Um Vasco autossustentável



Daniel Pessoa, Evander, Renato Kayzer e Caio Monteiro (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)

Daniel Pessoa, Evander, Renato Kayzer e Caio Monteiro (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)

Jordi, Richard, Luan, Kadu Fernandes e Henrique (Lorran); Jonatas Paulista (Lucas Barboza), Bruno Cosendey (Jhon Cley/Andrey), Matheus Índio (Evander) e Guilherme Costa (Matheus Pet); Marquinhos do Sul (Yago) e Thalles (Renato Kayzer).

Não se surpreenda se esta for a base do time principal do Vasco nos próximos anos. Claro, com três ou quatro jogadores mais experientes e um ou outro para completar o elenco. Mas olhando essa molecada, o futuro é esse.

E ainda tem Everton França, Muriel Dorigatti, Daniel Pessoa, Ítalo, os irmão Matheus e Lucas Alves, Caio Monteiro, Luan Rocha, Alan Cardoso, Matheus Santana… Se trabalharem direito, estamos bem.

É óbvio que cada um tem seu tempo de maturação, mas alguns já estão prontos. O que não pode acontecer é o mesmo que fizeram com Luan, Lorran e Thalles, por exemplo. Subiram os meninos jogando a responsabilidade de serem titulares e resolverem os inúmeros problemas do time.

Não é assim que funciona.

Garotos como Bruno Cosendey – o mais preparado, na minha opinião -, Evander, Andrey e Renato Kayzer, que hoje brilham na Copinha, não podem ser jogados aos leões. Mas também não podem ser esquecidos. A hora de testar e dar experiência é agora, não com 20 e tantos anos.

Cosendey, inclusive, talvez seja o melhor volante – era camisa 10 no juvenil mas recuou – do elenco vascaíno. Joga de cabeça erguida, tem bom porte físico, é inteligente, joga com elegância, é habilidoso e chuta bem. Sem medo de errar, digo que em breve será um dos destaques dos profissionais.

Evander é outro. Com apenas 16 anos, atuando numa categoria acima da sua, já consegue se destacar pela habilidade, personalidade, potência e precisão no chute, assim como faz na Seleção Sub-17. Não dá para esperar até fazer 20 anos, como tem sido, tem que subir aos poucos desde já.

Com Pedrinho, por exemplo, foi assim. Estreou em 1995, com 17 anos, foi reserva, entrava de vez em quando e foi evoluindo até estourar dois anos depois. Felipe idem.

O caminho é esse. Base não tem que ser solução imediata, mas sim opção. Também existem degraus nos profissionais a serem subidos. Pegar banco não faz mal a ninguém. Pelo contrário, ensina.

Talvez nem todos vinguem como se espera ou sejam apenas opções futuramente, caso tenhamos melhores na posição, mas não podemos deixar de botar fé na meninada. Afinal, até nos nossos piores momentos revelamos grandes talentos.

De todo pessimismo que assola a torcida vascaína, a base não pode ser um dos alvos.

Faz parte da história do Vasco produzir grandes craques e continuamos neste caminho, apesar dos vários tropeços recentes. Somos um clube autossustentável, temos a nossa própria fábrica de bons jogadores e é isso que dá vida ao time.

Não basta estar Vasco, tem que ser Vasco. E é na base que se ganha essa tarimba.

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • CARLOS

    TAI O VASCO DE 2017 GANHANDO BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!!

  • Leonardo Moraes

    Esees mlk jogam muito…

  • cesar ferreira

    Sem comentários, já disse tudo. concordo plenamente.

    Os moleques já tem barba na cara. estão prontinhos.

    O único time que tem feito bem este trabalho de transição e o santos, sem medo de usar os moleques. so que eles não fazem costumam pegar pronto. tudo de empresários.

  • Marlon Gaute

    Titulares; Jordi; Eron; Luan; Kadu; Alan Cardoso; Cosendey; Matheus Santana; Indio; Yago; Marquinhos e Thalles. RESERVAS Felix; Everton; Italo; Sinval; Lorran; Andrey; Jhon Cley; Guilherme; Evander; Kayser e Caio Monteiro

    • ricardo maia

      Esse time dá gosto ver jogar… TEm esquema tático, preenchem o campo e brigam o tempo todo pela bola…Esse lateral Richard ja está pronto pra ser titular, joga pra caralho, apoia bem e tem personalidade,,, VASCO sempre !!!

  • Rafael

    Com essa geração e pegando mais alguns experientes formados tambem no Vasco.Poderia ser assim: Jordi, Richard, Luan, Dedé(Cruzeiro), Henrique, Bruno Cosendey, Souza(atualmente no São Paulo), Mateus Indio, Alex Teixeira(Shaktar), Evander, Thalles. Dedé apesar de não ser formado no Vasco tem amor a camisa.

  • Jordi, Richard, Luan, Kadu Fernandes e Henrique (Lorran); Jonatas Paulista (Lucas Barboza), Bruno Cosendey (Jhon Cley/Andrey), Matheus Índio (Evander) e Guilherme Costa (Matheus Pet); Marquinhos do Sul (Yago) e Thalles (Renato Kayzer).

    Gosto de todos e tenho paciencia com todos.

    Privilegio estes jogadores do que as supostas apostas que o Eurico fez. A ultima, santiago silva é brincadeira…parece que esqueceram a piada chamada tenorio que passou pelo vasco.

  • Karim Pontes

    Esperança total nessa geração que esta por vir, infelizmente metade desses atletas não vão ficar nem 2 anos no Vasco, infelizmente!
    Hoje com o “jogador pizza” (metade do clube outra parte de empresários) o clube formador acaba sendo refém, apenas um trampolim para a europa e etc…
    Espero que o dr.Eurico tenha ciência que vende-los a preço de banana como fez com Alex Teixeira, Phillipe Coutinho, Souza e outros não vai resolver o problema do Vasco (que sim, são as contas, mas a falta de títulos é bem maior!).
    Que esses jovens, estão mostrando vontade, tesão, amor pelo Vasco (isso eu venho reparando muito) eles estão.
    Dá gosto de ver!!! O futuro é logo agora, um time de 80% de jogadores formados na base do clube, jogando em alto nível vai revolucionar o futebol brasileiro!
    Abraço e saudações vascaínas!
    /+/

  • Jean Lins

    Não tenho esperança nenhuma no Jhon Cley muito fraco se joga demais acha que é o Neymar e não tem uma função fica perdido em campo, pode ser que no futuro eu queime a minha língua mais acho esse cara muito fraco para jogar no Vasco. Quanto aos outros da para elogiar ainda que seja na categoria de juniores já que ainda não sabemos como vai render no profissional, o legal de tudo isso é que com esses destaques tanto pode aparecer uma grande promessa e se firmar no profissional como pode aparecer um bom time de fora e levar por um bom valor esses caras do Vasco /+/

  • Diretoria do Vasco vai ótima contratação de Santiago Silva a torcida do Vasco vai fica muito feliz com essa contratação de peso para o vasco en 2015 nois esperamos que feche logo essa contratação

  • Diretoria do Vasco feche logo essa contratação de Santiago Silva e jogador vai se muito importante. Para o Vasco en 2015 nois esperamos essa contratação de peso feche logo essa contratação dirigentes do vasco

  • Marco Antonio Paes

    Assistindo aos jogos da Copa São Paulo um jogador que mais me chamou a atenção foi o EVANDER.
    Esses garotos juntamente com alguns mais experientes como o Martin Silva, Guiñazu, Douglas Silva vão dar muitas alegrias aos torcedores, isto é se o Eurico não começar a vender os jovens craques.

  • JOSE AUGUSTO

    concordo plenamente pra que se pagar milhões por jogadores que não tem identificação com a marca vasco o clube tem que ser formador de craques como sempre foi. xou empresários.

  • Não vou fazer escalação de quem deve ou não deve ser titular e/ou fazer parte do elenco;mas vejo que temos jogadores muito bons no atual elenco e também muitos garotos ,talvez até todos que estão na COPA SÃO PAULO,que se forem lançados de maneira criteriosa e no momento certo ,faram do Vasco aquele time que todos sonhamos.

  • Homero

    Por favor senhores, não se iludam, todos esses jogadores citados tem empresários e só fazer um campeonato de razoável para bom que todos, sem exceção, serão vendidos, ou vocês duvidam? Até gostaria de pensar ao contrário disso, mas conhecendo o presidente como conheço, essa é a nossa realidade.

  • Homero;os tempos são outros e apesar do Sr Eurico Miranda,estar na mente de todos como retrocesso;certamente ele não vai fazer ou cometer os erros do passado,porque ja viu que não dá certo e também temos que lembrar que ele sempre prestigiou os garotos da base,que este ano temos uma das safras mais promissoras,com garotos realmente bons;logo,temos que acreditar que vamos ter um time muito competitivo e capaz de ganhar títulos.No que se refere à saída de jogadores para clubes europeus,não é somente o Vasco que tem sofrido com esse problema,mas todos os clubes brasileiros e o que se tem que fazer é dificultar o máximo essas saídas com contratos mais bem elaborados e que realmente dê lucro ao clube,caso o jogador seja comprado por clubes europeus ou mesmo brasileiros.

  • Andre Carvalho

    O que alguns já comentaram aqui eu infelizmente ratifico. Dificilmente veremos a metade destes nomes jogando 2 temporadas inteiras no profissional. Jogarão “meia dúzia” de bons jogos e como já tem empresários, serão vendidos à “preço de banana” com a desculpa de fazer caixa para o clube. É um utopia projetar uma equipe com sua maioria formada no clube. Muito gostosa de se sonhar, mas não passa disso. A realidade é mercenária e os próprios garotos acabam crescendo com isso na cabeça.

  • Odil Souto

    Tanto o Vasco como os demais clubes que investem na Base de seus clubes, devem criar uma TAXA DE FORMAÇÃO DE JOGADORES e esta TAXA ser valorizada
    a exemplo de um preço PROJETADO para cada um desses atletas pertencentes à
    base do clube na hipótese desses jogadores serem negociados para o Exterior, ou mesmo qualquer outro clube brasileiro mesmo. Nesses casos, deve-se prevenir nos Contratos ou Pré-Contratos dos jogadores a seguinte Tabela:1-Para jogadores que negociam direto om seus compradores 60% para o Clube e 40%para o atleta. Para os que são negociados pelos Advogados ou Procuradores dos atletas, o Advogado ou Procuradores só poderão cobrar dos Atletas suas remunerações que devem ser ARBITRADAS NÃO PODENDO ULTRAPASSAR
    2% do VALOR DESTINADO AOS ATLETAS e deverão ser responsabilizados
    pelas taxas e impostos gerados por cada negociação!!

  • sergio

    Vasco tem que fazer outro contrato com Evander a multa de R$ 10.000.000,00 é pouca, se não abrir o olho vem outro clube e paga ai vamos ficar olhando, o garoto em outro clube.

MaisRecentes

Pikachu ganha quatro posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O ‘chef’ Milton Mendes



Continue Lendo

Vasco rescinde com atacante do sub-20



Continue Lendo