Maiores artilheiros do clássico entre Vasco e Palmeiras no Campeonato Brasileiro



Ídolos encabeçam listas (Foto: Arquivo LANCE!)

Ídolos de Vasco e Palmeiras encabeçam lista de goleadores (Foto: Arquivo LANCE!)

Roberto Dinamite, Ademir da Guia, Enéas, Cláudio Adão, Edmundo, Evair, Viola… O número de craques que marcaram gols no duelo entre Vasco e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro é extenso e poderia muito bem formar uma baita de uma seleção. Não apenas brasileira, pois alguns estrangeiros, como Conca e Valdívia, também sentiram o gosto de estufar as redes em um dos clássicos mais tradicionais do país.

Nos 45 jogos disputados até hoje entre os dois clubes no Brasileirão, o Alviverde leva vantagem, tendo vencido 19. O Cruz-Maltino saiu vitorioso de campo em outras 11 oportunidades, com 15 empates no histórico da competição. Nos gols marcados, a vantagem também é paulista: 64 a 45.

Quando o assunto é artilharia, porém, os vascaínos se sobressaem. Romário e Juninho Pernambucano lideram a lista geral de goleadores do confronto, com 4 gols cada. Pelo lado do Verdão, Zinho – atual auxiliar de Jorginho no Vasco -, Alex e Marcinho – ex-Paulista, Corinthians, São Caetano, Cruzeiro e Atlético-PR, entre outros -, com 3 tentos cada, encabeçam o ranking de matadores.

O fato curioso fica por conta de Edmundo. Ídolo das duas torcidas, o Animal é o único jogador a ter marcado no duelo vestindo as duas camisas em partidas válidas pelo Brasileiro. Em 97, marcou na vitória vascaína por 2 a 1, em São Januário. Em 2006, vestindo o manto palmeirense, balançou o barbante duas vezes na vitória paulista por 4 a 2.

Outro registro marcante fica por conta do meia Ranielli, que também atuou pela duas equipes. Em seu início de carreira, jogando pelo Palmeiras, o apoiador marcou o gol único de seu time na derrota por 2 a 1 para o Vasco, em 1990. Bismarck e Sorato garantiram a vitória cruz-maltina. Em 96, defendendo o time de São Januário, enfrentou seu ex-clube e acabou balançando mais uma vez as redes: só que contra. Era sua estreia com a camisa vascaína e o placar no Palestra Itália acabou em 3 a 1 para os donos da casa, com Galeano e Djalminha completando o marcador e Juninho Pernambucano descontando.

MAIORES ARTILHEIROS DO VASCO CONTRA O PALMEIRAS*
*Pelo Campeonato Brasileiro

1º – Romário – 4 gols
Juninho Pernambucano – 4 gols
3º – Leandro Amaral – 3 gols
4º – Roberto Dinamite – 2 gols
Ernani – 2 gols
Bismarck – 2 gols
Sorato – 2 gols
Bebeto – 2 gols
Petkovic – 2 gols

MAIORES ARTILHEIROS DO PALMEIRAS CONTRA O VASCO*
*Pelo Campeonato Brasileiro

1º – Zinho – 3 gols
Alex – 3 gols
Marcinho – 3 gols
4º – Careca Bianchesi – 2 gols
Nen – 2 gols
Pedrinho – 2 gols
Osmar – 2 gols
Edmundo – 2 gols
Alex Mineiro – 2 gols
Luan – 2 gols
Leandro Pereira – 2 gols



MaisRecentes

Memórias do Morumbi



Continue Lendo

Rescisão de Julio dos Santos com o Vasco é publicada no BID



Continue Lendo

O silêncio dos inocentes



Continue Lendo