O choro de Bernardo



Bernardo deixou o campo chorando (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Bernardo deixou o campo chorando (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Bernardo não é mais nem menos do que pode ser. Simplesmente é o que é. Com erros e acertos, humano.

O que irrita parte da torcida do Vasco não é o que ele deixa de produzir, mas sim o que os próprios torcedores acham que ele deveria estar produzindo. É a velha história da expectativa x realidade.

Quem está errado nessa história? Os dois.

Bernardo poderia tentar mais, se esforçar mais, se controlar mais e surpreender mais – ou novamente. E a torcida? Resta aceitar que dificilmente ele será o que esperavam se tornar em 2011. Entender que, se não será um craque, xodó, ídolo, ou algo parecido, ainda pode ser importante, ainda que em raros lampejos. Pelo menos até que o Vasco consiga algo melhor.

Nem tanto, nem tão pouco.

Se Bernardo não arranca mais aplausos como em seu início com a camisa cruzmaltina, certamente também não merece ser alvo de ofensas. Afinal, qual armador vascaíno tem tido atuações superiores a dele? Ninguém. Então por que transforma-lo num alvo? Ainda mais numa vitória de meio de semana, com o time reserva, às vésperas de um clássico decisivo. Que inteligência há num fogo amigo?

Com todos os seus defeitos que tem, ser frígido não é um deles. Por isso, chorou. Como chorou ao marcar contra o Fluminense, na penúltima rodada do Brasileiro de 2011, nos proporcionando uma sobrevida na competição e um estouro de emoção que há tempos não tínhamos.

Bernardo é assim, explosivo. E isso, muitas vezes, é o que falta ao time cruzmaltino. Mas precisa saber dosar. Vontade e destempero são coisas distintas. Assim como cobrança e crítica são diferentes de ofensas e falta de educação.

Passional, Bernardo provoca paixões e ódio. Para quem gosta de extremos, o meia é um prato cheio. Se o Vasco vive uma fase não tão boa que faça sorrir e nem tão ruim que faça chorar, Bernardo é exatamente o oposto. Sem saber ser medíocre, mediano, arranca os dois com muita facilidade.

Nesta noite, Bernardo deixou escapar um choro diferente ao do clássico contra o Flu, mas não menos significativo. É resultado do extremismo que ele mesmo provoca.

Imprevisível, poderá decidir domingo e chorar mais uma vez. Ou alguém duvida da capacidade dos deuses do futebol escreverem grandes histórias?

Eu não.

Saudações vascaínas! /+/

FACEBOOK – https://www.facebook.com/BlogDoGarone
TWITTER – https://twitter.com/BlogDoGarone



  • Eduardo

    Triste. Sou Corinthiano, e vim aqui quase que aleatóriamente (estava numa notícia de UFC), mas parece que as outras torcidas tem que serem ensinadas, ou se re-ensinarem a torcer, a apoiar o time. Não é óbvio, depois de tantos, quase infinitos casos, que o DESAPOIO não causa nada de BOM ao time? Vágner Love e Kléber saíram brigados do Palmeiras, o bom lateral Fabrício (QUE ERROU FEIO!!!!) do Internacional, outros tantos do próprio Corinthians, em tempos antigos…. O jogador quando apoiado cresce, e passou da hora das torcidas pararem de querer tanto ser a “turma do amendoim”. Povo chato.

  • ODILON SILVA – RJ

    Que isso CHUCKY , não ê hora de baixar a cabeça, a torcida vascaína ê muito fanática, exigente, voce tem potencial CHUCKY, só basta ser mais objetivo, se concentra mais na missão. Levanta a cabeça CHUCKY.

  • Se ele não estava jogando nada, fez certo os torcedores darem em cima dele, como também deviam cobrar do Nei, falta ao Doriva mais experiência, para tirar o jogador. Fez bem o Bernado em pedir para sair, como TB não devia ser escalado.

  • Fabrício Nocelli – MG

    Olha, eu não sei se sou louco mas o problema do Bernardo é lógico e acontece em outras casas como no Botafogo com o Jóbson. Ele quer ser a estrela da trupe, o cara que decide… E por muitas vezes acaba sendo fominha e prepotente. No jogo de ontem ele em vários momentos poderia dar o passe mas preferia a jogada individual. Mesmo que fosse apenas para cavar uma falta, até porque ele é quem bate. Teve um escanteio que ele tentou gol olímpico. O zagueiro cortou em novo escanteio… O que que ele fez? Tentou gol olímpico de novo. Os zagueiros do Vasco foram a loucura… Com toda a razão. Resumindo, o Bernardo tem que voltar a jogar para o time… Assim ele voltará a jogar bem como em 2011… Saudações Vascaínas!!! /+/

  • tulio

    Parece um discipulo do Carlos Alberto. Egocêntrico e conflituoso.

  • JC

    Assisti, ontem, a um fato INSÓLITO, o choro do Bernardo, que tanto trabalho tem dado a sí próprio e ao Vasco, em vista do seu comportamento; não sou fã do atleta pelo que tem jogado e pelo seu comportamento extracampo MAS NENHUM ATLETA DO CLUBE MERECE SER OFENDIDO DA MANEIRA QUE FOI. Os dirigentes tem que observar esses fatos e quando a torcida MARCA um profissional não adianta o treinador colocá-lo para jogar!
    Tem mais: vi o jogo na minha confortável casa, confortavelmente , com minha esposa, após ter assistido a Barcelona e PSG. Como torcedor (desde 1948) e sócio proprietário do Clube, que já foi grande, apresentar um futebol daquele nível, contra um adversário simplório, despretensioso e apresentar um futebol de 5ºnível, com profissionais do tipo Ney, Montoya, Mateus Índio, Henrique, Bernardo, Lucas, Yago e uma zaga podre daquela (Anderson Silva e Douglas) é irritante e o que aconteceu com Bernardo (ninguém merece aquilo) poderia acontecer com os demais por culpa exclusiva da Direção do Clube. Iremos nessa toada até o final do ano e contra o Flamengo acaba a esperança do Carioca. O Vasco precisa de uma direção nova, com elementos novos e não com uma direção que indiretamente provoca fatos dessa natureza. “Quousque tandem” ( Ate quando Diretoria abusarás da paciência da Torcida?)

  • Charles

    O rapa é bom jogador, precisa dar apoio e confiança, pra ele ir recuperando o seu futebol.

  • Marco

    O Bernardo nao e a primeira vitima da torcida do Vasco. Se nao e o craque que todos querem e esperavam que fosse, esta longe de ser chamado ‘cabeca de bagre” como se dizia antigamente. Outros ja passaram, foram “marcados” pela torcida, tiveram que sair por isso, e com apoio em outros clubes, apareceram muito bem para o futebol brasileiro. Outros, por sorte e com apoio interno contra tudo e ontra todos, conseguiram se manter e despontaram no proprio clube. Para nao voltar tanto no tempo, existiria o “Mito” se a diretoria a epoca tivesse negociado ou permitido a saido tao pedida de Dede? Sera que o “enganoso” Felipe Bastos, que “vem enganando” o “Filipao” ja a tanto tempo no Gremio, deixa tanto a desejar com os que agora ai estao? Lembram do rapaz que disse na cara do Eurico anos atras que se tivesse que jogar no Vasco novamente pararia de jogar futebol, isso depois de ser afrontado/ameacado por forcedores dentro do vestiario apos um treino? Dizem que torcedor e assim mesmo, passional, .que pede que tirem do time ontem, o que amanha querem que saia do banco e resolva.

  • zeca

    Jogador de futebol parece criança , que precisa de mimo, carinho e afeto … Eles se esquecem que são trabalhadores , e que ganham MUITO dinheiro . Não tá satisfeito ? Vai ser bancário, recepcionista, gari, contador … vai pra pqp , mas para de encher o saco com esse papo de fui vaiado …fui xingado …isso e aquilo….Amigo, o cara que foi no estádio ganha 67 vezes menos que você , vai pegar ônibus, kombi e trem lotado pra ir pra casa, dormir tarde e acordar cedo . Esse cara sim merece todo o carinho e cuidado e não o oposto . Bernardo , vai te a m ….

    • Tem torcedor do Vasco com DNA rubro-negro.Ao invés de tgrcer, criticar, incentivar,sofrer, vão para campo ofender, xingar,humilhar. Demonstração pura de pessoas sem educação e principios.Tais atitudes não trazem beneficios ao clube . Tem gente insatisfeita consigo mesmas por inúmeras razões e descarregam no futebol as suas frustrações. Não é por pagar um espetáculo que vou achar que sou dono do artista.O que um jogador faz me alegra ou me entristece mas por detrás do feito existe um ser humano a quem devo respeito (se é que se entende o que isto significa).Na retaguarda de um jogador que acerta ou erra está alguém que o treina, escala, que comprou seu passe,etc. Muita gente que deve ser cobrada antes dele.O torcedor que tem agido assim tem a minha repulsa.

