Milton Mendes achou a posição de Pikachu



Pikachu marcou gols nos dois jogos como titular (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Pikachu marcou gols nos dois jogos como titular (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Três coisas diferem Yago Pikachu de seus principais concorrentes na posição: a velocidade, o poder de definição e a polivalência. Kelvin é rápido, mas não tem a mesma qualidade na finalização. Já Wagner tem boa pontaria, porém, não goza da mesma agilidade. Nem vitalidade.

Quem mais se aproxima, por característica, é Guilherme Costa. Foi também quem teve o melhor início de temporada entre os que brigam pela vaga de titular na meia-direita. Entretanto, além de bagagem no profissional, lhe falta a polivalência de Pikachu. Não para alterar de posição em caso de substituição, mas durante o jogo.

Gilberto é um lateral ofensivo, que gosta de entrar na área adversária. Assim como Yago, nos tempos de Paysandu. Por isso, precisa de cobertura – com Kelvin enfrentou este problema. A dobra – e ocasionais inversões – dos dois na direita tem funcionado. Facilita por ambos conhecerem a posição.

Quem quiser uma vaga entre os 11 de Milton Mendes, é bom começar a pensar em atuar pela esquerda. Talvez seja o ponto ainda indefinido do time.

Como Andrezinho não tem a velocidade e nem as características de Pikachu, a função de ir ao fundo, centralizar como centroavante quando a jogada se inicia do lado oposto e acompanhar o lateral adversário ficou com Henrique, sobrecarregando o camisa 6, enquanto que o meia se posicionava mais recuado quando a equipe tinha a posse de bola.

Ter alguém com atributos semelhantes ao de Yago na esquerda seria uma boa opção para ter equilíbrio nas ações. Neste caso, Manga – que entrou muito bem contra o Flamengo -, Kelvin e Guilherme surgem como favoritos na disputa. No meu modo de ver, Wagner tem qualidades mais parecidas com as de Nenê, podendo ainda atuar ao seu lado quando o time necessitar de um formação mais ofensiva, sacando um dos volantes. É um jogador de cadência, não de velocidade, como Andrezinho.

Pikachu hoje é titular. Mais que isso: é peça chave, inclusive nas puxadas de contra-ataque treinadas por Milton.

Se mantiver esse rendimento, dificilmente sai.



MaisRecentes

Ex-Barcelona é uma das novidades do time sub-20 do Vasco



Continue Lendo

De volta ao Vasco, Martin Silva se aproxima de recorde pelo clube



Continue Lendo

Vasco prorroga os contratos de dois jogadores do sub-20



Continue Lendo