12 curiosidades sobre os confrontos entre brasileiros na Libertadores



 

2009_sport_1x0_palmeiras_560_1

Hoje tem confronto brasileiro na Libertadores. Aproveitando a ocasião, o Gol de Canela FC separou doze curiosidades sobre os confrontos realizados até hoje. Confira:

 

1 – Brasil x Brasil
Dos 160 jogos entre clubes brasileiros na Libertadores, em 83 foram durante a fase de grupos, 30 em oitavas, 31 em quartas, 12 em semifinais  e 4 em finais.

 

2 – A primeira vez
A primeira vez que clubes brasileiros se enfrentaram na Libertadores foi em 1963. Na ocasião, Santos e Botafogo disputaram a semifinal da competição (Santos 1 x 1 Botafogo / Botafogo 0 x 4 Santos).

 

3 – O recordista de vitórias
O São Paulo é a equipe com mais vitórias contra os rivais compatriotas na Libertadores, com 18. Palmeiras e Grêmio, com 14 e 12 respectivamente, completam o top 3.

 

4 – O recordista de derrotas
O Palmeiras é a equipe que mais soma derrotas contra os rivais compatriotas na Libertadores, com 19. São Paulo e Grêmio, com 13 e 11 respectivamente, completam o top 3.

 

5 – Chuva de gols
Na história da Libertadores, o confronto entre brasileiros onde houve mais gols aconteceu na fase de grupo da Libertadores de 1976. Na ocasião, o Cruzeiro bateu o Internacional por 5 a 4.

 

6 – Os “reis” do gol
Luizão e Jardel, com 8 gols cada, são os jogadores que mais balançaram a rede contra os rivais compatriotas na Libertadores.

 

7 – Palmeiras, o campeão dos pênaltis
Em apenas seis vezes as disputas por pênaltis foram necessárias. O impressionante é que o Palmeiras participou de cinco delas e venceu todas.

 

8 – O paredão São Marcos
Marcos é o recordista de defesas de pênaltis no confronto entre brasileiros. São 8 de 24 cobranças. As vítimas foram Marcelinho Carioca e Vampeta (Corinthians), Luisão, Ricardinho, Marcos Paulo (Cruzeiro) e Luciano Henrique, Fumagali e Dutra (Sport Recife)

 

9 – As goleadas
As maiores goleadas nos confrontos entre brasileiros na Libertadores foram: Santos 0 x 5 Flamengo (1984) e Grêmio 5 x 0 Palmeiras (1995)

 

10 – Melhor aproveitamento
O único clube invicto neste tipo de confronto é o Guarani, com surpreendentes 91% de aproveitamento. Porém, vale lembrar que o Bugre só participou apenas três vezes (1979, 1987 e 1988). Entre os clubes com mais de 10 participações, o melhor  aproveitamento é do Flamengo, com 61,3%.

 

11 – Pior aproveitamento
O pior aproveitamento da história é do Paraná, com dois jogos e duas derrotas (0%) na sua única participação. Entre os clubes com mais de 10 participações, o pior aproveitamento é o Atlético Paranaense, com 55,5%

 

12 – O rei dos mata-matas
Em mata-matas, o Internacional é o único clube brasileiro que nunca foi eliminado por um rival compatriota.



MaisRecentes

7 jogadores famosos que estão “escondidos” em mercados alternativos



Continue Lendo

Como estavam as carreiras dos melhores do mundo em 2009?



Continue Lendo

12 jogadores que ainda pertencem ao seu time e você não lembrava



Continue Lendo