Menos de 15% dos jogadores do Vasco disputaram a Série A do Brasileiro em 2014



Dagoberto veio do Cruzeiro (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Dagoberto veio do Cruzeiro (Foto: Wagner Meier/LANCE!Press)

Não se faz limonada sem limões.

Foram 25 contratações do Vasco para a temporada 2015, algumas, como Gilberto, Victor Bolt, Marcinho e Mosquito, entre outros, sequer figuram mais no elenco vascaíno. Ainda assim, o plantel vascaíno conta atualmente com 34 jogadores.

Porém, apesar do alto número de negociações, poucos chegaram com o peso de ‘reforço’. E a origem destes jogadores pode muito bem explicar o momento ruim da equipe.

Do grupo atual, apenas cinco disputaram a Série A do Brasileiro no ano passado: Dagoberto, Serginho, Biancucchi, Diguinho e Júlio César. Na derrota para o Corinthians, no último fim de semana, apenas o segundo foi titular da equipe.

É bem verdade que muitos que jogaram a Série B de 2014 pelo Vasco possuem longas carreiras na elite, casos do zagueiro Rodrigo e do volante Guiñazu, dois dos mais experientes do time. Mas o alto número de atletas que estavam em divisões inferiores não se deve apenas pela passagem do clube por lá no último ano. Nomes como os de Madson (ABC), Jean Patrick (Luverdense), Christianno (Villa Nova-GO), Aislan (Madureira), Lucas (Macaé) e Romarinho (Brasiliense), para citar somente alguns, chegaram em 2015 vindos de clubes menores, que não estavam no topo da pirâmide do futebol brasileiro.

Outros seis jogadores estavam no exterior, porém, apenas um na Europa, o meia Bruno Gallo, que veio do Marítimo, de Portugal, mas ainda não reestreou. Todos os outros estavam em centros menores na última temporada, como Andrezinho, na China, Éder Luís e Herrera, nos Emirados Árabes, Riascos, no México, e Julio dos Santos, no Paraguai.

Para jogar a Série A, o Vasco montou o grupo com jogadores que vinham principalmente de atuações nas Séries B, C e até D, reforçados por outros que estavam em mercados onde o futebol não é tão disputado como no Brasil e alguns poucos que jogaram o último ano na primeira divisão, porém, todos sem destaque.

Se os números não justificam as atuações do Cruz-Maltino, ao menos explicam as dificuldades que a equipe vem enfrentando.

ORIGEM DOS JOGADORES DO VASCO*:
* Levando em consideração o mercado de atuação no último ano

Série A – 5 atletas – 14,7%
Série B – 18 atletas – 52,9%
Série C – 2 atletas – 5,8%
Série D – 1 atleta – 2,9%
Base* – 2 atletas – 5,8%
Europa – 1 atleta – 2,9%
Outro mercado** – 5 atletas – 14,7%

*jogadores que não atuaram como profissionais em 2014
** jogadores que vieram de países menos tradionais



  • William

    Ou seja, 60% dos jogadores são das séries B, C ou D. Estamos indo para onde realmente merecemos.

  • giovani crvg

    NOTA DOS TORCEDORES VASCAÍNOS PARA OS JOGADORES

    Jamais vamos abandonar o Vasco, nos últimos anos passamos por momentos ruins, abalou nosso sentimento, mas ele não parou!

    Hoje precisamos de vocês jogadores para livrar o Vasco de mais um sofrimento, confiamos em vocês, sabemos que vão dar o melhor por esse clube tão amado por nós torcedores.

    Junto vamos sair dessa fase, e vocês jogadores vão entrar para história do Club de Regatas Vasco da Gama, vamos festejar mais que um título a permanência na Serie A.

    O Vasco é maior do que eu, do que você que esta lendo essa nota, o Vasco é Gigante do futebol brasileiro e mundial.

    Joguem por nós torcedores!
    A caminhada começa agora contra o Joinville e vai acabar com uma grande festa, vamos calar tudo e todos que são contra o Vasco.

    Jogadores agora é com Vocês!

