Maior erro do Vasco está na falta de planejamento para o Brasileiro



Vasco faz um péssimo Brasileiro (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

Vasco faz um péssimo Brasileiro (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)

O Vasco se programou para três meses do ano. E só. A meta era vencer o Carioca no início do ano e ter um ano tranquilo, com o fim de um amargo jejum e vitórias sobre os rivais. Até aí funcionou, mas a diretoria se esqueceu que haviam ainda outros nove longos meses e outras 17 equipes para encarar no Brasileiro. Não bastava ser apenas o ‘melhor do Rio’.

O planejamento para o Estadual deu certo. Mesmo sem estrelas, o elenco estava 95% montado já na pré-temporada – apenas Gilberto e Dagoberto chegaram no decorrer do campeonato -, dando tempo suficiente para Doriva dar um padrão ao time. Existia até então uma linha a ser seguida, tanto de contratações para o elenco quanto no desempenho tático.

Havia sido estabelecida uma diretriz, seguida e que culminou no título Estadual. A conquista mostrou que o clube caminhava na direção correta e todos esperavam o segundo passo: ao menos três contratações de peso e algumas outras pontuais para o Brasileiro. Mas vieram apenas Diguinho e Julio César de imediato.

Parecia que o Vasco iria economizar no 1º trimestre para reforçar na principal competição. Errado.

O título parece ter relaxado a diretoria, que demorou para se movimentar em busca de reforços, certa de que aquele grupo, campeão carioca, seria capaz ao menos de brigar no meio da tabela. Porém, os primeiros jogos mostraram o contrário.

Mesmo sabendo que a chance de perder Martin Silva na Copa América era imensa, não tratou de trazer um outra opção para posição e Charles, reserva nos juniores em 2014, teve que ser utilizado. Assim como também não previu que poderia perder Luan e Rodrigo em alguns jogos, dispensando Douglas Silva, e tendo que usar Jomar e Aislan, que não atuavam desde o ano passado. Até mesmo Bernardo e Marcinho, que já haviam oscilado no Carioca, ficaram sem substitutos.

Ou seja, ao invés de se reforçar, perdeu peças para o campeonato e começou a correr contra o tempo. Daí pra frente, foram mais tropeços do que passos largos. Mudou treinador, esquema, o time… Tudo o que começou a ser feito no início do ano foi por água baixo.

No desespero, começou a contratar de forma atabalhoada e usar estes reforços mesmo sem condições de jogo. O Vasco entrou numa espiral perigosa e que parece estar longe de um fim. Dispensou Gilberto, artilheiro do time, e trouxe Herrera. Esperou o camisa 9 ir embora para acertar com um jogador de velocidade que atuar pela beirada do campo – Jorge Henrique. Demorou o 1º turno inteiro para trazer o camisa 10 – Nenê – tão esperado desde o Carioca.

No total, oito atletas chegaram no meio da competição. A maioria deles de renome, como os já citados.

O elenco de hoje, se montado no início do ano e com uma sequência, dificilmente estaria na situação atual. Não com 13 pontos em 21 jogos. E a classificação na Copa do Brasil mostra isso. Sem o peso da bagagem do Brasileiro, a equipe consegue fazer partidas mais consistentes. Pressionada, mudam os nomes mas não o problema.

O time que era para estar pronto em junho/julho, chega a setembro ainda sendo reformulado, com novos jogadores chegando, outro treinador, uma metodologia diferente… O planejamento do Vasco – se há – realmente parece ter sido feito para 2016 e não para o Brasileiro de 2015.



  • ademilson

    é o que eu vinha falando desde o inicio do brasileiro…..agora é tarde o time não vai consegui escarpa do rebaixamento e o pior essa enxurrada de contratações vai da dor de cabeça para o ano que vem ou seja no bolso porque com a queda o time vai ter sua cota reduzida e sem patrocinador…se agora ta difícil….quero nem pensa como vai ser o ano que vem jogando a sebe B.com outro time…..

  • Charles

    Mas nada disso importa para nosso querido presidente pois, nos “campeonatos a parte”, estamos fazendo bonito contra o Flamengo… Continuo torcendo, mas acredito que a queda para Série B já esta sacramentada, infelizmente!!

  • Ricardo

    O maior erro do Vasco foi eleger o Eurico Cabeça de Burro. Os imbecis que votaram nele deveriam comprar passagem para a Sibéria junto com o chefão. E nunca mais voltar. (Não sei se os siberianos receberiam um bando de idiotas capitaneados por um imbecil).

  • Marco

    Digo e repito, ainda faltam 17 jogos, e ainda e cedo para entegar os pontos. Ainda podemos perder pontos em 6 jogos (alguns empates nesses 6 seriam uma boa ajuda), ou seja precisamos de 11 vitorias. E Garone, me desculpe, mas o grande erro foi na saida do Doriva (diziam que estavamos empatando muito) para a entrada do Roth que se perdeu completamemte no seu Quadrado Fantastico (Andrezinho, John Cley, Herrera, e Dagoberto). Se funcionava bem no papel, na realidade foi uma desgraca. Ja pela saida de Martin S, acedito que todos sabiam que sairia, so nao contavam com sua volta machucado. Esperava-se pela escalacao do garoto Jordi, mas ai veio a expulssao contra a Ponte (derrota), e o proximo jogo suspenso. Agora, porque nao voltaram com o garoto apos a suspensao, ninguem quer explicar (e nem tem como, como nao podem explicar o retorno do Martin S totalmente fora de ritmo). A saida de Luan tambem era esperada, e a do Rodrigo em alguns jogos seria mais que normal, so que dispensarem o Douglas S para irem atras de Aislan, foi total falta de visao, assim como manter o Salles de Volante com o Aislan de zagueiro (acabaram de enterrar o rapaz). Ja o garoto Jomar esta sendo execrado do time por uma bola na qual perdemos o jogo (so esquecem que sem ele seriam 2 ou 3 mais – como se diz, torcida tem memoria curta).Agora, minha grande discussao: Desde quando Riascos e centro-avante? E o que aconteceu com o Thalles? Sera que estou inventando, sonhei, ou qual o problema? O garoto sabia fazer o pivot, usava bem o corpo para proteger a bola, saia da area para buscar o jogo e abrir espacos, fazia jogados com os companheiros, e arriscava chutes de meia distancia. O que vejo agora parece entre outras acima do peso, e se mudou a maneira de jogar, foi para pior. Sera mais uma para agradecer ao Roth? Desculpe, ja desabafei demais.

    • Alan

      Brother, você acha realmente que a partir de agora o Vasco vai fazer campanha de líder? Abre a tabela do BR e veja quem tem 11 vitórias…

  • ODILON SILVA = RJ

    Nenhuma novidade, tudo isso já era esperado, quem só contrata jogadores limitados, jogadores em fim de carreira, quem paga os menores salários, quem contamina o clube com um astral horroroso, quem ordena a lei da mordaça, o que voces esperavam de um clube de futebol num campeonato difícil como o brasileiro, tendo como presidente Eurico miranda, só poderia dá nisso mesmo…………………………..Agora contrataram o grande LEANDRÃO, agora vai……………………………………

  • ODILON SILVA = RJ

    Sempre aparece um culpado, toda rodada tem um fracasso, toda semana elegem um culpado, sempre falta alguma coisa, na verdade temos um agromerados de problemas, não adianta culpa esse, ou aquele jogador, ate porque, alguns jogadores nem pediram para jogar no VASCO, culpado foi quem os contratou, culpado é quem não pensa grande no futebol vascaino………………………………….Esse velha nova diretoria vascaina precisa saber que o torcedor vascaino não anda nadando em dinheiro, o time mal da tabela, lutando contra degola, jogando um futebol de baixa qualidade, jogos no meio da semana, jogos no fim de semana, estavam cobrando 50 reais, agora baixaram para 40 reais, coloca logo esses ingressos para 20 reais, quando o time estiver totalmente rebaixado, na hora do sufoco total, eles vão colocar os ingressos para 20 reais…………………..Por isso que em toda gestão euriquista, o VASCO é fraco de torcida, quase não tem expressão de torcida presente, sempre apresenta baixissimas médias de públicos na competições, basta vê que em sete anos do euriquismo como presidente, o maior público em jogos que não sejam clássicos estadual, foi esse jogo VASCO x JOINVILLE com 42 mil pessoas no maracana, isso mostra muito bem quanto que o euriquismo prejudica esse clube.

