Vasco é líder por mérito, não por acaso



Momento do pênalti para o Vasco (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Momento do pênalti para o Vasco (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Parece que muita gente aguardava ansiosa por um erro à favor do Vasco. O primeiro pós retorno de Eurico Miranda. Era um evento que todos queriam ver para logo apontarem seus dedinhos e falarem: “- Viu, eles também são ajudados! Depois reclamam!”.

Era tudo que eles precisavam para usarem como exemplo justificando os próximos dez erros que virão contra  a gente pela frente e os absurdos que vivemos nos últimos anos. Inclusive que nos custaram título.

Pênalti duvidoso? Certamente! Polêmico? Mais do que deveria. Afinal, o gol mal anulado do Vasco contra o Barra Mansa, que nos custou a vitória e dois pontos a mais, há menos de um mês, pouco foi comentado. Nessas horas, errar é normal, o “lance é difícil”.

Nós sabemos. Ao nosso favor é sempre mais difícil de marcar.

É normal contestar a marcação, eu também não marcaria. Achei mais pênalti no Thalles, num lance anterior onde ele é empurrado no ar, do que nesse, mas essa jogada ninguém achou relevante debater. Uma pena.

Pode-se questionar a interpretação do árbitro, não a mão. O toque é indiscutível. Assim como o fato de que o jogador estava com os braços abertos e não colado ao corpo, como manda o figurino.

Ainda assim, eu não daria. Ele deu.

Interpretação. É diferente de erros crassos como não ver uma bola entrar, não notar mais de um metro de impedimento e ainda falar que a torcida também não reparou, como se função de torcedor agora fosse acompanhar a linha da zaga ao invés da bola.

Estes sim são absurdos, não uma rápida avaliação de mão na bola ou bola na mão. E estes foram contra nós, mas pelo visto esqueceram. Ou preferem não relembrar. No Vasco sempre fede mais.

Depois de tantos erros consecutivos contra, chega a parecer deboche ouvir que em algum momento fomos ajudados. Desculpa, mas para a balança da justiça voltar a se equilibrar, vão ter que fazer bem mais que marcar um pênalti contra o Bonsucesso.

Mas eu entendo eles. É o anormal que é destaque, o inesperado, o incomum. E o Vasco, num momento de dúvida, ter uma marcação ao seu favor, atende a estes quesitos. Estávamos tão acostumados a ver o Gigante ser prejudicado que quando é o oposto, merece uma ‘atenção especial’.

Justiça por justiça, nos devolveram os dois pontos que foram ‘tirados’ contra o Barra Mansa. No fim, teríamos os mesmos 20 pontos que temos hoje, prova de que a liderança veio por mérito próprio e não da arbitragem. E isto sim deveria ser destaque.

Vasco é líder porque tem a melhor defesa, por estar invicto no campeonato e por estar realizando um trabalho sério com Doriva no comando.

Relaxa e aceita, e guardem o dedinho podre para outro momento.

Saudações vascaínas! /+/

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • ODILON C SILVA – RJ

    Também penso assim, também acho que realmente foi pênalti.

  • Reginaldo Rabelo

    Apesar de duvidoso – na cabeça de muita gente – vi o Fernando empurrando o Thales e, na sequência, a bola no seu braço. O pênalti foi marcado pelo empurrão ou pela mão na bola?
    No ano passado, perdemos o campeonato – não só pelo impedimento não marcado, em jogo que terminava com nossa vitória – também pelo fato de que o adversário jogou por dois empates(e os obteve com a ajuda decisiva do Adilson Batista), quando o Vasco podia ter sido o beneficiado com dois empates se não houvesse sido prejudicado em 2 jogos fatais: 1) no jogo de 6 pontos contra o Fla, o gol do Douglas não foi considerado(por decisão do auxiliar que não quis ver, apesar de ter visto) e sairíamos com 2 x 0 num jogo que acabamos perdendo por 2 x 1; 2) no empate de 2 x 2 com o mesmo Bonsucesso, tivemos 3(TRÊS) pênaltis não marcados a nosso favor como mostrou a TV Lance na semana do jogo, resultando na perda de 2 pontos. Somados aos 6 que perdemos no jogo contra o Fla(os 3 que deixamos de ganhar e os 3 que eles ganharam), teríamos sido campeões da Taça Guanabara e ficaríamos com a vantagem de 2 empates que acabaram por favorecer ao rival.

  • alex

    Também achei que houve empurrão no lance, mas o foco parece ser a bola na mão.

    Se não foi pênalti pela mão na bola, foi porque ele foi empurrado.

    Discordo do Garone: deveríamos estar com 22 pontos. A vitória contra o Bonsucesso não foi irregular, na minha opinião, e deixamos de ganhar do Barra Mansa por erro de arbitragem.

