A falta que o Maracanã faz



Lembro como se fosse hoje daquele 30 de junho de 2007. Era a primeira vez que via um clássico carioca fora do Maracanã. Estava mal-acostumado. Era de arrepiar ouvir o duelo de cantos das torcidas antes dos jogos, sentir o estádio tremer. Faltavam dez minutos para começar um Botafogo x Fluminense, com o Engenhão lotado.

Lembro como se fosse hoje da sensação de vazio que fiquei. Escalado para trabalhar na inauguração do Engenhão – que na época ainda não tinha nenhum clube gestor –, mesmo no meio do estádio, não conseguia ouvir o duelo. Parecia que estava assistindo pela televisão. Frio.

Lembro como se fosse hoje que lembrei da primeira vez que vi o Maracanã lotado. Não pude evitar a comparação. O colorido ainda estava na arquibancada, o brilho, não.

Lembro como se fosse hoje do dia em que o Maior do Mundo se fechou para as obras da Copa. E lembro até hoje de uma sensação que, temo, nunca mais vou sentir quando ele reabrir, bem mais moderno.

Lembro como se fosse hoje de tudo o que passei no Maraca. Da primeira vitória, do primeiro título, da primeira cadeira solta que sentei, da primeira namoradinha que levei, do primeiro sufoco que passei, da primeira voz rouca, do primeiro abraço de comemoração em um cara que nunca tinha visto.

Lembro como se fosse hoje e jamais deixarei sair da memória as lembranças daquele estádio mágico, que nunca será igualado por nenhum outro. Podem surgir várias arenas muito mais pomposas, mas nada chegará perto daquele gigante. Ah, velho Maraca, que falta que você faz na minha vida…



  • marcio

    A falta que o Maraca faz ao futebol do Rio é fora do comum. Já são três anos. Ao longo dos últimos 40 anos, devo estar próximo, se já não estou com 1000 jogos assistidos no Maraca. Para se ter uma idéia, nunca fui ao Engenhão, por achar aquilo uma obra desnecessária e que não tem identidade com o Rio… um galinheiro. Sou absolutamente contra a Copa do Mundo. Problemas diversos tem o Brasil para se preocupar com estádio de futebol. O Maraca estava ótimo depois do Pan. Agora ficou inviável para nossos clubes, que arrecadam em real, e não em euro ou libra. Pior não é fazer a obra, pior é manter. O Rio poderia ter sido agora tetracampeão brasileiro, pois Flamengo, Fluminense e Vasco chegaram na rabeira do Timão, sem Maraca, no ano passado. Corínthians, além de ganhar estádio novo com dinheiro público, não perdeu o Pacaembu durante esses três anos. Enfim, nosso ex-presidente não é corinthiano? O maior colégio eleitoral não é o Estado de São Paulo? Não perderam nem Pacaembu, nem Morumbi. Cadê Mineirão? Cadê Maraca? E outros…

  • jovemfla_saogonçalo

    nada melhor doq a torcida do mengão lembrar,a q mais fez a festa naquele estadio

  • FLAPENTATRIHEXA

    Falta o Maracanâ, falta TIME, falta presidente, enfim falta tudo ao nosso querido Flamengo.
    Acabei de assistir ao 1º tempo do jogo contra o porco, caraio! que tiem ruim esse do Mengão; não tem nenhuma criação, tudo afobado, ainda bem que já estamos fora de rebaixamento, pq esse time é de segunda, pqp!..e o V. Love de cara com o gol perdeu outro, eita inhaca braba!
    Minha gente, tá fhoda realmente; e o pior que com esse negócio de eleição, o planejamento pra montar um time melhor está indo pra cucuia. não sei pq o Dorival não testa mais os garotos, esse é um jogo que só interessa pro palmerda; sinceramente já não estou gostando desse técnico, já estou vendo que o ano que vem teremos fortes emoções, pqp!

    obs: O ataque do Fla só marcou até agora 35 gols em 36 partidas, caraca é muito pouco pro nosso grandioso clube. Alguma coisa tem que mudar, muda logo Mengão, pq tá fhoda!!SRN

    • marcio

      Cara, se tem 4 times que tem a folha de pagamento maior que a do Flamengo nesse campeonato, é muito. Acho que só uns dois, já sem Ronaldinho. O time comemora que ficou na primeirona e acha que está bom. Será que a diretoriado Flamengo faz o certo de estar com os salários em dia? Os caras dizem que não conseguem trabalhar direito com 20 dias de atraso. O salário de alguns ali dá pra eu receber um salário por ano tranquilaço, vivendo bem. Se chegar atrasado no trabalho… rua… Mais de 15 dias doente… INSS. Alguém tem que dar um jeito nisso.

  • Julinho DF

    Arrgghhhh!!!….Vou vomitar. O Flamengo tá entregando nitidamente o jogo para os porcalhões….

    QUE NOJOOOOOOO !!!!!!!!!!!!

    • marcio

      Também achei Julinho DF. Flamengo só correu atrás depois que o Bahia fez o gol.

    • FLAPENTATRIHEXA

      Eu concordei plenamente, o Paulo Vitor deu o gol de bandeja pros porcos, nítido de entrega; pois ele que justamente vem fazendo boas defesas, nessa foi com mão de maionese claríssima.
      E ainda depois o tal do Maikon Leite perdeu um gol feito, mas a sina dos porcos continua, acho que não tem mais jeito.
      Eu estou muito triste com essa situação do nosso clube, uma vergonha dessa diretoria de bosta, querer renovar contratos de Leo Moura e Renato Abreu, já não são mais jogadores pro nosso clube, falem sério?
      DIRETORIA VERGONHA!..DIRETORIA NEFASTA!..DIRETORIA DE BOSTA!

      Falta muita ambição pra esses merdas, será que não estão vendo que esse elenco não é pra Flamengo, pqp!.. IBSON, R. ABREU, RAMON, WELLINGTON, CLEBER SANTANA, HERNANE, entre outros..caralho são tudo merdas, não podem vestir essa camisa, não podem!! SRN

      • marcio

        Este time não é bom, mas Botafogo e Vasco são muito piores. O Santos, não fosse o Neymar, estaria rebaixado. Só tem seis times melhores que o Flamengo no papel. Acho esse time mais “sem-vergonha” do que ruim. Acho tudo reflexo de como a diretoria trata as coisas. Time muito vagabundo, no sentido de vagabundo mesmo, não de ruim. Todo mundo se pergunta o “porquê” dos atletas ainda quererem jogar no Flamengo. Claro, melhor boquinha do mundo. No Barça é que não vão querer, porque tem um cara que liga as 11 da noite para cada jogador pra saber se já estão em casa. Neymar já cortou o cabelo porque acertou na Espanha e lá não pode ter cabelo de maritaca, de arara-azul. Adriano diz que é rubro-negro e não ajudou em nada. Love diz que é rubro-negro, mas dizem que procurou o timão. A presidenta aparece de beijos e abraços com Assis e Ronaldinho e os caras detonam ela. Diretoria muito amadora, muito ordinária.

        • LUCAS

          pro Mengão ter entrego o jogo pro porquinho os caras só pode ter pagado a gente.
          é a tal e conhecido como mala branca, porque o clube já estar na boa, será rebaixado hoje e estar passado um momento vamos dizer assim muito delicado é o porco da índia !

          • marcio

            Que dinheiro nada rapaz! Não fala isso. A linha de ofensa aqui é outra. O time estava com pena dos jogadores do Palmeiras, pela situação. Só empataram o jogo quando viram que já tinha babado pro porco. Mas quem paga o salário dos jogadores é nossa torcida, que compra camisa, pay-per-view, vai aos jogos. Nós é que geramos dinheiro para eles receberem, não a torcida do Palmeiras. O time não pensa como profissional e a diretoria não pensa como profissional. Time de moleques, que acham que deram satisfação a torcida fugindo da segundona, mas o salário é de primeira. Desempenho de boi ralado, campanha de frango atropelado com salário de picanha.

  • Julinho DF

    Que jogo merdaaaaaa !!!!!!

    • FLAPENTATRIHEXA

      SÓ QUEM GOSTOU FOI O MARCOS, ELE ADORA A PATRÍCIA, DEVE FAZER NADA..NADA..NADA.. NA VIDA.

  • Piada de salão esse time de merda querer acabar na frente do VASCÂO não tem casa mulambada vai jogar no aterro ke é lugar de vocês ,time de MERDAAAAAAAAAAAAAAAA

    • marcio

      Por isso que vcs nunca serão Flamengo. Vocês acham que estão bem pra caramba, e nós sabemos que nosso time é ruim. Me lembro bem da final da Copa do Brasil contra o Santo André em 2004, quando após o jogo vi, de flamenguistas contra flamenguistas, a maior briga da história do Maraca, no final do jogo. O dia seguinte parecia um luto no Rio. No ano seguinte, o Flu perdeu a final da Copa do Brasil para o Paulista de Jundiaí. Final do jogo? Torcida do Flu aplaudindo o próprio time de pé. Cada clube tem a tradição que sua torcida exige. Se você vascaíno, acha que seu time é bom, então aproveite. Só te digo que estamos iguais esse ano: sem títulos e na sul-americana do ano que vem. Para a torcida do Flamengo, péssimo, para a do Vasco, muito bom.

    • URUBUZÃO

      Quem quer um estádio no meio da FAVELA?

      Você deve morar na BARREIRA DO VASCÚ igual ao seu time, e se gaba de ter casa própria…

      A sede do meu clube é na zona sul, entre a gávea e o leblon. A sede do seu é numa favela… Um lixo…
      kkkkkk…

  • Julinho DF

    Putz e nem assim a porcada aproveita….

  • Time_grande_não_cai

    A força do Flamengo somos nós !!!
    A mística desse time q balança mas ñ cai é essa torcida magnífica, maior q esses jogadores (a maioria são mercenários) e essa diretoria corrupta e vendida.
    Somos a maior do mundo, alvo da inveja de tds as outras torcidas e de Governos. Fazem de td p/ tentarem nos arrebatar dessa condição, chegam a até a “roubar” jogadores e personalidades como o Fofômeno.

    Flamengo somos nós nossa força e nossa voz !!!

  • quer ver mengão na segunda !!deixa passar domingo e vai a gávea no outro dia.

  • o maraca ñ faz falta… o que sempre fez falta foi o nosso estádio. sendo nosso. e ñ de terceiro.

  • o resultado da pesquisa da chapa azul ñ vale nada… só serve para enganar o resto da oposição a favor dele. para se unir a ele, o bandeira !

  • dizer que o bandeira está na frente das pesquisa eu ñ acredito. só serve para o resto da oposição ficar atrás dele e se juntar a ele.

  • LUCAS

    o maraca pode estar fazendo falta, mais quando ficar pronto também ira ficar show de bola !
    isso eu tenho certeza, é claro né nesse estádio terá alguns jogos da copa do mundo,
    mais nós podemos ficar despreocupados porque a gente tem o estádio de volta redonda que também é nossa casa.
    agora que o WAGNER desencantou ele vai fazer gols todo jogo, já que ele como eu já falei ele desencantou até que fim, quem sabe ele mude de opinião e queira ficar no clube ano que vem.
    porque se ele sair ele vai fazer uma falta tremenda no ataque !!!!!
    eu junto com a imensa torcida do Mengão estamos torcendo muito pra ele não deixar o clube de regatas flamengo .

  • eu gosto e quero ver patrícia no ano que vem… se trocar o comando o mengão cai para 2 divisão no ano que vem !!!

    • FLAPENTATRIHEXA

      Aí não sei qual o seu papel por aqui, só quero dizer pra vc deixar de ser idiota, com esse papinho furado a favor da patrícia, tu já tá virando “jabazeiro dessa corja” que impera no Flamengo. Porra não é possível que vc esteja satisfeito com essa corja comandando o clube.
      Se bobear vão cair é no campeonato carioca, com essa mulambada jogando, vê se te orienta cara, tá virando puxa-saco de madame…

      • Julinho DF

        kkkkkkkkkkkkk…Porra, Marcos vc gostar da Patrícia pessoa, atleta, tudo bem. Só não pode misturar as coisas…

        Qual é nosso carro-chefe? Futebol.

        O que essa mulher trouxe para nós? Aaaaahhh…é mesmo aquele campeonato medíocre em cima do Boa Vista? Tá certo. Eu tava no Engenhão nesse dia, realmente!

        Vamos lá…pensemos grande e avante, vingadores!!!!!!!!!!!

  • FLAPENTATRIHEXA

    FABIO_PALESTRA MANDOU CONVIDAR A TODOS, PARA O CHURRASCO NA SEGUNDA, LÁ NA SEDE DA MANCHA VERDE, ELE DISSE QUE VAI SE ENTUPIR DE LINGUIÇA; EITA PORCO ENCRUADO?..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Julinho DF

      Cadê ele, heim? O nosso “BROG” continua fedendo, heim?

      Fedendo deve estar a cueca do Tyroni

      Eí nossa Diretoria de merda…! vá atrás do Barcos antes que o nosso afunde de vez!

  • NA VERDADE OQ ESTA FALTANDO PRO FLAMENGO É SACAR IBSON OU RENATO Q ESTAO ACABANDO COM NOSSO MEIO DE CAMPO E COLOCAR O ADRYAN PRA DAR VELOCIDADE E FAZER GOLS PRA NAO TER QUE FICAR NESSE SUFOCO Q AGENTE PASSOU HOJE CONTRA O PALMEIRAS.

    • Vieira

      Tá maluco? O Renato Abreu é o grande exemplo do Flamengo. Se recuperou de contusões, lesões no coração e está jogando um bolão, com direito a gol da primeirona. O Léo, o Ibson,o Hernane, e os demais sim estão devendo e muito. Inclusive seu Wagenr Love que não está jogando nada. Gonzales e Renato da zaga estão muito bem. O Amaral vai se firmando, assim como Wellington Silva. Cléber Santana não dá para titular.

  • Foi uma pelada. Nenhum dos dois times jogaram nada.O Palmeiras caiu pq tem um pessimo time. O nosso conseguiu se safar. Espero que saia uma barca bem grande da gavea.O Fla não pode renovar com Renato e Leo Moura, já libera de uma vez.Precisamos urgentemente de dois bons laterais, o Ramon e o Welinton são fracos, bem fracos.

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo