Como surgiu a numeração nas camisas de futebol?



1933_Everton_3x0_Manchester_City_560_2

 

Oficialmente, a primeira vez que foi utilizada a numeração nas camisas dos jogadores de futebol foi na Final da FA Cup, no dia 29 de abril de 1933, em partida entre Everton e Manchester City, no Wembley Stadium. A ideia era facilitar a identificação dos atletas dentro do campo.

Por ainda ser um teste, os organizadores decidiram distribuir os números de maneira curiosa: os jogadores do Everton, o mandante,  atuaram com as camisas do 1 ao 11, enquanto o City jogou do 12 a 22.

Com a bola rolando, os londrinos acabaram derrotando os Citizens por 3 a 0 e ficaram com o título. Os gols foram marcados por James Dunn (Camisa 8), Dixie Dean (Camisa 9) e Jimmy Stein (Camisa 11).

O capitão Dixie Dean, do Everton, recebendo a taça de campeão.

O capitão Dixie Dean, do Everton, recebendo a taça de campeão.

Após o sucesso nesta partida, a Football Association resolveu aderir ao esquema de numeração já na temporada seguinte, mesmo com a rejeição de boa parte dos atletas ingleses. Muitos diziam que ficariam parecidos com presidiários. A FIFA, por sua vez, obrigou as seleções a usarem os números nas camisas a partir da Copa do Mundo de 1950, no Brasil.



MaisRecentes

7 jogadores famosos que estão “escondidos” em mercados alternativos



Continue Lendo

Como estavam as carreiras dos melhores do mundo em 2009?



Continue Lendo

12 jogadores que ainda pertencem ao seu time e você não lembrava



Continue Lendo