    Para mim, ainda não houve justiça.

    • PAULO

      Perfeito !!!!!!!!
      Concordo 100% com o que vc escreveu !!!!!!

  • Marco

    Desculpem, mas foi penalty e fim de papo. Porque zagueiro joje ja vai no adversario com o braco colado o corpo, ou ate mesmo com as maos dadas as costas? Para evitar essa cunfusao de mao na bola e bola na mao.
    Enquanto nao acabar essa pasmeira de mao na bola e bola na mao, continuaremos a ter esse problema. Acaba com isso, tocou no braco ou mao marca e pronto, e acaba o problema tambem. O mesmo vai com o tao malfadado empedimento. Acaba com isso e melhora o futebol em 100%. Do jeito que os jogadores estao preparados fisicamente hoje (muitas vezes muito mais que tecnicamente), “abrir” o espaco de jogo e um mera questao de logica, sem necessitar mudancas no campo de jogo, ou a ideia anunciada a alguns anos, que nao saiu do papel, de diminuir a quantidade de jogadores. Ai acabariamos com essa coisa de so haver jogo entre as entermediarias, poriamos a turma para correr o campo todo e abririamos espacos para os mais tecnicos e seus lancamentos em profundidade (a quanto tempo nao ouvimos essa pequena perola bem aplicada).,

  • paulo heitor

    Essa choradeira toda,daquele time rubro-negro,e da Flapress é que eles estão querendo desviar o foco do GOL Porcina,aquela personagem de novela “que era sem nunca ter sido” contra o Madureira,e panico maior por verem que agora não só eles podem se beneficiar de erros de arbitragem.
    SDV

  • Claudio Duque

    Tudo bem q cada jornalista tem o seu clube de coração, e q o profissional q escreveu essa postagem está vinculado à página do Vasco.

    Mesmo assim, o GRUPO LANCE! deveria ter vergonha em publicar um texto tendencioso como esse, q ao invés de se ater ao campo de uma forma imparcial, fazendo uma leitura honesta dos fatos ocorridos (é o q se espera de um site esportivo – isenção), apenas mostra o ponto de vista cego e apaixonado do seu “jornalista torcedor”.
    Não é preciso ser inteligente para saber q o penal marcado contra o Bonsucesso foi uma das maiores INDECÊNCIAS deste Cariocão 2015 (aliás, EURICÃO 2015), numa tentativa desesperada em recolocar o Vasco na liderança, dps do clube estar há 12 (doze) anos sem títulos estaduais, e de ter colecionado 2 (dois) rebaixamentos em 7 anos.

    Agora é gozado q qdo o clube é prejudicado pela arbitragem, tds os vascaínos reclamam. Mas qdo são beneficiados, ai entra em campo a tal “lei da compensação” e tudo passa a se justificar!

    Olha a linha de pensamento do cara no seu post:

    “Depois de tantos erros consecutivos contra, chega a parecer deboche ouvir que em algum momento fomos ajudados. Desculpa, mas para a balança da justiça voltar a se equilibrar, vão ter que fazer bem mais que marcar um pênalti contra o Bonsucesso.”

    Vai para a arquibancada, Garone! Jornalismo + isenção = credibilidade!

    E não apaga não!

    • André Schmidt

      Desculpa, Cláudio, mas o texto não é tendencioso, é opinativo. São coisas diferentes. E sim, sou um ‘jornalista torcedor’ aqui no blog, é a função do blog. Escrevo matérias sobre outros clubes fora do blog e lá sim sou imparcial, pois são notícias, não colunas. Colunas/blogs são o espaço para o jornalista opinar, bem como o torcedor comentar. Você tem sua opinião, respeito, mas discordo, assim como discorda da minha. Porém, o toque na mão eu consigo provar em vídeo que houve, você conseguiria provar a acusação de que foi um ato para colocar o Vasco na liderança? Está aí a diferença, eu me baseio no que vi, não no que acho apenas. E outra, no texto digo que não marcaria também o pênalti, só não acho que seja para tanto drama, visto que o clube foi prejudicado a menos de um mês e o Flamengo, por exemplo, evitou uma derrota outro dia com um GOL QUE A BOLA NÃO ENTROU. Isto sim é um absurdo.
      Ainda assim, obrigado pela leitura e pela participação. SV! /+/
      Ps: estou sempre na arquibancada, escrevo de lá!
      Abraço!

      • Claudio Duque

        Desculpe, Garone! Vc pd ser “opinativo”, mas ao colocar a sua paixão exacerbada a frente do exercício da análise, se torna 100% “tendencioso”. Simples! Nisso o leitor não precisa nem ser muito inteligente para notar. Até pq só um CEGO (ou fanático) diria q foi pênalti aquele lance absurdo contra o Bonsucesso… e não é uma questão de opinião, basta olhar a imagem com isenção!

        Agora qto ao q vc escreveu na resposta, me pedindo para “provar acusações”, quem está me pedindo isso? O jornalista ou o torcedor fanático? rs. Se for o jornalista, vc está equivocado, pois dsd qdo um simples leitor precisa provar alguma coisa ao escrever a sua opinião num site esportivo? rs. Agora se for o torcedor me pedindo isso, perdoe-me mais uma vez: isso soa até como hipocrisia, pois “provar acusações” não é bem o forte da torcida vascaína. Historicamente (eu acompanho futebol dsd 1979) vcs nunca tiveram essa preocupação, pois qdo são prejudicados sempre associam os erros de arbitragem pró-Flamengo a um possível “favorecimento”, inventando “acusações sem o menor fundamento”, falando em “esquemas”, “complôs”, “maracutaias”, tudo para justificar o fracasso de um clube q há mais de uma década não sabe o q é conquistar um título regional, e q em 7 anos já foi ao fundo do poço duas vzs, por causa de péssimas administrações. Aliás isso é até uma prática usual do atual presidente do clube, Eurico Miranda.

        Agora qdo ao seu trabalho aqui na sua coluna, vc tem o direito de escrever o q quiser, quem sou eu para pautá-lo? Mas como vc msm escreveu, o leitor tem o total direito de discordar de vc!

        Boa sorte, sucesso!

        • André Schmidt

          Pois é meu amigo, mas se você ler novamente o texto, verá que eu concordo que NÃO FOI PÊNALTI. Eu não marcaria, assim como não marcaria outros. Isso é fanatismo? Concordar que não foi pênalti? Isto está escrito no texto.
          A coluna não é sobre se foi pênalti ou não, mas sobre o exagero ao acusarem de má fé a arbitragem, visto que há menos de um mês o time foi prejudicado e não houve esse drama todo. Só isso.
          E não lhe pedi para provar nada, apenas falei que eu posso provar que houve o toque, mesmo eu achando que não foi intencional, e você não. Ou seja, quis dizer que meu argumento sobre ser um lance duvidoso e não escandaloso, como você expôs, está baseado sim na imagem e não numa opinião. Enfim, leia o texto com calma e verá que em momento algum defendo a marcação do pênalti, apenas digo que não foi isso que levou o Vasco à liderança, visto que, por justiça, estariamos com os mesmos 20 pontos em razão do gol anulado contra o Barra Mansa.
          Abraço.

    • Felipão

      Prezado Claudio,
      não me lembro de ter visto nenhum post seu aqui neste espaço lamentando quando o Vasco foi prejudicado neste mesmo campeonato e no do ano passado -erros esses que nos custaram um título-. Só incomoda quando é a favor do Vasco?

      O pênalti a favor do Vasco é uma indecência, mas o gol do Flamengo -que não entrou- contra o Madureira tudo bem, né?

      Este é um blog de e para vascaínos, se não quer esse enfoque, então vá ler os dos outros clubes! Nos favoreça com sua ausência!

      • Claudio Duque

        Desculpa… o lancenet é um espaço livre, para qq leitor (ou assinante). Não estou preocupado com a sua opinião.

        • Felipão

          Prá quem não está preocupado com a minha opinião, você respondeu bem rapidinho, não é mesmo?
          Já que falamos de antiguidade, eu vou aos estádios desde 1970, e já vi o Vasco ser roubado e prejudicado inúmeras vezes, desde o episódio do ladrilheiro que os dirigentes daquele time da Gávea puseram -confessadamente- dentro de campo para atrapalhar um jogo decisivo, até os recentes “auxiliar cego”, que não viu a bola do Douglas entrar, e “bandeira amigo”, que deixou de dar o impedimento no gol da final. Os lances prejudiciais ao Vasco neste campeonato o Garone já citou, então não preciso repetir.
          Quanto a lances que favoreceram outros clubes este ano -além do gol contra o Madureira que você “convenientemente” ignora-, posso citar por exemplo o gol do Bangu mal anulado contra o Fluminense no Maracanã, com um impedimento que só o “bandeira amigo” viu. Mas isso não tem problema, não é mesmo?

          Você parece meio lento prá entender, então vou repetir: este é um blog para vascaínos, vai procurar sua turma!

