Nenê e os artilheiros recentes do Vasco



Nenê é o artilheiro do Vasco no Brasileiro (Foto: Wagner Méier/LANCE!Press)

Nenê é o artilheiro do Vasco no Brasileiro (Foto: Wagner Méier/LANCE!Press)

De tantas coisas que têm mudado no futebol nos últimos anos, dentro e fora dos gramados, o gol segue sendo intocável. Independente do time, do campeonato, do país onde a bola rola, o gol segue sendo o momento mais sublime do esporte bretão. Não à toa ao lado da tabela de classificação normalmente é colocada a de artilheiros, quase como forma de homenagem e não de disputa.

Porém, enquanto antigamente víamos goleadores se consagrarem com as camisas de um ou dois clubes, atualmente é raríssimo vermos um jogador ficar mais do que três temporadas no mesmo clube. Principalmente um artilheiro. No Vasco, nos últimos anos, este período não tem sido maior que um ano.

Desde 2010, quando Éder Luís foi o principal goleador vascaíno no Brasileirão, o Cruz-Maltino não consegue manter o seu ‘matador’ para o ano seguinte. Primeiro foi Élton, que foi para o Corinthians após marcar 11 vezes no Campeonato Brasileiro de 2011. Posteriormente, Alecsandro, com 10 tentos na principal competição nacional, se transferiu para o Atlético-MG.

De Minas veio André, que estufou as redes 12 vezes no campeonato de 2013, não conseguiu evitar o rebaixamento e retornou ao Galo. Na Série B, Douglas comandou o meio-campo e também a artilharia, castigando os adversários em dez oportunidades. Agora o apoiador defende o Grêmio.

O próximo da lista pode ser Nenê. Goleador vascaíno neste Brasileiro, o canhotinho tem recebido o assédio de outras equipes do Brasil. No ano, Gilberto, que já saiu, e Rafael Silva, que também já recebeu sondagens, lideram o ranking cruz-maltino de gols, com 9 cada.

Chegará o dia em que teremos ‘artilheiros’ com mais clubes na carreira do que gols? Ou já chegou?

ÚLTIMOS ARTILHEIROS DO VASCO NO BRASILEIRO

2015* – Nenê – 6 gols
2014 ** – Douglas – 10 gols
2013 – André – 12 gols
2012 – Alecsandro – 10 gols
2011 – Élton – 11 gols
2010 – Éder Luís – 9 gols
2009** – Élton – 17 gols
2008 – Edmundo – 12 gols
2007 – Leandro Amaral – 14 gols
2006 – Morais – 8 gols
2005 – Romário – 22 gols

* Campeonato em andamento
** Série B



  • Fred LWM

    Goleador de araque. Só fez gol de pênalti e aquele contra o Sport que o zagueiro desviou. O único que não precisa de pênaltis para inflar artilharia é o Rafael Silva. O Gilberto fazia metade dos gols de pênalti e ainda desperdiçava vários.

  • fabio

    em 2006 o maior artilheiro do vascú tem 8 gols kkkkkkkkkkkkkkkk

  • ODILON SILVA = RJ

    Realmente ultimamente a tradição vascaina de grandes artilheiros vem falhando, tudo reflexo das péssimas administrações que vem baixando em São Janu, onde formam qualquer time, onde empurram qualquer coisa de goela abaixo dos vascainos………………Para um clube que já teve alguns artilheiros como;RUSSINHO, PINGA, ADEMIR, VAVÁ, EDMUNDO, PAULINHO CAIPIRA, ROBERTO DINAMITE, ROMÁRIO, VALDIR, NIGINHO, SABARÁ, CHICO, LELÉ, MANECA,etc……….Realmente estamos carentes dos nossos grandes artilheiros……………

  • MODESTO PANGAREEEEEEEEE

    CAINDOOOOOOOOOOOOOOKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

MaisRecentes

Vasco acerta reforço para o sub-20



Continue Lendo

Base do Vasco traz boas novas



Continue Lendo

Vasco renova o contrato de promessa da base



Continue Lendo