    • jose luiz azevedo

      Cara esquece dirigente e pensa no clube, o Roberto destruiu o Vasco e nem por isso fico aqui culpando ele, o time tem que se reeguer, e com nosso apoio talvez tenhamos mais chance.

  • Vanderlei

    O que o Vasco precisa é colocar os garotos da base para jogar. Cadê o Evander, Kayser e outros.
    O Palmeiras lançou um garoto de 17 anos.
    O Santos a mesma coisa.
    E tantos outros clubes do brasileirão, é só fazer um levantamento.
    O Vasco está com um time praticamente com jogadores de 30 anos, no meio de campo então, acho que beira os 40.
    E querem que estes quarentões segurem a garotada???????

  • ANGELO PAULO

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • George

    Perfeito comentário. Depois de ser campeão carioca, tinha que reforçar a equipe, manter o treinador Doriva, que é um baita técnico, e com certeza estaria pelo menos no meio da tabela. O futebol não permite mais falta de planejamento e cartolas incompetentes e corruptos, o 7 a 1 está aí para provar…

  • Johnny

    EU SEI O QUE O VASCAUM PRECISA… SÉRIE B URGENTE.
    VÃO BATER O RECORDE DE QUEDA ANTECIPADA.
    FAÇAM SUAS APOSTAS… SE ACABASSE HJ JÁ ESTARIA REBAIXADO COM 3 RODADAS SE ANTECEDÊNCIA. QUANTAS SERÃO, 9, 10????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Alessandro Louzada

    Lembrando que o Vasco nao dispensou Giba, ele mesmo resolveu sair pela falta de gols e por nao se dar bem com Roth.

  • Alan

    O erro do Vasco foi planejar apenas ganhar do Flamengo.
    Eliminou o Flamengo do campeonato Carioca e daí ganhou o primeiro semestre. Acabou vencendo o Carioca com méritos. Fosse o Flamengo que tivesse vencido o Carioca, era ele quem estaria nesta situação.
    Você acha realmente que o Vasco está bem na Copa do Brasil? Por eliminar o Flamengo? Novo erro…
    Vimos um Flamengo muito mal no primeiro jogo onde o Vasco poderia ter definido o confronto. No segundo jogo, não que o Flamengo fosse brilhante, mas o Vasco em 90 minutos, teve apenas 2 chances de gol. O gol e uma saída errada no PV. E só. Todos ficaram histéricos por que eliminaram o rival. Tanto que ninguém prestou atenção na atuação do time. Outro ponto é, eliminou o Flamengo, que não é lá muita coisa também…
    Anotem aí, o São Paulo vai vencer os dois jogos…
    Enquanto o Vasco pensar apenas no Flamengo, não vai ser mais do que estamos vendo atualmente…

  • José Dos Santos Beirauti

    Garone o erro do Vasco foi ter aceito a demissão do Doriva e o maior foi a contratação desse imitador de técnico e desagregador de grupo, o Celso Roth

  • Fiuza

    O Erro do Vascão foi de quem votou no Euvirus para presidente, nem as vitorias contra o menguinho,apagam sua pessima,desastrosa e ridicula administração.Incompetencias do Pai, do Filho e dos outros mentecaptos q se acham administradores……Paulo Angioni e José Luis Moreira,já deveriam estar fora do futebol,bando de ladrões!!!!!
    Esses são os erros não do Vascão,mas da torcida,e principalmente dos socios que votaram e colocaram o poder nas mãos deles.
    E a reforma de São Januario nunca será feita,vão acabar vendendo pra uma Alianz da vida, ou leiloando neh.
    São Januário Foi erguido pelos torcedores,e por culpa de ladrões,esse patrimonio será entregue a empresários.
    O time não é mais do q o Reflexo dessa incompetencia generalizada dessa Diretoria de merda

  • Marco Antonio

    Eurico e Dinamite, pela ordem, são exemplos de gestões ultrapassadas e incompetentes.
    Um exemplo disso: vão passar o ano inteiro contratando atacantes sem resultados, pois não tem jogadores no meio que organizem jogadas para esses atacantes. A lateral esquerda é outro setor capenga do Vasco, não tem um jogador à altura.

MaisRecentes

O rejuvenescimento do Vasco



Continue Lendo

Vasco contrata zagueiro para o sub-20



Continue Lendo

Paulinho ganha onze posições no Troféu Ademir Menezes



Continue Lendo