Relembre a trajetória de Vivinho no Vasco



Vivinho faleceu neste domingo (Foto: Reprodução)

Vivinho faleceu neste domingo (Foto: Reprodução)

Um dos jogadores símbolo do Vasco no final da década de 80, Vivinho chegou ao clube após aparecer bem no Uberlândia, em 86 – na época o time mineiro disputava a primeira divisão do Brasileiro. Curiosamente, o atacante iniciou sua carreira apenas aos 21 anos de idade, após passar em um teste na equipe de sua cidade.

Por sorte – e talento -, despontou rapidamente e logo conquistou a torcida vascaína pela sua entrega em campo. Pelo Gigante da Colina conquistou os Cariocas de 87 e 88 e o Brasileiro em 89. Na campanha do bicampeonato nacional, Vivinho marcou nos dois primeiros jogos, mas perdeu a posição após a chegada de Bebeto e a ascensão do jovem Sorato.

Ponta direita veloz e habilidoso, se destacou no rápido ataque vascaíno do fim da década de 80, atuando ao lado de Mauricinho, Romário e Dinamite. Com o trio, viveu seus melhores momentos com a camisa cruz-maltina.

E foi no Brasileirão de 88 que o jogador imortalizou o seu nome no clube. Na partida contra a Portuguesa, em São Januário, marcou um golaço dando três lençóis no volante Capitão. A jogada lhe rendeu uma placa em homenagem no estádio.

Ao deixar o Cruz-Maltino, após cinco temporadas, foi defender o Botafogo. Vivinho encerrou a carreira na Cabofriense, em 97, mas antes defendeu o Atlético-PR, Goiás, Fortaleza e novamente o Uberlândia.

Neste domingo, o ex-atacante faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, após sofrer um desmaio. A causa da morte ainda não foi divulgada.

FICHA DO JOGADOR
Welves Dias Marcelino
Atacante, 10/03/1961, Uberlândia-MG

PELO VASCO
1986 – 7 jogos e 1 gol
1987 – 50 jogos e 9 gols
1988 – 67 jogos e 22 gols
1989 – 43 jogos e 9 gols
1990 – 12 jogos e 0 gols
TOTAL – 179 JOGOS E 41 GOLS

ESTREIA DE VIVINHO PELO VASCO:

Vasco Da Gama 0 x 1 Criciúma (SC)
Data: 24/08/1986
Amistoso Interestadual
Local : Estádio Heriberto Hulse (Criciúma – SC)
Arbitro : Dalmo Bozzano
Público : 18.090
Gols : Edmílson (Criciúma 37/2ºT)

Vasco – Acácio, Paulo Roberto, Leonardo Siqueira, Donato, Lira, Vítor (Oliveira), Geovani, Mazinho, Mauricinho (Romário), Roberto Dinamite e Claudinho (Vivinho)Técnico : Cláudio Garcia

Confiança – Luiz Henrique, Chiquinho, Sílvio Laguna (Rudi), Solis, Sarandi, Jairo, Carlos Alberto, Vanderlei (Treze), Rached, Edmílson e Jorge Veras (Paulo Borges) Técnico : Zé Carlos

PRIMEIRO GOL DE VIVINHO PELO VASCO:

Vasco Da Gama 5 x 0 Combinado De Caxambu (MG)
Data: 16/09/1986
Amistoso Interestadual
Local : Estádio Parque Do Sábia – (Uberlândia – MG)
Árbitro : Luís Carlos Gonçalves
Gols : Zé Sérgio (Vasco 2/1ºT), Claudinho (Vasco 5/1ºT), Claudinho (Vasco 17/1ºT), Santos (Vasco 10/2ºT) e Vivinho (Vasco 30/2ºT)

Vasco – Paulo Sérgio (Acácio), Paulo Roberto, Juninho, Fernando, Pedrinho, Vítor (Josenílton), Claudinho (Romário), Mazinho (Geovani), Mauricinho (Santos), Roberto Dinamite (Vivinho) e Zé Sérgio (Tuíco) Técnico : Cláudio Garcia

Combinado – ??
Técnico : ??

GOL HISTÓRICO DE VIVINHO:



MaisRecentes

Ríos se torna o 2º estrangeiro com mais gols pelo Vasco na história do Brasileiro



Continue Lendo

As duas faces de um empate



Continue Lendo

Artilheiro do Vasco, Pikachu vem tendo sua maior média de gols da carreira



Continue Lendo