A tática está boa. As peças é que falham



A partida da última quarta-feira, no Morumbi, foi bastante proveitosa para observar alguns pontos interessantes do time Flamengo. A disposição tática dos comandados de Vanderlei Luxemburgo, no empate diante do São Paulo, vale ser repetida, mas se deve trocar algumas peças para tentar alcançar o objetivo principal do clube, como o próprio treinador afirma, que é permanecer na elite do futebol brasileiro na próxima temporada.

A ausência de Eduardo da Silva foi sentida pelo Flamengo. A entrada de Gabriel não foi a melhor escolha que poderia ser feita pelo treinador. Apesar do lance do primeiro gol rubro-negro ter começado com Gabriel – vale ressaltar que foi resultado de uma jogada ousada, que deveria ser apresentada por todo jogador de futebol –, Vanderlei Luxemburgo tem melhores opções para colocar como titular, como Elton.

Na parte defensiva, o Flamengo também mostrou uma boa organização, conseguindo filtrar principalmente o trabalho de Kaká, que não teve liberdade para armar as jogadas. O retorno de Samir ao time titular foi válido, fazendo boa companhia ao Wallace. Agora, Luxemburgo, até quando você vai insistir em nomes como Arthur e Luiz Antonio? Não tem como continuar assim. É melhor, inclusive, que os dois não continuem na Gávea.

Vale destacar também que o lado esquerdo do Flamengo mais uma vez se destacou. A dupla formada por João Paulo e Everton vem rendendo bons frutos ao Rubro-Negro e deve permanecer. Já o lado direito, com o lateral Léo Moura… Bem, ele deveria fazer uma reflexão e ver que não tem mais condições de atuar bem frequentemente.

Enfim, o empate, dentro das circunstâncias, foi de bom tamanho. E que Luxemburgo veja esses pontos!

*Visão de Flamengo publicada na edição desta quinta-feira do Diário LANCE! RJ*



  • NIVALDO PEREIRA

    Prezados e ilustres flamenguistas,

    Porque futebol é apaixonante e um esporte e tão imprevisível, melhor ainda quando é FLA?

    Antes de começar o jogo São Paulo x Flamengo eu disse que o time paulista era o favorito e possivelmente o Flamengo jogaria para perder de pouco, mas no jogo vimos um Flamengo marcador fortissimo no segundo tempo e foi melhor que o São Paulo, merecia ganhar o jogo foi mais time e mesmo com erros de arbitragem contra empatamos um jogo dificil em 2×2.

    O proximo jogo contra o BAHIA tambem é muito dificil, a defesa do Bahia com Demerson e Lucas Fonseca é forte e o lateral esquerdo Guilherme Santos leva todas as bolas para linha de fundo e consegue cruzar, o resto é velocidade do Rafinha, velocidade do Barbie, etc

  • Caros R negros, será que dá pra acreditar mais nesse time? Pois bem, assim como o Nivaldo, eu achei que hoje ou melhor, ontem era noite de torcer pra não levar um sacode, ma o que vimos foi um time bem organizado e com vontade de vencer, mesmo na casa do adverssario poderoso que é o S Paulo. Poderiamos ter saido com a vitoria, perdemos oportunidades e fomos muito afobados em certos lances, o M Araujo chegou dentro da area e conseguiu cruzar pra ninguem, e o L Antonio, uma bola que veio como açucar pra ele e o bestado ao invés de parar a bola e só tirar o goleiro ele me pega de primeira, enfim senti realmente que perdemos mais dois pontos. O time todo foi bem, mas Arthur e L Antonio não sei pra que entraram, não estão no mesmo nivel dos outros, mesmo os capengas como J Paulo e Gabriel. E vamos que vamos pra boa terra e de lá já faço a previsão de tres pontos e partir pro G4, SRN.

    • FLAPENTATRIHEXATRI

      Caro Celio,

      Eu até que gostei do M. Araujo no jogo de ontem, ele é limitado, mas ainda sim, tentou dribles, principalmente no 2º tempo; mas o time como sempre pecou nas finalizações. Eu só fiquei + p. da vida, pq não se pode levar um gol daquele no final da partida…tem que “furar” a bola, não deixar fazerem cruzamentos, pq a nossa defesa é de altos e baixos; e aquele gol do Fabiano..”doeu o meu saco”!!kkk
      Aquela vitória seria maravilhosa, já ia fazer umas brincadeiras legais com uns amigos que tenho; sim, pq ganhar depois daquele roubalto todo, seria muito + gostoso, não achas?

      abraço

    • Zico

      Celio , insistentemente venho aqui dizer sobre esse medíocre jogador Luiz A. Por tudo o que fez contra a Instituição Flamengo e sua torcida , além de tudo que NUNCA CONSEGUIU FAZER em mais de 100 jogos com o manto. Esperar que ele tenha noção de chute é muito pra esse horroroso jogador.

  • julio

    Tah de brincadeira esse blogueiro??? empate foi de bom tamanho? deve ser um Babi só pode? depois desse assalto 2 penaltis e um gol anulado do mengão que estava na mesma linha… sem falar que o luiz fabiano ajeitou com o braço e isso ninguem fala!!! tem uma coisa de bom tamanho pra vc aqui seu blogueiro lixo!!!

  • jose raimundo prado

    A todos um bom dia: Táticamente o Luxemburgo definiu muito bem o Fla com o elenco que tem, que é fraco técnicamente. Mas o time não pode de se dar o luxo de permitir empates no final de jogo, como foi o resultado contra o Palmeiras ganhando de 2×0 com facilidade, o empate de ontem no final aos 45 min vencendo o jogo de 2×1 e poderia ter ganho de mais do São Paulo, pois houve oportunidades para isso. Foi prejudicado pela arbitragem contra o Flu quando Fred empurrou Chicão no gol dele próprio, a derrota para o Grêmio em pleno Maracanã no final aos 46 min já que o 0x0 já estava de bom tamanho e assim tem sido a campanha do Flamengo nesse campeonato brasileiro infelizmente.

  • NIVALDO PEREIRA

    Galera flamngista em todo o Brasil,

    Erros de arbitragem são normais mas quando a mídia começa a somente mostrar insistentemente erros em favor do Flamengo tenham a certeza que nos próximos jogos os árbitros que acredito não sejam por má fé vai errar contra nós.

    Não gosto de chorar arbitragem mas foi claro o empurrão do Fred no Chicão no gol de empate do Fluminen-C, ontem aquele penalty foi um escandalo, se houvesse a falta sera fora da área mas claramente o Samir vai mudando a trajetória do seu propiro corpo e não tem como ele nem tocar na bola no máximo a bola teria batido em sua mão, felizmente nosso goleiro consertou um erro crasso do árbitro, mas fica uma senção de quero mais acho que perdemos mesmo 6 pontos em 3 jogos contra Palmeiras que estávamos ganhando por 2×0, contra o Fluminen-C que caso não houvesse falta do Fred poderíamos ter ganho e ontem novamente assim contra o Palmeiras o adversário com um jogador a menos sofremos um empate aos 45, são 6 pontos perdidos o irrecuperáveis pois preferia ter perdido duas partidas e ganho apenas uma, seria os mesmos 3 pontos mais com uma vítórias a mais, vejam que empates consecutivos são péssimos.

    Mas domingo é BAHIA aqui em Salvador e estarei lá na Arena Fonte Nova, correria de contra-ataque é o forte do Bahia, RAFINHA e o lateral esquerdo Guilherme Santos são os pontos fortes dessa correria e se não marcar o lateral que é rápido o Léo Moura cansa rapido.

  • andrefla

    perdemos 6 pontos praticamente ganhos nessas tres partidas,muito pela fragilidade do nosso ataque que não consegue matar o jogo e gols bobos que nossa zagua vem tomando.acho que o vanderlei ontem vacilou ao colocar o chicão era para colocar o marcelo,para ganhar em estatura tentar cortar as bolas aereas ja que o são paulo colocou dois centroavantes bons na bola aerea.mas pelo elenco que temos esta de bom tamanho.VANDERLEI PELO AMOR DE DEUS ESQUECE ESSE ARTUR ELE É HORROROSO.

  • NIVALDO PEREIRA

    Galera flamenguista em todo o Brasil,

    Erros de arbitragem são normais no futebol mas quando a mídia começa a somente mostrar insistentemente erros em favor do Flamengo tenham a certeza que nos próximos jogos os árbitros que acredito não sejam por má fé vai errar contra nós.

    Não gosto de chorar arbitragem mas foi claro o empurrão do Fred no Chicão no gol de empate por 1×1 do Fluminen-C, ontem aquele penalty em favor do São Paulo logo no primeiro minuto do segundo tempo foi um verdadeiro escândalo, se houvesse a falta sera fora da área mas claramente o Samir vai mudando a trajetória do seu propiro corpo e não tem como ele nem tocar na bola, no máximo a bola teria batido em sua mão, felizmente nosso goleiro consertou um erro crasso do árbitro, mas fica uma senção de quero mais, acho que perdemos mesmo 6 pontos em 3 jogos contra Palmeiras que estávamos ganhando por 2×0, contra o Fluminen-C que caso não houvesse falta do Fred poderíamos ter ganho e ontem novamente assim contra o Palmeiras o adversário com um jogador a menos sofremos um empate aos 45, são 6 pontos perdidos o irrecuperáveis pois preferia ter perdido duas partidas e ganho apenas uma, seria os mesmos 3 pontos mais com uma vítórias a mais, vejam que empates consecutivos são péssimos.

    Mas domingo é BAHIA aqui em Salvador e estarei lá na Arena Fonte Nova, correria de contra-ataque é o forte do Bahia, RAFINHA e o lateral esquerdo Guilherme Santos são os pontos fortes dessa correria e se não marcar o lateral que é rápido o Léo Moura cansa rapido, o Bahia joga atraindo o adversário e asism como o Flamengo não tem um grande meia de ligação, mas procura sair rápido, tem sempre colocado o William Barbie no segundo tempo para meter correria em cima do cansaço do avdersário mas para mim o forte mesmo é o lateral esquerdo Guilhermne Santos, protege bem a bola e sempre passa pelos laterais adversários e consegue cruzar e este é o lado do Léo Moura, no meio o Marco Aurélios sempre tenta dribles e o RAFINHA que todos conheçem do Flamengo é velocidade e tem se destacado no time.

    • FLAPENTATRIHEXATRI

      Meu caro Nivaldo,

      Eu acho que o Rafinha não deverá jogar, pq ele está emprestado pelo CRF; a não ser que o Flamengo o libere, mas vou procurar saber disso, viu?

  • O Analista

    Prezados blogueiros,

    Ja disse aqui que com o sistema “pés-no-chão” armado pelo Luxemburgo e com aquela memorável sequencia de 5 vitórias consecutivas, o Flamengo JÁ ESCAPOU do rebaixamento, pois além do time estar pontuando (pouco, mas está), tem uns 6 ou 7 times, muito piores que o nosso (Bahia, Vitória, Coritiba, Criciuma, Palmeiras e Botafogo), que estão se esforçando de forma (in) competente para entrar ou permanecer na zona do rebaixamento, de forma que mesmo que o Flamengo se esforce, este ano não cairemos.

    ENTRETANTO, estou começando a ficar preocupado. Não com este ano, mas com o próximo.

    Como escaparemos do rebaixamento este ano, até em razão da parceria que é fraca, ficaremos pelo meio da tabela.

    Com isso, já escuto vozes dizendo que o time está no caminho certo…

    Sim, se continuarmos com esse time e comissão técnica, estamos no caminho certo, sim, mas para a segunda divisão no ano que vem.

    Senhores, não esqueçam… o Flamengo montou um time esse ano que é um dos piores de sua história recente.

    Agora, já ouço que o Paulo Vítor, um notório e conhecido frangueiro, já pode ser lembrado para a seleção… façam-me o favor…

    Na verdade, pensando na grandeza do Flamengo, ao final do ano, TODOS, eu disse TODOS esses pernas-de-pau que quase conseguiram a façanha de rebaixar o Flamengo, devem ser dispensados.

    Não tem um que deva continuar…

    Quer testar ? Cite um jogador (só um) do Flamengo, que seria titular nos quatro primeiros clubes colocados na tabela do Brasileirão (Cruzeiro, Inter, São Paulo e Grêmio)…

    Pois é… nenhum, não é ?

    Pois se não servem para os melhores, não servem para o Flamengo.

    Abs, galera.

    • Zico

      Analista , isso vai de técnico pra técnico. De opinião pra opinião. Com o limitadíssimo Felipão o Caceres seria titular. No Cruzeiro e Inter o Everton também! No Grêmio e Inter Da Silva seria titular. Viu , como é subjetivo. O ideal seria mesmo dispensar no mínimo 10 jogadores entre titulares e reservas. Mas e o valor das rescisões? E o valor de no mínimo 15 contratações , já que ´´dispensaram“ 10 e não temos reservas a altura , precisamos de no mínimo 5 reservas. E vão dar certo as contratações?? Acredito que 100% dos flamenguistas apoiavam a contratação do Gabriel , hoje 95% querem ver ele longe!!
      Pro ano que vem pra compor elenco , sobra uns 7 , 8 jogadores ainda!

      • Mauro

        Meu caro Zico,

        Concordo plenamente com você, e com relação ao ano de 2015 tenho quase que certeza que o LUXA
        vai fazer uma limpeza no plantel, quem assistiu o programa BOLA DA VEZ na ESPN o nosso presidente garantiu que teremos mais recursos para investir no futebol, vamos aguardar.

      • NIVALDO PEREIRA

        Meus caros,

        Analista tem razão em parte assim como o ZICO, com relação ao goleiro Paulo Victor um pouco de exagêro, longe de ser unanimidade como grande goleiro mas frangueiro é muito para ele embora em alguns gols tem-se a impressão que ele poderia ter pegado.

        Restante do time cito o passado do Léo Moura, pois não temos outro, o futebol do Paulinho ano passado, concordo também com o ZICO que técnico recupera alguns nomes, mas fazem desaparecer outros, caso do Gabriel que ví jogar aqui no BAHIA e tinha tudo para arrebentar no Flamengo até hoje nenhum técnico descobriu o quanto ele rendeu no clube baiano, o Eduardo da Silva tem feitos gols por isso ainda nem vi seu futebol apenas seus gols e o resto são jogadores comuns.

      • O Analista

        Estimado Zico,

        Permita-me discordar de voce em parte.

        O Everton seria titular no Cruzeiro no lugar de quem ??? O Cruzeiro já tem reservas a altura dos que são titulares.

        Talvez, o contrário seja verdadeiro: qualquer reserva do Cruzeiro hoje seria titular facil, facil no time do Flamengo.

        No caso do Inter, o Everton concorreria com Dalessandro, Alex, Aranguiz, Eduardo Sacha, entre outros, e com certeza esquentaria um banco.

        O Everton seria titular no Atletico PR, no Coritiba, Palmeiras, Santos, talvez.

        Com o limitadíssimo Felipão, que por sinal deu um nó no moderníssimo e ilimitado Luxembrugo, com certeza o Caceres não seria titular, pois além dos Fellipe Bastos, Riveros e Ramiro, eles ainda tem Wallace, Edinho e M. Biteco.

        Ademais, se nem no atual Flamengo o Cáceres se garante como titular, no meio dessa carência toda que temos, como ele seria titular em um clube bem posicionado no campeonato.

        O Eduardo da Silva não é titular nem do Flamengo, que dirá da dupla Gre-Nal que historicamente não costumam usar esse tipo de atleta…

        No mais concordo com voce…

        Realmente o valor das multas rescisórias pode ser um empecilho à faxina que o clube precisa fazer, mas quem sabe não aparecem outros clubes interessados em contratar as nossas bombas e com isso a gente pode se livras das multas ?

        Para o ano que vem, eu admitiria renovar com Canteros, Everton e por incrível que pareça, com Alecsandro.

        Grande abraço a todos.

        • Zico

          Analista , só pra fechar essa questão , Everton pode jogar tanto no meio quanto aberto pela esquerda , formando um time com Williams, Aranguiz, D`ale , Alex , Everton e Nilmar. (QUE TIME HEIN?!) Ou no meio no lugar do Alex . He-Man e Wellinton eles não querem de jeito nenhum,a ponto do narrador criticá-lo publicamente kkk… O Da Silva (que é titular você sabe ,apenas estava pegando ritmo e condicionamento) entraria no ataque junto com o Nilmar , ficando Everton e Alex pra uma vaga. Everton é mais jogador (HOJE) que Sacha,Otavio,he-man e Paulista ou não?!. Cáceres(??? não é titular??) também é mais jogador que todos os volantes que citou do Grêmio ou você trocaria ele pelo Bastos ?

    • NIVALDO PEREIRA

      Prezado Analista,

      Concordo sim em parte com tua opinião, se não cairmos esse ano e exaltarmos este time certamente em 2015 estaremos no mesmo dilema de segunda divisão pois tem sido assim com os chamados grandes clubes mal administrados, caso do Palmeiras por exemplo.

      Quanto ao Paulo Victor nem tanto assim, mas também não o considero frangueiro acho até que trata-se de um goleiro promissor, o Felipe sim precisava dar um tempo e ainda bem que ele não vai estar aqui contra o Bahia neste domingo senão é falha certa, aliás os goleiros do Flamengo costumam falhar em jogos contra o Bahia, todos eles lembro do Clemer e até do Júlio César.

      Concordo que o time é cheio de pernas de pau, exceção é o passado do Léo Moura e o futebol do Paulinho ano passado, não sei quem será atacante do FLA contra o BAHIA mas de fôr Artur ou Nixon o Bahia já ganhou o jogo, não tem como o LUXA ensinar estes caras a fazer gol..

  • Zico

    Só alguns pontos em relação ao jogo de ontem : O time jogou bem , apesar de ter esperado demais o são Paulo. Não entendo o que o Luxa quer ou espera do Gabriel. Simplesmente não dá! Não serve! Pega a bola e 99% das vezes toca pra trás! Não fez nada!! (Pra mim chutar pro gol e no rebote outro jogador fazer não tem NADA a ver) 90min inoperantes em campo.
    Arthur: alguém me diz o que se espera dele?? não é rápido pra contra ataque , não consegue prender a bola e nem os zagueiros , não ´´chama“ falta , enfim NADA!
    Alecsandro : viu o Luxa chamar o Elton , incrivelmente após , começou a correr. Nada além do gol. Luxa olha pro banco deve dar até desespero!!

  • NIVALDO PEREIRA

    Prezado Analista,

    Concordo sim em parte com tua opinião, se não cairmos esse ano e exaltarmos este time certamente em 2015 estaremos no mesmo dilema de segunda divisão pois tem sido assim com os chamados grandes clubes mal administrados, caso do Palmeiras por exemplo.

    Aliás goleiros do Flamengo contra o Bahia neste domingo costumam falhar em quase todos os jogos, todos eles lembro do Clemer e até do Júlio César, algumas tradições de mantém.

    Concordo que o time é cheio de pernas de pau, exceção é o passado do Léo Moura e o futebol do Paulinho ano passado, não sei quem será atacante do FLA contra o BAHIA mas de fôr Artur ou Nixon o Bahia já ganhou o jogo, não tem como o LUXA ensinar estes caras a fazer gol..

  • LUCAS

    Time ideal para jogar contra o Bahia seria o titular, que ao meu ver é esse:
    Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir(dúvida) e João Paulo; Cáceres(suspenso), Márcio Araújo e Canteros; Everton(dúvida), Eduardo da Silva e Alecsandro(suspenso).

    Com as suspensões e contando que Everton e Samir irão se recuperar, eu penso que o Luxa deveria mandar a campo o seguinte time: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Luiz Antônio, Márcio Araújo e Canteros; Everton, Gabriel e Eduardo da Silva.

    Como o Flamengo vai jogar fora de casa, e possivelmente o Bahia comece partindo pra cima, precisamos de velocidade no ataque. Colocando o Élton no lugar do Alecsandro vamos perder em velocidade e qualidade técnica, pois o Eduardo da Silva já voltaria no Lugar do Gabriel que é mais veloz e driblador, e o Élton é bem mais lento e menos técnico do que o Alecgol. Penso que jogando sem centroavante, ao menos no primeiro tempo, não perdemos a velocidade eainda teremos um bom finalizador na área, não tão alto, mas técnico e com mais mobilidade do que o Élton. Sem um centroavante, a única coisa que perderíamos é o chute a gol de fora da área, mas levando em conta que o time já não chuta a gol com um centroavante em campo, não faz muita diferença, não é isso q tem definido os jogos e nos dado algum ponto, mas sim a velocidade de contra ataque, as triangulações perto da área e as bolas cruzadas, rasteiras ou levantadas, pra isso não precisa de centroavante lento, mas de um cara técnico como o Eduardo da Silva, e dois caras velozes pelas pontas, que são Everton e Gabriel.

    SRN

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Meus caros Flamenguistas,

    Hoje é outro dia, os nervos já se encontram nos lugares; realmente faço muitas brincadeiras para extravasar a tensão dos jogos do Flamengo no próprio dia, e desculpem as “loucuras momentâneas”, ok.

    Agora vamos ao que interessa: em questão de pontuação depois da chegada do Luxemburgo, acho que estamos bem, saímos da lanterna, e hoje somos 10º; esses jogos fora de casa são complicados, e o Luxa tem tirado “leite de pedra”, ontem mesmo fez uma mudança com o Gabriel que deu certo, jogando-o para o lado esquerdo, e por ali o Mengão quase que deitou e rolou, e não saíram + gols, por causa da tal afobação. Eu tenho reclamado muito do João Paulo, mas uma coisa é certa, no apoio, em cruzamentos ele é bom; mas no quesito marcação, é pavoroso. Em comentários acima, falaram sobre quais jogadores podem sair ou ficar; e alguns dos jogadores já estarão sem contratos no final deste ano; e já acho que a Diretoria deve estar revendo muito esses rendimentos desses jogadores, para que juntamente com o treinador avaliar e tomar decisões; mas já soube de um amigo Conselheiro, que haverá cortes e tb já tem algumas contratações em pauta para 2015. E penso que não adianta por enquanto opinarmos nesse sentido, pq não tem decisões concretas, exatamente pelo campeonato em andamento, e que poderia afetar + ainda aos atletas envolvidos, concordam?
    Digo isso pq cada um de nós já tem os seus “desafetos em mente”, são opiniões que atendem ao limitado elenco que temos, muito justo!

    ps…E vejam como é o futebol: deixamos de ganhar 10 pontos..( derrotas para o Gremio em casa, Goiás, mesmo mando deles, o jogo foi fora e com torcida a nosso favor, contra o Palmeiras, jogo ganho no 1º tempo, não segurou, e ontem contra o São Paulo, resultado na mão); então esses 10 pts somados aos 31= 41 pts…G4 hoje!…mas o “se” não joga; porém fizemos 5 vitórias consecutivas, e seria apoteótico!

    E agora segundo o nosso amigo Nivaldo, vamos pra + uma decisão, e na “terra” dele…Alô Bahia, o Mengão tá chegando!!

    abraços

    • NIVALDO PEREIRA

      Então meu caro FLAMENTA, isto mesmo chamei de cada jogo uma decisão a partir do Vanderlei, eis que chega Salvador, esta cidade belíssima que tem uma grande legião de torcedores do Flamengo.

      Decisão para que os neurônios de todos fossem aguçados, o que não poderia era permanecer nas 3 rodadas pós Copa do Mundo em último lugar do Campeonato Brasileiro, como não me passou pela cabeça o nome do Vanderlei que me pegou de surpresa, achei que poderia dar certo exatamente por ter sido Vanderlei Luxemburgo já parecia ser um ex-técnico em atividade parado e sem clubes.

      Que o time é limitado isto é assunto batido, todos reconhecem inclusive o próprio Vanderlei, agora para ele Vanderlei será mesmo mais uma decisão jogar contra o BAHIA, isto porque na última vez treinou o Flamengo e enfrentou o Bahia, empatou um jogo em Salvador por 3×3 e perdeu em pleno Engenhão para esse mesmo Bahia por3x1, detalhe é que no papel o FLA era superior ao BAHIA

      Bem, o que posso assegurar é que após a vitória de ontem por 1×0 sobre o Sport é que empolgação tomou conta da torcida tricolor, domingo na Arena Fonte vai ter pressão de torcida e time dentro de campo mas o Flamengo pode, se souber é claro tirar proveito disso, mas se der espaço perde jogo.

      BAHIA x FLA é sempre um clássico, a torcida do Bahia associa o rubro-negro carioca ao rubro-negro baiano(Vitória) por isso faz sempre jogo de empolgação e de muita rivalidade. O bom goleiro Marcelo Lomba se efetivou tricolor, a zaga é boa tanto faz TITE, LUCAS FONSECA ou DEMERSON são bons zagueiros, o lateral esquerdo GUILHERME SANTOS muito bom no apoio, tens uma passagens rápidas e quando a bola chega nele levanta a cabeça e sabe o que faz, o meio campo tem 3 volantes, o ataque com KIESA, ora entrando o William Barbie para dar correria, Bahia quer o contra-ataque.

      Interssante que ano passado recordo bem o time do Mano Menezes quando anunciado a escalação sem o Gabriel a torcida do Bahia vibou, um torcedor ao lado disse: ganhamos o jogo afinal o FLA tem time fraco e realmente foi um passeio por 3×0 para o Bahia com direito a falhas de Felipe e tudo mais, no final a torcida do Bahia gritou: ÃO! ÃO! ÃO! SEGUNDA DIVISÃO! GABRIEL deve ser titular.

      • Raulnei Cerqueira – Salvador / Ba

        Amigo Nivaldo…,

        Essa partida do ano passado na Arena é de triste lembrança para mim pq estava la.
        O pior fui com uma galera de torcedor do Bahia q são meus amigos e com uns 4 torcedores do Flamengo, chegamos na Arena mais cedo tomamos aquela velha cervejinha na ladeira da fonte e nos dividimos os torcedores do Bahia pra seu lado e nos fomos para a torcida do Flamengo.
        E aiiii…veio o fatídico 3 X 0 pro Bahia, e isso ñ foi o pior, pior foi na saída ter q aguentar os amigos tricolores…., mais isso é passado e sei q no Domingo vamos a forra da derrota sofrida no ano passado.
        Quanto ao jogo é como vc falou, a torcida do Bahia associa o Rubro-Negro carioca ao Vitoria e isso deixa os nervos bastantes acirrados dentro e fora de campo.
        Concordo com o q vc falou, depois da chegada de G Kleina ao tricolor baiano, o time deu uma ajeitada, mais pra sua informação o Kieza ñ joga no domingo, suspenso pelo 3º cartão amarelo.
        E o Marcelo Lomba vem falhando com frequência em alguns jogos, inclusive no BA X VI achei q ele falhou nos 2 gols do Vitoria.
        Ehhhhh…isssooo…vamos esperar o Domingo e rezar para q o Everton se recupere.
        E Euuuu…ñ vou ousar em nem passar perto da Arena Fonte Nova, já basta a derrota do ano passado.

        SRN

        • FLAPENTATRIHEXATRI

          Meus caros Baianos,

          Depois desse jogo de ontem, acho que não podemos temer ninguém, jogo é jogado; inclusive tinha escrito: se o Flamengo fizer um bom jogo pode ganhar lá do São Paulo, e foi por pouco..e merecia ter ganho, mas é do futebol. Não vejo o Bahia como um time forte; a única coisa desfavorável para o Flamengo, será a torcida do Bahia, que sempre incentiva e tb enche o estádio, assim como a nossa lá no Maracanã…enfim, cada jogo é um jogo, não é?

          abraços

          • NIVALDO PEREIRA

            Tens total razão meu caro FLAPENTA, mas como baiano e também torcedor do BAHIA digo que o tricolor sempre cresce para cima do Flamengo, acho que ninguém mais do eu que lembra jogo a jogo do Flamengo aqui em Salvador, até mesmo o nosso grande craque ZICO tinha dificuldades aqui contra o Bahia, mas isso são outros tempos e não voltam mais, só ainda não assistir jogo FLA x BAHIA aí no Maraca, todo ano eu ensaio;

            Hoje o Vanderlei Luxemburgo é mais time que o Bahia, desejava muito que o Flamengo chegasse a Salvador já livre de qualquer possibilidade de risco, até mesmo para ter tranquilidade para a Copa do Brasil, mas o jogo será difícil eu te asseguro.

            Mas, como voce disse com muita propriedade e conhecedor profundo de futebol, cada jogo é um jogo e por isso futebol é apaixonante, o BAHIA não é um time forte mas costumo não desprezar algumas tradições em futebol, por exemplo:

            Ano passado eu disse que se sou técnico do Flamengo arrumo um jeito de não colocar o Felipe em campo contra o Bahia, aí o Felipe que já criou rivalidade com a torcida do Bahia sempre falha contra o tricolor, tomara que o Paulo Victor se saia bem..

            Enfim, costumo dizer que depois do BA x VI, o grande jogo de Salvador é sempre BAHIA x FLAMENGO para mim o 2º maior clássico do Norte e Nordeste do Brasil.

          • FLAPENTATRIHEXATRI

            Perfeito meu caro!…mas só uma curiosidade: o coraçãozinho tá + pra aí ou pra cá?kkk

            ps..se tiver dúvida, não precisa responder, viu?

            abraço

  • mario

    Realmente, ARTHUR é um ZERO A ESQUERDA, NUNCA VI ESSE MERDA FAZER UMA JOGADA SEQUER, todas as vezes que entra é a mesma coisa, o TIME passa a jogar com 10, ele é a nova versão do NEGUEBA, só que branco. Quanto ao outrio bosta do L ANTONIO, JÁ ESTOU CANSADO DE FALAR, NAUM DEVERIA NUNCA MAIS VESTIR A CAMISA DO FLA DEPOIS DAQUELE PAPEL RIDÍCULO, mas o profexô é muito mascarado, insistente por demais, naum acietas opinião quanto mais vc fala mais ele faz as mesmas burradas.

  • NIVALDO PEREIRA

    Então meu caro FLAMENTA, isto mesmo chamei de cada jogo uma decisão a partir do Vanderlei, eis que chega Salvador, esta cidade belíssima que tem uma grande legião de torcedores do Flamengo.

    Decisão para que os neurônios de todos fossem aguçados, o que não poderia era permanecer nas 3 rodadas pós Copa do Mundo em último lugar do Campeonato Brasileiro, como não me passou pela cabeça o nome do Vanderlei que me pegou de surpresa, achei que poderia dar certo exatamente por ter sido Vanderlei Luxemburgo já parecia ser um ex-técnico em atividade parado e sem clubes.

    Que o time é limitado isto é assunto batido, todos reconhecem inclusive o próprio Vanderlei, agora para ele Vanderlei será mesmo mais uma decisão jogar contra o BAHIA, isto porque na última vez treinou o Flamengo e enfrentou o Bahia, empatou um jogo em Salvador por 3×3 e perdeu em pleno Engenhão para esse mesmo Bahia por3x1, detalhe é que no papel o FLA era superior ao BAHIA

    Bem, o que posso assegurar é que após a vitória de ontem por 1×0 sobre o Sport é que empolgação tomou conta da torcida tricolor, domingo na Arena Fonte vai ter pressão de torcida e time dentro de campo mas o Flamengo pode, se souber é claro tirar proveito disso, mas se der espaço perde jogo.

    BAHIA x FLA é sempre um clássico, a torcida do Bahia associa o rubro-negro carioca ao rubro-negro baiano(Vitória) por isso faz sempre jogo de empolgação e de muita rivalidade. O bom goleiro Marcelo Lomba se efetivou tricolor, a zaga é boa tanto faz TITE, LUCAS FONSECA ou DEMERSON são bons zagueiros, o lateral esquerdo GUILHERME SANTOS muito bom no apoio, tens uma passagens rápidas e quando a bola chega nele levanta a cabeça e sabe o que faz, o meio campo tem 3 volantes, o ataque com KIESA, ora entrando o William Barbie para dar correria, Bahia quer o contra-ataque.

    Interssante que ano passado recordo bem o time do Mano Menezes quando anunciado a escalação sem o Gabriel a torcida do Bahia vibou, um torcedor ao lado disse: ganhamos o jogo afinal o FLA tem time fraco e realmente foi um passeio por 3×0 para o Bahia com direito a falhas de Felipe e tudo mais, no final a torcida do Bahia gritou: ÃO! ÃO! ÃO! SEGUNDA DIVISÃO! GABRIEL deve ser titular.

  • Mauro

    CAROS AMIGOS FLAMENGUISTAS,

    Não podemos esquecer que amanhã o ”ORGULHA DA NAÇÃO’, estará disputando um título Mundial a tarefa é dificílima, mais pensamente positivo.

    Vamos Flamengo,vamos ser campeão,vamos Flamengo.

    SRN.

    • NIVALDO PEREIRA

      FLA deveria vestir a camisa amarela e representar o Brasil.

      • FLAPENTATRIHEXATRI

        Meus caros,

        Esse jogo será uma parada duríssima, pq eles já vem treinando desde agosto, e tem muitos Americanos no elenco, apesar de serem de Israel; mas vamos ganhar, nossa torcida merece.

        ps…mas quem já devam estar aflitos, são os vascaídos daquela banda podre do tal do Casaca, que curtem o Eumico Mijando, viram?kkkk

        • NIVALDO PEREIRA

          Ah! claro que se depender da banda podre deles do Euro-vice Mijando já podemos comemorar.

          Falar em Euro-vice, nem sei se vc lembra de Estadual de 1999, Romário ainda no Flamengo e Euro-vice já vinha acertando sua volta ao Vasco tudo por conta do incompetente baiano Edmundo Santos Silva, o Romário fazendo corpo mole e dando aquele migué para sair do Flamengo por cima afinal tenho um amigo aí no Rio de Janeiro que me garantiu Romário é Flamengo, mas o Euro-vice Mijando, grande bandido do futebol chamou o baixinho e prometeu regalias e eleição garantida, fim do Estadual e do lado dos bandidos estava o Edmundo.

          Jogo final do Estadual e Romário cumpre o acordo com o vice Euro-vice e dá aquele migué e sai de campo, o time do Euro-vice jogava pela empate e aos 37:34 do segundo tempo uma falta que Rodrigo Mendes ajeita com carinho e manda no cantinho de Carlos Germano, FLA 1×0 finalzinho de jogo e Romario comemorando com o coração para depois ir para o vasco, de lá para cá foram só comemorações em cima do vice-da-gama, 1999, 2000 e 2001, FLAMENGO TRI-CAMPEÂO CARIOCA DE FUTEBOL EM CIMA DOS BANDIDOS.

          • FLAPENTATRIHEXATRI

            Eu estive em todas essas decisões no Maraca, viu?

            abraço

  • NIVALDO PEREIRA

    Meu amigo FLAPENTA agora meio deixou apertado, não que não possa responder, claro que posso pois adoro o FLAMENGO, nascí em Salvador-Bahia e como disse primeiro time é sempre assim voce não esquece mais nunca, prefiro sempre que o FLAMENGO não tenha que desclassificar o BAHIA ou vice-versa.

    Mas aqui em Salvador tenho obrigação diária de defender o FLAMENGO, prefiro claro que nem BAHIA e nem FLAMENGO sejam rebaixados e se tiver que dá empate para salvar os dois torço pelo empate, mas se tiver que um ganhar o outro para salvador os dois torço para um ganhar o outro, digamos assim último jogo FLAMENGO já livre do rebaixamento e BAHIA precisa ganhar do MENGO, torço para o BAHIA, se for o oposto torço para o FLAMENGO.
    Sempre digo sou BAHIA e FLAMENGO contra todos, inclusive Seleção.Grande abraço amigo.

    • FLAPENTATRIHEXATRI

      Desculpe meu caro, apenas fiz uma brincadeira; mas claro que o amigo tem que ter um sentimento por um clube da sua terra Natal; e como sou do Rio de Janeiro, só torço para o Flamengo, pq vc sabe: se para 1 já é muito cansativo, imagine pra 2, não é?…e depois tem que fazer “continhas”, certo?kkk

      ps…inclusive o Flamengo já salvou o Bahia uma vez, e mandou um daqui pra segundona, lembra?kkk

      abraço

      • NIVALDO PEREIRA

        kkkkkk.

        Claro, claro, lembro.

        Grande abraço garoto, mas acho que domingo será um grande jogo e se o Flamengo tivesse um grande atacante ou grande meia aí seria muito difícil para o Bahia.

        Se ganhar do BAHIA cada vez mais distante da confusão, vai criar fôlego para Copa do Brasil que não estão tão difícil assim não.

        Na minha modesta opinião é se distanciar da zona de baixo e partir com tudo para Copa do Brasil sempre com o time primeiro marcando forte para depois atacar, aí vamos ver até onde iremos, pois futebol como voce mesmo disse “cada jogo é um jogo”.

  • Sergio

    O Leo Moura está precisando de um descanso, mas o seu reserva o Leo não está disponível. O Luis Antonio já teve todas as oportunidades . Não consegue acertar uma bola no gol. O Arthur pode ter mais algumas chances, assim como o Marcio Araujo.

  • Cris

    Perdemos 3 pontos do quarteto cor de rosa, e pior a midia esta fazendo campanha contra o flamengo, ontem alem de não encostar nas bonecas que era falta, o arbitro mal intencionado deixou os auxiliares comandar o roubo, pense no odio que sentir desses bambis, querem ser campeões kkkkk, agora sei pq o ganso não é lembrado pelo Dunga, esqueceu o futebol no santos, se pega pressão do meu mengao limitado vai ganhar de quem, podem tentar mais não irao conseguir nos vê na segundona, mais se quiserem vão na Gavea na segunda. Flamengo sempre.

  • Cris

    Alguém pode me dizer pq o Luxa tirou o Cárceres se o mesmo ja nao ia jogar o próximo jogo, ja sei era pro Arthur ruim demais da o gol pra os bambis, Luxa quer velocidade coloca o Nixon e não essa coisa.

    • FLAPENTATRIHEXATRI

      Minha cara Cris,

      O Luxa fez essa substituição, pq como o São Paulo havia ficado com 1 jogador a menos; não precisaria de tantos volantes; então resolveu botar + 1 atacante para tentar ganhar o jogo, e quase conseguimos, não foi?

      abraço

      • Cris

        Disso eu sei, mais tinha que ser nosso melhor marcador?, tantos volantes ruins e tinha que ser Carceres, e logo o Arthur, teria que colocar o Nixon que é melhor na velocidade, mais vai entender, o Luxa gosta demais de volantes, pelo amor de Deus.

  • julio

    Meus amigos Rubro Negros…
    Acho que teremos muitos problemas para esse jogo contra o Bahia hein??? da pra colocar o Elton no lugar do alecsandro, 6 por meia duzia… só que não tem substituto nem pro carceres muito menos pro evertom? se o eduardo da silva não voltar então vai ser Eltom, gabriel e Arthur ou seja perigo nenhum de gol… e agora que o samir tinha voltado achei que ia ter uma dupla de zaga mais segura o chicão falhou feio nos ultimos jogos, o gol do luiz fabiano quem tava plantado no chão e de costa pro atacante?? ele denovo se o samir e o carceres não tivessem saido duvido muito que teriamos tomado aquele gol no finalzinho!!!

    • NIVALDO PEREIRA

      Prezados flamenguistas,

      Se o time do Flamengo jogar sem Everton, Carceres e apenas com Elton isolado, mesmo com Gabriel que parece viveu sua melhor fase mesmo no Bahia, vai ficar praticamente impossível ganhar do Bahia aqui na Arena Fonte Nova.

      BAHIA motivado vai meter correria e contra-ataque a cada êrro de passe do Flamengo. Acho bom o Luxemburgo se precaver em todos o sentidos pois jogar com Nixon e Artur é jogar com 2 a menos.

      • Mauro

        Meu caro amigo Nivaldo,

        O Flamengo vai jogar fechadinho na defesa, buscando o contra ataque, jogando por uma bola e vamos ganhar do seu BAHIA por 1×0 . kkkkkkkk

        Abraço amigo.

        • NIVALDO PEREIRA

          Grande Mauro,

          Tens razão, o Flamengo vai jogar fechadinho e tem que ser assim nesta era Luxemburgo afinal foi assim que saímos da posição inimaginável de Lanterna por 3 rodadas, mas uma decisão.

          Imagina você nascido em Salvador, primeiro clube o BAHIA, mas também só tenho como segunda opção de clube no Brasil o C.R.FLAMENGO nem mesmo a Seleção Brasileira é prioridade para mim como torcedor de futebol, mas imagina todas as vezes que tem jogos do Flamengo em Salvador eu vou ao estádio seja contra o BAHIA seja contra o Vitória, quando o FLA entra em campo é normal a torcida do Bahia vaiar, aí num desses jogos eu levantei e batí palmas mesmo sendo contra o Bahia, o faço sempre levanto e bato palmas, um torcedor ao lado me olhou com aquela cara que voce imagina..kkkkkk
          Apenas Bahia e Flamengo

          • Mauro

            Realmente é difícil para um Flamenguista ver ser time entrar em campo e não se manifestar…

  • NIVALDO PEREIRA

    Mas claro, se der FLAMENGO perdí para meu time, aí não tem essa de aborrecimento não.

    kkkkkk……

    Se pudesse BAHIA nunca jogava contra FLAMENGO e vice-versa, você imagina se ainda tivessa uma final de Campeonato Brasileiro e BAHIA x FLAMENGO disputando o título?

    • Mauro

      Meu amigo,

      Uma coisa é certo, eu não queria esta em sua pele, porém tem uma grande vantagem você seria campeão Brasileiro de qualquer maneira…
      SRB

      • NIVALDO PEREIRA

        Graças a DEUS torço para dois clubes de massa e de muita tradição no futebol brasileiro, claro que a nível nacional o FLAMENGO tem muito mais torcedores que o Bahia.
        BAHIA BI-Campeão Brasileiro 1959/1988, o FLAMENGO HEXA-CAMPEÃO BRASILEIRO 1980/1982/1983/1987/1992/2009.

        O BAHIA tem praticamente o dobro de títulos regionais em relação ao rival, o Vitória.

        Primeiro time a ganhar o Campeonato Brasileiro e primeiro a disputar a Taça Libertadores das Américas, desbancando nada mais nada menos do que o todo poderoso SANTOS de Pelé.

        Ainda criança tenho o maior orgulho de ter visto a estréia do EDU, irmão do nosso grande craque ZICO contra o Flamengo, num amistoso entre BAHIA x FLAMENGO com um golaço de bicicleta do Eduzinho.

        Em 1971, eu ainda bem menininho devia ter uns 6 anos e ví a reinauguração do Estádio da Fonte Nova com dois jogos, na preliminar jogaram BAHIA x FLAMENGO placar foi 1×0 para o BAHIA com gol do ZÉ EDUARDO que também jogou no Flamengo, no jogo principal Vitória x Gremio jogavam quando ocorreu um barulho de que o estádio estava desabando, ainda bem que não desabou pois tinha mais de 100 mil pessoas no Estádio. Recordar é viver!

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo