Conheça o primeiro jogador brasileiro a ganhar uma Liga dos Campeões



canario_div_62_

 

O primeiro jogador brasileiro a vencer uma Liga dos Campeões foi Darcy Silveira dos Santos, o Canário. Ele fez parte do plantel do Real Madri pentacampeão europeu em 1960, após golear o Eintracht Frankfurt por 7 a 3 na decisão.

 

Pouco lembrando aqui no Brasil, Canário nasceu em 24 de maio de 1936, na cidade do Rio de Janeiro. No futebol, começou sua carreira jogando pelo Olaria, mas foi com a camisa do América-RJ que ele veio a se destacar com apenas 19 anos. Ficou no Mecão até 1959, ano no qual se transferiu para o Real Madri a pedido do técnico paraguaio Fleitas Solich.

 

Nos merengues, o ponta-direita atuou ao lado de Del Sol, Di Stéfano, Puskas e Gento, formando um dos melhores ataques da história do Real. Além do título europeu, Canário ajudou a equipe nas conquistas do Mundial Interclubes de 1960, Copa da Espanha de 1962 e Campeonato Espanhol de 1961 e 1962.

 

Jogou no Real Madrid até 1962. Depois de uma rápida passagem no Sevilla FC, o brasileiro foi contratado por outro Real, o Zaragoza. Junto com os espanhóis Santos, Marcelino, Villa e Lapetra, formou o “Los Cinco Magníficos”, quinteto considerado uma das melhores gerações da equipe.

 

Canário aposentou-se em 1969, jogando com a camisa do RCD Mallorca. Hoje, Canário tem 80 anos e ainda mora na Espanha.

 

939296_1



MaisRecentes

6 quarentões que você pensava que já haviam se aposentado



Continue Lendo

Conheça os árbitros que mais marcaram pênaltis na história do Brasileirão



Continue Lendo

4 provas de que o São Paulo não foi rebaixado em 1990



Continue Lendo