Por um 2015 de mais otimismo no Vasco



Doriva-Wagner-Meier_LANIMA20141215_0178_25

Doriva é uma das novidades do Vasco para 2015 (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Carlos Germano, Pimentel, Tinho, Moisés e Cássio; Luisinho, Ney Santos, Juninho e Ramón; Mauricinho e Celso. Que time é esse?! É o da estreia do Vasco, contra o Bangu, pelo Carioca, no ano de 1997. Uma equipe sem nenhuma expectativa e que, com pouco investimento, conseguiu se acertar e ser campeão brasileiro no fim do ano.

Mais uma prova que times competitivos não são montados apenas com craques e muito menos de um dia para o outro. Pedrinho demorou dois anos para estourar. Juninho, antes de virar ídolo, pegou banco para Válber – do Carrossel Caipira -, Ranielli, Assis e até Richardson. Aliás, o gol histórico contra o River Plate veio após sair da reserva.

César Prates e Válber foram contratados para suprir as saídas de Pimentel e Cássio, mas foram Maricá e Felipe, reservas de Alessandro e Bill nos juniores, que terminaram o ano do tri brasileiro entre os titulares. Mesmo com a desconfiança inicial da maioria. Aliás, a base desse time fez um péssimo ano em 96 e conseguiu dar a volta por cima.

O que isso significa?

Que nem todo garoto que sobe da base brilha logo em seus primeiros anos. Nem todo reforço desconhecido, como o zagueiro que cortava cana em Campos, é ruim. E nem craques, como o ex-camisa 8, conseguem se firmar entre os titulares desde o início.

Já vi bons jogadores decepcionarem com a camisa cruz-maltina e atletas limitados se sobressaírem.

Futebol é momento. Para um jogador se destacar não depende apenas dele. Depende de seus companheiros, do esquema montado pelo técnico, da fase vivida, sua condição física, entrosamento… Se medalhão fosse sinônimo de título e somente eles pudessem levar uma equipe à conquistas, jamais o Ituano de Doriva teria vencido o Paulista.

Julio dos Santos e Marcinho estão longe de serem os craques que alguns torcedores esperavam. Mas são bons jogadores e, com o esquema certo, podem se dar bem. Aliás, se um artilheiro da Libertadores tivesse sido contratado por qualquer outro clube brasileiro hoje estaríamos lamentando que não veio para a Colina. É a velha história da grama do vizinho que é sempre mais verde.

Me recuso a ser pessimista antes da bola rolar. Por mais que muitos aqui queiram, não acho certo. Prefiro olhar para os quatro desconhecidos que chegaram e imaginar que de lá sairá um novo Juninho. Ver os garotos subindo da base e imaginar que daqui há um ou dois anos poderemos ter um novo Felipe, um Pedrinho…

Depois do pontapé inicial, se nada disso der certo e o projeto fracassar, aí sim você poderá me cobrar uma postura mais crítica. Mas por enquanto não. Já temos muitos adversários tentando nos diminuir e desvalorizar o que temos, não serei mais um. E você também não deveria ser.

Não sou a favor de bater palma para maluco dançar, mas enquanto o diagnóstico médico for uma incógnita, não serei eu que correrei para pôr a camisa de força.

Por isso, hoje, quando der meia noite e os fogos estourarem, vou soltar dois gritos: ‘Gol do Vasco’ e ‘Vasco campeão’.

Não sei se esses mantras dão certo, nunca tentei, mas como disse, prefiro ser otimista. Pode ser que não dê certo, assim como o novo projeto do Vasco, mas ainda assim eu prefiro passar o réveillon cheio de esperanças em um 2015 melhor, do que derrotado de véspera.

Um excelente ano novo para todos nós!

Saudações vascaínas! /+/

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • NOERLINO DA COSTA CRUZ

    Por favor faça este comentário chegar ao valdir bigode do vascão. Valdir peça ao Eurico contratar o Léo Gamalho do Santa Cruz, cairá como uma luva neste novo time do vasco. saudações vascaínas.

    • Concordo com a indicação de Noderlino da Costa Cruz. Léo Gamalho é um jogador experiente e viria com baixo custo. Já atuou em diversos clubes do Brasil e do exterior.

      • Wilson Joia

        Concordo com a contratação dele,mais também é necessário dar mais oportunidades ao Montoya e ao Bernardo,são jogadores que dão o sangue pelo clube.
        Feliz 2015, que Jesus Cristo abenćoe a todos!
        Saudações Vascainas,ano q vem eu quero o carioca,a copa do Brasil e o Brasileiro!

