Blogs Lance!

Blog do Garone

Sociedade Secreta Vasco da Gama



Eurico Miranda recebeu 2.111, somando todas as urnas (Foto: Armando Paiva/Raw Image)

“Se ninguém gosta do Eurico, como continuam elegendo ele para presidente?”

Essa foi a primeira pergunta que recebi de um ouvinte enquanto participava de um programa de rádio, nesta terça-feira de manhã. A resposta pra essa pergunta surgiu à noite, e mora na urna 7 da votação, o único local onde o atual presidente possui 90% de preferência.

Ali está a vitória de Eurico, caso seja confirmada pela Justiça.

Muitos de nós talvez não tenhamos tanta aprovação assim nem dentro de casa, mas Eurico tem na urna 7, a única com discrepância de votos para um candidato. O universo paralelo das eleições cruzmaltinas. Curiosamente, aquela deixada em juízo.

Disse curiosamente, mas o termo correto talvez seja obviamente. A decisão sairia dali, e todos sabiam. Só um candidato não se preocupava com ela: o que venceu nela.

Existe uma Sociedade Secreta Vasco da Gama que elege seus presidentes. Não é o seu torcedor, de uma forma geral. Muitos sequer são vascaínos, como mostram as inúmeras fotos que circulam pela internet desde ontem.

E isso é mais que um meme. É quase um deboche com o vascaíno que quer votar e não consegue.

No site do clube, por exemplo, só há divulgação do sócio-torcedor, que não dá direito a participar da eleição. Os planos com este direito, encarecidos durante a última gestão – e também excluído, como é o caso do sócio geral -, só são encontrados na sede do clube.

Na era da internet, num clube onde mais de 50% de sua torcida mora fora do Rio de Janeiro, isso mostra que a ideia nunca foi atrair, mas sim afastar. Tanto que o número de eleitores aptos caiu de 13 mil para 10 mil em apenas três anos.

O Vasco vem se tornando uma sociedade secreta apenas para convidados, da qual a grande maioria da sua torcida não faz parte.

A resposta para a pergunta que abre o texto está na urna 7. O sete, da conta de mentiroso, traz algumas verdades. Cabe à Justiça encontrá-las.



  • Saulo Reis Souza

    Ei garone oq vc pensa sobre a escolhas do horta?

  • Saulo

    Mandou bem d+. Disse tudo.

  • Zudgard José de Barros Paes Co

    Garone que vergonha está acontecendo com o meu clube do coração, time que comecei a torcer nos idos de 1950, quando morei com os meus pais em Mendes-Rj, Sou baiano, tenho uma verdadeira adoração pelo Vasco, ele não merece essa falta de respeito com o seu passado, que era motivo de orgulho para todos. Infelizmente os Agartinos, os Ciros não existem mais rm São Januário. QUE PENA.

  • Luiz Eduardo Vaz

    Perfeito André…é isso, e agora…sinceramente não acredito que o Brant anule as eleições ou que a tal urna 7 não seja contabilizada. Na única vez que o Vasco teve a eleição anulada, em 2007, não foi o Dinamite, nem o seu grupo, que conseguiu anular, e sim o então governador Cabral e o então prefeito Paes, ambos vascaínos, que apoiavam o Roberto e “mexeram os pauzinhos” nos bastidores da nossa vergonhosa justiça. Agora serão mais três anos de vexames, humilhações, times pífios, apequenamento da instituição, perda vertiginosa de torcedores, falta de investimentos, pires na mão da Globo,passe de promessas da base sendo dadas à empresários em troca de migalhas para pagar despesas, bravatas, bravatas, e mais bravatas…um único indivíduo, um mísero e nefasto ser vai destruindo uma história de glórias e a paixão de milhões de torcedores…o Vasco vai levar décadas para recuperar o mal que este ditador está fazendo ao clube…

  • Alvaro Moura

    Temos uma máfia infiltrada em São Januário.
    A sede pelo poder do nosso ditador é realmente assustadora.
    Seus seguidores se vendem por ingressos e pequenas regalias.
    Daqui a 3 anos, com menos sócios ainda, eles vem mais fortes e preparados para lançar o filhote.
    Se a justiça não for feita dessa vez, pretendo dar um bom tempo de Vasco.

    • Fernando

      Entao vaza mulambo, Vasco não é clube de torcedor Nutella modinha

  • Gajo Romário

    Excelente texto. Essa é a pergunta que me faço desde as primeiras horas do dia anterior a este.

  • Marco

    Nao sou partidario do Eurico, mas pelo que li, ate mesmo a “urna 7” como a chama, deve ser contabilizada. Se e moral ou nao, e outro aspecto, que mudem as regras para as proximas eleicoes, mas para esta, o correto e aceitar e acatar o que a justica decidir. Ja pela colocacao sobre o numero de votantes para o cargo, desculpem, mas o Clube de Regatas Vasco da Gama e mais que um time de futebol. E que me lembre, nao e apenas no Vasco que somente certos tipos de associados, cujo caminho para obtencao do direito/permissao para voto na instituicao era muito mais “complicado” (nao sei se ainda), existem.

    • Wendel Almeida

      mais que um time de futebol? o vasco só é o que é por causa do futebol,só tem a massa,o orçamento que tem por causa do futebol…

  • Julio Rocha

    Vida longa ao EuRICO Miranda!!! Mais 3 anos de alegria e felicidade… Eu não poderia ter melhor notícia. Parabéns Presidente!!!

    • Wendel Almeida

      você não é vascaíno

  • Neto Ramone

    Esses fdp do Eurico é essa turma dele estão transformando meu gigante em um feudo

  • Murillo

    É importante salientar que o Roberto Dinamite ficou seis anos no poder, teve tempo suficiente para fazer uma “reforma” no estatuto e nada fez. E não só ele. O Sr.Mandarino, que hoje está com o Brant, estava na gestão do Roberto e também foi conivente no período que lá esteve, nada fez pra mudar a estrutura que temos atualmente. Para citar apenas o Mandarino, sabemos das outras cobras que faziam parte do desastroso MUV e que estão apoiando o Brant.

    Tiveram tempo e influência suficientes para fazer as alterações necessárias.

    Muito da palhaçada que foi vista ontem, nessa urna fantasma, muitos que querem voltar a SJ, também tem a sua parcela de responsabilidade.

    • Luiz Aurélio Cecilio

      Acontece que mesmo fora o Eurico manobrava o conselho de beneméritos, daí ninguém conseguir mudar nada no Vasco.

  • Luiz Aurélio Cecilio

    Garone, parabéns pelo seu texto, reflete o hoje do Vasco, onde uma pessoa acha que e dono do clube. Está mais que provado que, a urna 7 é uma fraude.

  • Ricardo Moreira

    Parabens Garonne !texto perfeito!
    Chega de Eurico o Vasco precisa crescer não da pra ficar como esta!flamengo trocou de presidente cresceu Botafogo trocou cresceu fluminense trocou cresceu,só o Vasco nao troca ! O Vasco esta virando time pequeno isso não pode acontecer! Precisamos de pessoas competentes no clube só assim o Vasco vai crescer!

  • Fernando

    Incrível como a mídia mulamba inconformada e os
    Torcedores modinha sem argumentos falam besteira. A vitória veio da soma de todas as urnas, não somente da 7. Não adianta mimimi, o torcedor escolheu quem ele sabe que trabalha pelo clube. A voces, resta chorar na praia que é lugar quentinho, mulambada rubro negra travestida de vascainos.

  • adalberto casal

    TIMINHO DE M….

  • Andre Souza e Silva

    Alguém me explica a permanencia de PIkachu e Andres Rios no time e de que bra a entrada de Eder Luis..a sorte que Evander quase fez chover na Vila e Paulinho também fez a diferença..tudo bem… o time teve outra postura em campo mais a insistencia em certos jogadores e a manutenção de dois volantes com pouca habilidade tem nos custado caro demais…

  • Andre Souza e Silva

    Garone me explica a presença quase que sobrenatural de Pikachu e Rios no time e de quebra dois volantes cones onde um só ja bastava ?A entrada de Guilherme ,Paulinho e Paulo Vítor e agora a ascenção de Evander ,com eles e com paciencia,ja que a paciencia com varios cones que nao tem jogado nada é imensa, o Vasco não seria um outro time???

  • Antonio Tanure Gama

    Independentemente de quem ganhou o pleito ou não, no Vasco da Gama, assim como em todos os clubes brasileiros, torcedor que não é sócio não pode votar e, consequentemente, escolher o presidente da agremiação.

  • pedro

    Bom dia!

    Fui censurado! Sem ter ofendido ninguém, apenas por ter argumentado de modo diverso ao do articulista.
    Cabia contra-argumentar.
    É curioso, os que mais reclamam da censura são aqueles que quando têm a tesoura na mão, se valem dela para não divulgar ideias divergentes das deles.

MaisRecentes

Vasco acerta o retorno de atacante revelado na base do clube



Continue Lendo

O óbvio e o imprevisível



Continue Lendo

O clássico Evander



Continue Lendo

Autor

André Schmidt

Formando em Jornalismo, André Schmidt escreve desde 2008 para sites e blogues esportivos. Como convidado, já produziu textos para Jornal dos Sports, Jornal do Brahmeiro, Trivela e Goal. Manteve também colunas em Os Geraldinos, pertencente a Placar na época (2011), SãoJanuário.Net e SuperVasco, além de ter tido matérias e pesquisas publicadas no Jornal Marca e no site NetVasco. Desde junho de 2014 trabalha no Grupo LANCE!, quando foi convidado para fazer parte da equipe de Mídias Sociais durante a Copa do Mundo.

andrefschmidt@gmail.com

@BlogDoGarone