Uma geração perdida – 67 anos da Tragédia de Superga



Fiat_G.212_I-ELCE_tragedia_Superga

No dia 4 de maio de 1949, o avião FIAT G212, que transportava a delegação do Torino Football Club, colidiu-se com a basílica de Superga, situada nos arredores de Turim. O time voltava de Lisboa onde participou de um amistoso contra o Benfica, em homenagem ao jogador português Francisco Ferreira.

 

O acontecimento é considerado até hoje uma das piores tragédias da história do futebol. No acidente morreram não só todos os jogadores do Torino (exceto Sauro Toma, que não viajou devido a uma lesão, e o húngaro Kubala, que permaneceu em Itália por ter o filho doente), mas também dirigentes e jornalistas.

 

Mesmo com a Federação Italiana de Futebol declarando o Torino como campeão italiano logo após o acidente, o que resultou o pentacampeonato do clube, a Tragédia de Superga  não deixou de representar o fim de uma das melhores gerações de jogadores que o futebol já produziu. Ela não matou apenas um time, mas destroçou famílias, abalou uma cidade e mudou por completo a história do futebol italiano e até mundial.

 

O Torino FC era uma das potências do futebol mundial

O Torino FC era uma das potências do futebol mundial

Em meio a diversas homenagens pelo o mundo a fora, cerca de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo que teve inicio na Piazza Castello e percorreu as principais ruas de Turim no dia 6 de maio.

650

 

As 31 vítimas – Tragédia de Superga
Jogadores – Valerio Bacigalupo, Aldo Ballarin, Dino Ballarin, Milo Bongiorni, Eusebio Castigliano, Rubens Fadini, Guglielmo Gabetto, Ruggero Grava, Giuseppe Grezar, Ezio Loik, Virgilio Maroso, Danilo Martelli, Valentino Mazzola, Romeo Menti, Piero Operto, Franco Ossola, Mario Rigamonti e Julius Schubert
Dirigentes – Arnaldo Agnisetta, Ippolito Civalleri, Egri Erbstein, Leslie Lievesley, Ottavio Corina e Andrea Bonaiuti
Jornalistas – Renato Casalbore, Luigi Cavallero, Renato Tosatti
Tripulação – Pierluigi Meroni, Antonio Pangrazi, Celestino D’Inca, Cesare Biancardi



MaisRecentes

7 jogadores famosos que estão “escondidos” em mercados alternativos



Continue Lendo

Como estavam as carreiras dos melhores do mundo em 2009?



Continue Lendo

12 jogadores que ainda pertencem ao seu time e você não lembrava



Continue Lendo