‘Projeto Roth-Vasco’: um erro que saiu caro para os dois lados



Eurico manteve Roth no cargo (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Eurico manteve Roth no cargo (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

A torcida não queria Celso Roth de volta ao Vasco. Em 2010, o treinador havia abandonado o clube, após um mês de trabalho, para dirigir o Internacional, finalista da Libertadores. Uma opção, como já disse aqui em outra oportunidade, legalmente viável, mas moralmente questionável.

‘Nom omne quod licet honestum est’. Nem tudo que é legal é honesto.

Ainda assim, Eurico bancou sua chegada após a saída de Doriva e anunciou: ‘não contrato para a torcida’. Dito isso, a escolha não poderia ter sido melhor. Não agradou mesmo. Por mais que o time precisasse de um fato novo para acordar na competição – ainda não havia vencido -, não era Roth a solução. Não a longo prazo.

Nem mesmo as duas vitórias seguidas no Brasileiro – sobre Flamengo e Avaí -, mudaram o pensamento dos cruz-maltinos sobre o técnico. Todos sabiam que uma hora as coisas iriam desandar, e foi o que aconteceu.

Falta de padrão de jogo, demora para definir o time, críticas públicas aos atletas, mudança no clima geral do grupo, goleadas em sequência, falta de gols, baixo rendimento geral… Muitos pontos negativos para quem está a menos de dois meses em São Januário.

Agora, com o time na última colocação do campeonato e a torcida enfurecida pelos últimos resultados e atuações, nada justificava a permanência do técnico, além de pura teimosia. Roth nunca esteve tão em baixa. O Vasco idem. E Eurico preferiu ver os dois afundando juntos do que ‘queimar’ apenas um. Só para não dar o braço a torcer.

Por mais que haja a possibilidade de Celso cair no fim de semana, fica a dúvida: é melhor a equipe perder para enfim haver uma mudança no comando ou ganhar para dar uma última respirada antes do 2º turno, porém, correndo o risco dessa sobrevida causar mais danos nas rodadas seguintes? Um bem a curto prazo com possíveis consequências negativas no futuro ou o contrário?

Qualquer que seja a sua resposta, haverá prejuízo em algum ponto, agora ou depois. Não há mais ação sem danos, tamanho é o atraso atual do time em relação aos concorrentes.

Nem Vasco e nem Roth sairão desta relação, traçada pela velha mania de ser do contra, em alta. O erro já foi cometido, resta agora apenas tentar ameniza-lo. Mas para isso, é necessário colocar um ponto final. Quanto maior a demora, maior o prejuízo para ambos.

No fim, os dois precisarão se renovar e se reerguer. Que seja o quanto antes…



  • Jorge Tricolor

    O respeito foi onde msm ? KKKKKKKKKKKKKKKKKK ST

    • Percy Santos

      na tua casa que não tá, seu fregues de merda

  • José Amorim

    E esse senhor se diz vascaino. Se não fosse então? Fora Eumico e fora Celso Ruimhoth.

  • GERSON

    que projeto se esse BURRROROTH nao sabe nada de futebol,o cara ja passou da hora de se aponsentar ele e um vivo morto,vamos esperar o jogo de amanha pra ver o que vai da,mas pra mim se ganhar amanha otimo mas o que vale e o confronto com o urubu na quarta feira se perde RUA seu otario.

  • kabul

    Parabéns aos “vascaínos” que apoiaram a volta de Eurico ao clube e agora estão metendo o pau no cara. Infelizmente vocês são os principais culpados por essa situação que se encontra o Vasco!

  • Pedro

    Oswaldo de Oliveira é técnico tope, seria uma grande surpresa, ele aceitar um desafio desses. Se o Vasco realmente acertar com ele, é para assinar até final de 2016, um contrato longo, vai ajudar e muito o time a mudar de postura e crescer.
    Não tem outro nome no mercado com o gabarito dele. Só o Muricy, que está com problemas de saúde.
    As coisas dando errado, terá que ser um nome menos gabaritado mais que com recursos ótimos e modernos: Guto Ferreira.

  • eric

    a minha torcida ou esperança, seja que o Eurico esteja com a ideia de mandar o roth embora no domingo ou na segunda, independente do resultado de sabado, pois ai contrata outro técnico e os jogadores ficam motivados para o jogo contra os mulambos na quarta!!
    com isso a gente ganha dos mulambo e diminui a crise…. tomara que seja isso, pq se não for, não tem explicação manter o burroth de técnico….

  • Pedro

    Roth mesmo ficando por enquanto, não teve permanecer. Só se o time mudar completamente de postura nos próximos jogos.

  • cleudo santos

    a dificuldade do Vasco (leia-se do Eurico) é falta de GRANA. pOBRE SO TEM DIREITO É DE gramar. a MENOS QUE O eUMICO ENCONTRE UM BREHINA NA lAVA-jATO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Pedro

    Roth só permanece se o time mudar completamente a postura no sábado.
    Oswaldo pode acertar, é primeira opção.
    A segunda pode ser Renato Gaúcho (Ávaro Miranda foi visto almoçando com ele há poucos dias).
    Guto Ferreira também poderia pintar, mais pouca experiência prejudica.

  • Flamarion Tavares

    Garone, boa tarde – o que esperar de um “Técnico” que muda o esquema a cada jogo e isso ele deixou claro contra o Santos – não sabe montar um ataque (ele sempre foi de jogar atrás) e cujo o curriculum não o credencia a dirigir um time com status do Vasco ou de qualquer outro clube de ponta. Já comentei isso diversas vezes – na verdade aguardo uma posição sobre meus comentários

  • Junior Peixoto

    Os três pontos são importantes, mas como isso significaria a continuidade do roth no time, acho que não tem muito o que pensar! Se o Vasco vence o coxa, ele ganha sobrevida pra enfrentar o urubu. Um empate no primeiro jogo (não seria absurdo, msm com a nossa fase, já que clássico é bem imprevisivel) e ele fica mais! E ai, quando sair de vez do time, pode ser tarde demais pra consertar o erro. Se ele sai agora, pode ser que ainda dê tempo de salvar a nau vascaina!

  • Marco

    O que nao da para entender, e a insistencia do Roth com um time que na pratica nao funciona. Pode ser que no papel (Martin S, Madson, Luan (Jomar), Rodrigo, e Christianno; Salles e Guina; Andrezinho, John Cley, Herrera, e Dagoberto), pareca bom, mas na pratica ja provou que nao funciona. Ataque lento e previsivel, pouco retorno para a marcacao, ainda mais com a subida dos laterais, o que sobrecarrega o sistema defensivo, e ai vira Deus nos acuda, e o cara ao ve isso? Quantas vezes lancou o Riascos com funcao de centro avante, quando o cara e atacante pela lateral, mantendo o Thalles no banco? Nao consegur dar um padrao de jogo qualque ao time. Com o que temos, um mero 4-4-2 ja resolveria, seria so escalar o time direito.

  • paulo

    como é que ele vai montar um time pressionado por resultados e a torcida e quando os jogadores não ganham já tumultuam o ambiente não apoiam e só criticam

  • Marlon MGM

    Roth eh um Tecnico defasado retranqueiroo burro Vasco nao joga com pontas sempre tres volantes TODO MUNDO PROCURA VOLANTES DE QUALIDADE O BURROTH QUER CABECA DE AREA SEM QUALIDADE Melhor o Gutooo ELENCO DO VASCO EH MUITO BOM Titular MARTIN; MADSON; LUAN; RODRIGO; CHRIS; LUCAS; JULIO DOS SANTOS; NENE; EDER LUIS; JORGE HENRIQUE E RIASCOS. Reservas JORDI; JEAN; SALLES; VAZ(JOMAR); GALLO; SEYMOUR(BIANCUCHI); CAUCAIA(SERGINHO); JHON CLEY(DAGOBERTO); HERRERA(INDIO); RAFAEL SILVA(KAYSER) E ROMARINHO(THALLES)

  • Claudio

    Será que vcs ainda não perceberam que o Eurico gosta do Roth, por ser igual a ele no sentido de prepotência, pq de gente calminha, igual ao Doriva não interessa. E vcs viram: O Doriva assumiu a Ponte, e ela já ganhou 2 jogos d epois de 7 resultados adversos.
    E na verdade o Eurico tá preocupado é com o Flamengo, já que vem o jogo dos seus sonhos na próxima quarta e não dá importância para essa situação catastrófica que vive o Vasco; e como havia dito, já mudando o seu discurso inicial, se o Vasco sucumbir no Brasileiro, ele disse: aí vou pra China ou pro raio que os parta, não foi?kkk

  • flavio

    “Técnico” e ” Presidente” ultrapassados, nunca irão se renovar. Para prejuízo do clube.

