Vasco arriscou seu Brasileiro na Copa do Brasil



Nenê mais uma vez não foi bem (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)

Nenê mais uma vez não foi bem (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)

Poderia ter sido uma semana de ‘folga’ – vulgo trabalho, treino – para Jorginho. Deveria ser uma boa semana para recuperar alguns jogadores, já que muitos possuem mais de 30 anos, e analisar opções para o restante da temporada. Mas a comissão técnica do Vasco optou por achar que não deveria priorizar nenhuma competição, como se terminar a Copa do Brasil entre oito melhores – atual situação – fosse tão relevante quanto não ficar entre os últimos quatro no Brasileirão.

A competição do Vasco, desde a virada do turno – ou até mesmo antes – deveria ser uma só: evitar o terceiro rebaixamento de sua história. E o clube pode ter colocado tudo a perder quando optou por usar força máxima contra o São Paulo. Tirou o foco do seu principal alvo e ‘gastou bala’ à toa. Domingo tem clássico contra o Flamengo, e ao menos quatro dias foram perdidos trabalhando para enfrentar outro adversário que não o mais importante. Não pela rivalidade, mas pelo campeonato.

O menor dos problemas do time foi a derrota, ou uma provável eliminação, mas sim o sacrifício desnecessário ao qual os titulares foram expostos. Jogadores como Martín Silva, se recuperando de lesão, e Bruno Gallo e Nenê, que ficaram muito tempo parados e emplacaram uma sequência de partidas no último mês, claramente precisavam de uma pausa. E não tiveram.

A classificação é apenas um detalhe. Mas a moral e o padrão, conquistados nas últimas rodadas, eram tudo o que o elenco tinha. Os dois foram deixados de lado quando se mudou o esquema mas não poupou ninguém. A equipe foi derrotada de forma simplória, assim como foi a mudança de postura ao entregar a bola ao São Paulo e marcar atrás do meio-campo e não adiantado, como fez contra o Cruzeiro, por exemplo.

O Vasco perdeu uma boa oportunidade de manter sua moral em alta. Por mais que os reservas fossem goleados, ainda assim a confiança dos titulares seguiria a mesma para o fim de semana. Com um outro diferencial: as pernas estariam mais leves.

A derrota traz de volta uma desconfiança que aos poucos começava dar lugar a esperança. Aquele velho sentimento de derrota na véspera volta a pairar onde nas duas últimas semanas só se falava em fé.

O futebol é muito imediato para se arriscar a perder onde pouco se tem a ganhar.

O título maior do Vasco em 2015 não foi o Carioca e nem seria – ou será – a Copa do Brasil, mas sim a permanência na elite. Entender isso deveria ser o primeiro passo para alcançar o objetivo.



  • norberto

    poupar quem? o vasco não tem titulares ,são todos ,reservas.poupar ,pra que ? pra jogar contra a mulambada. precisa ,não.

    • Bruno Moreira

      É bacalhau saith aguarde domingo…ta achando que o raio cai duas vezes no mesmo lugar…ganhe uma final do Flamengo que faz quase trinta anos pra esnobar o mengão…pague o frango de natal que vcs devem até hoje os funcionários do vasco da grama

  • BALTAZAR

    Fácil criticar apos o resultado ruim, mas se coloque no lugar do treinador.Ele seria criticado por abrir mão de uma chance de titulo, e caso o Vasco caia,sera o primeiro a ser mandado embora, como sempre ocorre no Brasil!

  • Jefferson Martins Martins

    Kayser…… Se fosse pelo menos Skol kkkkkk

  • Diogo

    Pois é, vc verbalizou tudo que eu andei falando. Foi de uma tremenda burrice essa posição da diretoria! Perdemos o jogo, cansamos os jogadores e os abalamos moralmente e psicologicamente! Mas oq pedia se esperar desses idiotas que dirigem o Vasco?!

  • Allex Sandro

    Olá coleguinhas . Tudo bem aí em baixo ? rsrsrs

    Pensaram o que ? que ganhariam a copa do do Brasil e se livrariam do rebaixamento ?!? (Sabe de nada inocente) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Calma colegas, o sentimento não pode parar ! kkkkk o sofrimento está apenas começando.

    ãoãoão segunda divisão !

    Saudações RN

    • JC

      Para quem não ganha nada está muito contente!

      • Allex Sandro

        Meu caro a questão nem é essa, e sim o time ridículo que o velho babão e ultrapassado do Eurico montou, 90% dos torcedores do vasco, acharam que o vasco seria aquele mesmo Vasco dos anos 80 e 90 com a chegada desse Asno ..enganaram-se, o mundo evoluiu, tudo evoluiu menos a cabecinha ultrapassada do Eurico de vir com esse lema de que o respeito voltou, isso é conversa fiada, o futebol de hj não precisa desse bordão, mas com sinceridade, torço para que em 2007 vcs voltem para serie A.

        Saudações RN

        • Fiuza

          Disse muito bem, 90%, pois eu faço parte dos 10% que não acha, SABE q este time não chega nem perto dos times que o Vasco teve principalmente nas décadas de 90 e começo de 2000.Assim como tmbm não da pra se iludir e achar que Flamengo e Fluminense também poderiam ganhar alguma coisa no Brasileirão…..Copa do Brasil ate poderiam conseguir,mas não foi o caso.2007 não tem como voltarmos para a serie A, mas ainda temos chances de continuar-mos na serie A esse ano,basta focar no campeonato,Copa do Brasil é muito para o elenco fraco que o Vasco tem.Se o Flamengo com Guerreiro e o Fluminense com o Ronaldinho Gaucho não conseguem, imagina o Vasco sem nenhum dos dois, Só ganhou o campeonato Carioca mesmo

          • Allex Sandro

            kkkkkkkk 2017…

  • Bruno

    Na questão física o Vasco vai chegar menos descansado para o jogo de domingo, mas não penso que nem isso e nem psicológico irá determinar o desempenho do Vasco.
    Penso que o elenco irá separar mto bem as competições e o clássico te dá um ânimo maior.

  • Alessandro Louzada

    Perfeito! Poderia escalar time reserva mesclado com jogadores da Base, assim ele teria uma ideia melhor de quem ele podera contar para o restante do BR, espero que nao influencie na partida de Domingo, pois se perder pro Fla iremos sofrer ate a ultima rodada.

    • Bruno Moreira

      Cara mesmo ganhando do Flamengo vcs irão sofrer até a ultima rodada são 8 pontos já olhou a tabela de vcs…tá morto só que não sabe.

      • Alessandro Louzada

        Ok! Vamos aos Calculos..Sao 8 pontos de diferença do vasco ate o primeiro fora do Z4(Goias/Chapecoense) CASO vasco venca o fla e Goias e Chape percam(Jogam fora de casa contra Flu e Sport) essa diferença cai pra 5 pontos, nas duas proxima rodadas vasco pega Avai e Chape(Adversario direto no Z4) Vencendo as 2 partidas sao 6 pontos e estamos praticamente fora do Z4..Caso vasco nao dê a sorte de casar o resultado vai sofrer ate a rodada 35 e quem sabe ate a ultima, tudo ira depender do Resultado no Domingo, se vencer ele nao cai, se perder se complica demais e ja ta com 1 pe na SERIE B.

  • Ricardo

    Caro André,

    Apesar de ser tricolor, gosto muito do seu blog, só que mais uma vez você está sendo “engenheiro de obra pronta”. Se o Vasco colocasse um time reserva e tomasse uma goleada, você não acha que muitos iriam dizer que foi um erro? Que o time iria entrar com moral baixa contra o Flamengo?
    O problema não foi o jogo de ontem, foi o planejamento do ano inteiro.

    • André Schmidt

      Há 2 semanas participei de um programa ao vivo e disse a mesma coisa: ‘Vasco deveria usar reservas na Copa do Brasil’. Tá no Youtube o programa, só dar uma olhada. Ou seja, não é uma posição minha pós jogo, mas sim pré. Em 2011 o Vasco botou reservas no Brasileiro contra o Coritiba e foi goleado por 5 a 1. Três dias depois venceu o mesmo Coritiba e ganhou a Copa do Brasil. Derrota de reserva não abala titular. São dois times distintos.

      • Carlos L

        Mas em 2011 o Vasco tinha; “três simples jogadores”, O maestro Felipe, Juninho Pernambucano, e Diego Souza. Aí, ficou um pouco mais fácil, né irmão!?

        • André Schmidt

          A questão não é essa, é sobre usar ou não reservas num campeonato secundário. Quem são os titulares é o que menos importa nesse assunto.

    • André Schmidt

      Aqui o link para o programa em que falo sobre usar os reservas. Isso após o jogo contra a Ponte: https://www.youtube.com/watch?v=lyGwAlgB9nE

  • José Amorim

    Isso é fruto dessa diretoria medíocre e incompetente. Mudanças, se ocorrem, só a partir de 2018 com um Presidente de verdade.

    • Allex Sandro

      Ué …e tal o tal lema de que o Respeito voltou ??!!??

      Agora Eurico não presta mais? antes ele era o cara !?

      Ahhh me poupe,

      • José Amorim

        O “framenbosta” se você fosse um bom observador, já teria percebido que eu nunca defendi o atual presidente do Vasco.

        • Allex Sandro

          Agora ninguém defende …mas todos ficaram igual p.u.t.i.n.h.a.s quando ele foi eleito ….vcs tem mesmo é que pastarem pra deixar de serem bestas.

  • luiz das graças matias

    parabéns vasquinho vocês tem um presidente que sempre mereceu não va para siberia fica eurico leva este timinho por lugar que nunca deveria ter saido segundona .kkk.

  • Carlos L

    Na verdade, Jorginho desorganizou um time que estava vindo bem em quatros jogos.

    Eu não me conformo dele sempre escalar esse Herrera, e ontem no fim da picada, colocar Riasco… Oooh Jorginho!.., você pode tá brincando, né???

    Porquê você não colocou o garoto Renato Kayser, que no jogo contra o cruzeiro trabalhou direitinho com Thales.. “TIME QUE VEM GANHANDO TRÊS PARTIDAS SEGUIDAS NÃO SE MEXE!”

    Essa história de poupar jogador..??? Amigão, com o salário desses caras, eu jogaria todo dia.
    O Barcelona é um time fantástico por ter estrelas.., sim pode até ser por causa das estrelas, mas ele é fantástico por jogar todas as partidas com uma equipe!

    Uma orquestra pra chegar ao ápice da perfeição treina, treina, treina , e treina…

    É só seguirmos o exemplo da seleção da Alemanha, enquanto a seleção brasileira tava pensando em convocação, nossos carrascos já estavam afinados de tanto treino! Deram aula de equipe disciplinada e TREINADA!

    O futebol brasileiro é preguiçoso!

  • Fiuza

    Até então o Jorginho ficou entre a cruz e a espada,se poupa os titulares e perde,seria criticado,como colocou os “titulares”, perdeu, e tome criticas do mesmo jeito……Não adianta, qualquer coisa que o Jorginho fizesse,perdendo o jogo, seria criticado,como esta sendo agora que perdeu.
    Porém,diga-se de passagem,o vasco perdeu justamente por culpa dessa “moral”.O time não se empenhou em campo,não foi incisivo na marcação contra os principais jogadores do SP,Errou passes ridículos,perderam gols primordiais,deixaram o SP fazer o que queriam.A derrota veio em boa hora,dificilmente o Vasco ganharia a Copa do Brasil,e a derrota não comprometeu a perda de pontos no Brasileiro,se tinha q perder,q fosse ontem, e assim evita o sapato alto de jogadores como Luan,Rodrigo,Nenê e do próprio treinador que ja viu(pelo menos eu acho)que não da pra jogar com 3 volantes,nem da pra deixar o andrezinho de fora do time,e o Herrera tem q fazer o intensivo com o Bigode,Riascos ja mostrou uma melhora,falta o time chutar mais,arriscar mais,e acertar o alvo,mesmo que o goleiro defenda,mas acerta o gol.
    O time ja virou a pagina depois de varias goleadas e derrotas,não vai ser essa q vai abater o time,ao contrario, veio pra por o time de novo com os pés no chão.

  • Odil Souto

    OS OUTROS TIMES QUE TÊM UM TÉCNICO CORAJOSO E QUE TÊM VISÃO, COLOCAM UM OU DOIS JOGADORES DA BASE. MAS O VASCO NÃO TEM UM TÉCNICO COM ESSA CORAGEM . TEM UM QUE FICA NO SEU MESMISMO E SÓ NA BASE DOS SEUS DISCURSOS.!!! DAÍ, ESTOU PESSIMISTA NA TAL RECUPERAÇÃO.!!
    MEU VASCO TEM SEU DESTINO TRAÇADO DE QUEDA PARA A SÉRIE “B”
    GRITE AÍ NA SUA COLUNA MEU AMIGO GARONE. GRITE PELA V OLTA DO DAGOBERTO, DO GUINAZU, PELA ESCALAÇÃO DO GAROTO KAISER E MAIS OS OUTROS DA SELEÇÃO SOB 20 QUE ESTÃO EM SÃO JANUÁRIO, GRITE PARA FAZEREM COMO O PRESIDENTE DO PALMEIRAS , O PAULO NOBRE E SEU TÉCNICO
    MARCELO OLIVEIRA, DÃO OPORTUNIDADES PARA SEUS JOVENS JOGADORES.
    EURICO MIRANDAA, ESTÁ ENTERRANDO O NOSSO VASCO!! P.Q.P!!

  • Jose Antonio

    CEREJA DO BOLO : Particularmente não gosto de “volantes”no time . Jogaria com meias ,igual anos 80. Andrade,Adílio,Zico,Tita,Lico todos meias de origens adaptados no meio de campo. Hoje poderíamos jogar com Paulo Victor; Luis Antonio,Wallace, Samir e Jorge; Alan Patrick,Ederson, Ewerton e Jaja; Sheik e Guerrero . Oswaldo tem coragem é questão de treinar o time ofensivo, clássico e habilidoso. Chega de volantes que só sabem dar porrada nos adversários.

  • Ricardo

    Garone, muito bem dito. O problema é que você escreveu com muita sutileza, que jamais será entendida pelo ditador e sua quadrilha. Acho que poderia ser mais incisivo na próxima crônica e chutar de vez o pau da barraca, o balde, o diabo que for. Porque, não tem jeito, nós vamos mesmo para a segundona. O melhor é que essa quadrilha que dirige o Vasco renunciasse em peso e a próxima que entrar se preocupe em fazer um time minimamente decente para o ano que vem.

  • Claudio

    A derrota é o de menos, mas o que adianta botar os titulares e chegar lá jogando na retranca, o 1º tempo foi ridículo, o goleiro Ceni jogava como se fosse goleiro linha do futsal, e só via o Vasco lá atrás, querendo não sofrer gols, qd deveria arriscar em fazê-los, ja´que a Copa do Brasil permite melhoras com gols fora de casa, e o Vasco não fez 1 sequer. Botar o Herrera só lá na frente é dose!
    o Saõ paulo treinou, ficou tocando bola, deixando os jogadores do Vasco atônitos, perdidos, e só no final que resolveu pressionar, qd a vaca já tinha ido pro brejo; botem na conta do Jorginho, pq ontem ele pecou!

  • Coxa.Galo@hotmail.com

    Infelizmente o Jorginho escalou o time para perder tem que alertar o Martin Silva para não jogar adiantado ontem ele falhou feio apesar do chute do Pato ter sido bem chutado.
    Eu não consigo entender porque não põe o Renato Kaiser o garoto é bom de bola tem personalidade eu tenho plena certeza que seria melhor do que esse Herrera, Thales e Riasco são ruins e mascarados e só sabem correr a toa.
    O Vasco pode esquecer Copa do Brasil não tem elenco para as duas competições.
    Todo time que joga atrás perde será possível que esses caras que vivem da bola não sabem disso se não me falha a memória em 90 minutos o Vasco só deu 02 chutes a gol.
    O Técnico já entra com o time derrotado igual time pequeno é brincadeira.
    Se jogar contra o Mulambo domingo como foi contra o São Paulo pode sacramentar a queda.
    O velho comentarista e saudoso Luis Mendes sempre falava nos seus comentários time que está ganhando de 1 x 0 e recua não tem nada a qualquer momento o adversário empata e por pouco o Sport não fez com o Vasco domingo.
    É mestre para fazer isso e os zagueiros marcam a bola e não o adversário como aconteceu ontem no terceiro gol é brincadeira foca no Brasileiro e deixa Copa do Brasil.

  • ODILON SILVA = RJ

    Agora atropelar o flamerda, flamerda tá mordido, flamerda vai vim com tudo, flamerda aceita qualquer coisa na vida, menos perder para o VASCÃO, agora preparar para o flamerda.

MaisRecentes

Zé Ricardo e Milton Mendes, os antagonistas



Continue Lendo

Sub-20: Vasco contrata atacante de 19 anos que estava no Atlético-PR



Continue Lendo

A queda de Milton Mendes



Continue Lendo