Otimismo, sim. Salto alto, não



Torcida do Vasco fez a festa no Maracanã (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Torcida do Vasco fez a festa no Maracanã (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

O Vasco está pronto, preparado para se livrar de uma ‘zica’ que já dura quase 12 anos. O futebol ainda está bem distante do idealizado pelos torcedores, acostumados com grandes times. Mas o desempenho em clássicos recentes anima. A postura tem sido de campeão.

Apesar de tropeçar em alguns pequenos, o Vasco enfrentou sempre de igual para igual os seus rivais. E não é de hoje. No ano passado já havia sido assim, mas todos sabemos o porquê do título não vir.

Aliás, faz tempo que o Cruz-Maltino tem crescido em jogos grandes e amolecido nos mais simples. Furar a retranca adversária tem sido um drama particular, muitas vezes dando o contra-ataque – no último domingo, no 2º tempo, não foi diferente – de ‘presente’. Porém, pela primeira vez na temporada enfrentará um rival que tem a obrigação de se lançar ao ataque, e isso tem tudo para ser um fator positivo, se bem aproveitado.

As atuações da equipe, de forma geral, não são impressionantes, mas são consistentes. Principalmente no setor defensivo. E é exatamente ele que pode garantir o título vascaíno. Se segurar lá atrás, principalmente nos primeiros minutos, o ataque pode achar uma brecha para definir na frente.

O Vasco de Doriva tem se mostrado bem consciente em campo, focado e sem afobamento. Foi assim contra o Flamengo e agora com o Botafogo. Um time maduro, pronto. O espírito dos atletas parece mudado. Algo que talvez tenha faltado em 2014.

Se repetir a atitude dos últimos jogos, dificilmente a taça escapa da Colina. Mas há de se respeitar o adversário. Entre ser capaz de conquistar e confirmar a expectativa, há 90 minutos de um esporte que o imponderável adora dar suas caras. Não pode vacilar.

Por isso, todo cuidado é pouco. Positividade e otimismo, sim. Salto alto e soberba, não.

O jogo – nesse caso o campeonato – só acaba quando o juiz apitar. Rafael Silva que o diga…

Pra cima deles!

Saudações vascaínas! /+/

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Cris Silva

    “No ano passado já havia sido assim, mas todos sabemos o porquê do título não vir.”
    Qual foi o porquê?

    • André Schmidt

      Um gol impedido aos 46 do segundo tempo.

      • Alexandre F.G.

        Isso sem falar no jogo da T.Guanabara, na bola que entrou 33cm na falta cobrada pelo Douglas.. ali possivelmente o Vasco teria ganho o jogo, e portanto a vantagem nas finais… mas urubu tem memória curta qdo são beneficiados!

    • Daniel Souza

      eita… mulambo que tem memória curta desse jeito!!! És mulamba Cris????

    • Amado Peixoto

      Essa pergunta não pode ter sido séria!Custa acreditar que alguem não se lembre ou finja esquecer do que aconteceu na final do ano passado! Mas, se for flamenguista comentando, até entendo pq a memoria seletiva dessa torcida á algo surreal!

      Garone, eu tenho “medo” quando o Vasco joga com a vantagem. Mas tbm entendo que o time tá bem focado e não tem se afobado tanto quanto antes e nem tem tido aquela postura de fazer 1×0 e colocar 11 na defesa pra segurar. Se não tem goleado os rivais é mais por falta de criatividade do que de vontade. O time recua quando precisa, mas não fica o tempo todo se defendendo e segurando o resultado.
      A dupla de zaga é otima, o goleiro nem se fala. Mas espero que o Vasco jogue pra cima e tente fazer um gol pra ter ainda mais tranquilidade no jogo.
      SV

  • Marcel Cunha de Souza

    ESCREVO ESTA CARTA AOS JOGADORES DO MAIS QUERIDO DO BRASIL, O VASCO, OU SEJA, VCS.
    VAMOS ENTRAR COM MUITA DEDICAÇÃO, RESPEITO, RAÇA, VONTADE, GANA, ESPÍRITO COLETIVO E O MAIS IMPORTANTE, BOLA NA REDE ADVERSÁRIA.
    PRECISAMOS ENTRAR LIGADOS E NÃO JOGAR NA RETRANCA, TEMOS QUE ATACAR, MAS COM SABEDORIA, O BOTAFOGO VAI PARTIR COM TUDO, EU ACHO.
    E SE ISTO SE CONFIRMAR, TEMOS GRANDES CHANCES DE JOGAR NO CONTRA-ATAQUE E MATAR A PARTIDA AINDA NO 1º TEMPO.
    CONVOCA A NAÇÃO VASCAÍNA PARA LOTAR O MARACA DOMINGO DIA 03/05/15.
    PRECISAMOS DE SUA FORÇA, LEVAR POR FAVOR BALÕES PRETOS E BRANCOS, VERMELHOS, MUITAS BANDEIRAS, APITOS, CANTAR MÚSICAS EM INCENTIVO AOS JOGADORES.
    ISTO TUDO VAI AJUDAR BASTANTE.
    NÃO PODEMOS PERDER ESTE TÍTULO EM HIPÓTESE ALGUMA.
    QUERO SIM SER CAMPEÃO CARIOCA 2015.