  • Ricardo Wagner

    Concordo com o Garone, mas eu não consigo ser otimista com o retrocesso da volta do ditador a São Januário. Espero que ele queime minha língua de trapo… Como disse alguém, sou um otimista esclarecido.

    • Marcio Almeida

      Ricardo eu acho que ja esta queimando sua lingua…
      Ja pagou uma divida em 20 dias e conseguiu as benditas Certidões que estava um ano sem pagar…
      Esta sendo responsavel nessas contratações, contratando o que consegue pagar ….
      Eu acredito que o Vasco vai se dar muito bem esse ano…
      O que Vasco estava precisando era de comando, alguem que realmente coloque ordem na casa….

  • Edilberto

    Feliz Ano Novo torcida Vascaina e um VASCO super campeao em 2015.

  • euquir

    gostei desse doriva……..sauções vascínas…feliz 2015 ao vascão e a todos os vascaínos vida eterna…

  • todos nois sabemos oq o eurico fez no passado ,mais ficar torcendo contra não da ,esse pessoal ta parecendo viuva do julio , se o eurico esta de volta é por causa do banana e por nossa causa q o botamos la .Agora chega de ficar torcendo contra o vasco ,não vou ficar quieto quando falarem mau do VASCÃO nem mesmo pra juninho se falar mau do vasco de novo ,até ele foi aposta.

  • Carlos Machado

    Otimismo é uma excelente prática e eu também apoio, incentivo e torço pelos novos contratados. Em relação a três nomes, principalmente, tenho boas expectativas: Cristiano, Marcinho e Julio dos Santos. O primeiro demonstra ser um jogador de personalidade, ou seja, não tem medo de arriscar as jogadas nem de chutar em gol, o que já é meio caminho andado; o paraguaio foi artilheiro da Libertadores e ninguém o é por acaso; por último, Marcinho já demonstrou no passado que sabe jogar bola, mas precisa reencontrar a boa fase.
    Se esses três vingarem, juntamente com Martin Silva, Douglas Silva, Guiñazu e Thales já teremos uma boa base para o brasileiro. A conferir.

  • FRANCISCO

    Parece que foi contratado um lateral esquerdo com o nome de Cristiano. Eu confesso que torci para que o Vasco contratasse esse jogador, que com certeza é um ótimo jogador. Acompanhei-o na série B e ele sempre jogou bem, é agressivo, marca bem, tem velocidade, boa estatura, enfim, tem tudo para ser um grande jogador. Vamos torcer para que a camisa não pese e ele possa não me queimar a lígua.

    sds. vascainas.

  • É isso mesmo garone, um 2015 vitorioso e otimista sempre afinal quem é vasco é vasco sempre.

  • Ayron

    Concordo em tudo Garone! e aproveito para lembrar que em um pôster a 1 mês atrás eu pedi a contratação do lateral esquerdo Cristiano que jogou pelo Vila Nova, e é muito bom lateral, hoje fui surpreendido com essa boa notícia , o Vasco o contratou! vamos colher bons frutos, o Lucas é um bom volante, sai bem pro jogo , chuta forte , cabeceia bem, creio que teremos uma grata surpresa com o Vasco 2015… eu acredito : Martin Silva, Bruno Ferreira , Douglas Silva , Anderson Sales , Cristiano , Guina , Lucas , Marcinho , Julio dos Santos , Thales e Montoya.

    • Filipe Matias

      Acho que o Bruno Ferreira não é tão bom jogador para ser titular, a zaga prescisa de um nome de mais “peso” do que o Anderson Salles, Cristiano prescisa amadurecer para assumir a lateral, mesma coisa que acontece com o Lucas, o Thalles poderia ser vendido para fazer caixa e o Montoya poderia ser emprestado para ganhar experiência. Acho que um time ideal para iniciar 2015 seria: Martín Silva; Fágner (não vai ficar no Corinthians), Werley (de saída do Grêmio), Douglas Silva e Juninho (fim de contrato com o Palmeiras); Guinazú, Rómulo (por empréstimo pois não se adaptou a Rússia) e Marcinho; Maikon Leite (tentar trocar por Bernardo), Julio dos Santos e Dentinho (encostado na Ucrânia). Reservas: Jordi; Bruno Ferreira, Luan, Anderson Salles e Cristiano; Lucas, Jean Patrick, Mendieta (sem espaço no Palmeiras) e Maxi Rodriguez; Rafael Silva e Edmilson.

