Uma relação entre a razão e a emoção



Após a derrota para o Botafogo, o que ficou marcado foram os aplausos e o apoio da torcida rubro-negra a um time que havia acabado de tomar uma virada em um clássico. Jayme de Almeida chegou a dizer que as atuações haviam resgatado os torcedores. Mas ontem ficou bem claro que essa relação de amor é na base do “eterno enquanto dure”. Quando a equipe não atuar bem, será cobrada.

Já cantava Barão Vermelho em “Flores do mal” que a “A mesma mão que acaricia, fere”. E sobrou até para Jayme de Almeida, outrora aclamado e ontem chamado de burro.

A sorte é que a retórica também pode ser considerada verdadeira. Bastou Hernane desempatar o jogo que vaias, críticas e xingamentos foram esquecidos e os aplausos voltaram a dar o tom na arquibancada. Lembra-se do Jayme, aquele treinador burro? Pois é, também deixou de ser.

Nesta relação entre emoção e razão vive a torcida rubro-negra. Mas que fique claro que: se quer aplausos, é bom vencer.

(Por Alexandre Araújo)



  • Carlos Prates

    Amigo Alexandre,
    Se Elias não levantar uma placa para a Nação, anunciando que está esgotado, o estádio inteiro vai vaiar quem está na linha técnica.
    Seja Jayme de Almeida ou Rinnus Michels…
    Partindo do princípio, que a passionalidade da torcida é o fator mais contundente na relação razão/emoção, em 99%, a razão é sempre secundária e efêmera.
    Não dura nem 95 minutos!!!
    Torcedor fanático, doente, apaixonado… é um desafio para o pleonasmo.
    Na maioria das vezes, ele nunca tem razão.
    Partindo das sábias palavras do Apolinho: “se errar é uma besta, se acertar, é bestial”.
    Ontem, ao substituir Elias por Val, Jayme provou o próprio veneno vindo das arquibancadas.
    “Ela”, só vai entender o que aconteceu, nas entrevistas nos vestiários.
    Lembro ao amigo, que mesmo ao perder para o Botafogo, nosso ex zagueiro AINDA continua invicto, desde que assumiu.
    O futebol (e neste caso até a razão desaparece), nos desorienta. Mesmo dominando e perdendo gols absurdos, merecíamos vencer.
    Razão, é a faculdade que temos, em julgar, compreender.
    Como “usar” isso, tomando gol de empate aos 33 minutos, numa 4ª feira, chovendo, contra o Bahia, no Maracanã, e estando na marola da Z4????
    A emoção vaiou o Jayme, e a razão, consagrou o Hernane.
    O que mais interessa pra Nação, é ver a Z4 de binóculo.
    Se isso não estiver acontecendo, a razão não terá lugar no nosso dicionário.

    SRN’s

    • Mauro

      Sábias palavras Sr. Carlos Prates, e ainda dizem que FLAMENGUISTA não tem cultura.Parabéns
      SRN

      • Carlos Prates

        Grande Maurão!!!

        O problema é que o arco-íris é de amargar.
        Além de muito mal informado…
        Usam a Internet pra jogar Tetrix…

        Numa pequisa feita pela Pluri Consultoria, com sede em São Paulo, somos a torcida mais alfabetizada entre todas.

        Confira a lista dos dez primeiros no ensino superior:

        Flamengo: 17%

        Corinthians: 13%

        São Paulo: 11%

        Palmeiras: 9%

        Cruzeiro: 5%

        Vasco: 4%

        Grêmio: 4%

        Internacional-RS: 3%

        Santos, Atlético-MG, Botafogo-RJ e Fluminense: 2%

        “O mais interessante dessa pesquisa é a escolaridade e renda da torcida brasileira. Os mais alfabetizados, os mais ricos… Se você pensou na torcida são paulina, está errado. O Flamengo aponta também nessa parada como o vencedor absoluto”…

        Evidente, que isso tem muita relação com nossos 40 milhões de torcedores.
        O que significa, a população do Estado de São Paulo. O maior estado da Federação.

        Abraço, parceirão.

        • fernando alves

          Meus caros amigos urubus pluri consultoria fez uma pesquisa e mostrou as torcidas do urubu e lastimão como as mas cultas do país. É isto kkkkkkkkkkkk parabéns valeu pela informação. Agora diga-me a sigla pluri significa;

          Pessoas que Ludibria Urubus Retardados e Imbecis. É isto ou estou enganado.

          • claudio

            Está aí o que vc queria Fernando, vcs só tem 2% dessa cultura; então vc tem + ou – uns catilibuzios desse percentual, já te agrada biba bostafoguense?hahahahahha
            se tiver dúvidas, vai ter que ir la em São Paulo pra reclamar, certo?hahahahha

    • Cris

      Carlos, eu também quase tive um ataque do coração quando vi a troca de Elias por Val, pensei, vamos tomar a virada, o Leo Moura até que enfim resolveu aparecer no momento certo, que alivio, só que ainda não consigo entender o Jayme, se ele chama o adversário pro nosso campo para sairmos em contra ataque porque não coloca o Rafinha, o A. Santos no segundo tempo anda em campo junto com CE, a troca deveria ser A. Santos e CE por L. Antônio e Rafinha, pra segurar uma vitória é um Deus nos acuda, faz logo a troca nos primeiros 15 minutos e deixa o jogo rolar, a nossa zaga vacila demais, todos os outros times fazem os gols que nossos jogadores não fazem, o Leo pegou uma bola sozinho na área o que ele fez, tocou pra trás, porque não chutou no gol, o Paulinho é ótimo jogador mais não tem pontaria, vamos finalizar mais e parar de querer fazer gols bonitos, o que vale é bola na rede, quanto aos desfalques, tragam alguém da base pra colocar no lugar de J. Paulo, garanto que qualquer jogador é melhor que ele, essa ruindade não marca e nem cruza direito, A. Santos não faz diferença e Chicão coloca o Gonzales de volta, e vamos pra cima das galinhas que também jogará desfalcada. Sempre Flamengo.

      • Carlos Prates

        Cris,
        Na verdade, estamos jogando sem 3 jogadores: João Paulo, Cadu e André Santos…
        Dentro do contexto, e TODOS marcando por eles, estamos caminhando.
        A insistência com Cadu, tem nome e endereço: Pelaipe e Carlos Leite.
        Contrato terminando, salários de 550 mil e a “vitrine” ainda não funcionou…
        Compreensível! Mas não aceitável.
        André Santos, é o SE que não deu certo.
        Lembro, que a conjunção só é válida quando falamos em futuro.
        No passado e presente, é apenas uma expectativa frustrada.
        Tanto André Santos quanto Chicão, são refugos. Ex em atividade.
        No esquema que estamos jogando, com Paulinho de lateral, ala e 2º atacante, Rafinha enfraqueceria nosso meio. Já que jogamos com 2 mortos no setor.
        Amaral, Elias e Paulinho, se viram nos 30, pra carregar Cadu e André Santos nas costas.
        Rafinha joga praticamente como ponta. SE… os mortos não fossem titulares, e no lugar deles, 2 jogadores em forma, sua opção seria muito acertada.
        Não morro de amores pela bola do Luiz Antonio. Mas reconheço que ele está acordando do sono eterno.
        Estamos na conta do chá! Qualquer coisa que sair (até mesmo JP), fará falta.
        Como torcedor, tenho apenas 3 metas.

        1 – Seguir na Copa do Brasil, por ser a única chance que temos este ano de chegar a uma Libertadores.

        2 – Começar o ano de 2014 sem Wallim, Pelaipe e Carlos Leite no “elenco”.

        3 – Não cair em hipótese alguma. Jamais!!!

        Grande Cris.
        Do Atlético Mineiro (42) pra baixo, e faltando 9 rodadas, pode acontecer qualquer coisa.
        Na minha opinião, é bom não fazer muita marola pra não entrar água pelo nariz…

        SRN’s

        • Zico

          Carlos, como em 90% dos casos concordo com você no que diz respeito aos 3 ´´participantes“. Quando citou o Elias , volto a falar, não é aquele jogador decisivo de outros jogos (o FLA também né?) mas está fora de posição. Não rende. Ele é volante e não meia. A troca ontem foi inadmissível!! Teremos um grande reforço já que JP não jogará.
          Tenho 2 grandes preocupações: 3 vitórias e o ano que vem, pois o que temos de base formada é o Léo, Samir, talvez Elias e Hernane, vamos ver até onde a fase dele termina. E não sei se o Jayme é retranqueiro ou o que ele faz é por causa da falta de jogadores.

          • Carlos Prates

            Zicão!
            Elias entrou na vaga que não temos desde o Pet! Falar em meia no Flamengo, é o mesmo que falar pro vento.
            Os caras são bons em contratar volantes e zagueiros…
            Hoje, na minha opinião, O CARA é o Paulinho.
            Elias, por correr muito, já está com a gravata de fora.
            Com toda razão!
            Corre por ele, pelo Cadu e pelo André…
            Desde a Copa São Paulo venho falando isso. As promessas que EU acredito, são: Rodolfo, César e Samir.
            Uns 4 jogadores top, mudariam taticamente o Flamengo.
            Jayme está mantendo o pouco que tem, e jogando pra conta do chá.
            Armou um biombo de 5 no meio, troca passes, e só sai no bote certo.
            Não cair este ano, é a nossa grande meta.

            Abraço, irmão.

          • claudio

            Grande Prates, nem preciso escrever muito com relação aos seus comentários, pq vc é muito conhecedor, aí é ” chover no molhado”, tudo perfeito!

            abraço ao brother!

      • claudio

        Cris, qt ao J.paulo , concordo plenamente, pq ele é muito fraco, mas já qt ao Andre Santos, nem tanto assim, pq ele não é ruim, pode estar sem as condições fíiscas ideais, mas tem melhorado; inclusive saiu do seu lançamento o 1º gol de ontem. O Carlos eduardo sabe jogar, mas está sem condições físicas, pq tem ido muito pra night. O grande problema do elenco hoje, é justamente a falta de reposição, elenco muito justo. Eu tenho passado isso pro Ruy Carlos, o garoto Adryan, que ele gosta bastante, acho que ainda não está no seu tempo de titularidade; alguém do Flamengo, deveria chamá-lo para uma conversa, e saber o que se passa com ele, acho esse garoto muito afoito, e de repente isso poderia melhorar no seu rendimento. E na questão do Rafinha, uma incorpada melhoraria bastante, pq ele é muito franzino, apesar que o Zico qd começou tb era, mas aí era o Zico, outro departamento. SRN

  • fabio

    fato

  • Carlos Prates, se for verdade com certeza deverá ser a que tem também o maior índice de analfabetos, tudo é proporcinal, e vcs como gostam de ser os maiorais em tudo, fica com essa também. Framengo é igual a grama, tem em tudo que é lugar.

    • Carlos Prates

      Verdade!
      A pesquisa foi tirada de um site da Pluri Consultoria.
      Se bem, que foi matéria da globo.com há algum tempo.

      Os outros 83%, alguns em níveis aceitáveis de alfabetização, e outros não.

      Exemplo! 48% dos torcedores do Flamengo tem 2º grau completo…

      Apenas trocaria a palavra maiorais…por maioria…

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Abraço.

      • claudio

        Meu caro Prates, veja o que esse sr. Flumiquinho se preocupa, fala sério?

        Sr. Carlos, vcs são sempre repetitivos com essas babaquices, o teu clube tá fedendo, tá quase na zona, e sua preocupação é com o Flamengo e sua torcida, acorda?

  • Zico

    Sinceramente, me arrisco a dizer que o Léo é o melhor lateral do Brasil tanto na esquerda quanto na direita. E entre o Léo e o Maicon, Jean e o próprio Rafael( Manchester) sou mais o Léo.

    • Carlos Prates

      Perfeito!
      Jogador MUITO injustiçado.
      Faz tempo que sobra como lateral direito.
      Quando não joga, o time tem muita dificuldade pra atacar.
      Praticamente, TUDO começa com ele…

      • claudio

        Grande craque, sabe que vc tem razão; pq a experiência vale demais, né mesmo?

        ontem então naquela arrancada, foi fundamental para o gol da vitória, e o dever de casa cumprido. SRN

  • LUCAS

    DEPOIS DO EMPATE DO BAHIA E PENSEI QUE O TIME TINHA SENTIDO O GOL E PENSEI ATÉ QUE O FLAMENGO IA PERDE A PARTIDA.

    • Carlos Prates

      E sentiu, Lucas!!!

      Acontece, que dia 28 é dia de São Judas Tadeu…

      O cara já está dando uma ajudinha…

      KKKKKK

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo