Charles Miller era corintiano? Nós checamos



9c88e-horadohino_20170911124359758

 

Nascido no bairro do Brás, filho de um escocês e uma brasileira de origem inglesa, Charles Miller é até hoje lembrado como o introdutor do futebol do Brasil. Ao trazer a bola e as regras da Inglaterra, o paulistano não só institucionalizou o esporte, mas também se afamou como o primeiro craque e artilheiro brasileiro, assim como foi decisivo para a criação do primeiro campeonato, o Paulistão de 1902.

 

Mas afinal, mesmo após tamanha contribuição histórica, o blog Gol de Canela FC quis descobrir qual clube brasileiro tinha um lugar no coração do patrono do nosso futebol?

 

No Brasil, Miller jogou toda sua carreira toda pelo São Paulo Athletic Club, se revezando entre o ataque e o gol. Foram, ao todo, três títulos e duas artilharias do paulista durante os quase quinze anos que defendeu a camisa com listras verticais brancas e celestes. Tamanha ligação esteve presente mesmo após pendurar as chuteiras em 1910, prestes a completar 36 anos, quando continuou participando da direção do clube.

 

article-2651367-1E853B8200000578-635_634x442

Charles Miller (Centro) durante uma partida em 1901.

Todavia, segundo relatos históricos, Charles, com a massificação do esporte no país, criou uma simpatia especial pelo Timão, pela influência do Corinthian Football Club na fundação do clube paulista. Informação essa que foi confirmada por Rafael Rudge Miller, bisneto do pai do futebol, em entrevista exclusiva para o blog Gol de Canela FC.

 

“Sim, é verdade (Sobre o carinho de Charles carinho pelo Corinthians). Quando estava na Inglaterra, ele até jogou pelo Corinthian, da Inglaterra”, disse

 

Nascido em Curitiba, Rafael, que também é torcedor do Corinthians (e do Atlético Paranaense), não esconde o orgulho pelo pioneirismo do seu bisavô. “A paixão nacional do brasileiro é o futebol e saber que foi meu bisavô quem introduziu no Brasil enche toda a família de orgulho”, destacou.

 

Coincidência ou não, uma das últimas vezes que Charles Miller entrou em campo como jogador de futebol foi em um amistoso contra o Corinthian, que excursionava no país, em 1910, mesmo ano de fundação do alvinegro paulista. Defendendo uma espécie de Seleção dos Estrangeiros, ele fez seu último gol da carreira na derrota por 8 a 2.



MaisRecentes

Entre SP e RJ, quem é o maior freguês do Brasileirão na era dos pontos corridos?



Continue Lendo

Você sabia que o Bangu já foi “campeão mundial”? Entenda a história



Continue Lendo

Você sabia? O dia que Maradona quase vestiu a camisa 10 do Santos



Continue Lendo