  • O Vasco , não se resume no futebol , embora seja o foco mais visível . Ainda não fui ao Calabouço para verificar mudanças . A recuperação patrimonial é de importância capital , pois , faz parte da nossa História . Tudo anda junto ! A nova diretoria traz otimismo ! Basta de embromação !
    O VASCO ESTÁ VIVO !
    Lembrança positiva , o que parecia fracasso , virou um dos melhores times que tivemos .
    AVANTE VASCÃO ! FELIZ ANO NOVO !

  • Espero que o vasco seja ousado e totalmente pra frente como quer o ditador.. e pensar que um dia eu ia ficar feliz pela volta do ditador.. realmente o mundo dá voltas.. Dinamite, vc fez com a bola nos pés e na cabeça o vasco feliz, porém com a caneta na mão vc foi o pior dos piores que já presenciei.. já senti que vc não seria boa coisa logo assim q assumiu levando pastores da unversal para “abençoar” nosso caldeirão.. religião e futebol são coisas distintas.. mas tudo bem..
    Ditador, faça meu vasco campeão novamente.. só isso que peço!!!

  • Marcio Almeida

    Eu acredito que oS jogadores que foram despresado pela antiga diretoria vão dar a volta por cima …
    Caso de Nei, Bernardo e Sandro Silva…
    Podem escrever o que estou dizendo !

  • Marcio Almeida

    FELIZ ANO NOVO GALERA DO MEU VASCÃO !!!
    PENSAMENTO POSITIVO QUE TUDO VAI DAR CERTO !!!

  • MARCO POLO

    creio que essa opimião é correta e eu também aposto no novo projeto de revelar jogadres na base e traser novos talentos para brilhar no VASCÃO

  • tulio

    Ótimo texto ! Tambem estou com esperanças renovadas. Tirar os caras ruins de bola que estão na colina e Bora pra cima deles vascão !

  • tulio

    Precisamos de volantes ! Dos que estão na colina só sobra o Guinazu e olhe lá hein !

  • ivan freixo

    e isso ai ele voltou porque conhece e entende bola neles euricao.

  • Você foi muito feliz nesta postagem, Garone.
    Esse time dos anos 90 não tinha a confiança de quase ninguém e depois com alguns ajustes fez sucesso.
    Vamos dar um tempo para o novo (em idade e carreira) começar o trabalho e para a nova leva de atletas mostrarem a que vieram.
    Pelo menos a atual diretoria não fica inerte, esperando as soluções caírem do céu (no caso da anterior, esperavam grandes ideias dos diretores executivos). O velho Eurico não ficou parado, resolveu a pendenga das certidões negativas rapidamente (o presidente anterior ficou meses levando chá de cadeira das “autoridades”) e trouxe quase um time. Enfim, alguma coisa tinha que ser feita para os vascaínos esquecerem o time horroroso que se classificou milagrosamente para a Série A.
    Saudações Vascaínas!
    Vascão total em 2015!

  • sergio

    Concordo plenamente com o garone.O doriva é uma otima aposta.para ficar melhor o vasco deveria contratar o lateral cortez e um centroavante para recezar com balotalles.Acredito muito na administração do Eurico.Antes de algum vascaino falar mal dele,é so olhar o historico de titulos que ele tem no vasco.feliz 2015 para todos

  • Augusto Prado

    O VASCO ESTÁ BEM ENCAMINHADO COM AS CONTRATAÇÕES, PORÉM FALTA UM ATACANTE…PODERIA SER O -(JUNIOR VIÇOSA) – ATACANTE DO GRÊMIO QUE ESTÁ EMPRESTADO AO ATLETICO-GO……SERIA UMA BÔA…….

    • Filipe Matias

      O Maikon Leite (Palmeiras) e o Dentinho (Shaktar) seriam boas opções para o ataque.

  • afonso j0sé batista

    Bellinne, Brito, Abel, Coronel, M Antonio, ORLANDO,Zé Mário,ZANATA,Luizinho, Sabará, ADEMIR, Vavá, Pinga, TOSTÃO, JUNINHO, ROBERTO DINAMITE, Guina, Paulinho, Pedrinho, PELÉ. Bons Tempos do VASCO! Devo dizer que o CRVG não teve polonetas( juízes,bandeirinhas pagos pelo Flamengo, de M Braga, Cleber Leite, e outros presidentes rubunegos, = urubús. Vamos de novo com o vasco limpo, para ganhar limpamente.

MaisRecentes

Vasco prorroga o contrato de lateral titular do sub-20



Continue Lendo

Sub-23: Vasco fecha com mais três reforços



Continue Lendo

Vasco contrata mais dois jogadores para o time sub-23



Continue Lendo