Pikachu precisa ser utilizado como lateral, não como meia



Pikachu fez 20 gols em 2015 (Foto: Marlon Costa/Futura Press)

Pikachu fez 20 gols em 2015 (Foto: Marlon Costa/Futura Press)

Primeiro reforço do Vasco anunciado e a torcida já começa a projetar o novo time de 2016. O acerto com Yago Pikachu levantou uma questão interessante: o destaque do Paysandu faz gols por que atua mais adiantado ou joga mais à frente por saber fazer gols? Lembra aquela velha propaganda do Tostines, se “vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais”.

Pikachu é lateral, não ponta ou meia. Lateral, camisa 2. Pode jogar até de goleiro, o regulamento permite, mas é lateral. Como todo jogador da posição que possui qualidade para ir ao ataque, seus treinadores lhe deram mais liberdade para subir e menos responsabilidade para marcar. Mas isso não faz dele um ponta. Madson, por exemplo, teve sempre Julio dos Santos ou Serginho para cobrir seu apoio e fazer a saída de bola no seu lugar, nem por isso era um meia.

Como comparativo, mesmo livre para atacar, Pikachu roubou mais bolas na Série B do que Madson na Série A: 38 x 28, segundo números do Footstats. Por Bahia e ABC, na 2ª divisão de 2014, o camisa 2 vascaíno em 2015 também teve números inferiores, desarmando apenas 34 vezes.

A grande vantagem do lateral, assim como dos volantes que chegam para finalizar, é o fato de ter campo para progredir, principalmente quando se tem velocidade, como Yago. Na sua posição de origem, o jogador recebe a bola de frente, em progressão e com opções para tabelar. Como meia, terá que conviver com a forte marcação dos volantes e a necessidade de saber jogar de costas para o gol. Qualidade que ainda não mostrou ter.

Ao contrário do Paysandu, o Vasco não será – ou não pode ser – dependente quase que exclusivamente de Pikachu. O clube tem a oportunidade de ter um bom lateral-direito com dois meias armando – Nenê e mais um (Andrezinho?) – ou seguir com Madson, que não fez gol e deu apenas 2 assistências no Brasileirão 2015, improvisando o novo contratado no meio. O que, ao meu ver, seria um erro.

Pikachu fez muitos gols por ter velocidade, boa finalização e uma bola parada perigosíssima – de onde saíram grande parte dos tentos. Qualidades ofensivas acima da média para um lateral, mas normais para um meia.

Jorginho pode ter um excelente lateral nas mãos ou um meia comum. Eu ficaria com a primeira opção.

– MAPA DE CALOR DE PIKACHU EM SEU ÚLTIMO JOGO PELO PAYSANDU:

Mapa de calor do jogador mostra Pikachu se posicionando como lateral, não como meia (Fonte: Footstats)

Mapa de calor do jogador mostra Pikachu se posicionando como lateral, não como meia (Fonte: Footstats)



MaisRecentes

Ex-Barcelona é uma das novidades do time sub-20 do Vasco



Continue Lendo

De volta ao Vasco, Martin Silva se aproxima de recorde pelo clube



Continue Lendo

Vasco prorroga os contratos de dois jogadores do sub-20



Continue Lendo