  • sandro

    Primeiro tem de tratar o ser humano.

  • Miguel

    infelizmente o amor e ódio são irmãos gêmeos.Se o jogador não está produzindo o esperado o treinador deve trocá-lo por outro se tiver no banco alguém em melhores condições, mas Xingar ao jogador não resolve nada. Felizmente quem fez isto foram alguns gatos pingados

  • Daniel

    A diretoria tem que ver isso ele deve estar com algum tipo de depressão por isso ele não consegue joga.
    A forma desesperada como estava chorando não e normal para a situação.

  • Fiuza

    Verdade seja dita: Alguns o xingaram,e outros o apoiaram(apareceu ate na RG sensacionalista), A diretoria do Vasco agiu na hora, expulsou os torcedores que ate entao incitavam a violencia.
    Bernardo é o Jogador que herdou os atributos do Edmundo, Quando quer jogar(mesmo) é decisivo, quando não quer Ja era…..
    A solução pra vc bernardo, é brilhar assim cm brilhou edmundo, Romário, Diego Souza,Viola, Donizete….e tantos outros que jogaram no vascão e eram considerados Bad Boys e Baladeiros,decidir e ser campeão cm o vascão.
    Eurico sempre foi um presidente que apoiou esse tipo de jogador “problema”, alguns corresponderam, outros não, mas se existe um meio de reversão desse quadro, somente vc bernardo é q vai conseguir.
    Esses mesmos que te xingam….cale a boca deles cm seu futebol, e aos torcedores que xingam e hostilizam os jogadores do Gigante: TIRA ESSA FARDA PQ VCS SÃO MOLEQUES!!!! SÃO MOLEQUES!!!!!

    Se o Maior orgulho do vascão da gama é lutar contra o preconceito,contra a discriminação, contra a injustiça,contra tudo e contra todos, vem meia duzia de “felas” q se acham torcedores hostilizar nosso próprio jogador, e pior, votaram, no Eurico pra presidente.

    Irmão quer ser hipócrita, vira mulambo!!!!!!

    E Bernardo….Eu vi seu esforço ontem no jogo, vi seus lamentos a cada falta batida q errou, reconheço q vc quer dar a volta por cima,ta na hora de brilhar garoto. E cm o Garone disse, os Deuses do futebol ainda podem “aprontar”.

  • ele so vai melhorar o fuitebol dele quando ele deixar se acha que é um craque,ele é apenas um jogador médio,se ele jogar o feijao com arroz dae sim ele vai longe.

  • Fico muito chateado com o que vi ontem,e muito apreensivo com os comentários que acabei de ler ! QUE NOSSA TORCIDA É FANÁTICA,TODOS SABEMOS,QUE EM SÃO JANUÁRIO A PRESSÃO É GRANDE,TODOS SABEMOS…….Mas é assim que vcs esperam ganhar do Flamengo domingo ? Vaiando e criticando um cara que pode ser decisivo no clássico de Domingo ? Vaiando e criticando a esperança da bola parada ,que dos pés dele é uma das melhores armas ? A Hora de vaias não é agora,a hora de protesto não é agora…..São januário estava vazio ontem,e nossa torcida não compareceu no jogo de domingo passado…temos que lotar o maracanã,gritar até perder a voz,precisamos da massa pra lutar contra tudo e contra todos….se o Juiz marca quando a torcida do flamerda grita,,,temos que gritar mais alto ! Precisamos do BERNARDO COM A CABEÇA NO LUGAR E MOTIVADO PRA DOMINGO ….NÃO VAIADO !!! #VAMOSPROMARACA

