Vasco e Barcelona-EQU já se enfrentaram quatro vezes; Cruz-Maltino nunca perdeu



Vasco foi campeão da Libertadores batendo o Barcelona na final (Foto: Arquivo LANCE!)

Vasco foi campeão da Libertadores batendo o Barcelona na final (Foto: Arquivo LANCE!)

Com Muriqui e Escudero como novidades confirmadas até agora para o elenco de 2017, o Vasco estreará neste domingo na Florida Cup. E o adversário será um velho conhecido dos cariocas: o Barcelona de Guaiaquil.

O clube equatoriano fez parte de dois momentos marcantes da história do Cruz-Maltino. Em 1998, as equipes decidiram o título da Libertadores e os vascaínos ficaram com a taça após vencerem em São Januário, por 2 a 0, e no Equador, por 2 a 1.

Em 2012, novo encontro entre os times em uma data importante: a despedida do ídolo Edmundo. Com uma equipe mista, o Barcelona acabou atropelado pelos donos da festa, sendo goleado por 9 a 1. O camisa 10 marcou duas vezes.

A única vez em que os clubes se encontraram e o confronto não terminou com uma vitória do Vasco foi no primeiro duelo, em 1960. Em excursão pela América do Sul, enfreou equipes tradicionais, como o Colo-Colo, do Peru, e também o homônimo da tradicional equipe espanhola. Dessa vez, porém, deu empate: 2 a 2, com Delém e Roberto Peniche marcando para os brasileiros.

Nesta viagem, o Vasco ainda golearia o Alianza Lima-PER por 6 a 1, com Delém – que em seguida seria negociado com o River Plate -, Teotônio e Cabrita estufando as redes duas vezes cada – e o Atlético Nacional, hoje campeão da Libertadores, por 7 a 0, com Peniche marcando três vezes e Roberto Pinto, duas. Waldemar e Teotônio completaram o marcador.

CONFRONTOS ENTRE VASCO E BARCELONA-EQU

– 07/02/1960 – Barcelona-EQU 2×2 Vasco – Gols do Vasco: Delém e Roberto Peniche
– 12/08/1998 – Vasco 2×0 Barcelona-EQU – Gols do Vasco: Donizete e Luizão
– 26/08/1998 – Barcelona 1×2 Vasco – Gols do Vasco: Donizete e Luizão
– 28/03/2012 – Vasco 9×1 Barcelona-EQU – Gols do Vasco: Edmundo (2), Allan (2), Juninho Pernambucano, Alecsandro, Eder Luis, Fellipe Bastos e Diego Souza



MaisRecentes

Sub-20: Vasco contrata atacante de 19 anos que estava no Atlético-PR



Continue Lendo

A queda de Milton Mendes



Continue Lendo

Filantropia vascaína



Continue Lendo