Conheça o primeiro jogador brasileiro a ganhar uma Liga dos Campeões



canario_div_62_

 

O primeiro jogador brasileiro a vencer uma Liga dos Campeões foi Darcy Silveira dos Santos, o Canário. Ele fez parte do plantel do Real Madri pentacampeão europeu em 1960, após golear o Eintracht Frankfurt por 7 a 3 na decisão.

 

Pouco lembrando aqui no Brasil, Canário nasceu em 24 de maio de 1936, na cidade do Rio de Janeiro. No futebol, começou sua carreira jogando pelo Olaria, mas foi com a camisa do América-RJ que ele veio a se destacar com apenas 19 anos. Ficou no Mecão até 1959, ano no qual se transferiu para o Real Madri a pedido do técnico paraguaio Fleitas Solich.

 

Nos merengues, o ponta-direita atuou ao lado de Del Sol, Di Stéfano, Puskas e Gento, formando um dos melhores ataques da história do Real. Além do título europeu, Canário ajudou a equipe nas conquistas do Mundial Interclubes de 1960, Copa da Espanha de 1962 e Campeonato Espanhol de 1961 e 1962.

 

Jogou no Real Madrid até 1962. Depois de uma rápida passagem no Sevilla FC, o brasileiro foi contratado por outro Real, o Zaragoza. Junto com os espanhóis Santos, Marcelino, Villa e Lapetra, formou o “Los Cinco Magníficos”, quinteto considerado uma das melhores gerações da equipe.

 

Canário aposentou-se em 1969, jogando com a camisa do RCD Mallorca. Hoje, Canário tem 80 anos e ainda mora na Espanha.

 

939296_1



MaisRecentes

Cidade que receberá abertura e final da Copa de 2022 ainda não existe



Continue Lendo

Quais são os clubes com mais jogadores campeões da Copa do Mundo?



Continue Lendo

Operários de patrocinadora da Juve farão greve por causa de Cristiano Ronaldo



Continue Lendo