Visitante indigesto



Se o Engenhão não é considerado a casa do Flamengo, a grande virtude do time no Brasileiro deste ano é conseguir arrancar pontos dos rivais longe do Rio de Janeiro. O time tem um desempenho semelhante em casa e fora de seus domínios nestas 13 primeiras rodadas.

Conseguiu arrancar pontos importantes contra o América-MG, Palmeiras, Fluminense e Santos. Isso vem fazendo a diferença até o momento. O ponto alto foi a vitória sobre o Santos na Vila, na qual o time do Fla só tinha vencido uma vez em Brasileiros.

Neste ano, venceu quatro em casa e empatou três (15 pontos). Enquanto que fora, venceu três e empatou três (12 pontos). Algo impensável nos Brasileiros passados, quando teve supremacia dentro do Maracanã e fora tinha um desempenho bem abaixo. Este fator tem sido fundamental para a boa campanha no torneio nacional.

Para se ter uma ideia, a pontuação deste ano é superior ao de 2009 em 11 pontos (ano do hexacampeonato), quando no mesmo período da campeonato o Rubro-Negro somava 16 pontos.

Isso tudo, aliado à boa fase de Ronaldinho e Thiago Neves, fazem o torcedor rubro-negro estar otimista por um bom resultado contra o Cruzeiro, quarta-feira, em Minas. Contra o rival celeste, o time não vence há sete jogos dentro da casa do adversário.

Uma vitória pode deixar o Clube da Gávea na liderança ao término da 14ª rodada. Um bom resultado em Minas vai deixar o Engenhão sábado, no duelo contra o Coritiba, pequeno para tanto flamenguista.

Divida a sua opinião conosco aqui no Grito da Nação. E compartilhe com os setoristas do Flamengo os comentários sobre o time de coração.



  • Robson

    Depois de tantos anos, finalmente aprendemos a jogar o campeonato de pontos corridos. Ganhando todos os jogos em casa, chega-se a 57 pontos, empatando alguns fora, já se conegue a classificação para a Libertadores. Temos que sempre beliscar o máximo de pontos fora para compensar alguns tropeços dentro de casa (vide os jogos contra Ceará e Botafogo)

    • brunobraga

      Isso mesmo, Robson. Só desta maneira será possível ser campeão. Se o Flamengo continuar nesse ritmo, vai ser difícil segurar. Tu acha que o Flamengo vence o Cruzeiro hoje? Um abraço, Bruno Braga.

  • jorge

    para o mengão ganhar,só precisa ter raça,o resto o manto e a torcida ja fazem por si só. SRN

    • brunobraga

      Com certeza, Jorge. O time vem embalado e os jogadores estão muito motivados. Vai ao Engenhão no jogo contra o Coritiba? Um abraço, Bruno Braga.

  • temos que tirar renato do time e colocar o muralha, pois ele é o reponsável pelos gols que levamos de contra ataque. se quisermos vencer o campeonato tem que pedir a junior cesar para parar de brincar atrás.

    • brunobraga

      Tem uma galera falando isso, Anselmo. Acho o Muralha um jogador diferente do Renato. Acho boa a ideia se for deixar o time com mais marcadores. Teria o Aírton, Willians e Muralha. É isso? Mais marcadores para liberar ainda mais o Thiago Neves, Ronaldinho e Deivid. Acho que vale a tentativa. E na vaga do Willians, que está suspenso. Escalaria quem? Muralha, Fierro ou Bottinelli? Um abraço, Bruno Braga.

      • Fabiano

        Com certeza bottinelli
        um cara a mais para o cruzeiro se preocupar, na minha opnião mesmo nivel do motillo

        • brunobraga

          É uma aposta ousada. Acho válido. O Bottinelli vem entrando bem nos últimos jogos. Tem palpite para o jogo? Abraço, Bruno Braga.

  • Fabricio

    Em um campeonato assim disputado , qualquer ponto perdido de ultima hora e um prejuizo muito grande . O que falta na cabeça dos jogadores do Mengao , é que quando estiverem com uma vantagem de 1 gol no placar , tem que continuar até abrir 2 gols de diferença , essa tem que ser a filosofia , sempre buscando ampliar e com organização tatica , que agora podemos ver no nosso time.

    • brunobraga

      Verdade, Fabricio. Lembra do jogo contra o América-MG e Bahia? O Flamengo tinha o resultado na mão e deu bobeira. No primeiro sofreu a virada e no segundo, o empate. Não pode deixar acontecer. Mas melhorou muito o desempenho do time fora do Rio. Isso é fudamental no Brasilerio. Valeu pelo comentário. Um abraço, Bruno Braga.

  • Ivanio Junior

    É temos realmente um bom desempenho fora realmente deve ser fator campo que vem fazendo a difrença “apesar do mengo não ter ganhado do Ceara em Macae” que vamos ser realista o gramado do engenhão esta uma m… só falta colocar areia verde… mas eu acho que e forma de jogar fora geralmente os donos da casa nesse ano ver o jogo dentro de casa umito importante por isso parte pra cima ai então a estrela de R10 e TN7 e cia Brilha

  • alexandre

    Acho que estamos atravessando uma otima fase,o time esta se doando muito se entrossando aos poucos zaga com o meio de campo meio de campo com ataque O grupo esta unido ,temos um pouco de insegurança com a defesa mais quando o alex silva estreiar vai ficar fote .nosso ataque[ era um ataque sem atacante deivid nao atravessava uma otima fase ]hoje esta dando liga com ronaldinho e com o thiago.deivid vai nos ajudar muito ja ja vai encontrar seu bom futebol .mais ainda nao ganhamos nada muita calma pes no chaõ .o flamengo esta sendo um visitante indigesto porque os times que jogao em casa nao respeitavao oataque do fla ,nao e porque jogao en casa que é só ir pra cima ,tem que se preocupar principalmente com o ataque do fla que esta voando ..abraço a nação rubro negra

    • brunobraga

      Isso mesmo, Alexandre. Há um equilíbrio em todos os setores do time. Quando o Alex Silva estrear vai ficar melhor ainda. Agora se não respeitar a linha ofensiva do Fla, vai ficar chato de vencer, como está sendo esse ano. Perder só uma vez em oito meses não é pouca coisa. Valeu pelo comentário. Um abraço, Bruno Braga.

  • LEITE JUNIOR

    ACREDITO NA VITÓRIA. A MATÉRIA ACIMA DIZ TUDO. O MENGÃO ESTÁ JOGANDO MELHOR NOS DOMÍNIOS DO ADVERSÁRIO. FORÇA MENGÃO!

    • brunobraga

      Estou com você. Também acho que o Fla está jogando melhor fora de casa. Ainda não se acostumou a jogar no Engenhão. Mesmo assim está conseguindo vencer jogos dentro e fora de casa. Lembra do tormento em outros campeonatos? Era difícil de o time vencer fora de casa. Será que vence o Cruzeiro hoje? Abraço, Bruno Braga

  • pbt de jesus

    O bonde sem freio tem que jogar como jogou contra o Santos: marcando bem e para frente. vamos flamengooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!

    • brunobraga

      É fundamental a marcação, Luciano. No jogo contra o Santos o Fla tinha o Luiz Antonio, Willians e Renato na marcação. Agora, contra o Cruzeiro, não terá o Willians e o Luiz Antonio. Por outro lado o Aírton está de volta. Você prefere o Fierro ou Bottinelli para a vaga do Willians? Um abraço, Bruno Braga.

  • ALBENIZ ARAUJO

    O Flamengo hoje, vai encarar um jogo dramático contra um Cruzeiro precisando de uma vitória para se recuperar das últimas derrotas, mas também para salvar o pescoço do treinador Joel Santana, visto pela torcida como retranqueiro, já que o time tem atuado 5 volantes. Se a estatística dos últimos confrontos tem sido francamente favorável ao Cruzeiro, também é verdade que o retropescto de 2011, dá uma ampla vantagem a melhor forma física e técnica do Flamengo. Se o Fla não terá o Willians o pitibull da sua defesa, por outro lado, a Raposa irá sentir falta do Roger, que faz boa parceria técnica com o Montillo. Enfim, vai ser um jogão !

    • claudio

      Também acho! Abraços!

  • Ciro Martins

    Disseste bem meu caro setorista o segredo dessa boa campanha do Flamengo tem sido os resultados fora de casa que melhoraram muito esse ano, porque nos últimos anos o Flamengo se tornou um time caseiro que só dependia dos resultados no Maracaná ou no Engenhão, por isso fazia campanhas pífias no Brasileirão. Os jogadores quando atuavam fora de casa ficavam em panico e facilitavam tudo para os adversários. Contra o Cruzeiro será a prova da farinha para ver se esse time time realmente não é um time caseiro como os outros. Um abraço.

  • Luiz Eugenio do Souto

    A vantagem que o Flamengo tem quando joga fora é que os adversários por jogarem em casa acabam saindo para jogar, o que não acontece quando jogam no Rio, e saindo para o jogo não conseguem segurar o time do Flamengo que joga da mesma maneira em qualquer estádio, está encaixado e tem peças que não podem ter liberdade, pois decidem, além de ter bastante jogadores com poder de finalização. Sair para jogar é mortal.
    Flamengo 3 X 0 Cruzeiro.

    • Millena

      Só que o Joel, como retranqueiro que sempre foi, deve jogar na defesa, esperando contra-ataque. Duvidam? Joel tem um time mto bom nas mãos, mas nem isso vai mudar seu estilo retranqueiro de ser.
      Agora, é um alívio não ter o Wellinton. Espero que o David Bráz entre bem.
      O Angelim tb não tem inspirado nenhuma confiança, mas pq já não aguenta, lento demais. Mas, nesse caso, não podemos fazer nada, né?
      Queremos ver o Mengão jogando sério, com raça, marcando, errando poucos passes.

  • Luiz Eugenio do Souto

    O clube fez as melhores contratações no mundo.
    Alex Silva, Junior César, Botinelli,Felipe,Jael, Thiago Neves, Gustavo, Aírton e Ronaldinho.
    Digam um clube que me contratou. Duvido.
    O clube tbm manteve jogadores como Léo Moura, Willians, Renato, Deivid, Angelin , David, Maldonado, Fierro,Fernando,Rodrigo Alvim e Jean, além da utilização da base, com Wellington, Diego Maurício, Negueba, Galhardo, Luis Felipe, Luis Antonio, Paulo Vitor.
    Parabéns a diretoria e comissão técnica. Que belo trabalho. E ainda tem mais craques despontando na base.
    Daqui a uns 2 anos no máximo, com mais alguns ajustes no elenco com contratações pontuais em algumas posições e a subida dos meninos da base, onde destaco o Adhrian, Lorran, Frauches e César, seremos destaques mundiais. Aguardem e verão.

  • lorran galudão

    Vamos flamengo vamos ser campeão vamos flamengo .. hoje vai dar mengão na cabeça , vai da rapoza no jogo do bicho , vai por min. vlw galera . vlw neção vamos torce pro mengão hoje … é campeão é campeão ….

  • lorran galudão

    é esse lorran ai só eu luiz eugenio do souto , muito obrigado por lembra de min .. fico muito engraato … vlw abraços .. ii vamos torce para o mengão hoje , pa dar tudo certo . vlw

  • anselmo costa

    Pra mim hoje contra o cruzeiro tem que ser
    – 1° opção entra o botineli e recua o renato
    – 2° opção entrar com o muralha
    em hipótese nenhuama fierro pelo a amor de Deus !!
    Mengão rumo ao hepta !

  • Thiago

    Ótima campanha do mengão.

    O campeonato está num nível crescente, isso é reflexo direto do poder economico brasileiro, que conseguem repatriar seus jogadores e ao mesmo tempo segurar os que estão aqui.

    Essa escrita quebra hoje ! 1 x 0 no Cruzeiro lá é goleada !

    VAI PRA CIMA DELES MENGOO !!

  • nosso mengao esta focado e com um poder de reaçao incrivel q tem q ser mantido independente de qualquer coisa q aconteça daqui pra frente vamos mengao vamos levantar esse caneco!!!!!!!!

  • Realmente a nossa campanha off Rio impressiona nesse primeiro terço de Brasileirão, até pq se a compararmos com 2009, somamos apenas 4 pts a menos fora de casa q a campanha dentro e fora daquele ano até a atual rodada, diferença q poderia ser menor se não fosse o Fernando avacalhando contra o Bahia.
    Entretanto, contrariando o q escrevi no início, nossa campanha não deveria impressionar, pois há 19 anos é a primeira vez q vejo um planejamento digno da grandeza q é o Flamengo. Campanha q não deveria surpreender pelas contratações de peso feitas pelo clube (Thiago Neves, R10 e Alex Silva), preparo físico de impressionar dos atletas e não podendo me esquecer do cara q guia o bonde (Luxa).

    SRN, noix hepta 2011.

  • Marcos Rodriguez

    O Botafogo tem que pegar o Engenhão e enfiar na bunda dele… Aqui em Macaé tem esse estádio novinho que o Fla já veio jogar esse ano pelo carioca e 2 vezes pelo brasileiro (4 a 0 no Avaí e 1 a 1 com o Ceará, o indigesto Ceará). O Fla podia muito bem vir mandar seus jogos aqui, mas não de vez em quando, como se fizesse do ”Moacyrzão”, apelido do estádio a casa do Flamengo. O prório Luxemburgo já disse que gostou do estádio daqui. A respeito do Fla ser o visitante indigesto, finalmente isso me alegra porque somente a partir de 2009 que o Fla passou a saber o que é vencer fora de casa… Antes disso dificilmente eu via o Mengão vencer fora de casa, somente quando era clássico e o mandante era o rival…

  • DAMASCENO

    O FLAMENGO TEM QUE JOGAR BEM EM QUALQUER CAMPO.TODOS OS CAMPOS TÊM DUAS BALIZAS E O RESTO É DE SOMENOS IMPORTÂNCIA.QUANTO Á TORCIDA,NÃO HÁ PROBLEMA,NÓS ESTAMOS PRESENTES EM TODOS OS ESTÁDIOS.ATÉ NA ANTÁRTIDA SE ENCONTRA UM RUBRO-NEGRO!

  • Matheus

    Eu acho q msm sem o willians, o fla pode ter a mesma consistencia no meio campo. bovio q ele faz mta falta, mas acho q o vanderlei é um cara inteligente. pra mim, o melhor seria colocar o bottineli. eh um jogador q toca mt bem a bola e assim, o fla ia ficar mais tempo com a bola e sofrer menos riscos na defesa. alem disso, o renato abreu pode fazer o papel de segundo volante, pode nao ser um cara de velocidade ou de explosao, mas certamente eh inteligente e sabe ocupar os espaços

    • brunobraga

      Eu também colocaria o Bottinelli, Matheus. E até acho que ele irá começar com o argentino. O Fierro não joga no time titular há muito tempo. Já o Bottinelli tem entrado bem nos últimos jogos. Um abraço, Bruno Braga.

  • João Avelino de Carvalho

    Qualquer time que jogar atacando Flamengo perde, número de empate mostrar a dificuldade que o Flamengo tem contra time retranqueiro, superalidade do Mengo no ataque através dos lançamentos de Ronaldinho e Thiago Neves e o forte do Flamengo.
    Obs. As Viradas de bola para Leo Moura e Julio Cesar através dos os dois maestro fica muito dificil para os adversários.

    • brunobraga

      Boa observação, João. O Flamengo conseguiu montar um time equilibrado em todos os setores. Em cada posição tem jogadores de nível. Isso faz a diferença. Um abraço, Bruno Braga.

  • anselmo costa

    Alguém sabe a situação do fla na taça BH ?

  • fla manilha

    wellington fora,hoje e vitoria certa!!!!!!!!!

    • brunobraga

      Valeu pelo comentário, Gabriel. Qual teu palpite para o jogo de hoje? Abraço, Bruno Braga.

  • Bem,esse time desse ano esta dando gosto de ver jogar,o ronaldinho e thiago neves estao levando o flamengo para o hepta,e sem contar com o nosso pitbul,e a nossa muralha no gol,e so acho que o welligton nao tem vaga nesse time,se nao fosse ele hoje seriamos lideres do campeonato,mais ta valendo,vamos pra cima deles mengão!

    • brunobraga

      Thiago Neves e Ronaldinho estão jogando demais mesmo, Felipe. Hoje o Willians e o Welinton não vão jogar. O Flamengo contratou o Alex Silva, que já já vai estrear no time titular. Qual teu palpite para hoje? Abraço, Bruno Braga.

  • bem simples de explicar a boa fase do mengao fora do rio..a bosta do pasto do engenhao…
    um time que tem como pontos fortes jogadas individuais e tabelas naum tem como ir bem num pasto neh….ae qnd vai pra fora pega um gramado(tapete) como o da vila belmiro todos vimos no que da neh?!

    ta na hora do mengao abandonar akel amerda de engenhao… mesmo ki jogue num campo menor!!

    engenhao soh para classicos e no final do campeonato pra ser campeao neh!!

  • Marcio Machado

    O Mengão está igual a menina nova, que de repente ganhou um corpão e deixa todo mundo doido, mas que comete alguns deslizes. O time tem tudo pra sair com um ótimo resultado hoje, o Cruzeiro da minha prima Angélica, vem de duas derrotas, estão mordidos e acham que vão ganhar do Mengão só porque ganharam do coringuinha lá, esquecem que tem um ótimo time do outro lado, motivado, entrosado a cada jogo, querendo quebrar outro tabú, querendo manter a invencibilidade e se manter e brigar pelas primeiras colocações. Junta tudo isso e esperamos todos nós que gostamos de futebol, outro ótimo jogo. Abre o olho raposa, que o urubú ta voando na sua área.

    • brunobraga

      Obrigado pelo comentário, Márcio. Qual teu palpite para o jogo de hoje? Abraço, Bruno Braga.

  • wagner

    O Cruzeiiro fique esperto viiiu…Hoje Vaiii dar mengão!!!

    • brunobraga

      Cruzeiro é sempre um adversário difícil, Wagner. O Fla não vence há sete jogos. Lá em Minas é sempre mais difícil. Qual teu placar para hoje?

  • Rodrigo

    O flamenguinho é uma piada, tb tendo o humorista Ronaldinho….kkkkkk……pensa que vai conquistar alguma coisa….hahahahah…..time mediocre!!!!

MaisRecentes

Apesar de erro da arbitragem, Flamengo não merecia vencer



Continue Lendo

Zé Ricardo foi muito corajoso, e Flamengo sai fortalecido



Continue Lendo

Zé Ricardo revela-se um grande estrategista



Continue Lendo