. Persistimos focados na busca de projetos que atendam aos pilares de geração de receita de forma rápida,recorrente e de baixo custo….

    Por isto não temos implementado tantas “ideias” que nos tem sido encaminhadas, todas “ações que o Marketing do Flamengo não prioriza…”.

    Reconhecemos que não divulgamos adequadamente tudo o que construímos,e por isto, pedimos desculpas. Falhamos em comunicar mas jamais em realizar. Pensamos que os fatos acima mencionados corroboram o que aqui afirmamos.

    E por fim, outra boa notícia: estamos perto do necessário equilíbrio para garantirmos um clube forte em todas as áreas, principalmente no futebol. As bases estão lançadas, serão fortalecidas e expandidas.

    2015 será ainda melhor para os verdadeiros rubro negros, aqueles que acreditam em nossa máxima de campanha: “Tudo pelo Flamengo,nada do Flamengo”!

    Desde já muito obrigado pela seu apoio e atenção,

    SRN,

    Luiz Eduardo Baptista & Equipe

  • FLA D+

    Exatamente isso estao ESTANCANDO A SANGRIA do Flamengo.
    O FLAMENGO esta no caminho certo, certissimo. E muitos adversarios e comentaristas sabem disso por isso ficam querendo induzir a torcida a exigir contratacoes milionarias para ver o FLA se endividar mais e mais ate cair, mas nao vao conseguir.
    O FLAMENGO esta ficando FORTISSIMO fora de campo e logo mais SERA FORTISSIMO DENTRO DE CAMPO tambem.
    Esse e o medo dos adversarios e de alguns comentaristas.

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    O futebol está uma porcaria, hoje 1º jogo da decisão da CB..e só a torcida do Galo presente no Horto, isso é muito sem graça, não acham?

    Então acho que esse bosta de Galo cagão deverá ganhar hoje, mas na final…ganhará a Raposa.

    Não sendo o Flamengo, não esquento quem vença; mas esse galo cagão tá se achando,e a raposa adora galinhas, vai papar!kkkk

  • Marcão Mengão

    A abordagem da diretoria está sendo bastante boa. Só que os problemas em campo por conta de um time de baixa qualidade por razões de economia faz com que nossa apaixonada e exigente torcida não entenda bem a questão quando o time não está ganhando. Claro que isso é incitado pela imprensa também. Ao contrário do que tanto falam em FlaPress, eu acho que a imprensa só mete o malho na gente o tempo inteiro, até por isso, só falam na gente…

    Queria ver essa diretoria reeleita e seguindo em frente com esse reforço grande vindo de fora do campo para, depois, entrar em campo com uma base sólida e acompanhado por um time capacitado, mas que recebe em dia e que não veio para o Flamengo às custas de novas dívidas, mas, sim, por capacidade do Mengão de andar com as próprias pernas em termos de finanças!

    Faltam 2 dias para mais um aniversário do Mengão! Meu presente? Mais DARF no Fla em Dia e mais um $ no Flamengo da Nação. Quem me acompanha?

    SRNs!

  • FLA D+

    O fla passou 19 anos sem ganhar o Brasileiro e sempre contratando jogadores com salarios milionarios se endividando pra pagar elencos milionarios que entravam dentro de campo e faziam igual esse elenco atual, nada melhor.
    Agora temos um elenco mediano com salarios medianos, mas por outro lado o FLA parou de se AFUNDAR EM DIVIDAS e comecou a paga-las.
    Eu prefiro 100 vezes o fla de hoje,que nao paga salarios milionarios e ainda tem que ouvir QUE FINGE QUE JOGA POR QUE O FLA FINGE QUE PAGA.

  • FLA D+

    O capeonato CARIOCA tem que ser mais curto, o estadual longo prejudica os times cariocas nas competicoes mais importantes.

    • Carlos Prates

      Amigo Fla D+

      O Carioca só serve para manter a hegemonia do estado, sacanear o arco-íris, e testar o que chamamos de base…
      Por exemplo: César…

      PS – Nossa sub-20 – a sub mais próxima do profissional – é ruim de doer…
      O Flamengo deveria resgatar Jayme e Andrade, para ocupar este importante espaço.

  • FLA D+

    O FLA devia ter 3 tecnicos

    1 para treinar os jogadores de defesa;
    1 pra treinar os jogadores de meio;
    1 pra treinar os atacantes.

    Exemplificando um determinado sujeito JOGOU COMO atacante ai se aposenta e vai ser tecnico da base e ENSINAR OS FUNDAMENTOS EM TODAS AS POSICOES. E como pegar um cara bom em MATEMATICA e coloca-lo para ensinar todas as disciplinas e depois culpar os alunos.
    Lembra que o GABRIEL(atacante)apos fazer um gol recentemente disse que havia recebido dicas do DAVID (atacante).
    Se um talento PARA ATACANTE na base tiver um tecnico que jogava como zagueiro ele vai subir pro profissional cheio de falhas em algums fundamentos. Se esse mesmo jogador tiver um tecnico na base que era atacante o DESENVOLVIMENTO do POTENCIAL dele sera enorme e ele vai subir pro profissional QUASE 100% pronto.

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo