Diário de viagem: Preparação importante para o time



A estadia do Flamengo aqui em Curitiba está sendo importante para os jogadores. O intenso trabalho de preparação, visando o jogo de hoje à noite, contra o Coritiba, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil – o LANCE!Net transmite todos os detalhes a partir das 19h -, é essencial para o sucesso do time na competição. O técnico Vanderlei Luxemburgo e a comissão técnica rubro-negra sabem desses detalhes e vem chegando nas cidades dos jogos fora da equipe com dias de antecedência. Considero até que essa preparação é um trunfo do Flamengo nesta boa fase na temporada, com a sequência de quatro vitórias.

Em relação aos torcedores, a expectativa é grande. No treinamento de ontem, na Cidade Industrial de Curitiba, tive a oportunidade de conversar com alguns rubro-negros que acreditam em uma classificação tranquila para as quartas de final por conta do Coritiba estar destabilizado pela troca de comissão técnica. Sim, isso é um fator que pode desconcentrar os jogadores da equipe paranaense, mas é necessário levar em consideração o que acontecer em campo. Isso por conta do elenco do Coritiba poder querer mostrar serviço ao novo treinador e, assim, vir a dificultar a vida do Flamengo na busca da classificação para a próxima fase.

Agora é esperar para ver o que irá acontecer na soma dos dois jogos – hoje, aqui em Curitiba, e na próxima quarta-feira, no Maracanã.

*Enviado especial a Curitiba (PR)*



  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Eu acho que o Luxa está fazendo o certo: que é poupar alguns jogadores, justamente para mantê-los jogando, evitando com isso aquela famosa visita ao DM; e dando + oportunidades aos que ficam no banco. A fase anda boa, e o torcedor tem + que apoiar, pq depois vem gente reclamando: “não gosto desse, daquele, não é”?
    Qualquer competição no Brasil é difícil, ontem mesmo o Vasco empatou com o ABC em s. Januário, e o havia ganho lá no campo deles. Agora mesmo li uma notícia que o todo poderoso Manchester United da Inglaterra fez a maior vergonha na Copa da Inglaterra, perdeu de 4 x 0 para um time da 3ª divisão de lá, e quem acreditaria nisso, não é?

    Vamos lá Mengão, mostra tua cara, cara de vencedor!!…SOMOS FLAMENGO!!

    Vamos lá Chicão, Samir, Gabriel, Eduardo da Silva…vamos tentar + 1 vitória..SOMOS FLAMENGO!!

    FLAMENGO ATÉ MORRER!!

    • Raulnei Cerqueira – Salvador / Ba

      Caro Flapenta………

      A unica coisa q me deixou preocupado foi a escalação do L Moura, como vc mesmo falou com 2 competições parelhas esses jogadores q ja passaram dos 30 é q vão sentir mais.
      E do jeito q o mengão esta jogando, exigindo muito pulmão acho q ” A corda esta esticada ao máximo “, e quem logo vai sentir são os q já passaram da casa dos 30.
      O problema é q o Léo depois que chegou ao Flamengo vive no DM, até respondi pra vc essa semana q o Runco esta intrigado com o caso dele, e depois de vários exames sem detectar nada, marcou ontem uma avaliação odontológica pra ver se descobre algum foco dentário no jogador.
      Qto ao resto esta certíssimo em escalar esse time alternativo, temos q guardar nossas forças para o Brasileirão, e a fuga da degola.

      ABS……..e SRN.

      • FLAPENTATRIHEXATRI

        Grande Raulnei,

        Eu li sua resposta meu camarada Baiano, acho que esse jogador virou um problema para o clube, não faz a mínima questão de jogar, já parei com esse cara; e de repente deve estar indo pras noitadas, a gastar seu ótimo salário, viu?
        E o clube vai ter que arrumar 2 laterais, nem que seja da série B, pq o Léo Moura não aguentará muito tempo e o João Paulo ficou único na lateral, e improvisações é uma faca de 2 gumes, digo:
        se tivéssemos 2 reservas, já jogaríam hoje, certo?…pq a defesa vira problema, sem eles; porém do meio pra frente tá legal. E quanto a sair da degola, isso é o mais importante neste momento.

        abraço amigo

  • NIVALDO PEREIRA

    Penso que estamos apenas empolgados com a subida na Tabela, mas não dou asas a minha empolgação não, sou contido e tenho analisado tudo, jogo a jogo, decisão por decisão e tenho que certeza que o Luxa deve estar contendo esta empolgação dentro de campo e no olho de cada jogador, eles(jogadores) são os únicos que não podem e devem se empolgar.

    Falei que a única missão de Luxemburgo era tirar o Flamengo da zona de rebaixamento dada a gravidade da situação de 3 rodadas na zona de rebaixamento com o Ney Franco, portanto cumprida esta missão o resto é lucro tanto para o Flamengo e muito mais para o Vanderlei Luxemburgo que retornou com outro perfíl, com muita malícia agora e menos discurso.

    Porque mais para o Luxemburgo? porque sei que ele deve estar de olho na Copa do Brasil que começa hoje contra o Coritiba e sei perfeitamente que ele é mestre neste tipo de competição, mas sei também que ele sabe que sua missão importante é afastar o FLA da zona de rebaixamento e isto ele está absolutamente consciente e preparando o time decisão por decisão, domingo é a 7ª e assim será até a última rodada, mas sei que no fundo no fundo ele quer muito mais que isso, alguns jogos eu e a nossa imensa torcida queria muita ganhar que é o caso do Corinthians do Mano, não conseguimos engolir aqueles 4×0 do ano passado que levamos lá em São Paulo com o Mano como nosso técnico, também do próximo domingo contra o Vitória lá no Barradão que tem a volta do Escudeiro, ano passado levamos 4×2 lá no Barradão portanto não podemos esquecer que vamos enfrentar Ney Franco que foi o técnico que mais expôs os jogadores do Flamengo como ruins peladeiros, portanto não seria bom para noso ego interromper essa sequencia de vitórias exatamente contra Ney Franco, claro ganhar do FLU é sempre bom, é nosso rival, mas esses jogos são pontuais, sao jogos enche o orgulho nosso.

    Nivaldo Silva Pereira
    SALVADOR-BAHIA

  • vamos lá Mengão e nada de dar chutões para se livrar da bola. e tbm nada de querer correr atrás da vitória na casa deles… deixe eles correrem para perder logo o gás. deixe o time seguro na nossa defesa… armar as jogadas e sair sem pressa e medo pro ataque. mais articulado para quando perder a bola… não haver surpresa e dar contra ataque a eles. faça jogada certa para a vitória sair naturalmente… não vamos forçar nada. deixe isso com eles para eles se cansar. aí no segundo tempo ou a parti da metade deles. o Mengão passe a dominar e vencer com mais facilidade. nada de desespero jogando na casa deles. é dar o passe certinho e deixe o jogo rolar ! vamos vencer esse jogo. basta fazer uma bela jogada. palpite: 3X0 pro Mengão. fui!

  • LUCAS

    Futebol é mesmo algo que transcende o campo da exatidão, da proporcionalidade e da probabilidade. Não sobrevive no mundo da bola aquele que não considera o “se” e não se prepara para o improvável, pois ao contrário de diversas áreas do nosso cotidiano, o “se” no futebol é algo que pode e deve ser levado a sério. A equipe que não utiliza o “se” como norte para todo planejamento, busca por desempenho e construção de táticas e elenco, corre o sério risco de sofrer quedas, decepções e quebras inesperadas de planejamento.

    Dito isto, o Flamengo que a tempos não vinha sabendo utilizar essa partícula, agora, na era Luxa, tem se utilizado muito bem do “se”. Pois não tem se deixado levar pelos excelentes resultados dentro de campo para almejar algo que ainda não se pode alcançar e não tem contado com o momento para pensar ser algo que ainda não é. E tem assim refreado a euforia prejudicial (não a boa) de jogadores e torcida, isso tudo muito por conta da boa administração que vem fazendo o Luxa na comissão técnica e frente ao seu elenco. Digo “seu” porque ele definitivamente tomou conta dos jogadores, tem o elenco na mão e os conhece, amigavelmente e sadiamente se relaciona, mas friamente os utiliza como se estivesse movendo peças de xadrez, e esse é o grande mérito do Flamengo até aqui. Utilizar o “se” em benefício próprio, contendo o uso desta palavra quando é para conter, como nas expectativas exacerbadas, e o utilizando quando é prudente e oportuno utilizar, na análise das situações de jogo e características de desempenho do time e do individual de cada um no elenco.

    O jogo contra o Coritiba na Copa do Brasil é um grande exemplo de como isso tem sido feito de forma acertada no clube, pois corre-se o risco calculado de um resultado que não a vitória por conta da escalação de reservas. Mas e “se” empatar? É ruim? não! E “se” ganhar? É bom? Não, é excelente. Pode acontecer? Pode, claro que pode. O Luxa soube usar as peças, alterou o esquema e isso talvez faça com que o time renda menos, mas também pode fazer render o suficiente para não perder, e isso é bom, é de bom tamanho. Poupa-se jogadores importantes, dá-se chance para suplentes ganharem ritmo e competitividade, e isso tudo com um risco muito, mas muito pequeno de sairmos derrotados. Pode acontecer a derrota? Pode, mas já está no script, o risco já foi calculado e este “se” já entrou na conta. Se vencer, veremos que o planejamento tem sido cumprido, qualquer que seja o resultado, pois mesmo não sendo o foco principal nesse jogo , não se enviou um time incapaz, e conseguimos assim a vantagem por considerarmos e respeitarmos o “se” do futebol.

    Desde o começo o Luxa deixou claro que a prioridade é o brasileirão e lutar para sair da confusão, e com este “se” sendo bem manuseado, com o time não fazendo pouco dos adversários pelo bom momento vivido, deixando de lado o oba-oba e partindo pra cima, concentrado e determinado, não tem outro caminho se não as conquistas, ainda que não o título nacional ou da copa, mas a conquista do orgulho de ser rubro-negro, e de termos um time pronto para iniciar o ano de 2015 de forma descente e digna.

    Preparando a torcida para pouco, fazendo-a cair na real, Luxa confiou em sua competência, no grupo e promoveu uma conformidade geral que mais conscientizou do que atrapalhou, e conseguiu mobilizar os fãs do clube para que chegassem juntos caso queiram um algo mais, e é isso que tem acontecido. E vamos assim até o próximo título agora, com todos os “se” possíveis, e ainda que seja só no ano que vem o levantar do caneco, estamos fechados com esse grupo, fechados com o Luxa e com o Mengão.

    Rumo ao Hepta 2015! rs E “se”?

    SRN!

  • já que gostam de comparar quem tem a maior torcida do Mundo e já estão careca de saber que é a nossa. que foi, é e sempre será a nossa torcida do Mengão a maior do mundo. não tem pra ninguém!… então podem fazer todo ano e verá que daqui pra frente que a diferença só ira aumentar a nosso favor. então vamos falar do jogo de hoje. em primeiro lugar, o luxa está certo de poupar gás dos jogadores para gastar depois quando precisar. segundo: com isso ele pode saber por ex.: o Croata e o Mugni estão resolvendo entrando no segundo tempo. então continuem assim agora se eles entrarem desde o inicio de jogo e estiveram bem marcados e se com isso cansarem de jogar num jogo. e o Mengão precisar vencer ou virar um jogo ? então quem pode ser a opção ? então nada melhor para o luxa mexer agora no time para aproveitar a mexida para poupar e observar toda a equipe. pois temos que saber como está e poder contar com substituições. bora Mengão vamos vencer hoje. fui!

  • ESTA DOMINADO E O NOSSO LEMA É VENCER!, VENCER, VENCER. FUI!

  • To gostando dw vê vc agora Marcos, temos que botar o time misto mesmo, porque no returno vamos ter uma sequência muito difícil de jogo,.

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Isso é um teste…

  • NIVALDO PEREIRA

    A luta pela TETRA da Copa do Brasil começando sem pretensão alguma de conquista, mas o FLA tem que entrar com o pensamento de vencer sempre qualquer competição.

    O momento é de focar apenas no Brasileirão, mas é sempre uma competição com gosto de quero mais final somos os atuais TRI-CAMPEÕES da COPA DO BRASIL 2013.

    Portanto apesar de pouca ou nenhuma pretensão boa sorte ao Flamengo, boa sorte a Vanderlei Luxemburgo, boa sorte aos jogadores que vão entrar e que pretende vestir esta camisa para fazer história no futebol e fazer história no futebol é vestir o manto sagrado do Flamengo.

    Jogar futebol é igual em qualquer parte do mundo, jogar no C.R.Flamengo é diferente de tudo.!

  • NIVALDO PEREIRA

    Hum! Coritiba 1×0 FLA, lembrou-me a zaga do Ney Franco, mas tudo bem vamos lá..

    Não pode é tomar mais gols, senão complica o jogo de volta.

  • so agora consegui ligar o meu pc e sou contra os 3 zagueiros principalmente com CHICÃO

    LUXEMBURGO esta começando a inventar, com o NEY não deu certo não vai dar com o

    LUXEMBURGO,
    time não jogou nada no 1ºtempo neste 2ºtempo tambem não, o gol do CORITIBA jja era

    previsivel e o LUXEMBURGO coloca este CAMTEROS que ate agora não vi nada demais.

  • 3 zagueiros não tem jeito

    o LUXEMBURGO poderia ter modificado mais não deixou os 3 zagueiros

    levamos um vareio de bola.

    mais ai vem a desculpa pela derrota a prioridade e o BRASILEIRO,

    pode ate ser mais não invente mais porque neste momento sofremos 1 penalti

    esta derrota de 3 a 0 o culpado foi o LUXEMBURRO.

    quando deve elogiar tudo bem mais quando faz besteira tem que ouvir.

  • NIVALDO PEREIRA

    Vixe! infelizmente baixou o espírito do Ney Franco no Luxa, não ví o jogo mas respeitando o sempre atento Ruy carlos, o FLA levou um vareio de bola do Coritiba e goleado por 3×0.

    3 – 5 – 2 ???

    Disse acima que o primeiro gol me lembrou a zaga do Ney Franco, enquanto eu querendo enterrar de vez o Ney Franco, aí vem o Luxa e ressuscita o Ney Franco?

    Estamos fora da Copa do Brasil, então voltamos para o nosso foco domingo contra o ex-enterrado Ney Franco e hoje o ressusciatdo Ney Franco pelo nosso Luxemburgo, vamos jogar contra o Vitória-BA aqui em Salvador e continuo com a 7ª decisão do Luxemburgo.

  • 3 a 0 foi pouco e o LUXEMBURGO esta perdendo uma otima chance de ser campeão da

    copa do brasil pelo FLAMENGO 8 JOGOS APENAS.

    ESTOU CHATEADO E AO MESMO TEMPO ALEGRE POR SABER QUE ESTA FORÇAÇÃO DE BARRA

    DE COLOCAR O CHICÃO NÃO VAI MAIS ACONTECER.

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Eu já esperava por um resultado desse, o Luxa está abdicando dessa CB, com a sua escalação. E agora pra mim já era; mas tb tem uma coisa de bom: como a situação do clube no Brasileiro é ruim, é melhor pular fora mesmo, pq evita um monte de viagens desgastantes, e o foco fica só no Brasileiro, pq a situação ainda não está boa; infelizmente essa é a nossa realidade atual.

    ps…mas não vamos desanimar, bola pra frente, né não?

    SRN

  • FLAPENTATRIHEXATRI

    Eu venho sempre afirmando, esse negócio de improvisações não dá certo; e hoje ficou bem claro, que o Samir não pode jogar como lateral e muito menos o seu Luis Antonio, e minha gente, esse Amaral é dose!

    ps…Uma coisa é certa, não temos elenco para 2 competições, mesmo que seja de tiro curto, pq a nossa situação no Brasileiro não permite; lógico que tem a partida de volta, e o Coritiba pode jogar mal e perder de goleada e sair, coisa que não acredito, pq acho que o Luxa vai botar um time misto de novo, pq no sábado seguinte já tem o último jogo do 1º turno contra o Gremio no Maracanã. E em sua entrevista ele tb comentou sobre a tabela que vem a í no 2º turno, serão uns 10 jogos seguidos, só de clássicos, e vai ser complicado; pq temos que sair logo do sufoco e conseguir os pontos suficientes para escapar da degola. E infelizmente vai ter que abolir a CB este ano, e ele pode ter razão; portanto não devemos cruxificá-lo, viu Ruy?

    boa noite Nação!!

  • Marcão Mengão

    Caríssimos,

    Acho até engraçado ler aqui que “não pode improvisar”, “não tem que inventar” e similares. Só uma pergunta: se o Léo Moura e/ou o João Paulo não puderem entrar em campo por suspensão ou contusão, quem são mesmo os reservas deles? Não respondam Everton nem Samir pro JP, nem Paulinho ou Luiz Antonio pro LM. Nenhum deles é LATERAL. Tampouco venham me falar em Léo, esse aí tá bichado. Pois é, meus caros, NÃO TEMOS LATERAIS RESERVAS. E outra: não jogamos com 3 zagueiros. Jogamos com 2, já que o Samir estava improvisado na lateral, assim como o Luiz Antonio. Então, jogamos SEM LATERAIS. Ponto final.

    Por conta do que escrevi acima, eu acho corretíssimo o Luxa fazer experiências com o time na CB, já que ela não é prioridade. Não perdemos por culpa direta dele. Perdemos por lances de felicidade do coritiba e infelicidade da nossa zaga. Se tivesse sido só 1×0 pra eles ou 0x0, ninguém ia estar aqui condenando o técnico ou coisa parecida. Porém, perdemos de 3×0, situação difícil, lógico que a Nação não gosta de perder, ainda mais com uma diferença complicada de reverter como essa. Mas alguém aqui aposta alto que já era, que já estamos eliminados?

    Outra coisa: o Brasileiro é um campeonato longo e cheio de complicações, por isso, é importante termos opções e adaptações para o caso de jogadores suspensos ou machucados, mais um motivo para o Luxa fazer testes no time. Por exemplo, se o Everton não jogar, entra quem? E se o Eduardo não jogar? E se o Marcelo não jogar? O Canteros? A resposta de alguém aqui vai ser Gabriel, Alecsandro (ou Elton), Wallace (Samir ou Chicão) e Márcio Araújo (Muralha)? Se tiver que ser algum desses, como entrosá-los se não são titulares? Com um treino por semana? E treino só não rende, tem é que jogar! Tem que ganhar ritmo, entrosamento, confiança etc.

    Por último, até concordo com quem defende o uso do 3-5-2, mas eu acho que só podemos fazer isso se tivermos os DOIS LATERAIS TITULARES jogando, do contrário, fora de cogitação. E eu penso que um teste interessante seria botar o Chicão como líbero nessa formação, pois ele tem experiência, bom passe, visão de jogo, vai ter cobertura de um zagueiro de cada lado e ainda guarda uns gols de falta. Principalmente se o Cáceres não puder jogar, acho muito melhor opção do que entrar com Muralha ou Amaral como volante… aí, teríamos um trio no meio campo que seriam Canteros-Mugni-Everton, que podem jogar adiantados quando tivermos a bola e/ou marcando a saída adversária ou voltando no pique quando estivermos sem a bola ou sofrendo contra ataque. Fato é que assim teríamos 3 atrás mais 2 laterais e o Canteros chegando pra marcar, com 2 jogadores ágeis, Everton e Mugni, para puxarmos contra ataques, junto com um ataque que pode ter o Paulinho e o Eduardo, além de 2 laterais que podem acompanhar as jogadas. Acho uma boa proposta, mas só como alternativa.

    SRN’s

  • NIVALDO PEREIRA

    O Luxa falou em riscos calculados mas não precisava correr tanto risco assim ao ponto de ser goleado por 3xo do mesmo Coritiba que dias atrás ganhamos dentro de Coritiba por 1×0.

    Repito não assistir ao jogo, mas quem assistiu garante foi o time, tática e jogadores do Ney Franco em campo, Samir de lateral? perde-se um zagueiro e um lateral ao mesmo tempo.

    Luiz Antonio? melhor ele lá nos balcões da Justiça contra o Flamengo, levamos um vareio.

    3 – 5 – 2??? acho que o luxa exagerou, talvez esse seja o Luxa que conheço querendo….

    Enfim, eliminado Copa do Brasil, agora vamos enfrentar NEY FRANCO que ontem baixou seu espírito em Luxemburgo, Ney que enterrou nosso Flamengo, Ney que rebaixou nosso Flamengo, vamos ver se o Luxemburgo não vai se abrir, se escancarar para levar 3×0.

  • NIVALDO PEREIRA

    O Luxa falou em riscos calculados mas não precisava correr tanto risco assim ao ponto de ser goleado por 3xo do mesmo Coritiba que dias atrás ganhamos dentro de Coritiba por 1×0.

    Repito não assistir ao jogo, mas quem assistiu garante foi o time, tática e jogadores do Ney Franco em campo, Samir de lateral? perde-se um zagueiro e um lateral ao mesmo tempo.

    Luiz Antonio? melhor ele lá nos balcões da Justiça contra o Flamengo, levamos um vareio.

    3 – 5 – 2??? acho que o luxa exagerou, talvez esse seja o Luxa que conheço querendo….

    Enfim, eliminado da Copa do Brasil, agora vamos enfrentar NEY FRANCO que ontem baixou seu espírito em Luxemburgo, Ney que enterrou nosso Flamengo, Ney que rebaixou nosso Flamengo, vamos ver se o Luxemburgo não vai se abrir, se escancarar para levar 3×0 do Vitória lá no Barradão

  • bem, levar de 3XO lá com a torcida deles fazendo pressão o tempo todo… foi um risco calculado. agora eu não estou preocupado cm isso. pois no maraca a pressão da nossa torcida vai ser o dobro. será um jogo de que agente devolve esse placar no primeiro tempo. e no segundo tempo nós metemos mais uns 2 jogos. porque eu digo isso ! é porque vai ser o jogo da classificação para as quarta de final. perder lá pra mim não fede e nem cheira. a minha preocupação era algum titular se machucasse… como se machucou o croata. então o Croata tbm era para ter sido poupado tbm. ele é a peça chave para entrar no segundo tempo junto com o Mugni. vamos jogar na pressão como eles fizeram lá e tentar fazer um gol a cada 15 minutos do primeiro tempo. tipo assim: o primeiro gol os 15, segundo até os 30 e o terceiro gol até o final do primeiro tempo. e não quero saber de copa do Brasil agora não… e vamos lutar com o time titular para vencer o vitória lá na Bahia.vamos acabar com essa maratona de jogos fora e pegar esses caras no maraca para eles verem o que é bom para tosse! não vamos esquentar a cabeça. pois esse placar só foi construído por causa do gol contra do L. Antonio e tbm de um penalti feito de bobeira. então sou mais o Mengão devolver com juros esse placar. ainda estamos no lucro. pois em 6 jogos pelo Brasileiro… ganhamos 5. e estaremos aguardando o Coritiba em casa. então fui!

  • quis dizer que agente no maraca mete 3 gol e no segundo tempo fazemos mais 2 gol e não jogos. fui!

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo