Vasco 117



garoto vasco bola maraca.jpg retangulo

“Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal” (Foto: Reprodução)

O Vasco não nasceu de pai e mãe. Foram paus e mãos que o ergueram. Trocou o berço de ouro pelo braço do povo. Os louros da vitória pelos negros da história. Negrito, o chamavam.

O Vasco nasceu num bom samba no pé do morro, com churrasco no tijolo, Pinga caseira e Cocada para adoçar a boca. Festa simples, mas com o Feitiço carioca que a torna única.

Nasceu ali, do lado do Bar do Bigode – Seu Valdir, para os chegados -, perto do depósito de Dinamite, onde o Baixinho costumava fazer bagunça, para desespero do Coronel e de seu pai, Santana.

Veio ao mundo em dia de tempestade, de fazer cair o queixo de Ademir. Mar revolto, onde nem Bismarck – o navio alemão – se atreveria a cruzar. Mas ele não poderia nascer num dia comum. Mar tranquilo nunca fez bom marinheiro, e quando o assunto é transpor barreiras, Vasco da Gama é especialista.

O Vasco nasceu no Rio, no subúrbio, mas com temperos capixabas, pernambucanos, baianos, portugueses… Nasceu num panelão na casa de Dona Maria, em São Cristóvão, num almoço de domingo com todos os vizinhos e parentes. Nasceu para encher barrigas e corações.

O Vasco nasceu para preencher os espaços deixados pela sociedade.

O Vasco é a alegria de um pandeiro na mão de um menino, a cerveja gelada após a pelada com os amigos, a relaxada no sofá após um dia de trabalho, o abraço do filho no fim de sábado.

Vasco é vida bem vivida. E isso inclui lágrimas e sorrisos.

É a dor de Barbosa e a rebolada de Edmundo. É a morte de Dener e a recuperação de Geovani. O título e a queda, a luta e a guerra.

Nunca a calmaria.

O Vasco é duro como as estátuas de Bellini e Romário, e mole como o coração do torcedor.

É o Vasco do Expresso, do exposto, daquele que se posiciona, manifesta, não se omite. Luta!

Expresso da Vitória. És pressa para a glória. És peça da história!

Feliz aniversário, Gigante!



  • leandro

    SÓ QUEM É VASCO SABE O QUE É ISSO!!!!!! PARABÉNS PELO TEXTO!!!! ESTE É O VERDADEIRO MAIS QUERIDO DO BRASIL……

  • BURUCA

    Garone lindas palavras que resumem o nosso amado clube,tenho muito orgulho de ser vascaíno.Parabéns Clube de Regatas Vasco da Gama,o verdadeiro Gigante da Colina!!!!!!!

  • Gustavo Valnete

    adorei o testo mais tudo isso resume em uma só paixão
    VASCO obrigado e parabéns

  • José Amorim

    Isso é Vasco! Amor, garra, fé e acima de tudo saber torcer, independente de qualquer coisa. Avante VASCÃO.

  • claudinei

    O C. R. Vasco da Gama é para sempre!

  • Sobral Jorge

    TREM BALA DA COLINA!

    PARABÉNS PRA VOCÊ É MINHA ALMA QUEM DIZ!

    “DEUS” TE CUBRA DE GLÓRIAS E NOS FAÇAM FELIZES!

    EXPRESSO DA VITÓRIA QUANDO ENAMOREI!

    CAMPEÃO SULAMERICANO QUANDO NOIVEI!

    CAMPEÃO DA TAÇA LIBERTADORES QUANDO CASEI!

    VASCO DA GAMA SÓ ME TRAZ EMOÇÃO!

    SEJA ELA BOA OU NÃO!

    TEM PRIORIDADE NO MEU CORAÇÃO!

    SEJA NA PRIMEIRA, SEGUNDA OU TERCEIRA!

    NÃO ME INDUZEM A MUDAR!

    DE NENHUMA MANEIRA!

    É QUESTÃO DE PELE!

    NÃO FOI TATUADA!

    NEM A “LAZER” PODE SER RETIRADO!

    PARABÉNS MEU VASCÃO PELA LINDA E LONGA JORNADA!

    PARABENIZO-ME PELA OPÇÃO ACERTADA!

    MEU AMOR É ETERNO E VITALICIO, NUNCA SERÁS DESCARTADO!

  • Marlon

    CALMA, NÃO É SEMPRE QUE VCS TERÃO PELA FRENTE UM BONDE HORRIVEL IGUAL AO GUERREIRO, SE TIVESSE UM CARA NORMAL, FARIA AQUELE GOL E A HISTÓRIA SERIA OUTRA, TORÇAM SEMPRE PARA JOGAR CONTRA O FLAMENGO CPM GUERREIRO EM CAMPO.

    • Odil Souto

      MARLON, o seu FLAMENGO tem sido ultimamente o APERETIVO DO MEU VASCÃO!!

  • carlos

    CR VASCO DA GAMA o maior clube de futebol do mundo ,a historia mais linda que existe .meu amor por vc não tem divisão nem fronteiras ,como e bom ser vasco ir em SJ e como e bom vibrar no maraca ,com vitorias emocionantes e fazer festa com esta torcida que e a mais linda do planeta, o sentimento não para .parabens a todos nos do gigante da colina ,vamos todos nos associar no novo plano de socios e bater todos os recordes e fazer do vasco uma potencia de novo, não existe torcida melhor que a nossa , vamos ajudar nosso vasco .

