Raymond Kopa, o primeiro camisa 7 legendário do Real Madrid



raymond-kopa-krBD--620x349@abc

 

O futebol mundial perdeu uma de suas grandes lendas. Faleceu nesta quarta-feira, 3, às 8h15 (horário local)  Raymond Kopa, craque francês da metade do século XX.

 

Kopa foi o primeiro grande jogador a vestir a 7 do Real Madrid com maestria. Jogando ao lado de craques como Alfredo Di Stéfano e Ferenc Puskás, marcou época, conquistou inúmeros títulos e foi responsável por criar a mística da camisa que seguiu marcando história com nomes como Amancio, Butragueño, Juanito, Raul e hoje Cristiano Ronaldo.

 

Porém, por ironia do destino, não foi Kopa quem escolheu jogar com este número no Real. Contratado em 1956 pelo presidente Santiago Bernabéu junto ao Stade de Reims por cerca de 520 mil francos, o “Napoleão do futebol” chegou  jogando como “centro” no ataque, no entanto, a pedido de Di Alfredo, passou a ocupar o lado direito, posição onde se usava a camisa 7. E foi assim durante suas três temporadas pelos Merengues.

 
Talvez Raymond Kopa tivesse feito a mesma história na Espanha jogando com qualquer outro número. Na Seleção Francesa, por exemplo, onde marcou 18 gols em 45 partidas, usava a camisa 18. Já em sua volta ao Reims, em 1959,  alternou o uso dos números de frente, mas se despediu do futebol oito anos depois jogando com a 8.

 

O que se sabe é que ele foi indiretamente o precursor da rigorosa lista dos maiores atletas que vestiram esta camisa 7 tão especial para os Merengues.

 

 



MaisRecentes

Quem são os maiores artilheiros da história das Eliminatórias?



Continue Lendo

O Corinthians realmente ficou 23 anos na fila por um título? Nós checamos



Continue Lendo

Há 34 anos, o Bayern de Munique se vestiu de Brasil para quebrar um jejum



Continue Lendo