Qual foi o primeiro jogador do seu time a jogar pela Seleção?



pixlr_20160826122428529

 

De Arthur Friedenreich a Jairo. Em levantamento exclusivo, o blog Gol de Canela F. C. mostra quem foi o primeiro representante do seu time na Seleção Brasileira de futebol.

 

 

Corinthians – Amílcar Barbuy
Quando? 10/07/1916
Amílcar Barbuy foi um dos primeiros grandes ídolos do Sport Club Corinthians Paulista e o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira de futebol. Na oportunidade, participou de um amistoso contra o Uruguai, em Montivideo, onde o Brasil venceu por 1 a 0.

 

 
Palmeiras (Palestra Itália-SP) – Heitor Domingues
Quando? 18/05/1919
Considerado um dos importantes jogadores da história do Palmeiras, Hector Domingues foi convocado pela primeira vez para a Seleção para um amistoso contra o Sportivo Barroco, da Argentina, disputado no Campo da Rua Paysandu, no Rio de Janeiro. Ele marcou um dos gols da vitória brasileira por 2 a 1.

 

 

São Paulo (São Paulo da Floresta) – Arthur Friedenreich
Quando? 01/08/1930
Já com 38 anos de idade, Arthur Friedenreich foi convocado para defender o Brasil em um amistoso contra a França, logo após a Copa de 1930. Em um jogo extremamente disputado, os brasileiros venceram a partida por 3 a 2, com um dos gols sendo marcado pelo jogador do tricolor paulista.

 

 
Santos – Arnaldo Patusca da Silveira
Quando? 08/07/1916
Autor do primeiro gol da agremiação, Arnaldo Patusca também foi o primeiro jogador santista a representar a Seleção Brasileira. Participou de um amistoso, em 1929, contra o Sportivo Barroco, da Argentina, visando a preparação brasileira para a primeira Copa do Mundo da história.

 

 
Flamengo – Píndaro de Carvalho Rodrigues e Nery
Quando? 21/07/1914
Píndaro de Carvalho Rodrigues e Nery, ambos atletas do Flamengo, fizeram parte do primeiro jogo da história da Seleção Brasileira. Realizado no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, o Brasil venceu o Exeter City por 2 a 0.

 

 
Botafogo – Rolando de Lamare e Abelardo
Quando? 21/07/1914
Rolando de Lamare e Abelardo também fizeram parte do primeiro jogo da história da Seleção Brasileira. Aliás, este foi o único jogo deles com a camisa do selecionado brasileiro.

 

 
Fluminense – Oswaldo Gomes
Quando? 21/07/1914
Oswaldo Gomes tem seu nome marcado na história do futebol brasileiro. Único jogador convocado do Fluminense para o jogo inaugural da Seleção, ele é o autor do primeiro gol da história do selecionado brasileiro.

 

 
Vasco da Gama – Nelson da Conceição
Quando? 11/11/1923
Lembrado com um dos grandes goleiros da história do Vasco da Gama, Nelson da Conceição foi chamado para representar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1923, sendo o primeiro jogador do clube a conseguir tal feito.

 

 
Cruzeiro (Palestra Itália-MG) – Leonízio Fantoni “Niginho”
Quando? 27/12/1936
Pouco antes de ser contratado pela Lázio da Itália, Niginho, na época jogador do Societá Sportiva Palestra Itália, de Minas Gerais, representou a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 1936.

 

 

Atlético Mineiro – Carlyle Guimarães Cardoso
Quando? 11/04/1948
Na verdade, o primeiro jogador atleticano convocado para a Seleção Brasileira foi Mário de Castro, mas ele recusou o convite alegando ” só vestir a camisa do Atlético-MG”. Depois disso, só em 1948 o clube teria seu primeiro representante no selecionado nacional. Foi o atacante Carlyle, durante a Copa Rio Branco.

 

 
Atlético Paranaense – Alfredo Gottardi “Cajú”
Quando? 14/01/1942
Considerado um dos maiores ídolos da história do Atlético Paranaense, Alfredo Gottardi, o Cajú, foi o goleiro titular da Seleção Brasileira durante o Campeonato Sul-Americano de 1942. Foi o primeiro jogador do alvinegro a ser lembrado para o selecionado nacional.

 

 
Coritiba – Jairo do Nascimento
Quando? 28/04/1976
Conhecido como “Pantera”, Jairo é considerado um dos maiores nomes da história do Coxa. Tornou-se, em 1976, o primeiro jogador do clube a ser convocado para a seleção. Ele participou da Copa Rio Branco contra o Uruguai, realizada no Maracanã.

 

 
Internacional – Tesourinha
Quando? 14/05/1944
O ponta-direita Tesourinha foi convocado pelo treinador Flávio Costa para a Seleção Brasileira para um amistoso contra a Seleção do Uruguai, marcando um dos gols da vitória brasileira por 6 a 1.

 

 
Grêmio – Sérgio Moacir Torres Nunes
Quando? 01/03/1956
Convocado para o Campeonato Pan-Americano de 1956, o goleiro Sérgio foi o primeiro jogador gremista a chegar na Seleção Brasileira. Tal feito aconteceu porque a Seleção do Rio Grande do Sul foi quem representou o Brasil naquela competição.

 

 
Bahia – Henrique, Wassil e Otoney
Vitória – Pinguela, Nelinho, Boquinha, Teotônio, Mattos e Ceninho
Quando? 15/09/1957
Para a Taça Bernardo O’Higgins de 1957, a Seleção Brasileira foi representada apenas por jogadores de clubes baianos. Assim, Bahia e Vitória, além de Ypiranga e Fluminense de Feira, cederam seus melhores jogadores para aquela seleção que ficou com o vice-campeonato.

 

 
Santa Cruz – Clóvis, Biu, Zé de Mello e Tião
Sport Recife – Édson dos Santos, Traçaia
Náutico – Waldemar Chiarelli, Zequinha, Paulo Pisaneschi, Geraldo José e Elias Soares de Oliveira
Quando? 05/12/1959
Para o Campeonato Sul-Americano de 1959, a Seleção Brasileira foi representada apenas por jogadores de clubes pernambucanos. Assim, Santa Cruz, Náutico e Sport Recife cederam seus melhores jogadores para aquela seleção que seria a terceira colocada geral naquele torneio.



MaisRecentes

Aos 22 anos, ex-joia do Flu e do Barça tenta a sorte no futebol de Hong Kong



Continue Lendo

É verdade que Neymar já teve uma passagem pelo Real Madrid?



Continue Lendo

De Falcão a Leleu – Relembre os ‘campeões esquecidos’ da Libertadores



Continue Lendo