    Um grande abraço de um vascaíno apaixonado por esse clube.

    Jordi ou Martin, coloquem o coração nas suas luvas, goleiro de seleção e a juventude, fechem o gol.

    Rodrigo, dê o máximo dentro de campo, sua experiência é tudo que precisamos.

    Luan, você é seleção, é o sangue novo que precisamos.

    Anderson Salles, faça o básico, sua disposição nos contagia.

    Jean Patrick ou Madson, a velocidade que precisamos nas saídas de bola e contra ataque.

    Cristiano, acerte o ultimo passe e não vá de primeira nas bolas.

    Guinazu, raça e disposição é o seu nome, cuidado com as faltas e cartões.

    Serginho ou Júlio, melhorem entrosamento no meio de campo, categoria de vocês ajuda bastante.

    Jhon, você é a renovação no meio de campo, arrisque seus chutes e levante sua cabeça para dar o passe.

    Emanuel, drible mais, arranque mais com a bola no pé.

    Andrezinho, cadenciar as jogadas é sempre bom, mas precisamos da sua habilidade e velocidade.

    Herrera, corra, e dispute as bolas no ataque, só pare quando ouvir o apito.

    Dagoberto, queremos sua experiência em campo, seus chutes certeiros no gol.

    Riascos, você precisa correr mais e entender que no futebol brasileiro se demorar muito vem o ladrão de bolas, fique atento.

    Thales, faça o que você fez na seleção, o pivô, chute mais, tente mais, solte mais a bola.

    Jogadores que estão no banco, vocês não são reservas, entrem com disposição no campo, precisamos de vocês

    S.V

    Divulguem em todos os grupos até chegar nos jogadores do Vasco.

  • ODILON SILVA = RJ

    Com a palavra EURICO MIRANDA e o ZÉ DO TÁXI…………………………………humilhante é a colocação vascaina na tabela de média de público do campeonato, o grande VASCO é o décimo quarto colocado, empatado com o Santos, justamente o Santos, que acham que o vASCO deve imitar, porque o Santos joga na Vile Belmiro para grandes jogos com 15 mil pessoas, o VASCO deve fazer o mesmo, jogar grandes jogos em São Januario para 15 mil pessoas também…………………….O Santos não jogar no Morumbi, o VASCO também não deve jogar no maracana, isso que algumas pessoas pregam para o VASCO, são cínicos, maldosos, fazem isso para enfraquecer o VASCO…………………………..Então o VASCO tá empatado com o Santos na décima quarta colocação em média de público, só na frente do Avai, Chapecoense,Figueirense,Ponte Preta, Góias, esse é o VASCO euriquista, o VASCO do Zé do táxi, um clube sem força, um clube inexpressivo, um clube vazio, um clube frio………………Por incrivel que pareça, o VASCO na segunda divisão sem Eurico miranda, era uma clube mais forte, com maior calor humano, com maior força de torcida, um clube com presença……………………………..Agora vão fazer o jogo com o Joinville no maracana, tem que fazer é os grandes jogos do VASCO no maracana, tem que fazer é os grandes clássicos interestaduais do VASCO no maracana, como era antigamente, jamais eram para tirar os grandes jogos do VASCO do maracana, esse foi o grande erro que cometeram na vida desse clube………………………Quanto ao time vascaino, perdemos para CÚrintia, quem foi o culpado dessa vez? Foi algum pobre jogador? foi o técnico? Sempre tem um problema, sempre falta algo, sintomas do time bom,bonito,barato,agora não colocam a cara, agora colocaram a culpa em terceiros……………………Agora só resta uma alternativa, infelizmente, jamais vivemos uma situação dessa, ainda nem acabou a metade do campeonato, só resta pros vascainos lutar contra degola.

MaisRecentes

Em enquete, Anderson Martins é eleito o melhor do Vasco em campo pelo segundo jogo consecutivo



Continue Lendo

Artilheiro do Vasco no ano, Nenê dispara na liderança do Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo

O drible de PV, o gol de Nenê e o 0 a 0 que balançou as redes



Continue Lendo