Vasco x clubes de Roberto Baggio



Baggio é o aniversariante do dia (Foto: Arquivo LANCE!)

Baggio é o aniversariante do dia (Foto: Arquivo LANCE!)

Nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, um dos meus maiores ídolos no futebol internacional completa 48 anos de idade. Seu nome: Roberto Baggio. O camisa 10 da Azurra marcou minha infância, e não apenas pelo pênalti perdido na final da Copa do Mundo de 94 contra o Brasil.

A classe, a inteligência, o domínio e a batida perfeita na bola, fizeram dele um dos maiores jogadores da década de 90. Exatamente no mesmo período em que meu amor pelo esporte nascia e onde minhas primeiras lembranças surgem.

Baggio formava o quinteto fantástico no meio de campo do meu time de botão ao lado de Zidane, Stoichkov, Hagi e Maradona. Tava ruim de ‘meiuca’? Edmundo e Romário ainda fechavam a linha de frente. Preud’homme fechava o gol, enquanto que Baresi, Maldini e Matthaus compunham o trio defensivo.

“E o Vasco com isso?”, você me pergunta. Pois bem, na ânsia de escrever sobre o craque sem deixar o Gigante de lado, fui pesquisar nos meus alfarrábios alguma partida onde as duas lendas poderiam ter se enfrentado. Infelizmente, não houve.

Apesar disso, descobri que três das sete camisas defendidas pelo ídolo durante sua carreira já foram adversárias do Vasco em algum momento. Para não perder a oportunidade de homenagear Baggio e falar da história do Gigante, fiz o levantamento dos confrontos entre estas equipes.

O mais próximo que estiveram de se encontrar foi em 1994, quando o Cruz-Maltino enfrentou o Milan pela CBC CUP, na China. Porém, Roberto só chegaria ao Rossonero no ano seguinte, após brilhar intensamente com a camisa da Juventus por cinco temporadas.

E este não foi o único confronto entre Vasco e Milan na história. As duas equipes já haviam se enfrentado no Torneio Internacional de Paris, considerado por muitos o precursor do Mundial de Clubes. O time de São Januário venceria por 2 a 1 na disputa do terceiro lugar.

Outras duas equipes defendidas pelo ‘Il Codino Divino’, ou ‘O Rabo de Cavalo Dinivo”, também já tiveram o prazer de entrar em campo para enfrentar o esquadrão vascaíno. Infelizmente, também sem Baggio.

Em 1975, a Juve, onde Roberto viveu provavelmente a melhor fase de sua carreira – entre 90 e 95 -, veio até o Rio de Janeiro para realizar um amistoso contra o Vasco, no Maracanã. Na época, a ‘Velha Senhora’ contava com Dino Zoff, Capello, Gentile e Paolo Rossi em seu elenco. Mas quem brilhou foi Jair Pereira, autor do gol único na vitória cruz-maltina.

Outro time que pôde contar com o talento de Roberto Baggio e já enfrentou o Vasco foi o Bologna. E, em 1980, o Gigante foi até a Itália encarar a equipe defendida pelo craque na temporada 97/98. Mais uma vitória: 1 a 0, gol de Paulo César Caju.

Baggio e Vasco nunca se encontraram. Uma pena para o futebol. Uma tragédia para mim, fã dos dois. Mas ao menos a história nos ajudou a aproximar um pouco eles.

Ainda que apenas pelas camisas e não pelo tempo ou espaço.

Parabéns, ídolo!

FICHA DO JOGO ENTRE VASCO E MILAN EM 1995:

Vasco Da Gama 2 x 3 Milan (ITA)
Data: 12/06/1994
Local : Estádio Municipal Sheuzen (Locel Shnzhen – CHI)
Gols : 28′ Savicevic, 39′ Baldieri, 68′ Stroppa, 79′ Sidnei, 86′ Pimentel

Vasco – Carlos Germano, Pimentel, Alexandre Torres, Jorge Luís, Sídney, Leandro, França, Gian (Hernande), William, Yan (Bruno Carvalho) e Valdir (Jardel) Técnico : Lazaroni

Milan – Ielpo, Panucci, Al. Orlando, De Napoli (46′ Desailly, 60′ Carbone), F. Galli, Nava (63′ Torrisi), Lentini I (81′ R. Lorenzini), Sordo, Stroppa (70′ Desideri), Savicevic, Baldieri – Técnico : Capello

FICHA DO JOGO ENTRE VASCO E MILAN EM 1959:

VASCO 2X1 MILAN
Data: 11/06/1959
Torneio de Paris
Local: Estádio Parc des Princes
Gols: Almir 38, Sabara 48,Laerte contra 89

Vasco – Barbosa, Paulinho, Laerte, Russo, Viana, Coronel, Sabará, Roberto, Almir, Rubens e Pinga. Técnico: Gradim

Milan – Gallesi, Fontana, Zagatti, Occhetta, C. Maldini, Schiaffino (Beltrami), Fogar, Favalli I, Altafini, Bresolin, Danova. Técnico: Bonizzoni.

Vasco e Milan se enfrentaram em 1959 (Foto: Reprodução internet)

Vasco e Milan se enfrentaram em 1959 (Foto: Reprodução internet)

FICHA DO JOGO ENTRE VASCO E JUVENTUS EM 1975:

Vasco Da Gama 1 x 0 Juventus (ITA)
Data: 08/07/1975
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro – RJ)
Gols : Jair Pereira (Vasco 43/2ºT)

Vasco – Mazarópi, Paulo César (Toninho), Miguel, Renê (Moisés), Alfinete, Gaúcho, Zanata (Paulo Roberto), Carlinhos (Roberto Dinamite), Dé, Edu (Jair Pereira) e Luís Carlos Técnico : Mário Travaglini

Juventus – Não encontrado

FICHA DO JOGO ENTRE VASCO E BOLOGNA EM 1980:

Vasco Da Gama 1 x 0 Bologna (ITA)
Data: 14/08/1980
Local : Renato Dall”Ara (Bologna – ITA)
Gols : Paulo César Caju (Vasco 32/2ºT)

Vasco – Mazarópi, Paulinho Pereira, Orlando, Léo, Marco Antônio, Pintinho, Guina, Zandonaide, Wilsinho, Roberto Dinamite e Paulo César Caju Técnico : Zagallo

Bologna – Não encontrado

ACOMPANHE O BLOG DO GARONE NAS REDES SOCIAIS:

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Ismael martins

    Tantos idolos ja vestiram a camisa do vasco e vejo uma reportagem dessa e me emociono bastante, bate uma saudade de um vasco vencendor, de idolos, de um futebol bonito e de emoção nos jogos. Apesar de 24 anos apenas, o que da muito orgulho em torcer pelo vasco da gama é sua história, uma das mais lindas do futebol brasileiro, e porque nao mundial.
    Parabéns pela matéria. Matérias assim emocionam todos nós e dá até vontade de voltar no passado. Não só pra vê o vasco vitorioso, mas também pra vê craques como baggio, paolo rossi, maradona. Enfim. Linda matéria. !q
    boa tarde. SV

  • ODILON SILVA = RJ

    BEM OBSERVADO, VASCÃOOOOOOOOOOOOO.

  • ODILON SILVA = RJ

    BEM OBSERVADO, VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

MaisRecentes

A rosa de crepom



Continue Lendo

Luis Fabiano é regularizado pelo Vasco e está livre para atuar contra o Flamengo



Continue Lendo

A classificação do Vasco e a torcida única



Continue Lendo