  • Carlos

    BATE FORTE CORAÇÃO ! Emoção pura do nascituro , de um Gigante do povo , na Colina ! Aos Céus emerge impávido ! O GLORIOSO VASCO DA GAMA ! FELIZ ANIVERSÁRIO !

  • JJunior

    Vasco da Gama uma paixão eterna, menos na triste você tem sua glória, o time da união, do companheirismo, o time sem racismo, não só um time, mas sim uma nação ou melhor A NAÇÃO CRUZMALTINA!!!! Uma equipe que tem sangue nos olhos que não tem medo de lutar! Saudações Cruzmaltina!!! Eternamente vascaino não importa a divisão sempre serás um campeão!

  • Igor silva de paula

    O único bi campeão da América no rio de janeiro 1948/1998

    • Cleber Aguiar

      Bem lembrado!

    • Mauricio Conde

      Só a Commebol que não reconheceu.

      • André Schmidt

        Foi sim, tanto que o Vasco disputou a Supercopa dos Campeões em 97, campeonato só disputado pelos campeões, um ano antes de vencer a Libertadores…

  • ODILON SILVA = RJ

    Os antigos vascainos, que com muita luta, sacrifício, enfrentando todo tipo de dificultade,conseguiram erguer esse gigante clube, devem estar muito triste com a insistência de algumas pessoas, que teimam em querer bagunçar, desvalorizar, trair esse maravilhoso clube.

  • ODILON SILVA = RJ

    PARABÉNS PARA TODOS FELIZARDOS QUE CARREGAM A CRUZ DE MALTA NO PEITO…………………………………. PARABÉNS C.R.VASCO DA GAMA, O CLUBE QUE EXTRAORDINARIAMENTE TEM A MAIS BELA E BONITA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO……………………………PARABÉNS C.R.VASCO DA GAMA, MAIS QUE UM CLUBE, UM EXEMPLO DE VIDA, NADA É MAIS BRASILEIRO QUE SER VASCAINO………………………..FELIZ ANEVERSÁRIO VASCÃO, PARABÉNS VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Zudgard José de Barros Paes Co

    Parabéns Garone por sua crônica emocionante sobre o Gigante da Colina. São 65 anos como torcedor do Vasco, iniciado em 1950 , quando meus pais saíram da Bahia para morarmos em Mendes no estado do Rio de Janeiro, eu com 11 anos de idade, vi pela primeira vez o meu time de coração de passagem por aquela cidade fluminense e a paixão começou ali. Parabéns Clube de Regatas Vasco da Gama pelos seus 117 anos, criado para negros, brancos, ricos, pobres, remediados, enfim, um clube de todos e para todos.

    Zudgard José de Barros Paes Coelho

  • Jose Mauricio

    Galera peço que entrem neste site http://ovasconaovaicair.com/ deem uma força. O vasco não vai cair. Abraços

  • Cleber Aguiar

    Belíssimo Texto, expressa com galhardia o espírito do Vasco da Gama! Aquele que possui virilidade na alma e no coração! Parabéns a nação da Cruz de Malta! /+/ Sempre!

  • F HELMO

    Parabéns Vascão , Parabéns Garone e Parabéns a TODOS OS PRIVILEGIADOS DE SEREM VASCAÍNOS!!!!!!!!!!!

  • Altamiro Ribeiro Góes

    Parabéns querido e amado Gigante da Colina,parabéns Garone pelo bonito texto!!…

  • Mauricio Conde

    Garone, é até aceitável e democrático que vc demonstre amor pelo seu clube de coração. Mas daí a acrescentar dados inverossímeis na história de fundação do Vasco, isto não é correto. O Vasco têm sua sede localizada, estrategicamente, em um bairro carioca reduto da colônia portuguesa. Fosse esse reduto na zona sul carioca, lá também seria a sede do CR Vasco da Gama. Mas, parabéns ao Vasco por ser o 1º time campeão com atletas negros. Embora no Rio de Janeiro a honra de ser pioneiro em ter atletas negros praticando futebol pertença (e reconhecidamente) ao Bangu AC.

    • André Schmidt

      Aceita a história, amigo, ficar batendo na mesma tecla é chato demais… Se foi estratégico ou não, a verdade é e sempre foi o clube do subúrbio. Você, toda vez, vem com o mesmo assunto, querendo reescrever a história. Ter dinheiro, ao nascer ou ao morrer, não é e nunca foi crime. O que difere são as causas que defende. Você pode ser rico e preferir o ‘povão’. Assim como pode ter base européia, branca em sua maioria, como são os portugueses, e ainda assim defender os negros. Os dados inverossímeis aqui são os seus, que não consegue diferenciar quando falo da alma e quando falo da cara. Você se preocupa muito com a casacas e os portugueses – TRABALHADORES – e se esquece do restante… Uma lástima você só conseguir tirar isso do texto…

MaisRecentes

A fábula do Fabuloso



Continue Lendo

Manga Escobar é o 32º estrangeiro contratado pelo Vasco neste século



Continue Lendo

Goleiro do sub-20 deixa o Vasco e acerta com o Fluminense



Continue Lendo