Vasco pode perder seu artilheiro do ano pela 10ª temporada seguida



Rafael Silva marcou 10 gols em 2015 (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Rafael Silva marcou 10 gols em 2015 (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Vavá, Ademir, Pinga, Célio, Silva Batuta, Dinamite, Romário, Bebeto, Valdir, Edmundo… Atacantes que marcaram época no futebol brasileiro e que por muitos anos vestiram a camisa do Vasco.

Durante quase duas décadas inteiras, Roberto dominou a artilharia cruz-maltina. Nos anos 90, Valdir e Edmundo se consagraram. Já nos anos 2000, Romário retornou a Colina para comandar o ataque vascaíno. Desde a aposentadoria do Baixinho, em 2006, porém, diversos jogadores vem se revezando como goleadores do ano no clube.

Nas últimas dez temporadas, onze jogadores diferentes – em 2014 houve empate entre dois – terminaram como artilheiros anuais do Vasco. Isso porque o ‘matador’ de um ano não tem permanecido em São Januário no outro.

Leandro Amaral, em 2007, foi o primeiro da ‘era pós-Romário’, mas uma briga judicial fez com que o atacante fosse parar no Fluminense no início de 2008. Cinco meses depois, retornou ao clube, porém, já tarde para desbancar Edmundo.

Bernardo foi outro que esteve próximo de conseguir disputar duas temporadas inteiras pelo Cruz-Maltino após se sagrar artilheiro em 2011. Porém, assim como Leandro, o meia entrou na Justiça e ficou ‘sem clima’ para permanecer, o que facilitou sua ida para o Santos após ter jogado apenas cinco partidas pelo Vasco em 2012.

Agora, Rafael Silva pode ser mais um ‘artilheiro do ano’ a se despedir de São Januário. Com contrato no fim, o futuro do jogador ainda é incerto.

– ÚLTIMOS ARTILHEIROS DO VASCO:
Legenda: ano – artilheiro – saída

2006 – Romário – se aposentou
2007 – Leandro Amaral – se transferiu para o Fluminense após briga judicial (voltou depois)
2008 – Edmundo – se aposentou
2009 – Élton – emprestado ao Braga-POR
2010 – Dodô – deixou o clube antes do fim do ano
2011 – Bernardo – emprestado ao Santos no ano seguinte
2012 – Alecsandro – rescindiu contrato e acertou com o Atlético-MG
2013 – André – não renovou o empréstimo e voltou ao Atlético-MG
2014 – Edmílson e Douglas – não renovaram contrato
2015 – Rafael Silva – ?



  • Felipe Gama

    Quero assistir os jogos do Vasco e voltar a me importar com o time, mas ai eu lembro que Eurico marginal é presidente, os filhos ridículos e incapazes dele ganharam força no clube (pq será né?), o artilheiro mais uma vez não vai continuar (na so o artilheiro, mas nossos camisas 10 tb nao ficam mais de uma temporada, vamos ver como sera com Nene), e que entre contratações retardadas e dispensas imbecis, Aislan esta cotado pra renovar contrato…. NA MORAL Q SE FOD@ ESSE ESSE TIME! ISSO NÃO É VASCO! NA VERDADE, HA UNS 10 ANOS QUE SALVANDO UMA OU DUAS TEMPORADAS,QUE ESSE TIME JÁ NÃO É MAIS VASCO… Vasco hj se resume a Fut7, Remo e Futebol Americano esse ultimo, somos top do top, com atletas que jogam alto nível sem receber um tostão)

    • alessandro

      Meu amigo vasco sobe p série A com o time b pode ficar tranquilo e ainda vamos ser Bi do cariocao

      • Claudio

        Não pense que vai ser mole, pq a série B é brabo!…o Botafogo deu sorte, pq os outros perderam muitos pts bobos, senão não estaria de volta, viu?
        Quanto ao Carioca, já perdeu a majestade há muito tempo, campeonato falido e torpe!

  • Bruno Martínez

    Contrata o caça rato ? time de merda…kkkkkkkkk

  • Rhuan Igor Viana

    diretoria mediocre, epoca de vergonha pro time ¬¬

  • Bruno

    A segunda divisão é muito fraca! O Vasco subiu em 2014 com o time se arrastando! Então sobe fácil! Não tem mistério. O importante é vencer o carioca e tentar a copa do brasil!

    • Marco Ferreira Sa

      Muito fraco é o anão da colina, este timinho tri rebaixado, medíocre, com seu presidente esclerosado e torcedores que ainda acham que este pequeno time é grande.

      Grande na colina só a piada…k

MaisRecentes

Caio Monteiro marca seus primeiros pontos no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

A zona vascaína



Continue Lendo

O ‘novo’ Nenê



Continue Lendo