  • pwagnerbr

    O Bernardo, como o Garone escreveu, é um caso de extremos. Só que….o principal culpado pela má fase dele é ele mesmo. Teve chance de começar como titular e, aos poucos, foi perdendo terreno. Faltou a jogo, se perde na noite e, de pedacinho em pedacinho, vai perdendo o futebol que achamos que ele tinha. Recordo-me de que, logo após ser comprado ao Cruzeiro, em um esforço desgraçado da diretoria/investidores, entrou com ação rescisória contra o clube por falta de pagamento de FGTS (ou algo assim). Depois, andou por Santos e Palmeiras sem sequer ser relacionado para nada. A diretoria agiu rápido, expulsando quem o xingava. Agiu certo. Torcedor tem que apoiar. Não quer apoiar, fica em casa ou no bar xingando todo mundo. Mas já passou da hora do Bernardo acordar. O tempo dele está passando e ele não é o craque que acha que é. Nem o craque que queríamos que fosse. Só que no meio do deserto do futebol brasileiro, ele não é melhor nem pior do que os outros. Ele não é Edmundo, não é Romário, não é o cara que pode se acabar na noite e no dia seguinte resolve. Ele é só o Bernardo. Esperamos que não seja o que fica cativo de traficantes por causa de mulher alheia; esperamos que seja apenas o jogador que se esforça, que jogue para o time (e não para ele mesmo, querendo fazer um golaço a cada vez que toca na bola) e que, de vez em quando, tenha um lampejo. Queremos que ele seja profissional e que faça valer o salário que recebe (que não é pouco). E acima de tudo, que honre a camisa que veste.

  • Monstro Cruzmaltino

    Bernardo não tem equilíbrio emocional, vive com problema extra campo (já foi ameaçado por bandidos em favela), falta de comprometimento (chega atrasado em treino). Cada um faz o que quer fora de campo, mas no jogo tem que da conta do recado, e o Bernardo não tem bola pra isso, oscila muito, faz um bom jogo a cada 6 meses. Ele tem que saber que está no vasco da gama, e quem já teve meio de campo com: William, Bismarck, Yan, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Ramon, Pedrinho, Felipe, e outros, é exigente tem que jogar bola.
    Jogando essa bolinha vai ser vaiado em todos os jogos… Na minha opinião o vasco errou aceitando o retorno dele.

    Saudação Cruzmaltina.

    • NEM JUNINHO,NEM WILLIAM .NEM BISMARK, NEM PEDRINHO, NEM RAMOM ,NEM FELIPE…..nenhum desses vão jogar no meio domingo,,,ficar criticando e vaiando o Bernardo não vai ajudar em nada pro Vasco ganhar e quebrar esse maldito tabu no clássico de domingo…ai vc vai ter que continuar lembrando desses Juninho,Pedrinho,Felipe !!!! É hora de apoiar o cara pra entrar com tudo no jogo de Domingo !!!

  • Os paulistas que me perdoem;mas pior do que o BERNARDO ser injustamente xingado por alguns merdas que se dizem torcedores,mas que na realidade são vagabundos e pessoas desqualificadas e que deveriam ser proibidas de irem aos estádios;vai ser ter que tolerar esse tal de DEL NERO na presidência da CBF,porque o citado cidadão é uma MALA SEM ALÇA e certamente só vai fazer besteira naquela entidade máxima do nosso futebol..

  • Estou com o senador ROMÁRIO.porque esse tal de MARCO POLO DEL NERO,vai ser ainda pior do que seus antecessores.Até no nome ja vai mal.porque termina em NERO e como todos sabemos.NERO incendiou ROMA ,agora é rezar para que esse NERO na CBF não incendeie(piore) ainda mais o nosso já combalido futebol.

  • À exceção de Guiñazú e Martin Silva , o resto do time , foi desrespeitoso , com a torcida e o adversário . Nei burocrático e lento , Anderson Salles limitado e desatento , Douglas Silva irresponsável e lento , Henrique perdido , Lucas enrolado e lento , Jhon Cley lentidão com erros de passe , Montoya perdeu um gol incrível , Rafael Silva ineficiente , Yago pouco melhor , fez um gol , de pura sorte e não joga para o time , BERNARDO um capítulo à parte : marrento , fora de forma ! ? , em campo , parece ter o dobro da idade do Guiñazú , após 20 minutos de jogo , não se movimenta , ofegante , só é útil nas bolas paradas . O que está acontecendo ! ?
    Matheus Indio ainda não disse ao que veio , notado por seu penteado exótico , Thalles brigando com a bola o tempo todo . Acha que sabe tudo , porém não sabe ! Ainda bem , que conseguiu fazer gol , o primeiro , com um controle de bola estranho , o segundo , numa das poucas jogadas coletivas , finalizou direito . O Doriva , não conseguiu explicar aos seus pupilos , que o futebol é um esporte coletivo . TREINAR FUNDAMENTOS SE FAZ NECESSÁRIO !
    AVANTE VASCÃO !

MaisRecentes

Caio Monteiro marca seus primeiros pontos no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

A zona vascaína



Continue Lendo

O ‘novo’ Nenê



Continue Lendo