O Vasco de Doriva



Guiñazu é um dos pilares do time de Doriva (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

Guiñazu é um dos pilares do time de Doriva (Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

Dez dias de trabalho após a reapresentação do grupo e Doriva já começa a esboçar o time do Vasco para este início de temporada. E, apesar de ainda não podermos afirmar quem serão os onze titulares, o treinador já dá mostras do possível esquema do time.

Ao contrário do que se esperava, o técnico vem montando uma equipe com dois cabeças de área de mais marcação: Guiñazu e Sandro Silva. Com isso, Jean Patrick e Christiano, dois jogadores com características mais ofensivas – o primeiro atuava com 2º e até 3º homem de meio de campo -, ganham, até então, as vagas nas laterais.

Na frente, a ofensividade cobrada por Eurico vem na base da velocidade. Marcinho, Rafael Silva e Montoya têm sido testados, até pela ausência de Thalles. A formação indica um time com atacantes abertos pelas pontas e movimentação constante, com trocas de posições entre os três.

Doriva parece estar em busca do equilíbrio da equipe. Os dois volantes fixos reforçam o setor defensivo, enquanto que os três homens de frente, com Julio dos Santos armando, formam o quarteto ofensivo. Ou seja, quatro para ‘cada lado’ – ataque e  defesa -, com os dois laterais alternando entre os setores.

Sem bola, todos marcam.

Na outra formação testada, sai um dos atacantes e entra mais um meia com liberdade para atacar. Neste esquema, Matheus Índio tem tido destaque nos treinamentos. Jhon Cley também tem sido usado. Com isso, a equipe perde em velocidade mas ganha em força e criação no meio de campo.

Duas opções de esquemas táticos que devem ser utilizados pelo treinador neste início de 2015 e que começam a dar uma cara ao Vasco.

Martín Silva, Jean Patrick, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Sandro Silva e Julio dos Santos; Marcinho, Montoya e Rafael Silva (Jhon Cley/Matheus Índio). Este é o primeiro Vasco de Doriva.

O que esperar e qual formação vai vingar, só depois que a bola rolar… O importante agora é definir o padrão de jogo, algo que o time não tem há tempos!

Facebook – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
Twitter – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Dudu

    Padrão de jogo!!!!! A grande ausência de 2014 começa a aparecer em 2015…

  • Hamilton

    Esquema de jogo…. .ALELUIA IRMÃO…

  • dido

    o vasco vai dar muito trabalho em 2015…podem esperar.

  • Bom começo,,mais se estiver em forma dificilmente o Bernardo fica fora desse time,pode jogar tanto no meio,quanto no ataque !! Espero também que testem o Guilherme Costa !

  • cristiano

    o vasco precisa ter um padrão de jogo, um time definido, precisa voltar a ser grande, isso que espero que o vasco faça…..

  • Cariolano Sanguessuga

    Pense em quantas espcupações para nada. Riquelme, Tenório, EL-tanque, Jorginho, Mádson entre tantos outros que não servirão para o Vasco. Melhor que todos esses são as jovens promessas da base. Outra coisa: Pra que 34, 36, 40 jogadores no elenco que só pode escrever 28 num campeonato. Afinal, o que está se passando no Vasco. No inchaço? Como vai pagar tanta gente? Os jovens da base já estão sendo escanteados. Por favor, alguem olhe isso e critique, se não a coisa desanda de novo.

  • Cariolano Sanguessuga

    Continuando, não estou acreditando nas boas intenções desses senhores. Onde já se viu, contratar tanta gente com igual potencial que os da base. Se é para formar jorgadores que se forme da nossa prória base. CONTRA O INCHAÇO DO TIME DO VASCO…

    • Não acho que os jogadores da base, estão sendo jogados para escanteio não, muito pelo contrário….fazia tempo que não tinha-mos tantos jogadores da base integrados no profissional..E quanto ao numero de jogadores temos que lembrar que 14 jogadores deixaram o Vasco,e no futebol brasileiro hoje os técnicos trabalham com 33,34 jogadores no elenco sendo 22 profissionais e um jogador da base para cada posição ! Não adianta formar um time apenas com jogadores da base,os caras oscilam mesmo com talento….não tem experiência da pressão de um clássico,,e acabam sendo vaiados e queimando etapas : Alex Texeira,,,Alan Kardec ,,,eram vaiados em São Januário e hoje são jogadores que caberiam perfeitamente sendo até titulares no Vasco !!

  • Jardel

    Esquema de jogo bom, acho que deve ter alguns ajustes como a entrada de um homem de area e goleador, o el tanque se for contratado vai ser uma boa opcao , a contratacao de mais um meia de criacao de qualidade seria uma boa opcao p reforcar, na minha opiniao do time montado eu tiraria e colocaria na reserva o rafael silva e o montoya, eu optaria por uma contratacao de homem de criacao estilo thiago neves e colocava o bernardo como titular

  • Penso eu q precisamos deixar d ser pessimistas,pois na historia d todos os times do VASCO salvo 2000,sempre tivemos uma mescla d juventude com a experiência.A desconfiança faz parte ainda + depois d tudo o q aconteceu na gestão do próprio Eurico e mais ainda doRoberto + são aguas passadas precimos olhar pra frente pois a muito tempo não via o VASCO tao unido em prou d reergue-lo .Unidos somos imbatíveis.

  • Eu queria saber é qual jogador vai vir do Grêmio pro Vasco em troca da renovação do empréstimo do Felipe Bastos…?

  • horlando rocha

    So falta um goleador na frente que nao ande perdendo um monte de gools na frente . Santiago Silva talvez seje esse cara.vai dar trabalho esse time do Vasco hen . Doriva gosta de time competitivo e de marcação nao abrindo mão da ofensividade.vamo la Vascao quero ver.

  • Padrão de jogo ! É a palavra mágica !
    AVANTE VASCÃO !

  • Preparo físico, padrão de jogo, bons jogadores(SIC) ótimo! Porém se não formar um grupo unido, onde prevaleça sempre o coletivo, sem estrelismo como no ano passado o vasco, mais uma vez, não vai chegar a lugar algum .

  • Jean Lins

    Ainda vejo o Vasco um pouco atrás primeiro pelo fato de ter somente um jogador de armação segundo pelo fato do Montoya já ter mostrado em outras oportunidades não ser aquilo que imaginavamos e queríamos que ele fosse, enfim diante dessa situação temos que torcer para o Vasco fechar logo com um centroavante e que saiba além de fazer gols ser um excelente pivô na frente para o Carioca está faltando alguma coisa, e não podemos vacilar na quarta ( 21 ) pois sabemos que o Vasco tem que ir com tudo logo de cara para mostrar para todos que 2015 não vamos entrar para brincar ou ser a vergonha do ano. Agora é esperar o desenrolar e torcer que chegue logo o Lateral Madson que deve ser o titular, além do meia armador e de um atacante de área /+/

  • Alexandre Sales

    E ainda falta jogador. Provavelmente o Jorginho do Atlético-GO, um meia-atacante jovem e que mostrou ser bom de bola no ano passado, inclusive contra o Vasco, e Santiago Silva. A única coisa que não gostei desse Vasco 2015 foi o excesso de contratações. Pra mim é foi um grande exagero o número de laterais e atacantes contratados. Sinceramente, contratar Bruno Ferreira, Erick, Victor Bolt e Erick Luís é um exagero, sem contar a política contratação do Romarinho, assim como manter o Marlon, com todos esses talentos na base pra subir, pra quem quer enxugar despesa fazer esse tipo de coisa é uma tremenda contradição e bola fora da nova diretoria. Com relação ao esquema do elenco atual eu achei muito interessante, principalmente a rápida recomposição e a marcação adiantada. Com relação ao time poderia ser testado o Bernardo na vaga do Julio dos Santos, e assim colocar o Montoya na sua posição de origem, a de armador, com Marcinho, Bernardo e Rafael Silva trocando de posições no ataque.

MaisRecentes

A rosa de crepom



Continue Lendo

Luis Fabiano é regularizado pelo Vasco e está livre para atuar contra o Flamengo



Continue Lendo

A classificação do Vasco e a torcida única



Continue Lendo