Lendas do futebol – O dia em que Manchester United foi salvo por um cão



Major

 

Com o nome de Newton Heath Lancashire e Yorkshire Railway, o Manchester United Football Club foi formado pela primeira vez em 1878  por trabalhadores no estaleiro ferroviário em Newton Heath. A ideia era associar a paixão pelo esporte com duelos entre os outras empresas ferroviárias.

 
Em meio a luta pela notoriedade no futebol local, eis que problemas financeiros afligiram o clube e, no início do século 20, parecia que estavam destinados à extinção. A equipe foi salva, entretanto, pelo proprietário de uma cervejaria local, John Henry Davies. Ele decidiu investir, junto com outros empresários locais, em troca de algum interesse em executá-lo. Isso levou a uma mudança de nome e, depois de várias alternativas, incluindo Manchester Central e Manchester Celtic , o Manchester United nasceu em abril/maio de 1902.

 
Todavia, reza a lenda na Inglaterra de que Davies só optou em resgatar os Red Devils graças a um simpático cachorro São Bernardo pertencente ao capitão do clube, Harry Stafford. O animal, que vagava pela cidade com uma lata em volta do pescoço (espécie de caixa de coleta improvisada), encontrou em seu caminho o rico cervejeiro que imediatamente o acolheu.

 
Quando o cão foi “rastreado” de volta para Stafford, o empresário conheceu a história do Newton Heath e essa grande casualidade veio a ser um passo gigantesco rumo à atual história que conhecemos hoje do United.

John Henry Davies (esq.) foi presidente do Manchester United por mais de duas décadas. Foto: MUFC

John Henry Davies (esq.) foi presidente do Manchester United por mais de duas décadas. Foto: Alan E.

 

John Henry Davies exerceu a função de presidente do Manchester United até sua morte, em 1927. O capitão Harry Stafford fez sua aparição final como jogador do clube em 1903, mas permaneceu envolvido nos bastidores como diretor e até jardineiro. Já o São Bernardo, pouco se sabe o que realmente aconteceu com ele após a curiosa história. Há supostos registros de que ele tenha vivido o resto de sua vida adotado pela filha de Davies.



MaisRecentes

Por onde andam os últimos artilheiros da Copinha?



Continue Lendo

Quais são as equipes com mais títulos no Nordeste?



Continue Lendo

Quais eram as contratações dos gigantes paulistas há exatos 10 anos?



Continue Lendo