Lendas do futebol – O dia em que Manchester United foi salvo por um cão



Major

 

Com o nome de Newton Heath Lancashire e Yorkshire Railway, o Manchester United Football Club foi formado pela primeira vez em 1878  por trabalhadores no estaleiro ferroviário em Newton Heath. A ideia era associar a paixão pelo esporte com duelos entre os outras empresas ferroviárias.

 
Em meio a luta pela notoriedade no futebol local, eis que problemas financeiros afligiram o clube e, no início do século 20, parecia que estavam destinados à extinção. A equipe foi salva, entretanto, pelo proprietário de uma cervejaria local, John Henry Davies. Ele decidiu investir, junto com outros empresários locais, em troca de algum interesse em executá-lo. Isso levou a uma mudança de nome e, depois de várias alternativas, incluindo Manchester Central e Manchester Celtic , o Manchester United nasceu em abril/maio de 1902.

 
Todavia, reza a lenda na Inglaterra de que Davies só optou em resgatar os Red Devils graças a um simpático cachorro São Bernardo pertencente ao capitão do clube, Harry Stafford. O animal, que vagava pela cidade com uma lata em volta do pescoço (espécie de caixa de coleta improvisada), encontrou em seu caminho o rico cervejeiro que imediatamente o acolheu.

 
Quando o cão foi “rastreado” de volta para Stafford, o empresário conheceu a história do Newton Heath e essa grande casualidade veio a ser um passo gigantesco rumo à atual história que conhecemos hoje do United.

John Henry Davies (esq.) foi presidente do Manchester United por mais de duas décadas. Foto: MUFC

John Henry Davies (esq.) foi presidente do Manchester United por mais de duas décadas. Foto: Alan E.

 

John Henry Davies exerceu a função de presidente do Manchester United até sua morte, em 1927. O capitão Harry Stafford fez sua aparição final como jogador do clube em 1903, mas permaneceu envolvido nos bastidores como diretor e até jardineiro. Já o São Bernardo, pouco se sabe o que realmente aconteceu com ele após a curiosa história. Há supostos registros de que ele tenha vivido o resto de sua vida adotado pela filha de Davies.



MaisRecentes

Anderson está feliz na 2ª divisão turca? Talvez a sua apresentação responda



Continue Lendo

Andreas Pereira quebra tabu de 76 anos da Seleção Brasileira



Continue Lendo

Por onde anda Lenny, ex-Fluminense e Palmeiras?



Continue Lendo