    A NAÇÃO VASCAÍNA CONFIA EM TODOS VCS JOGADORES DO VERDADEIRO MAIS QUERIDO DO PAÍS.

    RAÇA, RAÇA, RAÇA, RAÇA, RAÇA, RAÇA E GOLS.
    VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Marcel Cunha de Souza

    FORÇA VASCÃO DA GAMA.

    MUITA RAAM, SOMENTE ASSIM VAMOS SER CAMPEÕES DOMINGO DIA 03/05/15.

    A NAÇÃO VASCAÍNA PRECISA ESGOTAR OS INGRESSOS ATÉ O DIA 30/05.

    90% DO MARACA SERÁ NOSSO DOMINGO.

    PODEM ACREDITAR.

    FESTA JAMAIS VISTA ANTES NESTA PALCO DAS EMOÇÕES.

    SOMENTE ESTA TORCIDA PARA PROPORCIONAR ESTA FAÇANHA.

  • Charles

    Vamos deixar claro uma coisa, pra não virar bagunça. O assunto aqui é DECISÃO e não ELIMINAÇÃO!! Então, se você é um eliminado, por favor, aguarde o próximo campeonato para se manifestar. Grato.

  • pwagnerbr

    Só espero que o time não entre numa de “já somos campeões”…nunca gostei do Vasco jogando para empatar. Se serve de alerta, todos os times que jogaram para empatar no Carioca desse ano, perderam! Então, para o bem da torcida vascaína, o Vasco tem que vencer no domingo.

  • tulio

    Diguinho não !

  • Reginaldo Rabelo

    Vc tem toda razão em relação à postura dependendo dos adversários. Neste campeonato, nos jogos principais tivemos 61% de aproveitamento(3 vitórias-Fla, Flu, Bota; 2 empates-Fla, Bota; e, 1 derrota-Fla). Nos jogos contra os times de menor investimento, derrotamos os principais: Madureira 2 x 0; Volta Redonda 4 x 1; Macaé 3 x 0; e, Bangu 2 x 0.
    Na Série B, do ano passado, tirando o fato de aquele time tinha jogadores muito preguiçosos (Douglas, Kleber e Marlon) e outros bem abaixo do nível atual(Diego Renan, Biteco, Aranda, André Rocha, Dakson e Fabrício), ganhamos mais pontos que perdemos dos times mais bem colocados e conseguimos perder 14(QUATORZE) pontos para os times rebaixados(Portuguesa, empate em Macaé, 2 pontos; Vila Nova, derrota em Brasilia, 3 pontos; Icasa, empates em Juazeiro e no Maraca, 4 pontos); e, América-RN, empate em SJanuário e derrota em Natal, 5 pontos.
    Quanto ao “cara” que se esqueceu do que acnteceu na decisão do ano passado, trata-se de urubutite aguda.

  • Racional

    Garone vc se refere ao ano passado, mas se pesquisar nos últimos anos o Vasco têm chegado, mas as arbitragens sempre atrapalharam a vida do Vasco. Desde de 2009 quando o Dinamite assumiu a gestão do Vasco e uma posição política contrária aos desmandos da FFERJ, o Vasco foi sistematicamente prejudicado não somente contra o Flamengo, mas contra os demais rivais do RJ. No BR-2011 nos 2 jogos contra o Flamengo, coube a FFERJ a escolha do árbitro desses jogos: Péricles Bassol. O resultado todos nós sabemos: Vasco prejudicado e o título ficando para outra oportunidade. A oposição à FFERJ depois disso continuou tendo seu epílogo no cariocão-2014, com arbitragens tétricas que prejudicaram novamente o clube da colina no último ano da gestão Roberto Dinamite.
    Se pesquisarmos novamente, até o Botafogo, enquanto oposição política à FFERJ na gestão Bebeto de Freitas (2003-2008), também foi sistematicamente prejudicado por arbitragens indecorosas em jogos valendo título.
    São fatos. Não são argumentos.
    Neste ano sob a gestão Eurico Miranda, este aliado político da FFERJ, as arbitragens continuam errando. Mas em menor volume em vista da gestão do presidente anterior.
    Fato observado também com o Botafogo. Na gestão Maurício Assunção (2009-2014) e o atual presidente Carlos Eduardo Pereira, com o clube como aliado político da FFERJ, o volume de erros de arbitragens, principalmente nos jogos decisivos reduziu drasticamente.
    Novamente: Não são argumentos. Tampouco coincidência o(s) clube(s) contrário(s) à FFERJ ser(em) prejudicado(s) por arbitragens tétricas. São fatos.
    Abraços Garone!

  • ODILON SILVA – RJ

    Estamos bem na fita, pelo menos até agora, SADDAM MIRANDA ta calado.

MaisRecentes

Caio Monteiro marca seus primeiros pontos no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

A zona vascaína



Continue Lendo

O ‘novo’ Nenê



Continue Lendo