O milagre de Gennaro



São Januário é a casa vascaína (Foto: Bruno Lima)

São Januário é a casa vascaína (Foto: Bruno Lima/LANCE!Press)

Historicamente, o Vasco é um clube de raízes portuguesas. Foi fundado por portugueses e batizado com o nome de um de seus grandes navegadores. Sua origem, seu vínculo, sua ligação, é toda com Portugal, mas uma parte significativa da instituição se refere a Itália.

São Januário é San Gennaro, santo e mártir italiano que dá nome ao estádio cruz-maltino, e que é também o patrono de Nápoles, cidade que já abrigou craques como Maradona, Careca e Edmundo. Seu milagre mais famoso vem de seu sangue, que fica armazenado em estado sólido num relicário mas que frequentemente se liquefaz, ganhando aparência de recém derramado. Fato misterioso que intriga todo mundo e que dá vida a fé de seus seguidores.

Assim como o santo, o Vasco terá que dar seu sangue para alcançar o milagre. Não é mais questão de crença, de ter fé, mas sim de provar.  O torcedor escolheu acreditar, mas ainda falta ao clube mostrar que é capaz de realizar. Milagres só são reconhecidos com atos provados.

Antes do milagre, ainda em vida, Gennaro teve que enfrentar leões, tigres e leopardos em uma arena. Foi condenado à morte e jogado aos animais para a execução. Contrariando o óbvio e surpreendendo a todos, inclusive o imperador romano Diocleciano, conseguiu amansar as feras e sair ileso do evento. O Vasco terá que fazer o mesmo.

Palmeiras, Corinthians, Joinville, Santos e Coritiba, são os leões que o clube de São Januário terá pela frente. Evitar que ataquem será a única maneira de sobreviver na Série A.

O Vasco está tão preso no Z4 quanto Nápoles está cravada aos pés do monte Vesúvio. Assim como a cidade, o time também precisará de um milagre e da proteção de Gennaro para não sofrer com mais uma erupção, que pode expelir o clube da elite do futebol brasileiro pela terceira vez.

Não há razão lógica para o torcedor vascaíno acreditar na salvação. Mas razão é algo que cai bem à turma de exatas, e nada mais inexato que o futebol. Por isso ele é paixão. Assim como os milagres, a bola também é desprovida de exatidão científica.

Só um milagre salva o Vasco. Mas quem em ‘sã paixão’ vai dizer que milagres não existem?



  • Marcos Aurelio

    Comecem planejar para 2016. Esquece. Já caíram….
    A realidade do vasco é a série B.

  • LUIZ

    Será que vão culpar o Dinamite, pela decida a série B, ou vamos comprovar toda a incompetência dessa diretoria de pessoas ultrapassadas.

  • Carlos Alberto Moutinho

    Excelente o milagre de Gennaro ! O Dinamite foi sucesso como artilheiro e desastre como dirigente . Ainda mais , que postergou a sua saída de forma premeditada , causando prejuízos enormes à instituição . Podemos até cair , porém o patrimônio está protegido .
    AVANTE VASCÃO !

  • ODILON SILVA = RJ

    Agora restou isso,pedir ajuda de algum lugar,os gênios do departamento de futebol vascaino não enxergaram o iminente fracasso, pior que fracasso, essa histórica humilhação, onde todo momento agonizamos na parte baixa do campeonato, muito mais pela diretoria, muito mais pela energia negativa interna no clube de certas pessoas…………………….Se jogasse no maracanã, teriamos 30 mil vascainos, melhoraria mais ainda a média de público do VASCO no campeoanato,antes de fazer esses jogos no maracanã, o VASCO era o 18 em média de público, depois esses jogos no maracanã, o VASCO subiu para 13 em média de público, esse jogo contra o fludido no maracana seria importante para melhorar mais ainda a média de público do VASCO……………………..No jogo do turno Eurico miranda fez aquela celeuma toda, pediu para irem ao jogo, ele e sua diretoria não foram ao maraca, acabou que o VASCÃO venceu com autoridade o fludido, time que tá ganhando não se mexe Eurico miranda, jogava no maraca mesmo, de preferência sem sua presença………….Ate porque, Eurico miranda jamais fez questão de maracanã, foi dele a ideologia traíra de afastar os vascainos e o VASCO do maracanã, foi ele quem inventou essa traição de não sentir prazer, felicidade de vê um maracanã lotado de vascainos, agora vem com esse papo de lutar por lado de maracana numa hora essas………………………..Agora torcer para o CÚrintia ser campeão logo contra o Coritiba, nem pensar, longe do CÚrintia ser campeão contra o VASCO em São Januario, só faltava acontecer isso……………………….Na verdade Eurico miranda catucou o fludido, ele consegiu mexer com sos brilhos do fludido, ele fez de tudo para prejudicar o fludido fora da esfera esportiva, depois ele falou o seguinte: que ganhar do fludido, não era mesma coisa que ganhar do flamerda, deu nisso, o VASCO é o gigante, o VASCO sempre incomodou eles, o VASCO sempre foi vitima das tricoletes, ainda bem que Eurico Miranda andou calado nesses últimos jogos contra o flamerda, ainda bem…………………

  • ODILON SILVA = RJ

    Agora enquanto houver chançes matemáticas , devemos acreditar, a situação é de respirar por aparelho, mais temos alguma chançe, então vamos acreditar e apoiar………………Isso se não fizerem outras trapalhadas no comando do clube………………FORÇA VASCO, TÚ Não MERECE ESSES ABUTRES…………

MaisRecentes

As incertezas do Vasco



Continue Lendo

Vasco regulariza Muriqui e dá entrada em contrato de Escudero



Continue Lendo

Wagner chega com moral ao Vasco



Continue Lendo