Nenê e os artilheiros recentes do Vasco



Nenê é o artilheiro do Vasco no Brasileiro (Foto: Wagner Méier/LANCE!Press)

Nenê é o artilheiro do Vasco no Brasileiro (Foto: Wagner Méier/LANCE!Press)

De tantas coisas que têm mudado no futebol nos últimos anos, dentro e fora dos gramados, o gol segue sendo intocável. Independente do time, do campeonato, do país onde a bola rola, o gol segue sendo o momento mais sublime do esporte bretão. Não à toa ao lado da tabela de classificação normalmente é colocada a de artilheiros, quase como forma de homenagem e não de disputa.

Porém, enquanto antigamente víamos goleadores se consagrarem com as camisas de um ou dois clubes, atualmente é raríssimo vermos um jogador ficar mais do que três temporadas no mesmo clube. Principalmente um artilheiro. No Vasco, nos últimos anos, este período não tem sido maior que um ano.

Desde 2010, quando Éder Luís foi o principal goleador vascaíno no Brasileirão, o Cruz-Maltino não consegue manter o seu ‘matador’ para o ano seguinte. Primeiro foi Élton, que foi para o Corinthians após marcar 11 vezes no Campeonato Brasileiro de 2011. Posteriormente, Alecsandro, com 10 tentos na principal competição nacional, se transferiu para o Atlético-MG.

De Minas veio André, que estufou as redes 12 vezes no campeonato de 2013, não conseguiu evitar o rebaixamento e retornou ao Galo. Na Série B, Douglas comandou o meio-campo e também a artilharia, castigando os adversários em dez oportunidades. Agora o apoiador defende o Grêmio.

O próximo da lista pode ser Nenê. Goleador vascaíno neste Brasileiro, o canhotinho tem recebido o assédio de outras equipes do Brasil. No ano, Gilberto, que já saiu, e Rafael Silva, que também já recebeu sondagens, lideram o ranking cruz-maltino de gols, com 9 cada.

Chegará o dia em que teremos ‘artilheiros’ com mais clubes na carreira do que gols? Ou já chegou?

ÚLTIMOS ARTILHEIROS DO VASCO NO BRASILEIRO

2015* – Nenê – 6 gols
2014 ** – Douglas – 10 gols
2013 – André – 12 gols
2012 – Alecsandro – 10 gols
2011 – Élton – 11 gols
2010 – Éder Luís – 9 gols
2009** – Élton – 17 gols
2008 – Edmundo – 12 gols
2007 – Leandro Amaral – 14 gols
2006 – Morais – 8 gols
2005 – Romário – 22 gols

* Campeonato em andamento
** Série B



MaisRecentes

Ex-Barcelona é uma das novidades do time sub-20 do Vasco



Continue Lendo

De volta ao Vasco, Martin Silva se aproxima de recorde pelo clube



Continue Lendo

Vasco prorroga os contratos de dois jogadores do sub-20



Continue Lendo