O funk e o futebol



Eu sou do tipo que aprecio as peculiaridades do futebol. Em algumas situações, até mais que as “engessadas” conversas sobre táticas e outras coisas. Desde pequeno, gostava da relação que esse esporte tem com o chamado “povão”. Dentro deste contexto, na última quarta-feira, no jogo Flamengo x Atlético-PR, me deparei com mais um daqueles episódios que, em pouco tempo, caiu nas graças do povo.

Teve o gol de oportunismo do Ronaldinho, as jogadas ousadas do Negueba, entre outras coisas, mas o que eu achei, no linguajar popular, muito “maneiro”, foi a comemoração do R10.

Parece uma coisa simples, mas não é. A repercussão daquilo me deu, mais uma vez, a dimensão do que é a união de um ídolo, um craque, com um clube de massa.

O Flamengo é do povo, Ronaldinho, por mais milionário que seja, e mesmo tendo rodado o mundo, também é. E ele faz questão, mesmo tendo um “Gaúcho” no nome, de ser um típico carioca. A união disso se viu nas ruas, com as pessoas imitando o passo, o funk tocando nas rádios, o cara indo para o trabalho e dizendo que vai ficar “parado na esquina”. Acho graça…

E quando digo que Ronaldinho faz questão de ser um típico carioca, não é aquele que banca o engomadinho caminhando na orla com o tênis impecávelmente branco. É o suburbano, que ouve funk alto, curte um pagode e é feliz.

Aí tem sempre aqueles caretas que ficam de bico ao ouvir o “tal” funk que ele dançou. Sim, a letra tem lá sua qualidade duvidosa. Mas vai, pera lá, há de convir que isso faz parte da cultura carioca e do futebol do Rio. Só que tem o costume de frequentar uma arquibancada, ficar nos arredores do estádio, sabe o que é.

Sou sempre contra essas caretices. Funk, nem de perto, é minha preferência, mas enxergo tudo dentro de um contexto. Futebol é alegria, povão…e Ronaldinho, mesmo com pouco tempo de Rio, já pegou esse jeitinho peculiar do carioca.

Se já não fazem mais Romários, Túlios, Violas e Edmundos como antigamente, que venha “Parado na Esquina”, “Trem Bala” e essas coisas engraçadas, originais, e que surgem do nada no futebol brasileiro.



  • Anselmo Costa

    Agora me diga nenhum jogador do fla imitou o tal
    joão sorrisão vacilão, que é uma palhaçada du carai !
    Aí vem o R10 com aquela coreografia exclusiva contra
    o inter e o brasil todo já esta repetindo
    Como dizia o poeta flamengo é flamengo !!!
    OBS: Os viceínos daqui a pouco vão copiar igual
    ao bonde sem freio !

    • Christian

      Isso mesmo, nenhum do fla mandou aquela porcaria do joão manezão e achei maneiro também o Deivid não vestir a camisa do inacreditável fc, porcaria inventada pela grobo. Aqueles manés da grobo em vez de fazer jornal esportivo maneiro ficam inventando palhaçada e depois ficam torrando o saco de carinha que não quer marcar de otário.
      Chupa rede grobo.
      SRN

    • Fogão

      Pô Portella, volta pro Niguém Cala e manda o Benevides pra cá. O convívio direto com a molambada é prejudicial à saúde. É aquele velho ditado: “Quem com os porcos anda, farelo come”. Fogão imbatível no Engenhão rumo ao tri!!!!!!!!!! Palpite pra hj: Vasquinho 2 x 1 Flavela sem estádio. Fogo!!!!!!! Sds alvinegras

      • Claudio Portella

        Fala, meu amigo. Tudo bem? Obrigado pelo apoio, mas sou apaixonado pelo jornalismo esportivo, independente do clube que esteja cobrindo. Me segue no Twitter que estou sempre comentando sobre os cariocas. Um abração! Fica com Deus.

        • Fogão

          Tá certo.

          Blz, vou seguir sim… se Deus quiser, no dia 04/12, por volta das 18h, vou ler um belo post seu sobre o tri do Fogão, o tetra(rebaixamento) do FlorminenC e a perda da vaga na Libertadores pelo Império do Mal(ou Homeless, como queira rsrs), depois de 30 e poucas rodadas no G4… ahahahaha!!!!!!!!!

          Abs e sds alvinegras ao nosso bravo Nilo Geraldo.

          • Fogão

            Ah Portella, aproveita que tá infiltrado aí no meio da molambada e sugere ao Luxemburgo as contratações do bonde do Herrera e do infeliz do Alessandro pro Menguinho 2012. Lugar de jogador totalmente inapto à prática do futebol, que não consegue matar uma bola ou dar sequência à uma jogada, é no pardieiro cheio de urina e fezes de gato da Gávea e não em General Severiano/Engenhão. Ehehehe!!!!!!!!!!!!

  • Renée Da Vinci

    O vascaíno não é meu inimigo, mas meu adversário… dentro de campo. Fora, vou curtir com a cara dele como espero que ele curta com a minha. Caso contrário, acabou a brincadeira. Quero que o Vasco seja QUASE tão grande quanto o Flamengo (eles sabem que não podem nos alcançar :o). Senão, qual a graça de bater em cachorro morto? Quero sempre grandes clássicos e grandes vitórias valorizadas pelo poder do adversário.

    Patrícia e Roberto Dinamite está dando exemplos a serem seguidos pelos torcedores.

    Que a gozação e tiração de sarro continue, mas que a brincadeira e paz prevaleça.

    Chega de violência! A humanidade está saturada disso.

    • Alex

      316
      VASCO DA GAMA, A LENDA:

      27 agosto, 2011 as 15:39 Só sei de duas coisas… uma é que flamenguista é que nem gay, eles pensam que todos somos como eles, mas enrustidos kkkk… vê se pode!!!
      Outra é que vamos ganhar amanhã, nem que o vasco tenha que mandar o Ronaldinho Dentuço pro hospital, assim como aconteceu com o Viola em 1997, quando na final do brasileirão daquele ano ele estava incomodando muito a nossa zaga!!!
      __________________________
      A TAL PAZ PROPAGADA PELA NAÇÃO É REJEITADA PELA TORCIDA RIVAL, JÁ VI ALGUNS COMENTÁRIOS DE BANDIDOS COM RELAÇÃO À R10. E SABEMOS DO QUE SÃO CAPAZES, PORTANTO, MUITO CUIDADO NO ENTORNO DO ESTÁDIO. INCRÍVEL COMO TEM VASCAÍNO DE MÁ ÍNDOLE.

      • PC

        Vamos trucidar os viceínos amanhã. Aliás, os ingressos destinados ao Mengão se esgotaram no mesmo dia, enquanto os ingressos destinados ao vice da gama, não foram vendidos.

  • Bruno Braz

    Anselmo, a graça do futebol está justamente na originalidade. Seja num drible, numa jogada, ou numa comemoração espontânea. Nada que é criado, imposto e forçado fica legal. Você está com a razão.

  • Bruno Braz

    Renée, concordo em gênero, número e grau com você. O gostoso do futebol é a gozação, mas dentro de um respeito. Aposto que você tem grandes amigos vascaínos, e isso é o legal deste esporte. Um grande abraço!

  • moser

    VASCAO!! VAI DEIXAR O FRAMENCO ..URUBU DO LIXAO!!!GALINHAO PARADO NA ESQUINA COM CARA DE BOBAO…BUNDAO….OLHANDO PRO CARAI QUE VEM DE CIMA PRA BAIXO

  • willian pit bull

    cara vascaino é igual a corno eletrico, o cara falando q a mulher ta lhe traindo e ele dizendo, to ligado.
    vai ser a mesma coisa amanha o flamengo vai meter cinco gols e os vascainos dizendo q tão ligados.
    rsrsrsrsr ninguem sigura ho show-men ronaldinho gaucho cara ou como dizem flamengo é flamengo.
    vlw naçaõ rubro negra.

  • ESSA CONVERSA DE FUNK E FUTEBOL, É HISTÓRIA PRÁ BOI
    DORMIR PORQUE NÃO COMENTAMOS A BELEZA DE PATRICIA
    AMORIM, A MAIS BELA MULHER QUE TRANSITA PELO MUNDO
    DO FUTEBOL, ELA É UMA FOFURA, UMA BELEZOCA QUE EN-
    CANTA OS COROAS DA TORCIDA, COM O SEU SORRISO MARO-
    TO. LUXEMBURGO DISSE QUE A MELHO AQUISIÇÃO DO FLAMEN-
    GO, ESSE ANO,FOI JUNIOR CESAR, ISSO É CONVERSA PARA ANI-
    MAR CEGO. NOSSO GRANDE GANHO, FOI ESSE XUXUZINHO LOIRO,
    DOCE COMO O MEL E BELA COMO UM BEIJA-FLOR.

    JBM-DF.

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo