Vasco é o clube do Rio com mais títulos expressivos nos últimos 20 anos



Vasco campeão carioca 2015 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

Vasco campeão carioca 2015 (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

A verdade tem várias faces, tudo depende do ângulo que se olha. Mas pelo lado vascaíno, nos últimos anos, quem tem visto?

O Vasco é o clube do Rio que conquistou mais títulos expressivos nas últimas duas décadas. ‘-Mas como assim?!’. ‘-E o jejum?’. ‘-E o vice?’. ‘-E os rebaixamentos?’. Fragmentos da história que teimam em te vender como verdade única. Não é.

Que o século XXI não tem sido à altura do Gigante, ninguém duvida. E ninguém melhor que o vascaíno para reconhecer isso. Dois cariocas e uma Copa do Brasil em 14 anos é muito pouco.

Mas por que a linha de corte começa em 2001? Por que os estatísticos teimam em não voltar alguns poucos anos para contarem uma história mais longa? Por que o período de análise é sempre pós a era mais vitoriosa da história do Cruz-Maltino? Qual a dificuldade em fazer uma matéria positiva quando um time é campeão?

Então deixa que eu faço.

Em quatro anos, o Vasco venceu mais títulos expressivos que todos os seus rivais do Rio em 20 temporadas. Duvida? Te mostro na tabela abaixo. Depois, parece ter tirado uma década para descansar. Faltou logística ao Cruz-Maltino. Se tivesse espalhado melhor estas taças, o sofrimento certamente teria sido menor.

Imaginem se tivesse sido assim: campeão brasileiro em 98, do Rio-SP em 2000, da Libertadores em 2003, brasileiro novamente em 2005, Carioca em 2008, Sul-Americana – antiga Mercosul – 2010, Copa do Brasil 2013 e Carioca 2015. Mesmos títulos, mas em anos diferentes. Melhorou, certo?

Se o Vasco fosse ao nutricionista, a primeira dica que receberia seria: coma menos, porém mais vezes. Ou seja, ao invés de encher a pança ganhando tudo em 4 anos, se alimente aos poucos, mas com a mesma qualidade. Assim o corpo não reclama.

Vamos aos números? Para facilitar, pontuei cada campeonato – os sete principais -, afim de analisarmos a relevância da conquista e não apenas o número de taças. De janeiro de 95 pra cá, a disputa fica assim:

estat certo rio 20
Ta aí a prova que os cortes na linha do tempo sempre irão beneficiar um e prejudicar outro. Nesse, o Vasco leva a melhor. Na semana, idem. Em dez anos, não. Em 30, talvez.

Mas a questão que fica é: por que sempre as lembranças ruins ganham mais corpo? Como aqui é um espaço vascaíno, ficamos com essa das últimas décadas.

Nada mal né, campeão?

Saudações vascaínas! /+/

Obs: Copa Ouro, Copa dos Campeões, Série B, Taça Guanabara, Taça Rio, Torneio Super Series e Copa da Hora, entre outros, não estão na listagem por não terem um peso como as sete competições listadas. Nem em peso histórico, relevância ou tradição.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



MaisRecentes

Ex-Barcelona é uma das novidades do time sub-20 do Vasco



Continue Lendo

De volta ao Vasco, Martin Silva se aproxima de recorde pelo clube



Continue Lendo

Vasco prorroga os contratos de dois jogadores do sub-20



Continue Lendo