          • Racional

            Concordo com tudo que foi dito pelo Claudio Duque e assino embaixo.
            Quando o Vasco é prejudicado por erros de arbitragem todos os vascaínos reclamam e inventam mil teorias conspiratórias sem provas conclusivas. Agora que o Vasco foi vencedor de seu último jogo por um erros de arbitragem, ninguém fala nada. É sempre o velho e desbotado discurso da conveniência.
            E meu camarada Felipão, vc diz que vai aos jogos do seu clube desde 1970. Então pode dizer com toda a isenção do mundo que raios aconteceu no BR-74? A torcida do Cruzeiro também gostaria de saber o que houve. E o que houve no STJD para que o Vasco não perdesse os pontos do jogo final em S. Januário contra o São Caetano no BR-2000?
            E em tempo, explique porque em 90 o Vasco deu volta olímpica com caravela num jogo decisivo perdido dentro de campo para o Botafogo e dias depois perdido por goleada frente aos auditores do TJD?

    • Vicente

      Vc é louco!!!!

    • Charles

      Claudio, vc não é vascaíno, VAZA DAQUI !

  • Marcelo

    Se eu fosse o arbitro não teria marcado o pênalti, para mim foi bola na mão. Mas praticamente todos os árbitros marcam esse pênalti no Brasil inteiro e no exterior. O pênalti que eu vi e ninguém comentou foi um em Talles bem antes quando ele subiu para cabecear foi empurrado e terminou cabeceando por cima já desequilibrado.

  • José Luis Soares

    Ontem ao ouvir ( pela última vez ) o Programa Esportivo da Globo, à tarde, na chamada das notícias do Flamengo, o Penido disse assim ” agora notícias do Flamengo, que deitou e rolou em coma do Friburguense. Peraí. O Friburguense tem um lateral com 40 anos e um zagueiro com 42. E ainda mandou 2 bolas na trave e, um senhor de 37 anos que joga no ataque, perdeu um gol com a meta escancarada. Ele conseguiu jogar a bola na mão do Paulo Vítor que retornava à sua posição. Essa imprensa está preocupada com a volta do Eurico. Neste mesmo programa, houve uma enquete sobre o lance do penalti. Não vi enquete deste tipo sobra a bola do Flamengo ter entrado ou não. Eles estão preocupados !!!!

  • JORGE SOBRAL

    NÃO ACHEI O PENALTY IRREGULAR!
    PORÉM PARA ACABAR COM O CHORORÔ DA CONCORRÊNCIA: “LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO” “TEM 100 (CEM) ANOS DE PERDÃO!
    AINDA QUE N~;AO HOUVESSE O PENALTY O VASCÃO ESTARIA ENTRE OS PRIMEIROS!
    VAPAPAUT KEEP ARE YOU!

  • Ângelo Valério

    Garone , certas coisas é melhor a gente fingir que não escutou ou não leu. Eu sou incapaz de entrar em qualquer página , seja do “framengo”ou qualquer outro clube, mas esses caras tem a cara de pau de ficar emitindo opinião sobre time que não lhes diz respeito. No ano passado , quando fomos garfados, até o Mauro César Pereira , da ESPN, flamenguista, se recusou a dar os parabéns pelo famigerado título. Manda este cidadão reclamar com ele tambem . Parabéns por sua educação e articulação. Sou seu fã!

  • Charles

    VASCO não precisa da ajuda de juiz.

    Precisamos de juiz correto, que não favoreça ninguém, apenas isso !!!!!!!!

  • Fiuza

    Se o Vascão não tivesse jogado pra vencer,por mais q tivesse penalti,roubado ou não,não ganharia….O Vascão venceu porque jogou sem medo,pra vencer,roubado ou não,o vascão tem a defesa menos vazada do campeonato.
    A Mulambada, A liquidação e as florzinhas ja foram lideres e não tiveram competencia pra manter, agora é a vez do gigante da colina.

    Saudações vascaínas!!!!!!!!!!!!!

  • natal dias

    devolverao os ponto do vasco ate que em fimque foram ‘tirados’ contra o Barra Mansa

  • thiago

    todos preocupados com o pênalti,sera q so eu q estou vendo q o time do vasco e fraco e ganha de 1×0 do bonsucesso nao e motivo de comemoração,precisamos de jogadores pro meio e pras laterais urgente!!!!!!!!

  • Mauro César

    Parabéns pela análise!!! Acho muito descarada essa imparcialidade a favor do flamengo pela imprensa..lembro que quando ganharam o ano passado com uma bola que entrou,porém não foi gol e nesse ano com uma que não entrou, e foi gol, não houve todo esse destaque por parte da imprensa, sendo tratado como lances que acontecem….um grande abraço

  • juliano

    Na minha opiniao, foi penalti pelo simples fato do zagueiro estar com o braco aberto e pelo fato de tirar a direcao da bola que no caso ia pra bagunça da pequena area, aumentando as chances de gol vascaino…

  • Leo

    Assino em baixo

MaisRecentes

Milton Mendes achou a posição de Pikachu



Continue Lendo

Pikachu assume a 3ª posição no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

Os celibatários da verdade



Continue Lendo