Vasco de Eurico caminha devagar, mas pra frente



Eurico completou seis meses de Vasco (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Eurico completou seis meses de Vasco (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Seis meses da volta de Eurico Miranda ao Vasco. Seis meses em que a palavra ‘respeito’ voltou a ter um peso forte no clube, por mais que muitas vezes seja alvo de críticas. Seis meses em que Eurico voltou para cuidar do clube Vasco, não apenas do time. Diferença que já pontuei aqui em outras oportunidades.

Muito do receio do torcedor com sua volta, se dava – ou se dá – pelo fraco retrospecto entre 2001 e 2008, seus primeiros mandatos. Porém, em 180 dias já alcançou a mesma marca de títulos que em seus primeiros oito anos como presidente: um Carioca.

É pouco, mas foi só o que teve até agora. Não dá para pedir Libertadores, um passo de cada vez.

Mas como disse antes, o Vasco não é só futebol. Não é apenas um time. É um clube. E os maiores avanços do Cruz-Maltino até agora nos últimos meses não são em campo. É na estrutura.

Se com a bola rolando o time ainda deixa a desejar – apesar do título estadual -, fora das quatro linhas o avanço é claro. O colégio e o alojamento destinados às divisões de base foram reformados. O ginásio e o parque aquático também estão sendo. Um campo de treinamento está sendo construído próximo ao estádio. Esportes antes desativados foram retomados. Dívidas começaram a ser pagas e/ou renegociadas. Os gastos com futebol tem sido comedidos, por mais que isso irrite a torcida, e hoje o departamento trabalha dentro de percentual aceitável de menos que 70% do seu caixa.

Ações dignas de serem elogiadas, gostando ou não da figura de Eurico Miranda.

Por diversas vezes, algumas com razão e outras não, Eurico foi chamado de megalomaníaco e irresponsável financeiramente. Porém, são duas acusações que, até agora, não podem ser feitas nestes primeiros meses de sua nova (?) administração.

Não se fala mais em jogador na Justiça. Salário atrasado não é mais notícia. O elenco está tranquilo, as contas – atuais – estão sendo cumpridas. Os patrocinadores, aos poucos, vão acertando e renovando. As coisas andam, não estão paradas.

Mesmo com a tão falada austeridade financeira – que curiosamente é mais badalada em outros clubes que não o Vasco -, o time conseguiu ser campeão, se reorganizar estruturalmente e caminhar, ainda que vagarosamente. É melhor ir devagar para frente, do que rapidamente para trás, não?

O Vasco, clube, evoluiu nos últimos meses e olha pra frente, encarando a nova realidade do futebol brasileiro. O Vasco time ainda engatinha, mas nada que uma evolução natural com tempo não cure. O importante agora é não tropeçar nas próprias pernas e ter que começar novamente do zero.

Eurico continua sendo Eurico, com sua postura pouco amigável, suas frases de efeito e suas entrevistas polêmicas. Mas, administrativamente, tem sido bem diferente daquele visto no início dos anos 2000. Que seja uma constante, não exceção.



  • Iraq

    Desculpe se o Galo não sabia desse negócio de espeito dentro do Vasco…
    na próxima, a gente bate mais devagar…

    • Matheus

      GOL DO RAJA!

    • Diogo

      Rs, tu não tem história rapaz… alguns anos atras era o pintinho e agora tá achando q eh galo de briga … hahaha tem que comer muito arroz e feijão!!! O vasco está se recuperando, esse ano realmente o time de vcs é melhor, mas ano que vem não será mais. 2015 é ano de reestruturar, 2016 agente atropela! É só manter na série A e quem sabe beliscar uma sulamericana ou libertadores… O sheik vem aí !!!

  • Iraq

    Tem que espeitar é o Galo aqui…tres foi pouco…

    • gerson

      meu amigo e melhor vc fica bem quietinho por que vc tem um campeonato brasileiro e nos temos 4.

  • Bruno2s

    É o Galo e seu único título Brasileiro.

  • Lenno

    Oh seu Iraq de Araque, se liga, a zaga do vasco entregou os gol para vocês… Segundo tempo foi arrasador em que? Martin Silva saiu limpinho… Esperem que vai ter a volta para cozinharmos o galo no caldeirão…

  • JARDEL FRANCA- RJ

    Concordo com você ANDRÉ, Eurico Miranda é gente boa, um exemplo de dirigente, não vive as custas do clube, não coloca parentes dependendo do clube, sua última gestão nao foi tão ruim assim. Esses intrigas contra o DOUTOR é coisa principalmente da GLOBO.e do jornal lance.

  • Caio Benites

    A postura do Eurico até o momento é digna de elogios. Todas as ações dele até o momento são apenas para fazer o nosso Vascão andar para a frente. Quanto a austeridade financeira, concordo com você, pois só no Vasco essa austeridade é criticada, enquanto em outros clubes são exaltadas. O nosso Vascão é GIGANTE, porém com a última administração do Roberto o clube se apequenou. O que o Eurico está fazendo é trabalhar para colocar o nosso Vascão no seu devido lugar. O respeito realmente voltou!

  • Claudinei

    Será? Sei não!

  • Fred

    Convenhamos que é muito cedo para um jogador entrar na Justiça, afinal, o Eurico assumiu há 6 meses. Agora, jogadores do passado, em janeiro saiu neste site que o Abedi acionou o Vasco.

    Mas não dá para aceitar e achar normal coisas como contratar jogadores para em seguida repassá-los por empréstimo, fazer contrato de 2 anos com o Victor Bolt, que já foi emprestado… Enfim, por mais que haja contenção de despesas, acaba tendo gastos desnecessários, porque provavelmente terá que pagar pelo menos parte dos salários desses jogadores até o fim dos seus contratos. Custava fazer contratos de 6 meses ?

  • Temos tudo para voltar a ser melhor time do Brasil .deixa o Eurico trabalhar a história que o Vasco tem infelismente os veículos de imprensa não dão valor.

  • ODILON SILVA = RJ

    Tinha era que baixar os preços dos ingressos para o jogo contra Ponte preta, 60 pratas tá caro pacas, 30 pratas estaria de bom tamanho,o time não motiva, a diretoria é manjada , por 30 pratas pelo menos os vascainos que moram nos arredores:São cristovão, Vila isabel, Mangueira, Cajú, Centro, maracana compareceriam pra dá um força. O time precisa encontrar forças para ganhar os jogos, principalmente ganhar os jogos dentro de casa, ganhar fora vai ser difícil,principalmente quanto pegar adversários fortes, só mesmo um grande supressa para trazer resultados positivos jogando fora. O time vascaino atualmente parece muito com a seleção brasileira nos meses que antecediam a Copa do mundo do ano passado no BRASIL, aquela seleção brasileira não transmetia confiança, complicava jogos fáceis, tinha dificuldade pra ganhar de seleções africanas e seleções sem tradição, mesmo assim muitos acreditavam naquela seleção, muito apostavam no sucesso daquela seleção, quando era iminente o fracasso brasileiro.

  • ODILON SILVA = RJ

    Agora os vascainos tem que cobrar mesmo,tem que reclamar mesmo,se está afligindo a situação que desponta do time, não pode deixar a situação ficar insuportável, tem que reclamar mesmo, quem sabe faz a hora. A torcida vscaina sempre foi exigente, sempre cobrou, não pode ficar com medo do SADDAM MIRANDA, nem adormecer com mordaça, agora precisa cobrar construtivamente, honestamente, exemplamente. Só não pode cobrar maldosamnte, incostrutivamente, odiosamente, como faziam alguns euriquistas no ano passado, que ficavam xingando, perseguindo, pertubando o ambiente, os jogadores em São Janauario, tudo feito profissionalmente, pra prejudicar os jogadores, coisa daquela politicagem podre. Fazer isso não, vaiar o jogadores não, pertubar o clima maldosamente não, quem fazi isso era a gangue euriquista, agora cobrar sadiamente, construtivamente, vascainamente, ai é valido, só vai somar, deixa para depois pode ser tarde demais.

  • Alexandre F.G.

    Eurico tem algumas qualidades… sabe se impor diante dos adversários, não fica calado tomando pancada dos rivais… muitas vezes exagera, mas não se acovarda!
    Porém muitos se esquecem de que vários jogadores entraram na justiça contra o Vasco, e eram da gestão do Eurico… que ele pegou o clube em 2000/1 com bons patrocínios e elenco forte e tudo ruiu… em 2008 o Vasco caiu pra Série B e muito se deve ao Eurico (o time vinha numa descendente no campeonato)… agora contratou uma monteira de jogadores que nem sequer tem qualidade pra jogarem no Vasco… então essa coisa de ‘respeito voltou’ vai até a página 2 !

  • Diogo

    Realmente, tiveram algumas coisas boas mas não vejo evolução nenhuma, estamos parados no tempo com um gestão ultrapassada e sem criatividade. Para começar, pq estabelecer um teto salarial e contratar várias barangas pro time, se poderíamos estabelecer um máximo de gasto com a folha de pagamento e contratar melhores jogadores??
    Isso para mim não é avanço..
    Tem mais, negar a dívida de 3 milhões que o euvírus tinha com o Vasco.. isso para mim não é avanço também..
    Contratações obscuras e sem sentido.. teve jogador q veio, nem jogou e já foi emprestado..

    Fazer uma análise dessas é querer tapar o sol com a peneira.

  • Diogo

    Olha ai o que eu estava falando no comentário acima:
    http://www.netvasco.com.br/n/163391/sandro-silva-renova-com-o-vasco-mas-deve-ser-emprestado-ao-bragantino
    Parece piada, me renovam com essa baranga do sandro silva só para emprestá-lo!!!!!

MaisRecentes

A zona vascaína



Continue Lendo

O ‘novo’ Nenê



Continue Lendo

De volta ao time titular, Nenê abre vantagem no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo