Yago Pikachu, Orlando Lelé e os laterais artilheiros do Vasco



Orlando é o lateral-direito com mais gols pelo Vasco desde a década de 50 (Foto: Placar)

Orlando é o lateral-direito com mais gols pelo Vasco desde a década de 50 (Foto: Placar)

O primeiro reforço do Vasco para 2016 traz consigo um rótulo quem tem sido raro no clube: o de lateral-artilheiro. Com 20 gols em 2015, Yago Pikachu foi o maior goleador da posição nas principais divisões do futebol brasileiro. Algo que o clube não passa perto de ter há anos.

Em 2015, por exemplo, Madson, titular da posição, não balançou as redes em nenhuma partida do clube. Nei, Jean Patrick e Bruno Ferreira, reservas na temporada, também não.

Nos últimos 60 anos, nenhum lateral-direito fez tantos gols com a camisa vascaína quanto Pikachu fez pelo Paysandu no período em que defendeu o clube. Claro, muitos deles em competições menos expressivas, em jogos do Paraense e séries B e C. Ainda assim, fazer 62 gols como lateral é um algo difícil de se encontrar.

Dono de um bola parada perigosa, Yago marcou grande parte de seus gols de falta. Característica que lembra um dos últimos grandes laterais que vestiram a camisa vascaína: Zé Maria, campeão do Rio-São Paulo em 99. Porém, o jogador que por diversas vezes defendeu a Seleção Brasileira, passou pouco tempo na Colina, marcando 4 gols em apenas 36 partidas.

Nas últimas seis décadas, Orlando Lelé, outro grande cobrador de faltas,  foi o camisa 2 que mais vezes marcou pelo Cruz-Maltino, com 30 tentos entre 76 e 81. Pimentel, tricampeão carioca (92/93/94) pelo clube, fica na segunda posição, com 24. Veja a lista completa:

LATERAIS-DIREITOS COM MAIS GOLS PELO VASCO*:
* Desde 1952

1º – Orlando Lelé – 30 gols
2º – Pimentel – 24 gols
3º – Fagner – 14 gols
4º – Wagner Diniz – 11 gols
5º – Paulo Roberto – 7 gols
Claudemir – 7 gols



MaisRecentes

Base do Vasco traz boas novas



Continue Lendo

Vasco renova o contrato de promessa da base



Continue Lendo

Só coração não basta



Continue Lendo