O curioso caso do clube escocês “campeão mundial” há 129 anos



 

Placar do pavilhão do Tontine Park, na Escócia. Foto: Globo Esporte

Placar do pavilhão do Tontine Park, na Escócia. Foto: Globo Esporte

 

Na modesta cidade de Renton, na Escócia, uma placa chama a atenção daqueles que visitam o pavilhão do Tontine Park, antigo estádio de futebol. Com os dizeres: “Champions of the World”, ela faz referência a um título emblemático conquistado por um clube que no fim do século 19 carregava o nome da cidade, o Renton Football Club.

 

De acordo com o mito que envolve a história, tudo começa no dia 19 de maio de 1888, quando o Renton, campeão da Copa da Escócia três meses antes, foi desafiado a uma partida contra os vencedores da FA Cup, o West Bromwich Albion.

 

Quaisquer que sejam as circunstâncias, o jogo foi posteriormente organizado para determinar quem seria o “Campeão do Reino Unido e do Mundo”, mesmo que jamais tenha sido sancionado como tal pelas respectivas federações locais.

 

Realizado em Glasgow, na Escócia, cerca de seis mil espectadores viram os escoceses baterem seu adversário inglês por 4 a 1 em um jogo, segundo os jornais da época, realizado em precárias condições graças as fortes chuvas do dia anterior. O título rendeu a equipe um troféu de peltre e uma chancela da imprensa de “World Champions”.

 

Troféu de "World Champions" ganho pela equipe

Troféu de “World Champions” ganho pela equipe

 

Embora o Renton FC não tenha sido o primeiro time a se anunciar como campeão do mundo (O Hibernian, em 1887, venceu a edição inaugural do Football World Championship), mas certamente foi o pioneiro em levar a conquista a sério até seus últimos dias de existência.

 

Equipe campeã em 1888. Foto: Valeo Fleven

Equipe campeã em 1888. Foto: Valeo Fleven

 

Em 1922, após idas e vindas na liga de futebol escocesa, a equipe pôs fim a seu breve capítulo na história do futebol. Sua saga vitoriosa, em uma época de amadorismo, foi incapaz de sobreviver as transformações e evoluções causadas pelo nascimento do profissionalismo no esporte. Porém, isso nunca foi motivo para que o famoso título fosse esquecido mais de 129 anos depois.

Elenco do Renton F.C. campeão da Football World Championship de 1888
J.H. Lindsay
Andrew Hannah
Archibald McCall
Robert Kelso
D. McKechnie
James Kelly
J. Campbell
J. McNee
James McCall
Neilly McCallum
Harry Campbell

Campeões da Football World Championship
1887 – Hibernian 2 x 1 Preston North End (13 de agosto de 1887, Edinburgh)
1888 – Renton FC 4 x 1 West Bromwich Albion (19 de maio de 1888, Glasgow)
1895 – Sunderland 5 x 3    Heart of Midlothian (27 de abril de 1895, Edinburgh)
1901/02 – Heart of Midlothian 3 x 1 (agregado) Tottenham Hotspur (2 de setembro de 1901, High Road Ground, Londres; e 2 de janeiro de 1902, Tynecastle, Edinburgh)



MaisRecentes

Decadência? Brasil tem apenas dois treinadores no comando de seleções



Continue Lendo

Quem são os maiores carrascos dos gigantes paulistas no século XXI?



Continue Lendo

1957 – A passagem esquecida de Pelé com a camisa do Vasco



Continue Lendo