  • ODILON SILVA = RJ

    Seria só problema de ordem do técnico? O técnico anterior foi a mesm coisa, e se mudar o treinador e nada melhorar, logo descobriremos onde anda o grande erro………………Penso que se trata de um agromerado de erros, ou seria repetição dos mesmos erros cometindos por edssa mesma diretoria no futebol vascaino na outra gestão.

  • ODILON SILVA = RJ

    Agora vamos para o maraca incentivar o VASCO, o clube precisa melhorar sua média de público na competição, o clube não tem culpa dessas administrações, o VASCO fica, eles passam, acima de tudo o VASCO.

  • Alexandre F.G.

    E “o respeito voltou, ponto”! Mas aonde?
    Vou continuar afirmando… se o elenco é ruim, a culpa é de quem?
    Enquanto o ‘rei’ estiver lá vai ser isso, humilhações e se contentando com migalhas (como o campeonato estadual do RJ)… infelizmente é a realidade!

  • Mtos sanguessugas no Vasco, mas o sistema ñ permite ki eles saiam,parasitam ki além de ñ ajudarem ,atrapalham , no orçamento estando sem exercício,e dando dor de cabeça a um ki já tah de cabeça inchada, Roth, boa, frase GARONE, é necessário torcedor pra nosso time perder ,pra aquele jegue de uma vez sair, de S.Januário, mas daí vem jogo tenso 4ª, Roth fora já. e trata de colocar alguém ki preste pois a segundona de braços abertos pra nós….

  • Ricardo

    Tanto o ditador quanto o Roth deveriam ter um mínimo de dignidade e ver que não dá mais para eles em São Januário e pegar o chapéu e dar o fora de lá o mais rápido possível. Hoje mesmo, se possível.

  • Ricardo

    O ditador disse que irá para a Sibéria se o Vasco for rebaixado. Convoco os vascaínos de verdade a fazer uma vaquinha e comprar uma passagem para ele, apenas ida, para aquela cidade mais fria da Terra, cujo nome me escapa agora. E que fique por lá, nem venha passar férias nos trópicos.

  • Claudio

    As coisas estão mudando e muito: O Vasco sempre questionou para os outros clubes, que tem estádio, que faz e acontece, que tem respeito, isso e aquilo; e agora prefere jogar no Maracanã. Se contar isso lá em Portugal, o “seu Tamancas” vai dizer: ” e depois eu que sou o burro”!…E tudo pq tem um presidente ditador que não aceita o questionamento dos seus próprios torcedores, isso é o fim da esportividade!
    E reclama muito da administração anterior, mas a carapuça tb o serve!

  • Odil Souto

    ATENÇÃO TORCIDA VASCAINA DA QUAL FAÇO PARTE, ATENÇÃO PARA AS MANCHETES DOS JORNAIS ESPORTIVOS DE AMANHÃ::” Coritiba goleia o VASCO em pleno Maracanã, mas seu técnico em entrevistas afirma que enfrentará o FLAMENGO na quarta feira pela copa do Brasil e fará mudanças no time. AGORA VEJA A PRINCIPAL MANCHETE PARA QUINTA FEIRA:: O FLAMENGO GOLEIA O VASCO SEM PIEDADE POR 5X0 E CELSO ROTH AINDA É MANTIDO NO CARGO POR EUDORICO PARAGUASSU!!

  • Fernando Claudio G. Santos

    Os trouxas queriam o “Volta Eurico, Volta Vasco” e agora estão chorando no Maracanã. Brasileiro é mesmo assim adora sofrer, adora ser enganado. Eu sempre falei que o gagá era o câncro do Vasco, mas os imbecis não acreditaram. Aí está, somente imbecis para ir ao Maracanã dar dinheiro para o ladrão.

  • carlos castilho saraiva

    Dentro dessa bagunça que virou o Vasco, só falta contratar o falastrão do Renato Gaúcho, kkkkkkkk na minha opinião é hora do bombeiro ” Papai Joel “, e sua inseparável prancheta.Palavra de TRICOLOR, o do lado DIREITO do Maraca. Optaram em jogar lá para perder para o COXA,pqp…

    • Percy Santos

      piada né

  • flavio

    Como que Fla e Flu perderam p/ esse lixo?? Acho que foi por piedade!

    • Percy Santos

      piedade flavio? vai te internar… foram incompetentes mesmo!

MaisRecentes

A classificação do Vasco e a torcida única



Continue Lendo

Garçom, Escudero ganha três posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

A fábula do Fabuloso



Continue Lendo