Relembre a trajetória de Vivinho no Vasco



Vivinho faleceu neste domingo (Foto: Reprodução)

Vivinho faleceu neste domingo (Foto: Reprodução)

Um dos jogadores símbolo do Vasco no final da década de 80, Vivinho chegou ao clube após aparecer bem no Uberlândia, em 86 – na época o time mineiro disputava a primeira divisão do Brasileiro. Curiosamente, o atacante iniciou sua carreira apenas aos 21 anos de idade, após passar em um teste na equipe de sua cidade.

Por sorte – e talento -, despontou rapidamente e logo conquistou a torcida vascaína pela sua entrega em campo. Pelo Gigante da Colina conquistou os Cariocas de 87 e 88 e o Brasileiro em 89. Na campanha do bicampeonato nacional, Vivinho marcou nos dois primeiros jogos, mas perdeu a posição após a chegada de Bebeto e a ascensão do jovem Sorato.

Ponta direita veloz e habilidoso, se destacou no rápido ataque vascaíno do fim da década de 80, atuando ao lado de Mauricinho, Romário e Dinamite. Com o trio, viveu seus melhores momentos com a camisa cruz-maltina.

E foi no Brasileirão de 88 que o jogador imortalizou o seu nome no clube. Na partida contra a Portuguesa, em São Januário, marcou um golaço dando três lençóis no volante Capitão. A jogada lhe rendeu uma placa em homenagem no estádio.

Ao deixar o Cruz-Maltino, após cinco temporadas, foi defender o Botafogo. Vivinho encerrou a carreira na Cabofriense, em 97, mas antes defendeu o Atlético-PR, Goiás, Fortaleza e novamente o Uberlândia.

Neste domingo, o ex-atacante faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, após sofrer um desmaio. A causa da morte ainda não foi divulgada.

FICHA DO JOGADOR
Welves Dias Marcelino
Atacante, 10/03/1961, Uberlândia-MG

PELO VASCO
1986 – 7 jogos e 1 gol
1987 – 50 jogos e 9 gols
1988 – 67 jogos e 22 gols
1989 – 43 jogos e 9 gols
1990 – 12 jogos e 0 gols
TOTAL – 179 JOGOS E 41 GOLS

ESTREIA DE VIVINHO PELO VASCO:

Vasco Da Gama 0 x 1 Criciúma (SC)
Data: 24/08/1986
Amistoso Interestadual
Local : Estádio Heriberto Hulse (Criciúma – SC)
Arbitro : Dalmo Bozzano
Público : 18.090
Gols : Edmílson (Criciúma 37/2ºT)

Vasco – Acácio, Paulo Roberto, Leonardo Siqueira, Donato, Lira, Vítor (Oliveira), Geovani, Mazinho, Mauricinho (Romário), Roberto Dinamite e Claudinho (Vivinho)Técnico : Cláudio Garcia

Confiança – Luiz Henrique, Chiquinho, Sílvio Laguna (Rudi), Solis, Sarandi, Jairo, Carlos Alberto, Vanderlei (Treze), Rached, Edmílson e Jorge Veras (Paulo Borges) Técnico : Zé Carlos

PRIMEIRO GOL DE VIVINHO PELO VASCO:

Vasco Da Gama 5 x 0 Combinado De Caxambu (MG)
Data: 16/09/1986
Amistoso Interestadual
Local : Estádio Parque Do Sábia – (Uberlândia – MG)
Árbitro : Luís Carlos Gonçalves
Gols : Zé Sérgio (Vasco 2/1ºT), Claudinho (Vasco 5/1ºT), Claudinho (Vasco 17/1ºT), Santos (Vasco 10/2ºT) e Vivinho (Vasco 30/2ºT)

Vasco – Paulo Sérgio (Acácio), Paulo Roberto, Juninho, Fernando, Pedrinho, Vítor (Josenílton), Claudinho (Romário), Mazinho (Geovani), Mauricinho (Santos), Roberto Dinamite (Vivinho) e Zé Sérgio (Tuíco) Técnico : Cláudio Garcia

Combinado – ??
Técnico : ??

GOL HISTÓRICO DE VIVINHO:



  • ODILON SILVA = RJ

    Com certeza o VIVINHO correspondeu,um bom profissional, deu sorte também de jogar com grandes jogadores………DESCANSE EM PAZ………………

MaisRecentes

Zé Ricardo e Milton Mendes, os antagonistas



Continue Lendo

Sub-20: Vasco contrata atacante de 19 anos que estava no Atlético-PR



Continue Lendo

A queda de Milton Mendes



Continue Lendo